Língua Portuguesa - 5º ano
PRÁTICA DE LINGUAGEM | OBJETOS DO CONHECIMENTO | CONTEÚDOS | CONHECIMENTOS PRÉVIOS | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS |
ESCRITA/PRODUÇÃO TEXTUAL | Construção do sistema alfabético/Convenções da escrita. |
Produção de texto: ortografia, concordância verbal, nominal e pontuação. Recursos coesivos anafóricos. Relação grafema x fonema. Relações arbitrárias. Polissemia. Pontuação. Tempos e modos verbais. Uso das conjunções e dos advérbios. |
do Português do Brasil. Produção de diferentes textos (gêneros variados). |
PR.EF35LP07.a.5.20 Empregar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso, com gradativo domínio das convenções da escrita. | PR.EF35LP14.a.5.27 Identificar em textos e usar na produção textual pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos, como recurso coesivo anafórico e ampliar seu uso nas produções, a fim de evitar repetição de palavras na produção. |
ESCRITA/PRODUÇÃO TEXTUAL | Construção do sistema alfabético/Convenções da escrita. |
Produção de texto: ortografia, concordância verbal, nominal e pontuação. Recursos coesivos anafóricos. Relação grafema x fonema. Relações arbitrárias. Polissemia. Pontuação. Tempos e modos verbais. Uso das conjunções e dos advérbios. |
do Português do Brasil. Produção de diferentes textos (gêneros variados). |
PR.EF35LP07.a.5.20 Empregar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso, com gradativo domínio das convenções da escrita. | PR.EF05LP01.a.5.28 Grafar palavras utilizando regras de correspondência fonema-grafema regulares, contextuais e morfológicas e palavras de uso frequente com correspondências irregulares, a fim de, progressivamente, adquirir o domínio da ortografia padrão. |
ESCRITA/PRODUÇÃO TEXTUAL | Construção do sistema alfabético/Convenções da escrita. |
Produção de texto: ortografia, concordância verbal, nominal e pontuação. Recursos coesivos anafóricos. Relação grafema x fonema. Relações arbitrárias. Polissemia. Pontuação. Tempos e modos verbais. Uso das conjunções e dos advérbios. |
do Português do Brasil. Produção de diferentes textos (gêneros variados). |
PR.EF35LP07.a.5.20 Empregar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso, com gradativo domínio das convenções da escrita. | PR.EF05LP02.a.5.29 Identificar o caráter polissêmico das palavras (uma mesma palavra com diferentes significados, de acordo com o contexto de uso), comparando o significado de determinados termos utilizados nas áreas científicas com esses mesmos termos utilizados na linguagem usual, de modo a perceber a importância do contexto para inferir o sentido de uma palavra ou expressão. |
ESCRITA/PRODUÇÃO TEXTUAL | Construção do sistema alfabético/Convenções da escrita. |
Produção de texto: ortografia, concordância verbal, nominal e pontuação. Recursos coesivos anafóricos. Relação grafema x fonema. Relações arbitrárias. Polissemia. Pontuação. Tempos e modos verbais. Uso das conjunções e dos advérbios. |
do Português do Brasil. Produção de diferentes textos (gêneros variados). |
PR.EF35LP07.a.5.20 Empregar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso, com gradativo domínio das convenções da escrita. | PR.EF05LP03.a.5.30 Acentuar corretamente palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas, a fim de apresentar progressivo domínio das regras de acentuação e usá-las corretamente em suas produções. |
ESCRITA/PRODUÇÃO TEXTUAL | Construção do sistema alfabético/Convenções da escrita. |
Produção de texto: ortografia, concordância verbal, nominal e pontuação. Recursos coesivos anafóricos. Relação grafema x fonema. Relações arbitrárias. Polissemia. Pontuação. Tempos e modos verbais. Uso das conjunções e dos advérbios. |
do Português do Brasil. Produção de diferentes textos (gêneros variados). |
PR.EF35LP07.a.5.20 Empregar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso, com gradativo domínio das convenções da escrita. | PR.EF05LP04.a.5.31 Identificar e diferenciar, na leitura de textos, vírgula, ponto e vírgula, dois-pontos e reconhecer o efeito de sentido que decorre do uso de reticências, aspas, parênteses, de modo a aperfeiçoar, progressivamente, a compreensão e o uso da pontuação em suas produções, incorporando conhecimentos básicos sobre a língua, como ortografia e pontuação. |
ESCRITA/PRODUÇÃO TEXTUAL | Construção do sistema alfabético/Convenções da escrita. |
Produção de texto: ortografia, concordância verbal, nominal e pontuação. Recursos coesivos anafóricos. Relação grafema x fonema. Relações arbitrárias. Polissemia. Pontuação. Tempos e modos verbais. Uso das conjunções e dos advérbios. |
do Português do Brasil. Produção de diferentes textos (gêneros variados). |
PR.EF35LP07.a.5.20 Empregar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso, com gradativo domínio das convenções da escrita. | PR.EF05LP05.a.5.32 Identificar a expressão de presente, pretérito e futuro em tempos verbais do modo indicativo, a fim de adquirir, progressivo domínio no emprego dos tempos e modos verbais, observados nos textos. |
ESCRITA/PRODUÇÃO TEXTUAL | Construção do sistema alfabético/Convenções da escrita. |
Produção de texto: ortografia, concordância verbal, nominal e pontuação. Recursos coesivos anafóricos. Relação grafema x fonema. Relações arbitrárias. Polissemia. Pontuação. Tempos e modos verbais. Uso das conjunções e dos advérbios. |
do Português do Brasil. Produção de diferentes textos (gêneros variados). |
PR.EF35LP07.a.5.20 Empregar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso, com gradativo domínio das convenções da escrita. | PR.EF05LP06.a.5.33 Flexionar, gradativamente, na escrita e na oralidade, os verbos em concordância com pronomes pessoais/nomes sujeitos da oração, para que em suas produções faça as devidas concordâncias verbais e nominais. |
ESCRITA/PRODUÇÃO TEXTUAL | Construção do sistema alfabético/Convenções da escrita. |
Produção de texto: ortografia, concordância verbal, nominal e pontuação. Recursos coesivos anafóricos. Relação grafema x fonema. Relações arbitrárias. Polissemia. Pontuação. Tempos e modos verbais. Uso das conjunções e dos advérbios. |
do Português do Brasil. Produção de diferentes textos (gêneros variados). |
PR.EF35LP07.a.5.20 Empregar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso, com gradativo domínio das convenções da escrita. | PR.EF05LP07.a.5.34 Identificar, em textos, o uso de conjunções e a relação que estabelecem entre partes do texto: adição, oposição, tempo, causa, condição, finalidade, a fim de que compreenda as relações entre os enunciados. |
Se pensarmos nos descritores do SAEB, podemos relacionar os conteúdos selecionados com:
D12 Estabelecer relações lógico discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, etc.
PRÁTICA DE LINGUAGEM | OBJETOS DO CONHECIMENTO | CONTEÚDOS | CONHECIMENTOS PRÉVIOS | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS |
LEITURA/ESCUTA | Estratégia de leitura: inferência. |
Inferência de informações implícitas. Apreensão do sentido global do texto. Inferência do sentido de palavras e expressões. Elementos coesivos. Ampliação vocabular. |
Localização de informações explícitas e implícitas. | PR.EF35LP04.a.5.17 Inferir, com a mediação do professor, informações implícitas nos textos lidos, para que atribua significados que o extrapolem. |
PR.EF35LP03.a.5.16 Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global, a fim de desenvolver a capacidade de realizar inferências, de localização e de seleção de informações relevantes. |
LEITURA/ESCUTA | Estratégia de leitura: inferência. |
Inferência de informações implícitas. Apreensão do sentido global do texto. Inferência do sentido de palavras e expressões. Elementos coesivos. Ampliação vocabular. |
Localização de informações explícitas e implícitas. | PR.EF35LP04.a.5.17 Inferir, com a mediação do professor, informações implícitas nos textos lidos, para que atribua significados que o extrapolem. |
PR.EF35LP05.a.5.18 Inferir, com a mediação do professor, o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto, de modo a aprimorar essa capacidade de atribuir sentidos significativos fazendo o uso de conhecimentos prévios. |
LEITURA/ESCUTA | Estratégia de leitura: inferência. |
Inferência de informações implícitas. Apreensão do sentido global do texto. Inferência do sentido de palavras e expressões. Elementos coesivos. Ampliação vocabular. |
Localização de informações explícitas e implícitas. | PR.EF35LP04.a.5.17 Inferir, com a mediação do professor, informações implícitas nos textos lidos, para que atribua significados que o extrapolem. |
PR.EF35LP06.a.5.19 Recuperar relações entre partes de um texto, identificando substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos) que contribuem para a continuidade do texto, a fim de utilizar e reconhecer os elementos coesivos. |
Os conteúdos relacionados nesse tópico correspondem aos seguintes descritores referentes aos Procedimentos de leitura:
D1 Localizar informações explícitas em um texto.
D3 Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
D4 Inferir uma informação implícita em um texto.
Quanto à coerência e à coesão no processamento do texto, pode-se trabalhar:
D2 Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto.
Relação entre textos:
D15 Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi
produzido e daquelas em que será recebido.
PRÁTICA DE LINGUAGEM | OBJETOS DO CONHECIMENTO | CONTEÚDOS | CONHECIMENTOS PRÉVIOS | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS |
ORALIDADE | Forma de composição de gêneros orais. |
Identificação e interpretação de gêneros próprios do discurso oral. Registro formal e informal. Turnos de fala. |
Identificação das finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos. |
PR.EF35LP10.a.5.23 Identificar e interpretar gêneros do discurso oral, utilizados em diferentes situações e contextos comunicativos, e suas características linguísticoexpressivas e composicionais (conversação espontânea, conversação telefônica, entrevistas pessoais, entrevistas no rádio ou na TV, debate, noticiário de rádio e TV, narração de jogos esportivos no rádio e TV, aula, debate etc.), a fim de adequar o discurso de acordo com o interlocutor e a com a situação comunicativa. |
(PR.EF15LP13.a.5.13) Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.), a fim de perceber as diferenças entre os diversos usos da linguagem, adequando seu discurso de acordo com a situação (formal ou informal). |
ORALIDADE | Forma de composição de gêneros orais. |
Identificação e interpretação de gêneros próprios do discurso oral. Registro formal e informal. Turnos de fala. |
Identificação das finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos. |
PR.EF35LP10.a.5.23 Identificar e interpretar gêneros do discurso oral, utilizados em diferentes situações e contextos comunicativos, e suas características linguísticoexpressivas e composicionais (conversação espontânea, conversação telefônica, entrevistas pessoais, entrevistas no rádio ou na TV, debate, noticiário de rádio e TV, narração de jogos esportivos no rádio e TV, aula, debate etc.), a fim de adequar o discurso de acordo com o interlocutor e a com a situação comunicativa. |
PR.EF35LP11.a.5.24 Reconhecer diferentes variedades linguísticas em canções, textos falados em diferentes variedades linguísticas (que se modificam principalmente por fatores históricos e culturais), identificando características regionais, urbanas e rurais da fala e respeitando as diversas variedades linguísticas como características do uso da língua por diferentes grupos regionais ou diferentes culturas locais, rejeitando preconceitos linguísticos, a fim de promover convívio respeitoso com a diversidade linguística. |
ORALIDADE | Forma de composição de gêneros orais. |
Identificação e interpretação de gêneros próprios do discurso oral. Registro formal e informal. Turnos de fala. |
Identificação das finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos. |
PR.EF35LP10.a.5.23 Identificar e interpretar gêneros do discurso oral, utilizados em diferentes situações e contextos comunicativos, e suas características linguísticoexpressivas e composicionais (conversação espontânea, conversação telefônica, entrevistas pessoais, entrevistas no rádio ou na TV, debate, noticiário de rádio e TV, narração de jogos esportivos no rádio e TV, aula, debate etc.), a fim de adequar o discurso de acordo com o interlocutor e a com a situação comunicativa. |
PR.EF15LP11.a.5.11 Identificar características da conversação espontânea presencial, respeitando os turnos de fala, selecionando e utilizando, durante a as situações de fala, formas de tratamento adequadas, de acordo com a situação e a posição do interlocutor, de forma a melhor interagir na vida social e escolar. |
ORALIDADE | Forma de composição de gêneros orais. |
Identificação e interpretação de gêneros próprios do discurso oral. Registro formal e informal. Turnos de fala. |
Identificação das finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos. |
PR.EF35LP10.a.5.23 Identificar e interpretar gêneros do discurso oral, utilizados em diferentes situações e contextos comunicativos, e suas características linguísticoexpressivas e composicionais (conversação espontânea, conversação telefônica, entrevistas pessoais, entrevistas no rádio ou na TV, debate, noticiário de rádio e TV, narração de jogos esportivos no rádio e TV, aula, debate etc.), a fim de adequar o discurso de acordo com o interlocutor e a com a situação comunicativa. |
PR.EF15LP10.a.5.10 Escutar, com atenção (antes de emitir opiniões), falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário, de modo a compreender que a escuta atenta é fundamental para que os processos de ensino e de aprendizagem aconteçam de forma significativa. |
PRÁTICA DE LINGUAGEM | OBJETOS DO CONHECIMENTO | CONTEÚDOS | CONHECIMENTOS PRÉVIOS | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS |
ORALIDADE | Planejamento de texto oral. |
Exposição de trabalhos ou pesquisas escolares. Argumentação. Escuta de textos orais. |
Clareza, sequência e objetividade em exposições orais. | PR.EF35LP20.a.5.39 Expor trabalhos ou pesquisas escolares, em sala de aula e em outros espaços escolares, com apoio de recursos multissemióticos (imagens, diagrama, tabelas etc.), orientando-se por roteiro escrito, planejando o tempo de fala, de modo a adequar, progressivamente, a linguagem à situação comunicativa. | PR.EF35LP19.a.5.38 Recuperar e socializar as ideias principais em situações formais de escuta de exposições, apresentações e palestras, de modo a reconhecer as intenções presentes nos discursos. |
ORALIDADE | Planejamento de texto oral. |
Exposição de trabalhos ou pesquisas escolares. Argumentação. Escuta de textos orais. |
Clareza, sequência e objetividade em exposições orais. | PR.EF35LP20.a.5.39 Expor trabalhos ou pesquisas escolares, em sala de aula e em outros espaços escolares, com apoio de recursos multissemióticos (imagens, diagrama, tabelas etc.), orientando-se por roteiro escrito, planejando o tempo de fala, de modo a adequar, progressivamente, a linguagem à situação comunicativa. | PR.EF35LP18.a.5.37 Escutar, com atenção, apresentações de trabalhos realizadas por colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário, a fim de compreender e respeitar os turnos de fala e a opinião dos demais colegas, além de ampliar conhecimentos. |
ORALIDADE | Planejamento de texto oral. |
Exposição de trabalhos ou pesquisas escolares. Argumentação. Escuta de textos orais. |
Clareza, sequência e objetividade em exposições orais. | PR.EF35LP20.a.5.39 Expor trabalhos ou pesquisas escolares, em sala de aula e em outros espaços escolares, com apoio de recursos multissemióticos (imagens, diagrama, tabelas etc.), orientando-se por roteiro escrito, planejando o tempo de fala, de modo a adequar, progressivamente, a linguagem à situação comunicativa. | PR.EF05LP23.a.5.41 Comparar as informações apresentadas em gráficos ou tabelas, reconhecendo a função desses recursos em textos, como forma de apresentação e organização de dados e informações, a fim de identificar e interpretar os dados apresentados nesses gêneros. |
PRÁTICA DE LINGUAGEM | OBJETOS DO CONHECIMENTO | CONTEÚDOS | CONHECIMENTOS PRÉVIOS | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS |
ESCRITA COMPARTILHADA E AUTÔNOMA (PRODUÇÃO DE TEXTOS) |
Produção de textos. |
Planejamento e produção de textos que expressem o Concordância verbal e nominal. Pontuação. Recursos coesivos e articuladores de sentido. |
Produção de textos. | PR.EF05LP24.a.5.42 Planejar e produzir, sob a orientação do professor, textos sobre temas de interesse, com base em resultados de observações e pesquisas em fontes de informações impressas ou eletrônicas, incluindo, quando pertinente, imagens e gráficos ou tabelas simples, de modo a considerar a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. |
PR.EF05LP23.a.5.41 Comparar as informações apresentadas em gráficos ou tabelas, reconhecendo a função desses recursos em textos, como forma de apresentação e organização de dados e informações, a fim de identificar e interpretar os dados apresentados nesses gêneros. |
ESCRITA COMPARTILHADA E AUTÔNOMA (PRODUÇÃO DE TEXTOS) |
Produção de textos. |
Planejamento e produção de textos que expressem o Concordância verbal e nominal. Pontuação. Recursos coesivos e articuladores de sentido. |
Produção de textos. | PR.EF05LP24.a.5.42 Planejar e produzir, sob a orientação do professor, textos sobre temas de interesse, com base em resultados de observações e pesquisas em fontes de informações impressas ou eletrônicas, incluindo, quando pertinente, imagens e gráficos ou tabelas simples, de modo a considerar a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. |
PR.EF05LP22.a.5.40 Ler e compreender, gradativamente, verbetes de dicionário, identificando a estrutura, as informações gramaticais (significado de abreviaturas) e as informações semânticas, a fim de adquirir autonomia na utilização do dicionário. |
ESCRITA COMPARTILHADA E AUTÔNOMA (PRODUÇÃO DE TEXTOS) |
Produção de textos. |
Planejamento e produção de textos que expressem o Concordância verbal e nominal. Pontuação. Recursos coesivos e articuladores de sentido. |
Produção de textos. | PR.EF05LP24.a.5.42 Planejar e produzir, sob a orientação do professor, textos sobre temas de interesse, com base em resultados de observações e pesquisas em fontes de informações impressas ou eletrônicas, incluindo, quando pertinente, imagens e gráficos ou tabelas simples, de modo a considerar a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. |
PR.EF05LP26.a.5.43 Utilizar, ao produzir o texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais: regras sintáticas de concordância nominal e verbal, convenções de escrita de citações, pontuação (ponto final, dois-pontos, vírgulas em enumerações) e regras ortográficas, a fim de adequar, progressivamente, suas produções às normas da escrita padrão. |
ESCRITA COMPARTILHADA E AUTÔNOMA (PRODUÇÃO DE TEXTOS) |
Produção de textos. |
Planejamento e produção de textos que expressem o Concordância verbal e nominal. Pontuação. Recursos coesivos e articuladores de sentido. |
Produção de textos. | PR.EF05LP27.a.5.44 Utilizar, ao produzir o texto, recursos de coesão pronominal (pronomes anafóricos) e articuladores de relações de sentido (tempo, causa, oposição, conclusão, comparação), com nível adequado de informatividade, de modo a aperfeiçoar, gradativamente, a qualidade da escrita. |
Os conteúdos destacados podem ser relacionados ao seguinte descritor:
D14 Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
PRÁTICA DE LINGUAGEM | OBJETOS DO CONHECIMENTO | CONTEÚDOS | CONHECIMENTOS PRÉVIOS | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS |
ESCRITA | Escrita colaborativa |
Produção de roteiro para edição de reportagem digital. Consistência argumentativa. Unidade temática. Ideias principais. Estratégias de argumentação. |
Conhecimentos sobre o gênero notícia. Interpretação de textos e vídeos: informações |
PR.EF05LP17.a.5.49 Produzir roteiro, com a mediação do professor, para edição de uma reportagem digital sobre temas de interesse da turma, a partir de buscas de informações, imagens, áudios e vídeos na internet, de acordo com as convenções do gênero e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto, a fim de organizar as ideias principais coletadas para posterior produção textual. |
PR.EF35LP16.a.5.46 Identificar e reproduzir, gradativamente, em notícias, manchetes, lides e corpo de notícias simples para público infantil e cartas de reclamação (revista infantil), digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive em suas versões orais, de modo a identificar as especificidades da linguagem requerida nesses gêneros. |
ESCRITA | Escrita colaborativa |
Produção de roteiro para edição de reportagem digital. Consistência argumentativa. Unidade temática. Ideias principais. Estratégias de argumentação. |
Conhecimentos sobre o gênero notícia. Interpretação de textos e vídeos: informações |
PR.EF05LP17.a.5.49 Produzir roteiro, com a mediação do professor, para edição de uma reportagem digital sobre temas de interesse da turma, a partir de buscas de informações, imagens, áudios e vídeos na internet, de acordo com as convenções do gênero e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto, a fim de organizar as ideias principais coletadas para posterior produção textual. |
PR.EF05LP16.a.5.48 Ler e comparar, com a mediação do professor, informações sobre um mesmo fato veiculadas em diferentes mídias e concluir sobre qual parece ser mais verídica e por quê, de modo a desenvolver a criticidade em sua leitura. |
ESCRITA | Escrita colaborativa |
Produção de roteiro para edição de reportagem digital. Consistência argumentativa. Unidade temática. Ideias principais. Estratégias de argumentação. |
Conhecimentos sobre o gênero notícia. Interpretação de textos e vídeos: informações |
PR.EF05LP17.a.5.49 Produzir roteiro, com a mediação do professor, para edição de uma reportagem digital sobre temas de interesse da turma, a partir de buscas de informações, imagens, áudios e vídeos na internet, de acordo com as convenções do gênero e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto, a fim de organizar as ideias principais coletadas para posterior produção textual. |
PR.EF05LP15.a.5.47 Ler/assistir e compreender, com progressiva autonomia, notícias, reportagens, vídeos em vlogs argumentativos, dentre outros gêneros do campo político-cidadão, de acordo com as convenções dos gêneros e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto, a fim de compreender as ideias principais presentes nesses gêneros. |
ESCRITA | Escrita colaborativa |
Produção de roteiro para edição de reportagem digital. Consistência argumentativa. Unidade temática. Ideias principais. Estratégias de argumentação. |
Conhecimentos sobre o gênero notícia. Interpretação de textos e vídeos: informações |
PR.EF05LP17.a.5.49 Produzir roteiro, com a mediação do professor, para edição de uma reportagem digital sobre temas de interesse da turma, a partir de buscas de informações, imagens, áudios e vídeos na internet, de acordo com as convenções do gênero e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto, a fim de organizar as ideias principais coletadas para posterior produção textual. |
PR.EF35LP15.a.5.45 Opinar e defender ponto de vista sobre tema polêmico relacionado a situações vivenciadas na escola e/ou na comunidade, utilizando registro formal e estrutura adequada à argumentação, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto, a fim de manter, gradativamente, a consistência argumentativa e desenvolver o senso crítico. |
ESCRITA | Escrita colaborativa |
Produção de roteiro para edição de reportagem digital. Consistência argumentativa. Unidade temática. Ideias principais. Estratégias de argumentação. |
Conhecimentos sobre o gênero notícia. Interpretação de textos e vídeos: informações |
PR.EF05LP17.a.5.49 Produzir roteiro, com a mediação do professor, para edição de uma reportagem digital sobre temas de interesse da turma, a partir de buscas de informações, imagens, áudios e vídeos na internet, de acordo com as convenções do gênero e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto, a fim de organizar as ideias principais coletadas para posterior produção textual. |
PR.EF05LP19.a.5.51 Argumentar oralmente sobre acontecimentos de interesse social, com base em conhecimentos sobre fatos divulgados em TV, rádio, mídia impressa e digital, respeitando pontos de vista diferentes, a fim de desenvolver a consistência argumentativa, ampliando conhecimentos científicos , políticos , culturais, sociais e econômicos. |
Descritores relacionados:
D6 Identificar o tema de um texto.
D11 Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
PRÁTICA DE LINGUAGEM | OBJETOS DO CONHECIMENTO | CONTEÚDOS | CONHECIMENTOS PRÉVIOS | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS |
ESCRITA COMPARTILHADA E AUTÔNOMA | Escrita colaborativa. |
Planejamento e produção de textos injuntivos/ Finalidade do texto instrucional. Adequação do texto a estrutura e a linguagem |
Verbos no imperativo. Gêneros predominantemente da tipologia injuntiva. |
PR.EF05LP12.a.5.58 Planejar e produzir, com certa autonomia, textos instrucionais de regras de jogo, dentre outros gêneros do Campo da Vida Cotidiana, de acordo com as convenções do gênero e considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto, de modo a considerar as características dos textos injuntivos/ instrucionais. |
PR.EF05LP09.a.5.55 Ler e compreender textos instrucionais de regras de jogo, dentre outros gêneros do Campo da Vida Cotidiana, de acordo com as convenções do gênero, de modo a considerar a situação comunicativa e a finalidade do texto. |
ESCRITA COMPARTILHADA E AUTÔNOMA | Escrita colaborativa. |
Planejamento e produção de textos injuntivos/ Finalidade do texto instrucional. Adequação do texto a estrutura e a linguagem |
Verbos no imperativo. Gêneros predominantemente da tipologia injuntiva. |
PR.EF05LP12.a.5.58 Planejar e produzir, com certa autonomia, textos instrucionais de regras de jogo, dentre outros gêneros do Campo da Vida Cotidiana, de acordo com as convenções do gênero e considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto, de modo a considerar as características dos textos injuntivos/ instrucionais. |
PR.EF05LP13.a.5.59 Assistir, em vídeo digital, a postagem de vlog infantil de críticas de brinquedos e livros de literatura infantil e, a partir dele, planejar e produzir resenhas digitais em áudio ou vídeo, a fim de adequar o discurso à situação de interlocução. |
ESCRITA COMPARTILHADA E AUTÔNOMA | Escrita colaborativa. |
Planejamento e produção de textos injuntivos/ Finalidade do texto instrucional. Adequação do texto a estrutura e a linguagem |
Verbos no imperativo. Gêneros predominantemente da tipologia injuntiva. |
PR.EF05LP12.a.5.58 Planejar e produzir, com certa autonomia, textos instrucionais de regras de jogo, dentre outros gêneros do Campo da Vida Cotidiana, de acordo com as convenções do gênero e considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto, de modo a considerar as características dos textos injuntivos/ instrucionais. |
PR.EF05LP14.a.5.60 Identificar e reproduzir, gradativamente, em textos de resenha crítica de brinquedos ou livros de literatura infantil, a formatação própria desses textos (apresentação e avaliação do produto), de modo a reconhecer e empregar a estrutura e a linguagem características do gênero. |
PRÁTICA DE LINGUAGEM | OBJETOS DO CONHECIMENTO | CONTEÚDOS | CONHECIMENTOS PRÉVIOS | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS |
LEITURA/ ESCUTA | Compreensão em leitura. |
Identificação da ironia e do humor em gêneros do Linguagem verbal e não verbal. Princípio da situacionalidade,intencionalidade |
Linguagem verbal e não verbal. | PR.EF05LP10.a.5.56 Ler e compreender anedotas, piadas e cartuns, dentre outros gêneros do Campo da Vida Cotidiana, de acordo com as convenções do gênero e considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto, a fim de identificar o humor, a crítica e/ou a ironia presentes nesses gêneros. |
PR.EF15LP14.a.5.54 Produzir e analisar o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopeias), para que se aproprie e faça uso da linguagem utilizada nesses gêneros. |
LEITURA/ ESCUTA | Compreensão em leitura. |
Identificação da ironia e do humor em gêneros do Linguagem verbal e não verbal. Princípio da situacionalidade,intencionalidade |
Linguagem verbal e não verbal. | PR.EF05LP10.a.5.56 Ler e compreender anedotas, piadas e cartuns, dentre outros gêneros do Campo da Vida Cotidiana, de acordo com as convenções do gênero e considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto, a fim de identificar o humor, a crítica e/ou a ironia presentes nesses gêneros. |
PR.EF05LP11.a.5.57 Registrar, com a mediação do professor, anedotas, piadas e cartuns, dentre outros gêneros do Campo da Vida Cotidiana, de acordo com as convenções do gênero e considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto, de modo a compreender a estrutura desses gêneros. |
LEITURA/ ESCUTA | Compreensão em leitura. |
Identificação da ironia e do humor em gêneros do Linguagem verbal e não verbal. Princípio da situacionalidade,intencionalidade |
Linguagem verbal e não verbal. | PR.EF05LP10.a.5.56 Ler e compreender anedotas, piadas e cartuns, dentre outros gêneros do Campo da Vida Cotidiana, de acordo com as convenções do gênero e considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto, a fim de identificar o humor, a crítica e/ou a ironia presentes nesses gêneros. |
PR.EF15LP14.a.5.54 Produzir e analisar o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopeias), para que se aproprie e faça uso da linguagem utilizada nesses gêneros. |
Os descritores correspondentes aos conteúdos apresentados são:
D13 Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.
D5 Interpretar texto com o auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.).
D9 Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
PRÁTICA DE LINGUAGEM | OBJETOS DO CONHECIMENTO | CONTEÚDOS | CONHECIMENTOS PRÉVIOS | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS |
ESCRITA | Escrita autônoma e compartilhada. |
Marcadores temporais e espaciais - advérbios de Discurso direto e indireto em narrativas ficcionais. Discurso em primeira e terceira pessoa. Identificação em texto narrativo do: cenário, |
Elementos da narrativa (personagem, enredo, tempo, espaço e narrador). | PR.EF35LP25.a.5.70 Criar narrativas ficcionais, com certa autonomia, utilizando detalhes descritivos, sequências de eventos e imagens apropriadas para sustentar o sentido do texto, e marcadores de tempo, espaço e de fala de personagens, a fim de compreender os elementos característicos da narrativa. |
PR.EF05LP25.a.5.77 Representar, com expressividade, cenas de textos dramáticos (peças teatrais), reproduzindo as falas das personagens, de acordo com as rubricas de interpretação e movimento indicadas pelo autor, de modo a manter a essência do texto a ser representado. |
ESCRITA | Escrita autônoma e compartilhada. |
Marcadores temporais e espaciais - advérbios de Discurso direto e indireto em narrativas ficcionais. Discurso em primeira e terceira pessoa. Identificação em texto narrativo do: cenário, |
Elementos da narrativa (personagem, enredo, tempo, espaço e narrador). | PR.EF35LP25.a.5.70 Criar narrativas ficcionais, com certa autonomia, utilizando detalhes descritivos, sequências de eventos e imagens apropriadas para sustentar o sentido do texto, e marcadores de tempo, espaço e de fala de personagens, a fim de compreender os elementos característicos da narrativa. |
PR.EF35LP21.a.5.66 Ler e compreender textos literários de diferentes gêneros e extensões, inclusive aqueles sem ilustrações, estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores, para desenvolver o gosto literário. |
ESCRITA | Escrita autônoma e compartilhada. |
Marcadores temporais e espaciais - advérbios de Discurso direto e indireto em narrativas ficcionais. Discurso em primeira e terceira pessoa. Identificação em texto narrativo do: cenário, |
Elementos da narrativa (personagem, enredo, tempo, espaço e narrador). | PR.EF35LP25.a.5.70 Criar narrativas ficcionais, com certa autonomia, utilizando detalhes descritivos, sequências de eventos e imagens apropriadas para sustentar o sentido do texto, e marcadores de tempo, espaço e de fala de personagens, a fim de compreender os elementos característicos da narrativa. |
PR.EF35LP22.a.5.67 Perceber e identificar diálogos em textos narrativos, observando o efeito de sentido de verbos de enunciação e, se for o caso, o uso de variedades linguísticas no discurso direto, a fim de compreender a estrutura do discurso direto. |
ESCRITA | Escrita autônoma e compartilhada. |
Marcadores temporais e espaciais - advérbios de Discurso direto e indireto em narrativas ficcionais. Discurso em primeira e terceira pessoa. Identificação em texto narrativo do: cenário, |
Elementos da narrativa (personagem, enredo, tempo, espaço e narrador). | PR.EF35LP25.a.5.70 Criar narrativas ficcionais, com certa autonomia, utilizando detalhes descritivos, sequências de eventos e imagens apropriadas para sustentar o sentido do texto, e marcadores de tempo, espaço e de fala de personagens, a fim de compreender os elementos característicos da narrativa. |
PR.EF35LP25.a.5.70 Criar narrativas ficcionais, com certa autonomia, utilizando detalhes descritivos, sequências de eventos e imagens apropriadas para sustentar o sentido do texto, e marcadores de tempo, espaço e de fala de personagens, a fim de compreender os elementos característicos da narrativa. |
ESCRITA | Escrita autônoma e compartilhada. |
Marcadores temporais e espaciais - advérbios de Discurso direto e indireto em narrativas ficcionais. Discurso em primeira e terceira pessoa. Identificação em texto narrativo do: cenário, |
Elementos da narrativa (personagem, enredo, tempo, espaço e narrador). | PR.EF35LP25.a.5.70 Criar narrativas ficcionais, com certa autonomia, utilizando detalhes descritivos, sequências de eventos e imagens apropriadas para sustentar o sentido do texto, e marcadores de tempo, espaço e de fala de personagens, a fim de compreender os elementos característicos da narrativa. |
PR.EF35LP26.a.5.71 Ler, compreender e produzir com progressiva autonomia, narrativas ficcionais que apresentem cenários e personagens, a fim de observar, gradativamente, os elementos da estrutura narrativa: enredo, tempo, espaço, personagens, narrador e a construção do discurso indireto e discurso direto. |
ESCRITA | Escrita autônoma e compartilhada. |
Marcadores temporais e espaciais - advérbios de Discurso direto e indireto em narrativas ficcionais. Discurso em primeira e terceira pessoa. Identificação em texto narrativo do: cenário, |
Elementos da narrativa (personagem, enredo, tempo, espaço e narrador). | PR.EF35LP25.a.5.70 Criar narrativas ficcionais, com certa autonomia, utilizando detalhes descritivos, sequências de eventos e imagens apropriadas para sustentar o sentido do texto, e marcadores de tempo, espaço e de fala de personagens, a fim de compreender os elementos característicos da narrativa. |
PR.EF35LP24.a.5.69 Identificar e analisar as funções do texto dramático (escrito para ser encenado - teatro) e sua organização por meio de diálogos entre personagens e marcadores das falas das personagens e de cena para que aprecie e compreenda leituras e apresentações de textos dramáticos. |
ESCRITA | Escrita autônoma e compartilhada. |
Marcadores temporais e espaciais - advérbios de Discurso direto e indireto em narrativas ficcionais. Discurso em primeira e terceira pessoa. Identificação em texto narrativo do: cenário, |
Elementos da narrativa (personagem, enredo, tempo, espaço e narrador). | PR.EF35LP25.a.5.70 Criar narrativas ficcionais, com certa autonomia, utilizando detalhes descritivos, sequências de eventos e imagens apropriadas para sustentar o sentido do texto, e marcadores de tempo, espaço e de fala de personagens, a fim de compreender os elementos característicos da narrativa. |
PR.EF05LP28.a.5.78 Observar, em ciberpoemas e minicontos infantis em mídia digital, os recursos multissemióticos presentes nesses textos digitais, de modo a perceber a forma de composição de cada gênero. |
ESCRITA | Escrita autônoma e compartilhada. |
Marcadores temporais e espaciais - advérbios de Discurso direto e indireto em narrativas ficcionais. Discurso em primeira e terceira pessoa. Identificação em texto narrativo do: cenário, |
Elementos da narrativa (personagem, enredo, tempo, espaço e narrador). | PR.EF35LP25.a.5.70 Criar narrativas ficcionais, com certa autonomia, utilizando detalhes descritivos, sequências de eventos e imagens apropriadas para sustentar o sentido do texto, e marcadores de tempo, espaço e de fala de personagens, a fim de compreender os elementos característicos da narrativa. |
PR.EF35LP29.a.5.74 Identificar, em narrativas, cenário, personagem central, conflito gerador, resolução e o ponto de vista com base no qual histórias são narradas, diferenciando narrativas em primeira e terceira pessoas, com a mediação do professor, a fim de gradativamente compreender as formas de composição de narrativas. |
ESCRITA | Escrita autônoma e compartilhada. |
Marcadores temporais e espaciais - advérbios de Discurso direto e indireto em narrativas ficcionais. Discurso em primeira e terceira pessoa. Identificação em texto narrativo do: cenário, |
Elementos da narrativa (personagem, enredo, tempo, espaço e narrador). | PR.EF35LP25.a.5.70 Criar narrativas ficcionais, com certa autonomia, utilizando detalhes descritivos, sequências de eventos e imagens apropriadas para sustentar o sentido do texto, e marcadores de tempo, espaço e de fala de personagens, a fim de compreender os elementos característicos da narrativa. |
PR.EF05LP31.a.5.76 Identificar, em textos versificados, efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos rítmicos e sonoros e de metáforas, a fim de aplicar, progressivamente, esses recursos na leitura e na escrita de textos versificados. |
São descritores que podem ser abordados com os objetivos elencados:
D7 Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.
D8 Estabelecer relação causa e consequência entre partes e elementos do texto.
D10 Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.