SUMÁRIO

Língua Portuguesa - 5º ano

Todos os campos de atuação
PRÁTICA DE LINGUAGEM OBJETOS DO CONHECIMENTO CONTEÚDOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS
ESCRITA/PRODUÇÃO TEXTUAL Construção do sistema alfabético/Convenções da escrita.

Produção de texto: ortografia, concordância verbal, nominal e pontuação.

Recursos coesivos anafóricos.

Relação grafema x fonema.

Relações arbitrárias.

Polissemia.

Pontuação.

Tempos e modos verbais.

Uso das conjunções e dos advérbios.

do Português do Brasil.

Produção de diferentes textos (gêneros variados).

PR.EF35LP07.a.5.20 Empregar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação  do discurso direto, quando for o caso, com gradativo domínio das convenções da escrita. PR.EF35LP14.a.5.27 Identificar em textos e usar na produção textual pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos, como recurso coesivo anafórico e ampliar seu uso nas produções, a fim de evitar repetição de palavras na produção.
ESCRITA/PRODUÇÃO TEXTUAL Construção do sistema alfabético/Convenções da escrita.

Produção de texto: ortografia, concordância verbal, nominal e pontuação.

Recursos coesivos anafóricos.

Relação grafema x fonema.

Relações arbitrárias.

Polissemia.

Pontuação.

Tempos e modos verbais.

Uso das conjunções e dos advérbios.

do Português do Brasil.

Produção de diferentes textos (gêneros variados).

PR.EF35LP07.a.5.20 Empregar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação  do discurso direto, quando for o caso, com gradativo domínio das convenções da escrita. PR.EF05LP01.a.5.28 Grafar palavras utilizando
regras de correspondência fonema-grafema regulares, contextuais e morfológicas e palavras de uso frequente com correspondências irregulares, a fim de, progressivamente, adquirir o domínio da ortografia padrão.
ESCRITA/PRODUÇÃO TEXTUAL Construção do sistema alfabético/Convenções da escrita.

Produção de texto: ortografia, concordância verbal, nominal e pontuação.

Recursos coesivos anafóricos.

Relação grafema x fonema.

Relações arbitrárias.

Polissemia.

Pontuação.

Tempos e modos verbais.

Uso das conjunções e dos advérbios.

do Português do Brasil.

Produção de diferentes textos (gêneros variados).

PR.EF35LP07.a.5.20 Empregar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação  do discurso direto, quando for o caso, com gradativo domínio das convenções da escrita. PR.EF05LP02.a.5.29 Identificar o caráter polissêmico das palavras (uma mesma palavra com diferentes significados, de acordo com o contexto de uso), comparando o significado de determinados termos utilizados nas áreas científicas com esses mesmos termos utilizados na linguagem usual, de modo a perceber a importância do contexto para inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
ESCRITA/PRODUÇÃO TEXTUAL Construção do sistema alfabético/Convenções da escrita.

Produção de texto: ortografia, concordância verbal, nominal e pontuação.

Recursos coesivos anafóricos.

Relação grafema x fonema.

Relações arbitrárias.

Polissemia.

Pontuação.

Tempos e modos verbais.

Uso das conjunções e dos advérbios.

do Português do Brasil.

Produção de diferentes textos (gêneros variados).

PR.EF35LP07.a.5.20 Empregar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação  do discurso direto, quando for o caso, com gradativo domínio das convenções da escrita. PR.EF05LP03.a.5.30 Acentuar corretamente
palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas, a
fim de apresentar progressivo domínio das regras
de acentuação e usá-las corretamente em suas
produções.
ESCRITA/PRODUÇÃO TEXTUAL Construção do sistema alfabético/Convenções da escrita.

Produção de texto: ortografia, concordância verbal, nominal e pontuação.

Recursos coesivos anafóricos.

Relação grafema x fonema.

Relações arbitrárias.

Polissemia.

Pontuação.

Tempos e modos verbais.

Uso das conjunções e dos advérbios.

do Português do Brasil.

Produção de diferentes textos (gêneros variados).

PR.EF35LP07.a.5.20 Empregar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação  do discurso direto, quando for o caso, com gradativo domínio das convenções da escrita. PR.EF05LP04.a.5.31 Identificar e diferenciar, na
leitura de textos, vírgula, ponto e vírgula, dois-pontos e reconhecer o efeito de sentido que decorre do uso de reticências, aspas, parênteses, de modo a aperfeiçoar, progressivamente, a compreensão e o uso da pontuação em suas produções, incorporando conhecimentos básicos sobre a língua, como ortografia e pontuação.
ESCRITA/PRODUÇÃO TEXTUAL Construção do sistema alfabético/Convenções da escrita.

Produção de texto: ortografia, concordância verbal, nominal e pontuação.

Recursos coesivos anafóricos.

Relação grafema x fonema.

Relações arbitrárias.

Polissemia.

Pontuação.

Tempos e modos verbais.

Uso das conjunções e dos advérbios.

do Português do Brasil.

Produção de diferentes textos (gêneros variados).

PR.EF35LP07.a.5.20 Empregar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação  do discurso direto, quando for o caso, com gradativo domínio das convenções da escrita. PR.EF05LP05.a.5.32 Identificar a expressão de
presente, pretérito e futuro em tempos verbais do modo indicativo, a fim de adquirir, progressivo domínio no emprego dos tempos e modos verbais, observados nos textos.
ESCRITA/PRODUÇÃO TEXTUAL Construção do sistema alfabético/Convenções da escrita.

Produção de texto: ortografia, concordância verbal, nominal e pontuação.

Recursos coesivos anafóricos.

Relação grafema x fonema.

Relações arbitrárias.

Polissemia.

Pontuação.

Tempos e modos verbais.

Uso das conjunções e dos advérbios.

do Português do Brasil.

Produção de diferentes textos (gêneros variados).

PR.EF35LP07.a.5.20 Empregar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação  do discurso direto, quando for o caso, com gradativo domínio das convenções da escrita. PR.EF05LP06.a.5.33 Flexionar, gradativamente, na escrita e na oralidade, os verbos em concordância com pronomes pessoais/nomes sujeitos da oração, para que em suas produções faça as devidas concordâncias verbais e nominais.
ESCRITA/PRODUÇÃO TEXTUAL Construção do sistema alfabético/Convenções da escrita.

Produção de texto: ortografia, concordância verbal, nominal e pontuação.

Recursos coesivos anafóricos.

Relação grafema x fonema.

Relações arbitrárias.

Polissemia.

Pontuação.

Tempos e modos verbais.

Uso das conjunções e dos advérbios.

do Português do Brasil.

Produção de diferentes textos (gêneros variados).

PR.EF35LP07.a.5.20 Empregar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação  do discurso direto, quando for o caso, com gradativo domínio das convenções da escrita. PR.EF05LP07.a.5.34 Identificar, em textos, o uso de conjunções e a relação que estabelecem entre partes  do texto: adição, oposição, tempo, causa, condição, finalidade, a fim de que compreenda as relações entre os enunciados.
Expectativa de fluência: Espera-se que o estudante, ao longo do 5º ano, tenha condições de produzir textos com domínio progressivo e constante da norma-padrão.
Comentário: Os objetivos apresentados nesse item fazem parte de todos os campos de atuação. Logo, para que o estudante seja capaz de produzir textos coerentes e com domínio da norma-padrão da Língua Portuguesa, faz-se necessário que o professor trabalhe esses objetivos sempre que selecionar um gênero para ser explorado, seja do campo da vida pública, do campo das práticas de estudo e pesquisa, do campo da vida cotidiana ou do campo artístico-literário, visto que os conteúdos contemplados pelos objetivos em tela não são específicos para um único gênero.

Se pensarmos nos descritores do SAEB, podemos relacionar os conteúdos selecionados com:
D12 Estabelecer relações lógico discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, etc.

 

 

Todos os campos de atuação
PRÁTICA DE LINGUAGEM OBJETOS DO CONHECIMENTO CONTEÚDOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS
LEITURA/ESCUTA Estratégia de leitura: inferência.

Inferência de informações implícitas.

Apreensão do sentido global do texto.

Inferência do sentido de palavras e expressões.

Elementos coesivos.

Ampliação vocabular.

Localização de informações explícitas e implícitas. PR.EF35LP04.a.5.17 Inferir, com a mediação do
professor, informações implícitas nos textos lidos, para que atribua significados que o extrapolem.
PR.EF35LP03.a.5.16 Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global, a fim de desenvolver a capacidade de realizar inferências, de localização e de seleção de informações relevantes.
LEITURA/ESCUTA Estratégia de leitura: inferência.

Inferência de informações implícitas.

Apreensão do sentido global do texto.

Inferência do sentido de palavras e expressões.

Elementos coesivos.

Ampliação vocabular.

Localização de informações explícitas e implícitas. PR.EF35LP04.a.5.17 Inferir, com a mediação do
professor, informações implícitas nos textos lidos, para que atribua significados que o extrapolem.
PR.EF35LP05.a.5.18 Inferir, com a mediação do professor, o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto, de modo a aprimorar essa capacidade de atribuir sentidos significativos fazendo o uso de conhecimentos prévios.
LEITURA/ESCUTA Estratégia de leitura: inferência.

Inferência de informações implícitas.

Apreensão do sentido global do texto.

Inferência do sentido de palavras e expressões.

Elementos coesivos.

Ampliação vocabular.

Localização de informações explícitas e implícitas. PR.EF35LP04.a.5.17 Inferir, com a mediação do
professor, informações implícitas nos textos lidos, para que atribua significados que o extrapolem.
PR.EF35LP06.a.5.19 Recuperar relações entre partes de um texto, identificando substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos) que contribuem para a continuidade do texto, a fim de utilizar e reconhecer os elementos coesivos.
Expectativa de fluência: Leitura fluente e com compreensão global daquilo que lê.
Comentário: A prática de linguagem da leitura deve ser desenvolvida em um contínuo desde o primeiro ano, ampliando-se a complexidade dos gêneros selecionados, a fim de que o estudante, no quinto ano, demonstre uma boa capacidade leitora, tanto em relação à leitura oralizada, ou seja, que ele tenha condições de ler com ritmo, fluência e entonação, quanto em relação à compreensão, a fim de que avance da leitura como decodificação para a leitura como interpretação, lendo os explícitos e os implícitos.

Os conteúdos relacionados nesse tópico correspondem aos seguintes descritores referentes aos Procedimentos de leitura:

D1 Localizar informações explícitas em um texto.

D3 Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.

D4 Inferir uma informação implícita em um texto.

Quanto à coerência e à coesão no processamento do texto, pode-se trabalhar:

D2 Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto.

Relação entre textos:

D15 Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi
produzido e daquelas em que será recebido.

 

 

Todos os campos de atuação
PRÁTICA DE LINGUAGEM OBJETOS DO CONHECIMENTO CONTEÚDOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS
ORALIDADE Forma de composição de gêneros orais.

Identificação e interpretação de gêneros próprios do discurso oral.

Registro formal e informal.

Turnos de fala.

Identificação das finalidades da interação oral em
diferentes contextos comunicativos.
PR.EF35LP10.a.5.23 Identificar e interpretar gêneros do discurso oral, utilizados em diferentes situações e contextos comunicativos, e suas características linguísticoexpressivas e composicionais (conversação espontânea,
conversação telefônica, entrevistas pessoais, entrevistas no rádio ou na TV, debate, noticiário de rádio e TV, narração de jogos esportivos
no rádio e TV, aula, debate etc.), a fim de adequar o discurso de acordo com o interlocutor e a com a situação comunicativa.
(PR.EF15LP13.a.5.13) Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações,
apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.), a fim de perceber as diferenças entre os diversos usos da linguagem, adequando seu discurso de acordo com a situação (formal ou informal).
ORALIDADE Forma de composição de gêneros orais.

Identificação e interpretação de gêneros próprios do discurso oral.

Registro formal e informal.

Turnos de fala.

Identificação das finalidades da interação oral em
diferentes contextos comunicativos.
PR.EF35LP10.a.5.23 Identificar e interpretar gêneros do discurso oral, utilizados em diferentes situações e contextos comunicativos, e suas características linguísticoexpressivas e composicionais (conversação espontânea,
conversação telefônica, entrevistas pessoais, entrevistas no rádio ou na TV, debate, noticiário de rádio e TV, narração de jogos esportivos
no rádio e TV, aula, debate etc.), a fim de adequar o discurso de acordo com o interlocutor e a com a situação comunicativa.
PR.EF35LP11.a.5.24 Reconhecer diferentes variedades linguísticas em  canções, textos falados em diferentes variedades linguísticas (que se modificam principalmente por fatores históricos e culturais), identificando características regionais, urbanas e rurais da fala e
respeitando as diversas variedades linguísticas como características do uso da língua por diferentes grupos regionais ou diferentes culturas locais, rejeitando preconceitos linguísticos, a fim de promover convívio respeitoso com a diversidade linguística.
ORALIDADE Forma de composição de gêneros orais.

Identificação e interpretação de gêneros próprios do discurso oral.

Registro formal e informal.

Turnos de fala.

Identificação das finalidades da interação oral em
diferentes contextos comunicativos.
PR.EF35LP10.a.5.23 Identificar e interpretar gêneros do discurso oral, utilizados em diferentes situações e contextos comunicativos, e suas características linguísticoexpressivas e composicionais (conversação espontânea,
conversação telefônica, entrevistas pessoais, entrevistas no rádio ou na TV, debate, noticiário de rádio e TV, narração de jogos esportivos
no rádio e TV, aula, debate etc.), a fim de adequar o discurso de acordo com o interlocutor e a com a situação comunicativa.
PR.EF15LP11.a.5.11 Identificar características da conversação espontânea presencial, respeitando os turnos de fala, selecionando e utilizando, durante a as situações de fala, formas de tratamento adequadas, de acordo com a situação e a posição do interlocutor, de forma a melhor interagir na vida social e escolar.
ORALIDADE Forma de composição de gêneros orais.

Identificação e interpretação de gêneros próprios do discurso oral.

Registro formal e informal.

Turnos de fala.

Identificação das finalidades da interação oral em
diferentes contextos comunicativos.
PR.EF35LP10.a.5.23 Identificar e interpretar gêneros do discurso oral, utilizados em diferentes situações e contextos comunicativos, e suas características linguísticoexpressivas e composicionais (conversação espontânea,
conversação telefônica, entrevistas pessoais, entrevistas no rádio ou na TV, debate, noticiário de rádio e TV, narração de jogos esportivos
no rádio e TV, aula, debate etc.), a fim de adequar o discurso de acordo com o interlocutor e a com a situação comunicativa.
PR.EF15LP10.a.5.10 Escutar, com atenção (antes de emitir opiniões), falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que
necessário, de modo a compreender que a escuta atenta é fundamental para que os processos de ensino e de aprendizagem aconteçam de forma significativa.
Expectativa de fluência: Expressar-se com clareza e objetividade, tendo em vista o interlocutor a quem o discurso se dirige.
Comentário: Ao longo do Ensino Fundamental – Anos Iniciais a prática de linguagem da oralidade é constantemente explorada por meio dos mais diferentes gêneros discursivos. No 5º ano essa prática precisa continuar sendo desenvolvida, a fim de que os alunos percebam que a linguagem oral nem sempre é informal, mas que há momentos em que precisamos utilizar mais formalidade no ato de fala, e isso será determinado pelo interlocutor a quem o discurso de dirige.

 

 

Campo da práticas de estudo e pesquisa
PRÁTICA DE LINGUAGEM OBJETOS DO CONHECIMENTO CONTEÚDOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS
ORALIDADE Planejamento de texto oral.

Exposição de trabalhos ou pesquisas escolares.

Argumentação.

Escuta de textos orais.

Clareza, sequência e objetividade em exposições orais. PR.EF35LP20.a.5.39 Expor trabalhos ou pesquisas escolares, em sala de aula e em outros espaços escolares, com apoio de recursos multissemióticos (imagens, diagrama, tabelas etc.), orientando-se por roteiro escrito, planejando o tempo de fala, de modo a adequar, progressivamente, a linguagem à situação comunicativa. PR.EF35LP19.a.5.38 Recuperar e socializar as
ideias principais em situações formais de escuta de exposições, apresentações e palestras, de modo a reconhecer as intenções presentes nos discursos.
ORALIDADE Planejamento de texto oral.

Exposição de trabalhos ou pesquisas escolares.

Argumentação.

Escuta de textos orais.

Clareza, sequência e objetividade em exposições orais. PR.EF35LP20.a.5.39 Expor trabalhos ou pesquisas escolares, em sala de aula e em outros espaços escolares, com apoio de recursos multissemióticos (imagens, diagrama, tabelas etc.), orientando-se por roteiro escrito, planejando o tempo de fala, de modo a adequar, progressivamente, a linguagem à situação comunicativa. PR.EF35LP18.a.5.37 Escutar, com atenção,
apresentações de trabalhos realizadas por colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário, a fim de compreender e respeitar os turnos de fala e a opinião dos demais colegas, além de ampliar conhecimentos.
ORALIDADE Planejamento de texto oral.

Exposição de trabalhos ou pesquisas escolares.

Argumentação.

Escuta de textos orais.

Clareza, sequência e objetividade em exposições orais. PR.EF35LP20.a.5.39 Expor trabalhos ou pesquisas escolares, em sala de aula e em outros espaços escolares, com apoio de recursos multissemióticos (imagens, diagrama, tabelas etc.), orientando-se por roteiro escrito, planejando o tempo de fala, de modo a adequar, progressivamente, a linguagem à situação comunicativa. PR.EF05LP23.a.5.41 Comparar as informações
apresentadas em gráficos ou tabelas, reconhecendo a função desses recursos em textos, como forma de apresentação e organização de dados e informações, a fim de identificar e interpretar os dados apresentados nesses gêneros.
Expectativa de fluência: Expressar-se oralmente com clareza e objetividade.
Comentário: Algo muito positivo que a Base Nacional Comum Curricular propôs é o trabalho com a prática de escuta. Assim, o estudante precisa, ao longo do Ensino Fundamental, compreender que ele terá momentos para falar, mas que há momentos em que ele precisa escutar, visto que essa escuta atenta contribuirá com a formação do seu repertório tanto enciclopédico quanto linguístico. Portanto, no quinto ano o estudante precisa organizar-se para apresentar trabalhos, utilizando, sempre que possível, recursos auxiliares, tais como: cartazes, gráficos, tabelas, apresentações em Power Point etc.

 

 

Campo da práticas de estudo e pesquisa
PRÁTICA DE LINGUAGEM OBJETOS DO CONHECIMENTO CONTEÚDOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS
ESCRITA COMPARTILHADA E AUTÔNOMA (PRODUÇÃO DE
TEXTOS)
Produção de textos.

Planejamento e produção de textos que expressem o
resultado de observações e pesquisas.

Concordância verbal e nominal.

Pontuação.

Recursos coesivos e articuladores de sentido.

Produção de textos. PR.EF05LP24.a.5.42 Planejar e produzir, sob a
orientação do professor, textos sobre temas de interesse, com base em resultados de
observações e pesquisas em fontes de informações impressas ou eletrônicas, incluindo, quando pertinente, imagens e gráficos ou tabelas
simples, de modo a considerar a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
PR.EF05LP23.a.5.41 Comparar as informações
apresentadas em gráficos ou tabelas, reconhecendo a função desses recursos em textos, como forma de apresentação e organização de dados e informações,
a fim de identificar e interpretar os dados apresentados nesses gêneros.
ESCRITA COMPARTILHADA E AUTÔNOMA (PRODUÇÃO DE
TEXTOS)
Produção de textos.

Planejamento e produção de textos que expressem o
resultado de observações e pesquisas.

Concordância verbal e nominal.

Pontuação.

Recursos coesivos e articuladores de sentido.

Produção de textos. PR.EF05LP24.a.5.42 Planejar e produzir, sob a
orientação do professor, textos sobre temas de interesse, com base em resultados de
observações e pesquisas em fontes de informações impressas ou eletrônicas, incluindo, quando pertinente, imagens e gráficos ou tabelas
simples, de modo a considerar a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
PR.EF05LP22.a.5.40 Ler e compreender,
gradativamente, verbetes de dicionário, identificando a estrutura, as informações gramaticais (significado de abreviaturas) e as informações semânticas, a fim de adquirir autonomia na utilização do dicionário.
ESCRITA COMPARTILHADA E AUTÔNOMA (PRODUÇÃO DE
TEXTOS)
Produção de textos.

Planejamento e produção de textos que expressem o
resultado de observações e pesquisas.

Concordância verbal e nominal.

Pontuação.

Recursos coesivos e articuladores de sentido.

Produção de textos. PR.EF05LP24.a.5.42 Planejar e produzir, sob a
orientação do professor, textos sobre temas de interesse, com base em resultados de
observações e pesquisas em fontes de informações impressas ou eletrônicas, incluindo, quando pertinente, imagens e gráficos ou tabelas
simples, de modo a considerar a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
PR.EF05LP26.a.5.43 Utilizar, ao produzir o texto,
conhecimentos linguísticos e gramaticais: regras
sintáticas de concordância nominal e verbal,
convenções de escrita de citações, pontuação (ponto final, dois-pontos, vírgulas em enumerações) e regras ortográficas, a fim de adequar, progressivamente, suas produções às normas da escrita padrão.
ESCRITA COMPARTILHADA E AUTÔNOMA (PRODUÇÃO DE
TEXTOS)
Produção de textos.

Planejamento e produção de textos que expressem o
resultado de observações e pesquisas.

Concordância verbal e nominal.

Pontuação.

Recursos coesivos e articuladores de sentido.

Produção de textos.   PR.EF05LP27.a.5.44 Utilizar, ao produzir o texto,
recursos de coesão pronominal (pronomes anafóricos) e articuladores de relações de sentido (tempo, causa, oposição, conclusão, comparação), com nível adequado de informatividade, de modo a aperfeiçoar, gradativamente, a qualidade da escrita.
Expectativa de fluência: Produzir textos a partir de pesquisas realizadas, utilizando o gênero mais adequado de acordo com a finalidade de produção.
Comentário:A prática de realizar pesquisas deve ser estimulada. A princípio elas serão realizadas com a intervenção direta do professor e de forma coletiva para que, na sequência, os estudantes sejam capazes de realizar sozinhos com autonomia.

Os conteúdos destacados podem ser relacionados ao seguinte descritor:
D14 Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.

 

 

Campo da vida pública
PRÁTICA DE LINGUAGEM OBJETOS DO CONHECIMENTO CONTEÚDOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS
ESCRITA Escrita colaborativa

Produção de roteiro para edição de reportagem digital.

Consistência argumentativa.

Unidade temática.

Ideias principais.

Estratégias de argumentação.

Conhecimentos sobre o gênero notícia.

Interpretação de textos e vídeos: informações
explícitas e implícitas.

PR.EF05LP17.a.5.49 Produzir roteiro, com a mediação do professor, para edição de uma
reportagem digital sobre temas  de interesse da turma, a partir de buscas de informações, imagens, áudios e vídeos na internet, de acordo com as convenções do  gênero e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto, a fim de organizar as ideias principais coletadas para posterior produção textual.
PR.EF35LP16.a.5.46 Identificar e reproduzir, gradativamente, em notícias, manchetes, lides e corpo de notícias simples para público infantil e cartas de reclamação (revista infantil), digitais ou impressos, a formatação e diagramação
específica de cada um desses gêneros, inclusive
em suas versões orais, de modo a identificar as
especificidades da linguagem requerida nesses
gêneros.
ESCRITA Escrita colaborativa

Produção de roteiro para edição de reportagem digital.

Consistência argumentativa.

Unidade temática.

Ideias principais.

Estratégias de argumentação.

Conhecimentos sobre o gênero notícia.

Interpretação de textos e vídeos: informações
explícitas e implícitas.

PR.EF05LP17.a.5.49 Produzir roteiro, com a mediação do professor, para edição de uma
reportagem digital sobre temas  de interesse da turma, a partir de buscas de informações, imagens, áudios e vídeos na internet, de acordo com as convenções do  gênero e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto, a fim de organizar as ideias principais coletadas para posterior produção textual.
PR.EF05LP16.a.5.48 Ler e comparar, com a mediação do professor, informações sobre um mesmo fato veiculadas em diferentes mídias e concluir sobre qual parece ser mais verídica e por quê, de modo a desenvolver a criticidade em sua leitura.
ESCRITA Escrita colaborativa

Produção de roteiro para edição de reportagem digital.

Consistência argumentativa.

Unidade temática.

Ideias principais.

Estratégias de argumentação.

Conhecimentos sobre o gênero notícia.

Interpretação de textos e vídeos: informações
explícitas e implícitas.

PR.EF05LP17.a.5.49 Produzir roteiro, com a mediação do professor, para edição de uma
reportagem digital sobre temas  de interesse da turma, a partir de buscas de informações, imagens, áudios e vídeos na internet, de acordo com as convenções do  gênero e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto, a fim de organizar as ideias principais coletadas para posterior produção textual.
PR.EF05LP15.a.5.47 Ler/assistir e compreender, com progressiva autonomia, notícias, reportagens, vídeos em vlogs argumentativos, dentre outros gêneros do campo político-cidadão, de acordo com as convenções dos gêneros e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto, a fim de compreender as ideias principais presentes nesses gêneros.
ESCRITA Escrita colaborativa

Produção de roteiro para edição de reportagem digital.

Consistência argumentativa.

Unidade temática.

Ideias principais.

Estratégias de argumentação.

Conhecimentos sobre o gênero notícia.

Interpretação de textos e vídeos: informações
explícitas e implícitas.

PR.EF05LP17.a.5.49 Produzir roteiro, com a mediação do professor, para edição de uma
reportagem digital sobre temas  de interesse da turma, a partir de buscas de informações, imagens, áudios e vídeos na internet, de acordo com as convenções do  gênero e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto, a fim de organizar as ideias principais coletadas para posterior produção textual.
PR.EF35LP15.a.5.45 Opinar e defender ponto de vista sobre tema polêmico relacionado a situações vivenciadas na escola e/ou na comunidade, utilizando registro formal e estrutura
adequada à argumentação, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto, a fim de manter, gradativamente, a consistência argumentativa e desenvolver o senso crítico.
ESCRITA Escrita colaborativa

Produção de roteiro para edição de reportagem digital.

Consistência argumentativa.

Unidade temática.

Ideias principais.

Estratégias de argumentação.

Conhecimentos sobre o gênero notícia.

Interpretação de textos e vídeos: informações
explícitas e implícitas.

PR.EF05LP17.a.5.49 Produzir roteiro, com a mediação do professor, para edição de uma
reportagem digital sobre temas  de interesse da turma, a partir de buscas de informações, imagens, áudios e vídeos na internet, de acordo com as convenções do  gênero e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto, a fim de organizar as ideias principais coletadas para posterior produção textual.
PR.EF05LP19.a.5.51 Argumentar oralmente sobre acontecimentos de interesse social, com base em conhecimentos sobre fatos divulgados em TV, rádio, mídia impressa e digital, respeitando pontos de vista diferentes, a fim de desenvolver a consistência argumentativa, ampliando conhecimentos científicos , políticos , culturais, sociais e econômicos.
Expectativa de fluência: Produção de roteiros para elaboração de reportagens.
Comentário: Nesse campo fica explícito o uso dos recursos tecnológicos. Dessa forma, a escola, se tiver condições, deve utilizar computadores, notebooks e os próprios celulares dos alunos para pesquisa de vídeos e reportagens impressas, a fim de que esses materiais os instrumentalize para fazer as suas produções. Na sequência, além de reportagens escritas, é interessante que sejam produzidas, se possível, reportagens gravadas em vídeo.

Descritores relacionados:
D6 Identificar o tema de um texto.
D11 Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.

 

 

Campo da vida cotidiana
PRÁTICA DE LINGUAGEM OBJETOS DO CONHECIMENTO CONTEÚDOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS
ESCRITA COMPARTILHADA E AUTÔNOMA Escrita colaborativa.

Planejamento e produção de textos injuntivos/
instrucionais.

Finalidade do texto instrucional.

Adequação do texto a estrutura e a linguagem
característica do gênero.

Verbos no imperativo.

Gêneros predominantemente da tipologia injuntiva.

PR.EF05LP12.a.5.58 Planejar e produzir, com
certa autonomia, textos instrucionais de regras de
jogo, dentre outros gêneros do Campo da Vida Cotidiana, de acordo com as convenções
do gênero e considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto, de modo a considerar as características dos textos injuntivos/
instrucionais.
PR.EF05LP09.a.5.55 Ler e compreender textos instrucionais de regras de jogo, dentre outros gêneros do Campo da Vida Cotidiana, de acordo com as convenções do gênero, de modo a considerar a situação comunicativa e a finalidade do texto.
ESCRITA COMPARTILHADA E AUTÔNOMA Escrita colaborativa.

Planejamento e produção de textos injuntivos/
instrucionais.

Finalidade do texto instrucional.

Adequação do texto a estrutura e a linguagem
característica do gênero.

Verbos no imperativo.

Gêneros predominantemente da tipologia injuntiva.

PR.EF05LP12.a.5.58 Planejar e produzir, com
certa autonomia, textos instrucionais de regras de
jogo, dentre outros gêneros do Campo da Vida Cotidiana, de acordo com as convenções
do gênero e considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto, de modo a considerar as características dos textos injuntivos/
instrucionais.
PR.EF05LP13.a.5.59 Assistir, em vídeo digital, a postagem de vlog infantil de críticas de brinquedos e livros de literatura infantil e, a partir dele, planejar e produzir resenhas digitais em áudio ou vídeo, a fim de adequar o discurso à situação de interlocução.
ESCRITA COMPARTILHADA E AUTÔNOMA Escrita colaborativa.

Planejamento e produção de textos injuntivos/
instrucionais.

Finalidade do texto instrucional.

Adequação do texto a estrutura e a linguagem
característica do gênero.

Verbos no imperativo.

Gêneros predominantemente da tipologia injuntiva.

PR.EF05LP12.a.5.58 Planejar e produzir, com
certa autonomia, textos instrucionais de regras de
jogo, dentre outros gêneros do Campo da Vida Cotidiana, de acordo com as convenções
do gênero e considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto, de modo a considerar as características dos textos injuntivos/
instrucionais.
PR.EF05LP14.a.5.60 Identificar e reproduzir, gradativamente, em textos de resenha crítica de brinquedos ou livros de literatura infantil,
a formatação própria desses textos (apresentação e avaliação do produto), de modo a reconhecer e empregar a estrutura e a linguagem características do gênero.
Expectativa de fluência: Produção de regras de jogos e/ou brincadeiras.
Comentário: Nos anos anteriores os estudantes já tiveram contato com a “receita”, que é um gênero no qual há o predomínio da tipologia injuntiva. Agora, no 5º ano, a proposta é ler, interpretar e produzir regras de jogos e brincadeiras.

 

 

Campo da vida cotidiana
PRÁTICA DE LINGUAGEM OBJETOS DO CONHECIMENTO CONTEÚDOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS
LEITURA/ ESCUTA Compreensão em leitura.

Identificação da ironia e do humor em gêneros do
campo da vida cotidiana.

Linguagem verbal e não verbal.

Princípio da situacionalidade,intencionalidade
e aceitabilidade.

Linguagem verbal e não verbal. PR.EF05LP10.a.5.56 Ler e compreender anedotas, piadas e cartuns, dentre outros gêneros do Campo da Vida Cotidiana, de acordo com as convenções do gênero e considerando a situação comunicativa
e a finalidade do texto, a fim de identificar o
humor, a crítica e/ou a ironia presentes nesses
gêneros.
PR.EF15LP14.a.5.54 Produzir e analisar o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopeias), para que se aproprie e faça uso da linguagem utilizada nesses gêneros.
LEITURA/ ESCUTA Compreensão em leitura.

Identificação da ironia e do humor em gêneros do
campo da vida cotidiana.

Linguagem verbal e não verbal.

Princípio da situacionalidade,intencionalidade
e aceitabilidade.

Linguagem verbal e não verbal. PR.EF05LP10.a.5.56 Ler e compreender anedotas, piadas e cartuns, dentre outros gêneros do Campo da Vida Cotidiana, de acordo com as convenções do gênero e considerando a situação comunicativa
e a finalidade do texto, a fim de identificar o
humor, a crítica e/ou a ironia presentes nesses
gêneros.
PR.EF05LP11.a.5.57 Registrar, com a mediação do professor, anedotas, piadas e cartuns, dentre outros gêneros do Campo da Vida Cotidiana, de acordo com as convenções do gênero e considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto, de modo a compreender a estrutura desses gêneros.
LEITURA/ ESCUTA Compreensão em leitura.

Identificação da ironia e do humor em gêneros do
campo da vida cotidiana.

Linguagem verbal e não verbal.

Princípio da situacionalidade,intencionalidade
e aceitabilidade.

Linguagem verbal e não verbal. PR.EF05LP10.a.5.56 Ler e compreender anedotas, piadas e cartuns, dentre outros gêneros do Campo da Vida Cotidiana, de acordo com as convenções do gênero e considerando a situação comunicativa
e a finalidade do texto, a fim de identificar o
humor, a crítica e/ou a ironia presentes nesses
gêneros.
PR.EF15LP14.a.5.54 Produzir e analisar o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopeias), para que se aproprie e faça uso da linguagem utilizada nesses gêneros.
Expectativa de fluência: Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.
Comentário:A identificação do humor e da ironia em tiras, cartuns e piadas nem sempre é uma atividade fácil para os estudantes do 5º ano, pois muitas vezes eles estão implícitos nos textos. Para identificá-los é necessário que a mobilização de conhecimentos prévios seja sobre questões da atualidade ou de fatos históricos. Por isso, o professor terá que subsidiar os estudantes para que eles cheguem à interpretação. Dessa forma, mais uma vez reforça-se a necessidade de que o professor necessita realizar atividades de forma coletiva para que, mais tarde, o estudante realize de forma autônoma.

Os descritores correspondentes aos conteúdos apresentados são:
D13 Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.
D5 Interpretar texto com o auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.).
D9 Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.

 

 

Campo artístico-literário
PRÁTICA DE LINGUAGEM OBJETOS DO CONHECIMENTO CONTEÚDOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS
ESCRITA Escrita autônoma e compartilhada.

Marcadores temporais e espaciais - advérbios de
tempo e lugar.

Discurso direto e indireto em narrativas ficcionais.

Discurso em primeira e terceira pessoa.

Identificação em texto narrativo do: cenário,
personagem  central e conflito gerador.

Elementos da narrativa (personagem, enredo, tempo, espaço e narrador). PR.EF35LP25.a.5.70 Criar narrativas
ficcionais, com certa autonomia, utilizando
detalhes descritivos, sequências de eventos
e imagens apropriadas para sustentar o sentido
do texto, e marcadores de tempo, espaço e de
fala de personagens, a fim de compreender
os elementos característicos da narrativa.
PR.EF05LP25.a.5.77 Representar, com expressividade, cenas de textos dramáticos
(peças teatrais), reproduzindo as falas das personagens, de acordo com as rubricas de interpretação e movimento indicadas
pelo autor, de modo a manter a essência do texto a ser representado.
ESCRITA Escrita autônoma e compartilhada.

Marcadores temporais e espaciais - advérbios de
tempo e lugar.

Discurso direto e indireto em narrativas ficcionais.

Discurso em primeira e terceira pessoa.

Identificação em texto narrativo do: cenário,
personagem  central e conflito gerador.

Elementos da narrativa (personagem, enredo, tempo, espaço e narrador). PR.EF35LP25.a.5.70 Criar narrativas
ficcionais, com certa autonomia, utilizando
detalhes descritivos, sequências de eventos
e imagens apropriadas para sustentar o sentido
do texto, e marcadores de tempo, espaço e de
fala de personagens, a fim de compreender
os elementos característicos da narrativa.
PR.EF35LP21.a.5.66 Ler e compreender textos literários de diferentes gêneros e extensões, inclusive aqueles sem ilustrações, estabelecendo
preferências por gêneros, temas, autores, para desenvolver o gosto literário.
ESCRITA Escrita autônoma e compartilhada.

Marcadores temporais e espaciais - advérbios de
tempo e lugar.

Discurso direto e indireto em narrativas ficcionais.

Discurso em primeira e terceira pessoa.

Identificação em texto narrativo do: cenário,
personagem  central e conflito gerador.

Elementos da narrativa (personagem, enredo, tempo, espaço e narrador). PR.EF35LP25.a.5.70 Criar narrativas
ficcionais, com certa autonomia, utilizando
detalhes descritivos, sequências de eventos
e imagens apropriadas para sustentar o sentido
do texto, e marcadores de tempo, espaço e de
fala de personagens, a fim de compreender
os elementos característicos da narrativa.
PR.EF35LP22.a.5.67 Perceber e identificar diálogos em textos narrativos, observando o efeito de sentido de verbos de enunciação e, se for o caso, o uso de variedades linguísticas no discurso direto, a fim de compreender a estrutura do discurso direto.
ESCRITA Escrita autônoma e compartilhada.

Marcadores temporais e espaciais - advérbios de
tempo e lugar.

Discurso direto e indireto em narrativas ficcionais.

Discurso em primeira e terceira pessoa.

Identificação em texto narrativo do: cenário,
personagem  central e conflito gerador.

Elementos da narrativa (personagem, enredo, tempo, espaço e narrador). PR.EF35LP25.a.5.70 Criar narrativas
ficcionais, com certa autonomia, utilizando
detalhes descritivos, sequências de eventos
e imagens apropriadas para sustentar o sentido
do texto, e marcadores de tempo, espaço e de
fala de personagens, a fim de compreender
os elementos característicos da narrativa.
PR.EF35LP25.a.5.70 Criar narrativas ficcionais, com certa autonomia, utilizando detalhes descritivos, sequências de eventos e imagens
apropriadas para sustentar o sentido do texto, e marcadores de tempo, espaço e de fala de personagens, a fim de compreender os elementos característicos da narrativa.
ESCRITA Escrita autônoma e compartilhada.

Marcadores temporais e espaciais - advérbios de
tempo e lugar.

Discurso direto e indireto em narrativas ficcionais.

Discurso em primeira e terceira pessoa.

Identificação em texto narrativo do: cenário,
personagem  central e conflito gerador.

Elementos da narrativa (personagem, enredo, tempo, espaço e narrador). PR.EF35LP25.a.5.70 Criar narrativas
ficcionais, com certa autonomia, utilizando
detalhes descritivos, sequências de eventos
e imagens apropriadas para sustentar o sentido
do texto, e marcadores de tempo, espaço e de
fala de personagens, a fim de compreender
os elementos característicos da narrativa.
PR.EF35LP26.a.5.71 Ler, compreender e produzir com progressiva autonomia, narrativas ficcionais que apresentem cenários e personagens, a fim de observar, gradativamente, os elementos da estrutura narrativa: enredo, tempo, espaço,
personagens, narrador e a construção do discurso
indireto e discurso direto.
ESCRITA Escrita autônoma e compartilhada.

Marcadores temporais e espaciais - advérbios de
tempo e lugar.

Discurso direto e indireto em narrativas ficcionais.

Discurso em primeira e terceira pessoa.

Identificação em texto narrativo do: cenário,
personagem  central e conflito gerador.

Elementos da narrativa (personagem, enredo, tempo, espaço e narrador). PR.EF35LP25.a.5.70 Criar narrativas
ficcionais, com certa autonomia, utilizando
detalhes descritivos, sequências de eventos
e imagens apropriadas para sustentar o sentido
do texto, e marcadores de tempo, espaço e de
fala de personagens, a fim de compreender
os elementos característicos da narrativa.
PR.EF35LP24.a.5.69 Identificar e analisar as funções do texto dramático (escrito para ser encenado - teatro) e sua organização
por meio de diálogos entre personagens e marcadores das falas das personagens e de cena para que aprecie e compreenda leituras e apresentações de textos dramáticos.
ESCRITA Escrita autônoma e compartilhada.

Marcadores temporais e espaciais - advérbios de
tempo e lugar.

Discurso direto e indireto em narrativas ficcionais.

Discurso em primeira e terceira pessoa.

Identificação em texto narrativo do: cenário,
personagem  central e conflito gerador.

Elementos da narrativa (personagem, enredo, tempo, espaço e narrador). PR.EF35LP25.a.5.70 Criar narrativas
ficcionais, com certa autonomia, utilizando
detalhes descritivos, sequências de eventos
e imagens apropriadas para sustentar o sentido
do texto, e marcadores de tempo, espaço e de
fala de personagens, a fim de compreender
os elementos característicos da narrativa.
PR.EF05LP28.a.5.78 Observar, em ciberpoemas e minicontos infantis em mídia digital, os recursos multissemióticos presentes nesses textos digitais, de modo a perceber a forma de composição de cada gênero.
ESCRITA Escrita autônoma e compartilhada.

Marcadores temporais e espaciais - advérbios de
tempo e lugar.

Discurso direto e indireto em narrativas ficcionais.

Discurso em primeira e terceira pessoa.

Identificação em texto narrativo do: cenário,
personagem  central e conflito gerador.

Elementos da narrativa (personagem, enredo, tempo, espaço e narrador). PR.EF35LP25.a.5.70 Criar narrativas
ficcionais, com certa autonomia, utilizando
detalhes descritivos, sequências de eventos
e imagens apropriadas para sustentar o sentido
do texto, e marcadores de tempo, espaço e de
fala de personagens, a fim de compreender
os elementos característicos da narrativa.
PR.EF35LP29.a.5.74 Identificar, em narrativas, cenário, personagem central, conflito gerador, resolução e o ponto de vista com base no
qual histórias são narradas, diferenciando narrativas em primeira e terceira pessoas, com a mediação do professor, a fim de gradativamente compreender as formas de composição de narrativas.
ESCRITA Escrita autônoma e compartilhada.

Marcadores temporais e espaciais - advérbios de
tempo e lugar.

Discurso direto e indireto em narrativas ficcionais.

Discurso em primeira e terceira pessoa.

Identificação em texto narrativo do: cenário,
personagem  central e conflito gerador.

Elementos da narrativa (personagem, enredo, tempo, espaço e narrador). PR.EF35LP25.a.5.70 Criar narrativas
ficcionais, com certa autonomia, utilizando
detalhes descritivos, sequências de eventos
e imagens apropriadas para sustentar o sentido
do texto, e marcadores de tempo, espaço e de
fala de personagens, a fim de compreender
os elementos característicos da narrativa.
PR.EF05LP31.a.5.76 Identificar, em textos versificados, efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos rítmicos e sonoros e de
metáforas, a fim de aplicar, progressivamente, esses recursos na leitura e na escrita de textos versificados.
Expectativa de fluência: Produzir e encenar textos dramáticos.
Comentário:Os textos do campo artístico-literário são fundamentais para a formação do leitor, pois possibilitam aos estudantes a ampliação da imaginação, seu conhecimento de mundo, percepções e emoções. Portanto, textos como: contos contemporâneos, narrativas de aventura, crônicas, histórias infantis, poemas, entre outros, devem fazer parte do cotidiano escolar. No 5º anos, além de proporcionar a leitura dos gêneros citados, é preciso haver um trabalho mais sistematizado com os textos dramáticos, visto que é importante proporcionar aos estudantes a possibilidade de encenar peças, tanto aquelas que fazem parte do acervo literário quanto as produções dos próprios estudantes.

São descritores que podem ser abordados com os objetivos elencados:
D7 Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.
D8 Estabelecer relação causa e consequência entre partes e elementos do texto.
D10 Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.
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