Língua Portuguesa - 4º ano
PRÁTICA DE LINGUAGEM | OBJETOS DO CONHECIMENTO | CONTEÚDOS | CONHECIMENTOS PRÉVIOS | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS |
LEITURA/ESCUTA |
Estratégia de leitura: inferência. Atribuir significados que extrapolem o texto lido. |
Inferência de informações implícitas. Leitura de implícitos. Localização de informações explícitas. |
Localização de informações explícitas. | PR.EF35LP04. a.4.17 Inferir informações, com a mediação do professor, implícitas nos textos lidos, para que atribua significados que extrapolem o texto lido. | PR.EF35LP05.a.4.18 Inferir, com a mediação do professor, o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto, de modo a aprimorar, progressivamente, essa capacidade de atribuir sentidos significativos fazendo o uso de conhecimentos prévios. |
LEITURA/ESCUTA |
Estratégia de leitura: inferência. Atribuir significados que extrapolem o texto lido. |
Inferência de informações implícitas. Leitura de implícitos. Localização de informações explícitas. |
Localização de informações explícitas. | PR.EF35LP04. a.4.17 Inferir informações, com a mediação do professor, implícitas nos textos lidos, para que atribua significados que extrapolem o texto lido. |
PR.EF15LP03. a.4.03 Localizar informações explícitas em diferentes gêneros discursivos, como requisito básico para a compreensão leitora. |
LEITURA/ESCUTA |
Estratégia de leitura: inferência. Atribuir significados que extrapolem o texto lido. |
Inferência de informações implícitas. Leitura de implícitos. Localização de informações explícitas. |
Localização de informações explícitas. | PR.EF35LP04. a.4.17 Inferir informações, com a mediação do professor, implícitas nos textos lidos, para que atribua significados que extrapolem o texto lido. | PR.EF35LP03. a.4.16 Identificar, com a mediação do professor, a ideia central do texto, demonstrando compreensão global, a fim de desenvolver a capacidade de realizar inferências, de localização e de seleção de informações relevantes. |
LEITURA/ESCUTA |
Estratégia de leitura: inferência. Atribuir significados que extrapolem o texto lido. |
Inferência de informações implícitas. Leitura de implícitos. Localização de informações explícitas. |
Localização de informações explícitas. | PR.EF35LP04. a.4.17 Inferir informações, com a mediação do professor, implícitas nos textos lidos, para que atribua significados que extrapolem o texto lido. | PR.EF15LP11.a.4.11 Identificar características da conversação espontânea presencial, respeitando os turnos de fala, selecionando e utilizando, durante a as situações de fala, formas de tratamento adequadas, de acordo com a situação e a posição do interlocutor, de forma a melhor interagir na vida social e escolar. |
PRÁTICA DE LINGUAGEM | OBJETOS DO CONHECIMENTO | CONTEÚDOS | CONHECIMENTOS PRÉVIOS | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS |
ESCRITA COMPARTILHADA E AUTÔNOMA | Construção do sistema alfabético/Convenções da escrita. |
Produção de texto: ortografia, concordância verbal, nominal e pontuação. Relações anafóricas na referenciação e na construção da coesão e da coerência. Organização textual: progressão temática e paragrafação. Reconhecimento das diferentes variedades linguísticas. Acentuação em palavras paroxítonas. Pontuação. Concordância verbal e nominal. Concordância entre artigo, substantivo e adjetivo. |
Domínio das relações entre grafemas e fonemas. Conhecimento sobre alguns aspectos da ortografia do Português do Brasil. |
PR.EF35LP07. a.4.20 Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso, com gradativo domínio das convenções da escrita. | PR.EF35LP08. a.4.21 Utilizar ao produzir um texto, recursos de referenciação (por substituição lexical ou por pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos), vocabulário apropriado ao gênero, recursos de coesão pronominal (pronomes anafóricos) e articuladores de relações de sentido (tempo, causa, oposição, conclusão, comparação, finalidade), com nível suficiente de informatividade, a fim de manter a coerência em suas produções textuais, evitando redundâncias. |
ESCRITA COMPARTILHADA E AUTÔNOMA | Construção do sistema alfabético/Convenções da escrita. |
Produção de texto: ortografia, concordância verbal, nominal e pontuação. Relações anafóricas na referenciação e na construção da coesão e da coerência. Organização textual: progressão temática e paragrafação. Reconhecimento das diferentes variedades linguísticas. Acentuação em palavras paroxítonas. Pontuação. Concordância verbal e nominal. Concordância entre artigo, substantivo e adjetivo. |
Domínio das relações entre grafemas e fonemas. Conhecimento sobre alguns aspectos da ortografia do Português do Brasil. |
PR.EF35LP07. a.4.20 Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso, com gradativo domínio das convenções da escrita. | PR.EF35LP09. a.4.22 Organizar, com a mediação do professor, o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos segundo as normas gráficas e de acordo com as características do gênero discursivo, para que progressivamente utilize a estrutura composicional adequada ao gênero. |
ESCRITA COMPARTILHADA E AUTÔNOMA | Construção do sistema alfabético/Convenções da escrita. |
Produção de texto: ortografia, concordância verbal, nominal e pontuação. Relações anafóricas na referenciação e na construção da coesão e da coerência. Organização textual: progressão temática e paragrafação. Reconhecimento das diferentes variedades linguísticas. Acentuação em palavras paroxítonas. Pontuação. Concordância verbal e nominal. Concordância entre artigo, substantivo e adjetivo. |
Domínio das relações entre grafemas e fonemas. Conhecimento sobre alguns aspectos da ortografia do Português do Brasil. |
PR.EF35LP07. a.4.20 Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso, com gradativo domínio das convenções da escrita. | PR.EF35LP11.a.4.24 Reconhecer diferentes variedades linguísticas em canções, textos falados em diferentes variedades linguísticas (que se modificam principalmente por fatores históricos e culturais), identificando características regionais, urbanas e rurais da fala e respeitando as diversas variedades linguísticas como características do uso da língua por diferentes grupos regionais ou diferentes culturas locais, rejeitando preconceitos linguísticos, a fim de promover convívio respeitoso com a diversidade linguística. |
ESCRITA COMPARTILHADA E AUTÔNOMA | Construção do sistema alfabético/Convenções da escrita. |
Produção de texto: ortografia, concordância verbal, nominal e pontuação. Relações anafóricas na referenciação e na construção da coesão e da coerência. Organização textual: progressão temática e paragrafação. Reconhecimento das diferentes variedades linguísticas. Acentuação em palavras paroxítonas. Pontuação. Concordância verbal e nominal. Concordância entre artigo, substantivo e adjetivo. |
Domínio das relações entre grafemas e fonemas. Conhecimento sobre alguns aspectos da ortografia do Português do Brasil. |
PR.EF35LP07. a.4.20 Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso, com gradativo domínio das convenções da escrita. | PR.EF35LP14. a.4.27 Identificar em textos e usar, gradativamente, na produção textual, pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos, como recurso coesivo anafórico e, progressivamente, ampliar seu uso nas produções, a fim de evitar repetição de palavras na produção. |
ESCRITA COMPARTILHADA E AUTÔNOMA | Construção do sistema alfabético/Convenções da escrita. |
Produção de texto: ortografia, concordância verbal, nominal e pontuação. Relações anafóricas na referenciação e na construção da coesão e da coerência. Organização textual: progressão temática e paragrafação. Reconhecimento das diferentes variedades linguísticas. Acentuação em palavras paroxítonas. Pontuação. Concordância verbal e nominal. Concordância entre artigo, substantivo e adjetivo. |
Domínio das relações entre grafemas e fonemas. Conhecimento sobre alguns aspectos da ortografia do Português do Brasil. |
PR.EF35LP07. a.4.20 Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso, com gradativo domínio das convenções da escrita. | PR.EF35LP10.a.4.23 Identificar e interpretar gêneros do discurso oral, utilizados em diferentes situações e contextos comunicativos, e suas características linguístico-expressivas e composicionais (conversação espontânea, conversação telefônica, entrevistas pessoais, entrevistas no rádio ou na TV, debate, noticiário de rádio e TV, narração de jogos esportivos no rádio e TV, aula, debate etc.), a fim de adequar o discurso de acordo com o interlocutor e a com a situação comunicativa. |
ESCRITA COMPARTILHADA E AUTÔNOMA | Construção do sistema alfabético/Convenções da escrita. |
Produção de texto: ortografia, concordância verbal, nominal e pontuação. Relações anafóricas na referenciação e na construção da coesão e da coerência. Organização textual: progressão temática e paragrafação. Reconhecimento das diferentes variedades linguísticas. Acentuação em palavras paroxítonas. Pontuação. Concordância verbal e nominal. Concordância entre artigo, substantivo e adjetivo. |
Domínio das relações entre grafemas e fonemas. Conhecimento sobre alguns aspectos da ortografia do Português do Brasil. |
PR.EF35LP07. a.4.20 Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso, com gradativo domínio das convenções da escrita. | PR.EF15LP12.a.4.12 Atribuir significado a aspectos não linguísticos (paralinguísticos) observados na fala, como direção do olhar, riso, gestos, movimentos da cabeça (de concordância ou discordância), expressão corporal, facial, tom de voz, a fim de compreender que esses elementos colaboram com a produção de sentido do texto oral. |
ESCRITA COMPARTILHADA E AUTÔNOMA | Construção do sistema alfabético/Convenções da escrita. |
Produção de texto: ortografia, concordância verbal, nominal e pontuação. Relações anafóricas na referenciação e na construção da coesão e da coerência. Organização textual: progressão temática e paragrafação. Reconhecimento das diferentes variedades linguísticas. Acentuação em palavras paroxítonas. Pontuação. Concordância verbal e nominal. Concordância entre artigo, substantivo e adjetivo. |
Domínio das relações entre grafemas e fonemas. Conhecimento sobre alguns aspectos da ortografia do Português do Brasil. |
PR.EF35LP07. a.4.20 Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso, com gradativo domínio das convenções da escrita. | PR.EF04LP04. a.4.31 Usar acento gráfico (agudo ou circunflexo) em paroxítonas terminadas em -i(s), -l, -r, -ão(s), a fim de apropriar-se gradativamente das regras de acentuação e aprimorar a sua linguagem escrita. |
ESCRITA COMPARTILHADA E AUTÔNOMA | Construção do sistema alfabético/Convenções da escrita. |
Produção de texto: ortografia, concordância verbal, nominal e pontuação. Relações anafóricas na referenciação e na construção da coesão e da coerência. Organização textual: progressão temática e paragrafação. Reconhecimento das diferentes variedades linguísticas. Acentuação em palavras paroxítonas. Pontuação. Concordância verbal e nominal. Concordância entre artigo, substantivo e adjetivo. |
Domínio das relações entre grafemas e fonemas. Conhecimento sobre alguns aspectos da ortografia do Português do Brasil. |
PR.EF35LP07. a.4.20 Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso, com gradativo domínio das convenções da escrita. | PR.EF04LP05. a.4.32 Identificar a função na leitura e usar, adequadamente, na escrita ponto final, de interrogação, de exclamação, dois-pontos, ponto e vírgula, aspas, reticências e travessão em diálogos (discurso direto), vírgula em enumerações e em separação de vocativo e de aposto, com o objetivo de aperfeiçoar progressivamente a compreensão e o uso da pontuação em suas produções. |
ESCRITA COMPARTILHADA E AUTÔNOMA | Construção do sistema alfabético/Convenções da escrita. |
Produção de texto: ortografia, concordância verbal, nominal e pontuação. Relações anafóricas na referenciação e na construção da coesão e da coerência. Organização textual: progressão temática e paragrafação. Reconhecimento das diferentes variedades linguísticas. Acentuação em palavras paroxítonas. Pontuação. Concordância verbal e nominal. Concordância entre artigo, substantivo e adjetivo. |
Domínio das relações entre grafemas e fonemas. Conhecimento sobre alguns aspectos da ortografia do Português do Brasil. |
PR.EF35LP07. a.4.20 Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso, com gradativo domínio das convenções da escrita. | PR.EF04LP06. a.4.33 Identificar em textos e usar na produção textual a concordância entre substantivo ou pronome pessoal e verbo (concordância verbal), para que em suas produções faça as devidas concordâncias verbais e nominais. |
ESCRITA COMPARTILHADA E AUTÔNOMA | Construção do sistema alfabético/Convenções da escrita. |
Produção de texto: ortografia, concordância verbal, nominal e pontuação. Relações anafóricas na referenciação e na construção da coesão e da coerência. Organização textual: progressão temática e paragrafação. Reconhecimento das diferentes variedades linguísticas. Acentuação em palavras paroxítonas. Pontuação. Concordância verbal e nominal. Concordância entre artigo, substantivo e adjetivo. |
Domínio das relações entre grafemas e fonemas. Conhecimento sobre alguns aspectos da ortografia do Português do Brasil. |
PR.EF35LP07. a.4.20 Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso, com gradativo domínio das convenções da escrita. | PR.EF04LP07. a.4.34 Identificar em textos lidos e usar na produção textual a concordância entre artigo, substantivo e adjetivo (concordância no grupo nominal), a fim de que progressivamente produza com maior adequação da concordância nominal. |
PRÁTICA DE LINGUAGEM | OBJETOS DO CONHECIMENTO | CONTEÚDOS | CONHECIMENTOS PRÉVIOS | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS |
ESCRITA |
Produção de textos. Relação tema/título/texto. |
Planejamento e produção de textos a partir de Leitura e compreensão de textos de divulgação Identificação e reprodução de tabelas, diagramas |
Gráficos e tabelas. | PR.EF04LP21. a.4.42 Planejar e produzir, com a mediação do professor e progressivamente de forma autônoma, textos sobre temas de interesse, com base em resultados de observações e pesquisas em fontes de informações impressas ou eletrônicas, incluindo, quando pertinente, imagens e gráficos ou tabelas simples, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto, a fim de planejar e produzir textos mantendo os princípios da situacionalidade e da intencionalidade. | PR.EF04LP19. a.4.40 Ler e compreender textos expositivos de divulgação científica para crianças, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto, de modo a compreender as características desses gêneros. |
ESCRITA |
Produção de textos. Relação tema/título/texto. |
Planejamento e produção de textos a partir de Leitura e compreensão de textos de divulgação Identificação e reprodução de tabelas, diagramas |
Gráficos e tabelas. | PR.EF04LP21. a.4.42 Planejar e produzir, com a mediação do professor e progressivamente de forma autônoma, textos sobre temas de interesse, com base em resultados de observações e pesquisas em fontes de informações impressas ou eletrônicas, incluindo, quando pertinente, imagens e gráficos ou tabelas simples, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto, a fim de planejar e produzir textos mantendo os princípios da situacionalidade e da intencionalidade. | PR.EF04LP20. a.4.41 Reconhecer a função de gráficos, diagramas e tabelas em textos, como forma de apresentação de dados e informações, a fim de interpretar os dados apresentados nesse gênero. |
ESCRITA |
Produção de textos. Relação tema/título/texto. |
Planejamento e produção de textos a partir de Leitura e compreensão de textos de divulgação Identificação e reprodução de tabelas, diagramas |
Gráficos e tabelas. | PR.EF04LP21. a.4.42 Planejar e produzir, com a mediação do professor e progressivamente de forma autônoma, textos sobre temas de interesse, com base em resultados de observações e pesquisas em fontes de informações impressas ou eletrônicas, incluindo, quando pertinente, imagens e gráficos ou tabelas simples, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto, a fim de planejar e produzir textos mantendo os princípios da situacionalidade e da intencionalidade. | PR.EF35LP20. a.4.39 Expor trabalhos ou pesquisas escolares, em sala de aula e em outros espaços escolares, com apoio de recursos multissemióticos (imagens, diagrama, tabelas etc.), orientando-se por roteiro escrito, planejando o tempo de fala, de modo a adequar, progressivamente, a linguagem à situação comunicativa, sob a mediação do professor. |
ESCRITA |
Produção de textos. Relação tema/título/texto. |
Planejamento e produção de textos a partir de Leitura e compreensão de textos de divulgação Identificação e reprodução de tabelas, diagramas |
Gráficos e tabelas. | PR.EF04LP21. a.4.42 Planejar e produzir, com a mediação do professor e progressivamente de forma autônoma, textos sobre temas de interesse, com base em resultados de observações e pesquisas em fontes de informações impressas ou eletrônicas, incluindo, quando pertinente, imagens e gráficos ou tabelas simples, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto, a fim de planejar e produzir textos mantendo os princípios da situacionalidade e da intencionalidade. | PR.EF35LP18. a.4.37 Escutar, com atenção, apresentações de trabalhos realizadas por colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário, a fim de compreender e respeitar os turnos de fala e a opinião dos demais colegas, além de ampliar conhecimentos. |
ESCRITA |
Produção de textos. Relação tema/título/texto. |
Planejamento e produção de textos a partir de Leitura e compreensão de textos de divulgação Identificação e reprodução de tabelas, diagramas |
Gráficos e tabelas. | PR.EF04LP21. a.4.42 Planejar e produzir, com a mediação do professor e progressivamente de forma autônoma, textos sobre temas de interesse, com base em resultados de observações e pesquisas em fontes de informações impressas ou eletrônicas, incluindo, quando pertinente, imagens e gráficos ou tabelas simples, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto, a fim de planejar e produzir textos mantendo os princípios da situacionalidade e da intencionalidade. | PR.EF04LP24. a.4.45 Identificar e reproduzir, com a mediação do professor, em seu formato, tabelas, diagramas e gráficos em relatórios de observação e pesquisa, como forma de apresentação de dados e informações. |
PRÁTICA DE LINGUAGEM | OBJETOS DO CONHECIMENTO | CONTEÚDOS | CONHECIMENTOS PRÉVIOS | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS |
ESCRITA COMPARTILHADA E AUTÔNOMA | Escrita colaborativa. |
Produção de notícia, adequando o texto ao formato e às especificidades requeridas pelo gênero. Produção de sentido, articulando texto e contexto de produção em notícias. Distinção entre fato e opinião. |
Gêneros discursivos com tipologia predominantemente narrativa. |
PR.EF04LP16. a.4.51 Produzir, com a mediação do professor, notícias sobre fatos ocorridos no universo escolar, digitais ou impressas, para o jornal da escola, noticiando os fatos e seus atores e comentando decorrências, de acordo com as convenções do gênero notícia e considerando, progressivamente, a situação comunicativa e o tema/assunto do texto, de modo a adequar a sua produção ao formato requerido pelo gênero. | PR.EF35LP16.a.4.48 Identificar e reproduzir, coletiva e individualmente, em notícias, manchetes, lides e corpo de notícias simples para público infantil e cartas de reclamação (revista infantil), digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive em suas versões orais, de modo a identificar as especificidades da linguagem requerida nesses gêneros. |
ESCRITA COMPARTILHADA E AUTÔNOMA | Escrita colaborativa. |
Produção de notícia, adequando o texto ao formato e às especificidades requeridas pelo gênero. Produção de sentido, articulando texto e contexto de produção em notícias. Distinção entre fato e opinião. |
Gêneros discursivos com tipologia predominantemente narrativa. |
PR.EF04LP16. a.4.51 Produzir, com a mediação do professor, notícias sobre fatos ocorridos no universo escolar, digitais ou impressas, para o jornal da escola, noticiando os fatos e seus atores e comentando decorrências, de acordo com as convenções do gênero notícia e considerando, progressivamente, a situação comunicativa e o tema/assunto do texto, de modo a adequar a sua produção ao formato requerido pelo gênero. | PR.EF04LP14. a.4.49 Identificar, em notícias, fatos, participantes, local e momento/tempo da ocorrência do fato noticiado, atribuindo sentido ao texto, a fim de articular o texto ao seu contexto de produção. |
ESCRITA COMPARTILHADA E AUTÔNOMA | Escrita colaborativa. |
Produção de notícia, adequando o texto ao formato e às especificidades requeridas pelo gênero. Produção de sentido, articulando texto e contexto de produção em notícias. Distinção entre fato e opinião. |
Gêneros discursivos com tipologia predominantemente narrativa. |
PR.EF04LP16. a.4.51 Produzir, com a mediação do professor, notícias sobre fatos ocorridos no universo escolar, digitais ou impressas, para o jornal da escola, noticiando os fatos e seus atores e comentando decorrências, de acordo com as convenções do gênero notícia e considerando, progressivamente, a situação comunicativa e o tema/assunto do texto, de modo a adequar a sua produção ao formato requerido pelo gênero. | PR.EF04LP15. a.4.50 Distinguir fatos de opiniões/sugestões em textos (informativos, jornalísticos, publicitários etc.), para que identifique nos textos lidos quais são os fatos e quais são as opiniões. |
Novamente priorizamos a produção escrita de notícia, pois para ter condições de produzir, o aluno necessita ser instrumentalizado e isso ocorrerá por meio da leitura, discussão e reflexão sobre a própria escrita (análise linguística/semiótica).
PRÁTICA DE LINGUAGEM | OBJETOS DO CONHECIMENTO | CONTEÚDOS | CONHECIMENTOS PRÉVIOS | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS |
ORALIDADE | Planejamento e produção de texto. |
Planejamento e apresentação de jornais radiofônicos ou televisivos e entrevistas veiculadas em rádio, TV e na internet. Expressão facial e corporal. |
Clareza e objetividade nas apresentações orais. | PR.EF04LP17. a.4.52 Apresentar, com a mediação do professor, jornais radiofônicos ou televisivos e entrevistas veiculadas em rádio, TV e na internet, orientando-se por roteiro ou texto e demonstrando conhecimento dos gêneros jornal falado/televisivo e entrevista, a fim de atender as especificidades dos gêneros da esfera midiática. | PR.EF04LP18. a.4.53 Analisar o padrão entonacional e a expressão facial e corporal de âncoras de jornais radiofônicos ou televisivos e de entrevistadores/entrevistados, de modo a considerar o contexto de produção e de circulação. |
PRÁTICA DE LINGUAGEM | OBJETOS DO CONHECIMENTO | CONTEÚDOS | CONHECIMENTOS PRÉVIOS | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS |
ESCRITA/PRODUÇÃO TEXTUAL | Escrita colaborativa. |
Produção de gêneros pertencentes ao campo da vida cotidiana. Leitura e compreensão de gêneros pertencentes Identificação do tema/assunto/finalidade de textos |
Gêneros cartas pessoais e diários. | PR.EF04LP11. a.4.57 Planejar e produzir, com a mediação do professor e progressivamente, com certa autonomia, cartas pessoais de reclamação, dentre outros gêneros do Campo da Vida Cotidiana, de acordo com as convenções do gênero carta e com a estrutura própria desses textos (problema, opinião, argumentos), considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto, a fim de adequar as suas produções as normas requeridas por esses gêneros. |
PR.EF04LP10. a.4.56 Ler e compreender, com certa autonomia, cartas pessoais de reclamação, dentre outros gêneros do Campo da Vida Cotidiana, de acordo com as convenções do gênero carta, de modo a considerar a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto e compreender as características próprias desses gêneros. |
ESCRITA/PRODUÇÃO TEXTUAL | Escrita colaborativa. |
Produção de gêneros pertencentes ao campo da vida cotidiana. Leitura e compreensão de gêneros pertencentes Identificação do tema/assunto/finalidade de textos |
Gêneros cartas pessoais e diários. | PR.EF04LP11. a.4.57 Planejar e produzir, com a mediação do professor e progressivamente, com certa autonomia, cartas pessoais de reclamação, dentre outros gêneros do Campo da Vida Cotidiana, de acordo com as convenções do gênero carta e com a estrutura própria desses textos (problema, opinião, argumentos), considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto, a fim de adequar as suas produções as normas requeridas por esses gêneros. |
PR.EF04LP09. a.4.55 Ler e compreender, com a mediação do professor e em colaboração com os colegas, boletos, faturas e carnês, dentre outros gêneros do Campo da Vida Cotidiana, de acordo com as convenções do gênero (campos, itens elencados, medidas de consumo, código de barras) e considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto, para que identifique os elementos principais que compõem esses gêneros. |
Ler e interpretar boletos e faturas.
PRÁTICA DE LINGUAGEM | OBJETOS DO CONHECIMENTO | CONTEÚDOS | CONHECIMENTOS PRÉVIOS | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS |
ORALIDADE | Produção de texto oral. |
Planejamento e produção de tutoriais em áudio ou vídeo. Produção de textos injuntivos adequando-os a |
Domínio da linguagem oral: sequência e clareza na exposição de ideias. | PR.EF04LP12. a.4.58 Assistir, em vídeo digital, a programa infantil com instruções de montagem, de jogos e brincadeiras e, a partir dele, planejar e produzir tutoriais em áudio ou vídeo, a fim de considerar a situacionalidade e a intencionalidade de cada produção. | PR.EF04LP13.a.4.59 Identificar, reproduzir e produzir, com a mediação do professor, em textos injuntivos instrucionais (instruções de jogos digitais ou impressos), a formatação própria desses textos (verbos imperativos, indicação de passos a serem seguidos) e formato específico dos textos orais ou escritos desses gêneros (lista/ apresentação de materiais e instruções/ passos de jogo) para que produza textos com a finalidade de instruir. |
PRÁTICA DE LINGUAGEM | OBJETOS DO CONHECIMENTO | CONTEÚDOS | CONHECIMENTOS PRÉVIOS | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS |
ESCRITA/PRODUÇÃO TEXTUAL | Escrita autônoma e compartilhada. |
Marcadores temporais e espaciais - advérbios de tempo e lugar. Discurso direto e indireto em narrativas ficcionais. Identificação em texto narrativo: cenário, personagem central, conflito gerador. |
Textos pertencentes a tipologia narrativa. | PR.EF35LP25. a.4.69 Criar narrativas ficcionais, com certa autonomia, utilizando detalhes descritivos, sequências de eventos e imagens apropriadas para sustentar o sentido do texto, e marcadores de tempo, espaço e de fala de personagens, a fim de compreender, gradativamente, os elementos característicos da narrativa. | PR.EF35LP26. a.4.70 Ler, compreender e produzir, com a mediação do professor e progressivamente com autonomia, narrativas ficcionais que apresentem cenários e personagens, a fim de observar gradativamente os elementos da estrutura narrativa: enredo, tempo, espaço, personagens, narrador e a construção do discurso indireto e discurso direto. |
ESCRITA/PRODUÇÃO TEXTUAL | Escrita autônoma e compartilhada. |
Marcadores temporais e espaciais - advérbios de tempo e lugar. Discurso direto e indireto em narrativas ficcionais. Identificação em texto narrativo: cenário, personagem central, conflito gerador. |
Textos pertencentes a tipologia narrativa. | PR.EF35LP25. a.4.69 Criar narrativas ficcionais, com certa autonomia, utilizando detalhes descritivos, sequências de eventos e imagens apropriadas para sustentar o sentido do texto, e marcadores de tempo, espaço e de fala de personagens, a fim de compreender, gradativamente, os elementos característicos da narrativa. | PR.EF35LP29. a.4.73 Identificar, em narrativas, cenário, personagem central, conflito gerador, resolução e o ponto de vista com base no qual histórias são narradas, diferenciando narrativas em primeira e terceira pessoas, com a mediação do professor, a fim de gradativamente compreender as formas de composição de narrativas. |
ESCRITA/PRODUÇÃO TEXTUAL | Escrita autônoma e compartilhada. |
Marcadores temporais e espaciais - advérbios de tempo e lugar. Discurso direto e indireto em narrativas ficcionais. Identificação em texto narrativo: cenário, personagem central, conflito gerador. |
Textos pertencentes a tipologia narrativa. | PR.EF35LP25. a.4.69 Criar narrativas ficcionais, com certa autonomia, utilizando detalhes descritivos, sequências de eventos e imagens apropriadas para sustentar o sentido do texto, e marcadores de tempo, espaço e de fala de personagens, a fim de compreender, gradativamente, os elementos característicos da narrativa. | PR.EF35LP30. a.4.74 Identificar, diferenciando-os, com a mediação do professor, discurso indireto e discurso direto, determinando o efeito de sentido de verbos de enunciação e explicando o uso de variedades linguísticas no discurso direto, quando for o caso, a fim de compreender o discurso direto e indireto. |
ESCRITA/PRODUÇÃO TEXTUAL | Escrita autônoma e compartilhada. |
Marcadores temporais e espaciais - advérbios de tempo e lugar. Discurso direto e indireto em narrativas ficcionais. Identificação em texto narrativo: cenário, personagem central, conflito gerador. |
Textos pertencentes a tipologia narrativa. | PR.EF35LP25. a.4.69 Criar narrativas ficcionais, com certa autonomia, utilizando detalhes descritivos, sequências de eventos e imagens apropriadas para sustentar o sentido do texto, e marcadores de tempo, espaço e de fala de personagens, a fim de compreender, gradativamente, os elementos característicos da narrativa. | PR.EF15LP16. a.4.61 Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a mediação do professor e, gradativamente, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração etc.) e crônicas, de modo a ampliar e diversificar sua capacidade leitora, cognitiva e a análise textual. |
ESCRITA/PRODUÇÃO TEXTUAL | Escrita autônoma e compartilhada. |
Marcadores temporais e espaciais - advérbios de tempo e lugar. Discurso direto e indireto em narrativas ficcionais. Identificação em texto narrativo: cenário, personagem central, conflito gerador. |
Textos pertencentes a tipologia narrativa. | PR.EF35LP25. a.4.69 Criar narrativas ficcionais, com certa autonomia, utilizando detalhes descritivos, sequências de eventos e imagens apropriadas para sustentar o sentido do texto, e marcadores de tempo, espaço e de fala de personagens, a fim de compreender, gradativamente, os elementos característicos da narrativa. | PR.EF15LP19. a.4.64 Recontar oralmente, com e sem apoio de imagem, textos literários lidos pelo professor, a fim de empregar os elementos da narrativa (tema, personagens, espaço, enredo, marcas linguísticas próprias da narrativa). |
PRÁTICA DE LINGUAGEM | OBJETOS DO CONHECIMENTO | CONTEÚDOS | CONHECIMENTOS PRÉVIOS | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS |
ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA | Forma de composição de textos poéticos. | Emprego de recursos rítmicos e sonoros e metáforas em textos poéticos. |
Rimas, assonância, aliteração. Características composicionais do poema. |
PR.EF35LP31. a.4.75 Identificar, em textos versificados, efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos rítmicos e sonoros e de metáforas, a fim de aplicar, progressivamente, esses recursos na leitura e na escrita de textos versificados. | PR.EF15LP17. a.4.62 Apreciar e identificar poemas visuais e concretos, observando efeitos de sentido criados pelo formato do texto na página, distribuição e diagramação das letras, pelas ilustrações e por outros efeitos visuais, a fim de compreender, gradativamente, as formas de representação desses textos. |
ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA | Forma de composição de textos poéticos. | Emprego de recursos rítmicos e sonoros e metáforas em textos poéticos. |
Rimas, assonância, aliteração. Características composicionais do poema. |
PR.EF35LP31. a.4.75 Identificar, em textos versificados, efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos rítmicos e sonoros e de metáforas, a fim de aplicar, progressivamente, esses recursos na leitura e na escrita de textos versificados. | PR.EF35LP23.a.4.67 Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, aliterações e diferentes modos de divisão dos versos, estrofes e refrões e seu efeito de sentido, a fim de identificar as características desses gêneros discursivos. |