SUMÁRIO

Língua Portuguesa - 4º ano

Todos os campos de atuação
PRÁTICA DE LINGUAGEM OBJETOS DO CONHECIMENTO CONTEÚDOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS
LEITURA/ESCUTA

Estratégia de leitura: inferência.

Atribuir significados que extrapolem o texto lido.

Inferência de informações implícitas.

Leitura de implícitos.

Localização de informações explícitas.

Localização de informações explícitas. PR.EF35LP04. a.4.17 Inferir informações, com a mediação do professor, implícitas nos textos lidos, para que atribua significados que extrapolem o texto lido. PR.EF35LP05.a.4.18 Inferir, com a mediação do professor, o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto, de modo a aprimorar, progressivamente, essa capacidade de atribuir sentidos significativos fazendo o uso de conhecimentos prévios.
LEITURA/ESCUTA

Estratégia de leitura: inferência.

Atribuir significados que extrapolem o texto lido.

Inferência de informações implícitas.

Leitura de implícitos.

Localização de informações explícitas.

Localização de informações explícitas. PR.EF35LP04. a.4.17 Inferir informações, com a mediação do professor, implícitas nos textos lidos, para que atribua significados que extrapolem o texto lido.

PR.EF15LP03. a.4.03 Localizar informações explícitas em diferentes gêneros discursivos, como requisito básico para a compreensão leitora.

LEITURA/ESCUTA

Estratégia de leitura: inferência.

Atribuir significados que extrapolem o texto lido.

Inferência de informações implícitas.

Leitura de implícitos.

Localização de informações explícitas.

Localização de informações explícitas. PR.EF35LP04. a.4.17 Inferir informações, com a mediação do professor, implícitas nos textos lidos, para que atribua significados que extrapolem o texto lido. PR.EF35LP03. a.4.16 Identificar, com a mediação do professor, a ideia central do texto, demonstrando compreensão global, a fim de desenvolver a capacidade de realizar inferências, de localização e de seleção de informações relevantes.
LEITURA/ESCUTA

Estratégia de leitura: inferência.

Atribuir significados que extrapolem o texto lido.

Inferência de informações implícitas.

Leitura de implícitos.

Localização de informações explícitas.

Localização de informações explícitas. PR.EF35LP04. a.4.17 Inferir informações, com a mediação do professor, implícitas nos textos lidos, para que atribua significados que extrapolem o texto lido. PR.EF15LP11.a.4.11 Identificar características da conversação espontânea presencial, respeitando os turnos de fala, selecionando e utilizando, durante a as situações de fala, formas de tratamento adequadas, de acordo com a situação e a posição do interlocutor, de forma a melhor interagir na vida social e escolar.
Expectativa de fluência: Realizar a leitura de diversos gêneros discursivos, sendo capaz de compreender e interpretar as informações apresentadas, localizando as informações explícitas e implícitas.
Comentário: Ao longo do Ensino Fundamental Anos Iniciais, é necessário avançar em relação à compreensão leitora. Para tanto, é fundamental trabalhar com as estratégias de leitura, visando: a decodificação, a compreensão, a interpretação e a retenção, a fim de que, ao chegar no 5º ano, o aluno demonstre maior proficiência leitora. Lembrando que inferir o sentido de uma palavra ou expressão, localizar informações explícitas e implícitas em textos são conteúdos que fazem parte dos descritores da prova do SAEB.

 

 

Todos os campos de atuação
PRÁTICA DE LINGUAGEM OBJETOS DO CONHECIMENTO CONTEÚDOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS
ESCRITA COMPARTILHADA E AUTÔNOMA Construção do sistema alfabético/Convenções da
escrita.

Produção de texto: ortografia, concordância verbal, nominal e pontuação.

Relações anafóricas na referenciação e na construção da coesão e da coerência.

Organização textual: progressão temática e paragrafação.

Reconhecimento das diferentes variedades linguísticas.

Acentuação em palavras paroxítonas.

Pontuação.

Concordância verbal e nominal.

Concordância entre artigo, substantivo e adjetivo.

Domínio das relações entre grafemas e fonemas.

Conhecimento sobre alguns aspectos da ortografia do Português do Brasil.

PR.EF35LP07. a.4.20 Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso, com gradativo domínio das convenções da escrita. PR.EF35LP08. a.4.21 Utilizar ao produzir um texto, recursos de referenciação (por substituição lexical ou por pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos), vocabulário apropriado ao gênero, recursos de coesão pronominal (pronomes anafóricos) e articuladores de relações de sentido (tempo, causa, oposição, conclusão, comparação, finalidade), com nível suficiente de informatividade, a fim de manter a coerência em suas produções textuais, evitando redundâncias.
ESCRITA COMPARTILHADA E AUTÔNOMA Construção do sistema alfabético/Convenções da
escrita.

Produção de texto: ortografia, concordância verbal, nominal e pontuação.

Relações anafóricas na referenciação e na construção da coesão e da coerência.

Organização textual: progressão temática e paragrafação.

Reconhecimento das diferentes variedades linguísticas.

Acentuação em palavras paroxítonas.

Pontuação.

Concordância verbal e nominal.

Concordância entre artigo, substantivo e adjetivo.

Domínio das relações entre grafemas e fonemas.

Conhecimento sobre alguns aspectos da ortografia do Português do Brasil.

PR.EF35LP07. a.4.20 Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso, com gradativo domínio das convenções da escrita. PR.EF35LP09. a.4.22 Organizar, com a mediação do professor, o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos segundo as normas gráficas e de acordo com as características do gênero discursivo, para que progressivamente utilize a estrutura composicional adequada ao gênero.
ESCRITA COMPARTILHADA E AUTÔNOMA Construção do sistema alfabético/Convenções da
escrita.

Produção de texto: ortografia, concordância verbal, nominal e pontuação.

Relações anafóricas na referenciação e na construção da coesão e da coerência.

Organização textual: progressão temática e paragrafação.

Reconhecimento das diferentes variedades linguísticas.

Acentuação em palavras paroxítonas.

Pontuação.

Concordância verbal e nominal.

Concordância entre artigo, substantivo e adjetivo.

Domínio das relações entre grafemas e fonemas.

Conhecimento sobre alguns aspectos da ortografia do Português do Brasil.

PR.EF35LP07. a.4.20 Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso, com gradativo domínio das convenções da escrita. PR.EF35LP11.a.4.24 Reconhecer diferentes variedades linguísticas em canções, textos falados em diferentes variedades linguísticas (que se modificam principalmente por fatores históricos e culturais), identificando características regionais, urbanas e rurais da fala e respeitando as diversas variedades linguísticas como características do uso da língua por diferentes grupos regionais ou diferentes culturas locais, rejeitando preconceitos linguísticos, a fim de promover convívio respeitoso com a diversidade linguística.
ESCRITA COMPARTILHADA E AUTÔNOMA Construção do sistema alfabético/Convenções da
escrita.

Produção de texto: ortografia, concordância verbal, nominal e pontuação.

Relações anafóricas na referenciação e na construção da coesão e da coerência.

Organização textual: progressão temática e paragrafação.

Reconhecimento das diferentes variedades linguísticas.

Acentuação em palavras paroxítonas.

Pontuação.

Concordância verbal e nominal.

Concordância entre artigo, substantivo e adjetivo.

Domínio das relações entre grafemas e fonemas.

Conhecimento sobre alguns aspectos da ortografia do Português do Brasil.

PR.EF35LP07. a.4.20 Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso, com gradativo domínio das convenções da escrita. PR.EF35LP14. a.4.27 Identificar em textos e usar, gradativamente, na produção textual, pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos, como recurso coesivo anafórico e, progressivamente, ampliar seu uso nas produções, a fim de evitar repetição de palavras na produção.
ESCRITA COMPARTILHADA E AUTÔNOMA Construção do sistema alfabético/Convenções da
escrita.

Produção de texto: ortografia, concordância verbal, nominal e pontuação.

Relações anafóricas na referenciação e na construção da coesão e da coerência.

Organização textual: progressão temática e paragrafação.

Reconhecimento das diferentes variedades linguísticas.

Acentuação em palavras paroxítonas.

Pontuação.

Concordância verbal e nominal.

Concordância entre artigo, substantivo e adjetivo.

Domínio das relações entre grafemas e fonemas.

Conhecimento sobre alguns aspectos da ortografia do Português do Brasil.

PR.EF35LP07. a.4.20 Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso, com gradativo domínio das convenções da escrita. PR.EF35LP10.a.4.23 Identificar e interpretar gêneros do discurso oral, utilizados em diferentes situações e contextos comunicativos, e suas características linguístico-expressivas e composicionais (conversação espontânea, conversação telefônica, entrevistas pessoais, entrevistas no rádio ou na TV, debate, noticiário de rádio e TV, narração de jogos esportivos no rádio e TV, aula, debate etc.), a fim de adequar o discurso de acordo com o interlocutor e a com a situação comunicativa.
ESCRITA COMPARTILHADA E AUTÔNOMA Construção do sistema alfabético/Convenções da
escrita.

Produção de texto: ortografia, concordância verbal, nominal e pontuação.

Relações anafóricas na referenciação e na construção da coesão e da coerência.

Organização textual: progressão temática e paragrafação.

Reconhecimento das diferentes variedades linguísticas.

Acentuação em palavras paroxítonas.

Pontuação.

Concordância verbal e nominal.

Concordância entre artigo, substantivo e adjetivo.

Domínio das relações entre grafemas e fonemas.

Conhecimento sobre alguns aspectos da ortografia do Português do Brasil.

PR.EF35LP07. a.4.20 Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso, com gradativo domínio das convenções da escrita. PR.EF15LP12.a.4.12 Atribuir significado a aspectos não linguísticos (paralinguísticos) observados na fala, como direção do olhar, riso, gestos, movimentos da cabeça (de concordância ou discordância), expressão corporal, facial, tom de voz, a fim de compreender que esses elementos colaboram com a produção de sentido do texto oral.
ESCRITA COMPARTILHADA E AUTÔNOMA Construção do sistema alfabético/Convenções da
escrita.

Produção de texto: ortografia, concordância verbal, nominal e pontuação.

Relações anafóricas na referenciação e na construção da coesão e da coerência.

Organização textual: progressão temática e paragrafação.

Reconhecimento das diferentes variedades linguísticas.

Acentuação em palavras paroxítonas.

Pontuação.

Concordância verbal e nominal.

Concordância entre artigo, substantivo e adjetivo.

Domínio das relações entre grafemas e fonemas.

Conhecimento sobre alguns aspectos da ortografia do Português do Brasil.

PR.EF35LP07. a.4.20 Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso, com gradativo domínio das convenções da escrita. PR.EF04LP04. a.4.31 Usar acento gráfico (agudo ou circunflexo) em paroxítonas terminadas em -i(s), -l, -r, -ão(s), a fim de apropriar-se gradativamente das regras de acentuação e aprimorar a sua linguagem escrita.
ESCRITA COMPARTILHADA E AUTÔNOMA Construção do sistema alfabético/Convenções da
escrita.

Produção de texto: ortografia, concordância verbal, nominal e pontuação.

Relações anafóricas na referenciação e na construção da coesão e da coerência.

Organização textual: progressão temática e paragrafação.

Reconhecimento das diferentes variedades linguísticas.

Acentuação em palavras paroxítonas.

Pontuação.

Concordância verbal e nominal.

Concordância entre artigo, substantivo e adjetivo.

Domínio das relações entre grafemas e fonemas.

Conhecimento sobre alguns aspectos da ortografia do Português do Brasil.

PR.EF35LP07. a.4.20 Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso, com gradativo domínio das convenções da escrita. PR.EF04LP05. a.4.32 Identificar a função na leitura e usar, adequadamente, na escrita ponto final, de interrogação, de exclamação, dois-pontos, ponto e vírgula, aspas, reticências e travessão em diálogos (discurso direto), vírgula em enumerações e em separação de vocativo e de aposto, com o objetivo de aperfeiçoar progressivamente a compreensão e o uso da pontuação em suas produções.
ESCRITA COMPARTILHADA E AUTÔNOMA Construção do sistema alfabético/Convenções da
escrita.

Produção de texto: ortografia, concordância verbal, nominal e pontuação.

Relações anafóricas na referenciação e na construção da coesão e da coerência.

Organização textual: progressão temática e paragrafação.

Reconhecimento das diferentes variedades linguísticas.

Acentuação em palavras paroxítonas.

Pontuação.

Concordância verbal e nominal.

Concordância entre artigo, substantivo e adjetivo.

Domínio das relações entre grafemas e fonemas.

Conhecimento sobre alguns aspectos da ortografia do Português do Brasil.

PR.EF35LP07. a.4.20 Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso, com gradativo domínio das convenções da escrita. PR.EF04LP06. a.4.33 Identificar em textos e usar na produção textual a concordância entre substantivo ou pronome pessoal e verbo (concordância verbal), para que em suas produções faça as devidas concordâncias verbais e nominais.
ESCRITA COMPARTILHADA E AUTÔNOMA Construção do sistema alfabético/Convenções da
escrita.

Produção de texto: ortografia, concordância verbal, nominal e pontuação.

Relações anafóricas na referenciação e na construção da coesão e da coerência.

Organização textual: progressão temática e paragrafação.

Reconhecimento das diferentes variedades linguísticas.

Acentuação em palavras paroxítonas.

Pontuação.

Concordância verbal e nominal.

Concordância entre artigo, substantivo e adjetivo.

Domínio das relações entre grafemas e fonemas.

Conhecimento sobre alguns aspectos da ortografia do Português do Brasil.

PR.EF35LP07. a.4.20 Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso, com gradativo domínio das convenções da escrita. PR.EF04LP07. a.4.34 Identificar em textos lidos e usar na produção textual a concordância entre artigo, substantivo e adjetivo (concordância no grupo nominal), a fim de que progressivamente produza com maior adequação da concordância nominal.
Expectativa de fluência: Produzir textos com clareza, coesão e coerência, fazendo uso dos recursos linguísticos adequados à situação comunicativa.
Comentário: Como é possível observar nesse item estão concentrados os conteúdos gramaticais e de ortografização. Contudo, precisamos ter a clareza de que eles não podem ser trabalhados isoladamente. Optamos por deixá-los organizados nesse bloco, em todos os campos de atuação, para que não precisássemos repeti-los nos demais campos. Dessa forma, ao selecionar o gênero que será explorado, o professor deverá, obrigatoriamente, selecionar aqui nesse campo os conteúdos que poderá relacionar e complementar o trabalho com o texto.

 

 

Campo das práticas de estudo e pesquisa
PRÁTICA DE LINGUAGEM OBJETOS DO CONHECIMENTO CONTEÚDOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS
ESCRITA

Produção de textos.

Relação tema/título/texto.

Planejamento e produção de textos a partir de
pesquisas.

Leitura e compreensão de textos de divulgação
científica.

Identificação e reprodução de tabelas, diagramas
e gráficos.

Gráficos e tabelas. PR.EF04LP21. a.4.42 Planejar e produzir, com a mediação do professor e progressivamente de forma autônoma, textos sobre temas de interesse, com base em resultados de observações e pesquisas em fontes de informações impressas ou eletrônicas, incluindo, quando pertinente, imagens e gráficos ou tabelas simples, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto, a fim de planejar e produzir textos mantendo os princípios da situacionalidade e da intencionalidade. PR.EF04LP19. a.4.40 Ler e compreender textos expositivos de divulgação científica para crianças, considerando a situação comunicativa
e o tema/assunto do texto, de modo a compreender as características desses gêneros.
ESCRITA

Produção de textos.

Relação tema/título/texto.

Planejamento e produção de textos a partir de
pesquisas.

Leitura e compreensão de textos de divulgação
científica.

Identificação e reprodução de tabelas, diagramas
e gráficos.

Gráficos e tabelas. PR.EF04LP21. a.4.42 Planejar e produzir, com a mediação do professor e progressivamente de forma autônoma, textos sobre temas de interesse, com base em resultados de observações e pesquisas em fontes de informações impressas ou eletrônicas, incluindo, quando pertinente, imagens e gráficos ou tabelas simples, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto, a fim de planejar e produzir textos mantendo os princípios da situacionalidade e da intencionalidade. PR.EF04LP20. a.4.41 Reconhecer a função de gráficos, diagramas e tabelas em textos, como forma de apresentação de dados e informações, a fim de interpretar os dados apresentados nesse gênero.
ESCRITA

Produção de textos.

Relação tema/título/texto.

Planejamento e produção de textos a partir de
pesquisas.

Leitura e compreensão de textos de divulgação
científica.

Identificação e reprodução de tabelas, diagramas
e gráficos.

Gráficos e tabelas. PR.EF04LP21. a.4.42 Planejar e produzir, com a mediação do professor e progressivamente de forma autônoma, textos sobre temas de interesse, com base em resultados de observações e pesquisas em fontes de informações impressas ou eletrônicas, incluindo, quando pertinente, imagens e gráficos ou tabelas simples, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto, a fim de planejar e produzir textos mantendo os princípios da situacionalidade e da intencionalidade. PR.EF35LP20. a.4.39 Expor trabalhos ou pesquisas escolares, em sala de aula e em outros espaços
escolares, com apoio de recursos multissemióticos (imagens, diagrama, tabelas etc.), orientando-se por roteiro escrito, planejando o tempo de fala, de modo a adequar, progressivamente, a linguagem à situação comunicativa, sob a mediação do professor.
ESCRITA

Produção de textos.

Relação tema/título/texto.

Planejamento e produção de textos a partir de
pesquisas.

Leitura e compreensão de textos de divulgação
científica.

Identificação e reprodução de tabelas, diagramas
e gráficos.

Gráficos e tabelas. PR.EF04LP21. a.4.42 Planejar e produzir, com a mediação do professor e progressivamente de forma autônoma, textos sobre temas de interesse, com base em resultados de observações e pesquisas em fontes de informações impressas ou eletrônicas, incluindo, quando pertinente, imagens e gráficos ou tabelas simples, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto, a fim de planejar e produzir textos mantendo os princípios da situacionalidade e da intencionalidade. PR.EF35LP18. a.4.37  Escutar, com atenção, apresentações de trabalhos realizadas por colegas,
formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário, a fim de compreender e respeitar os turnos de fala e a opinião dos demais colegas, além de ampliar
conhecimentos.
ESCRITA

Produção de textos.

Relação tema/título/texto.

Planejamento e produção de textos a partir de
pesquisas.

Leitura e compreensão de textos de divulgação
científica.

Identificação e reprodução de tabelas, diagramas
e gráficos.

Gráficos e tabelas. PR.EF04LP21. a.4.42 Planejar e produzir, com a mediação do professor e progressivamente de forma autônoma, textos sobre temas de interesse, com base em resultados de observações e pesquisas em fontes de informações impressas ou eletrônicas, incluindo, quando pertinente, imagens e gráficos ou tabelas simples, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto, a fim de planejar e produzir textos mantendo os princípios da situacionalidade e da intencionalidade. PR.EF04LP24. a.4.45 Identificar e reproduzir, com a mediação do professor, em seu formato, tabelas,
diagramas e gráficos em relatórios de observação e pesquisa, como forma de apresentação de dados e informações.
Expectativa de fluência: Ler, interpretar e produzir com autonomia gráficos e tabelas.
Comentário: No campo das práticas de estudo e pesquisa elegemos como objetivo focal a produção de textos voltados a esse campo, tais como tabelas e gráficos. Essa escolha não é aleatória, visto que para chegar até uma produção escrita e uma possível apresentação dos dados oralmente, o aluno deverá realizar leituras e pesquisas que são contemplados nos objetivos elencados como complementares. Cabe destacar que a produção de gráficos e tabelas podem ser trabalhadas de forma interdisciplinar com a Matemática, a Ciências, a História ou a Geografia. No terceiro ano está previsto o trabalho com esses dois gêneros. Contudo, espera-se que no quarto ano os gráficos e tabelas apresentem um grau maior de complexidade.

 

 

Campo da vida pública
PRÁTICA DE LINGUAGEM OBJETOS DO CONHECIMENTO CONTEÚDOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS
ESCRITA COMPARTILHADA E AUTÔNOMA Escrita colaborativa.

Produção de notícia, adequando o texto ao formato e às especificidades requeridas pelo gênero.

Produção de sentido, articulando texto e contexto de produção em notícias.

Distinção entre fato e opinião.

Gêneros discursivos com tipologia predominantemente narrativa.

PR.EF04LP16. a.4.51 Produzir, com a mediação do professor, notícias sobre fatos ocorridos no universo escolar, digitais ou impressas, para o jornal da escola, noticiando os fatos e seus atores e comentando decorrências, de acordo com as convenções do gênero notícia e considerando, progressivamente, a situação comunicativa e o tema/assunto do texto, de modo a adequar a sua produção ao formato requerido pelo gênero. PR.EF35LP16.a.4.48 Identificar e reproduzir, coletiva e individualmente, em notícias, manchetes, lides e corpo de notícias simples para público infantil e cartas de reclamação (revista infantil), digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive em suas versões orais, de modo a identificar as especificidades da linguagem requerida nesses gêneros.
ESCRITA COMPARTILHADA E AUTÔNOMA Escrita colaborativa.

Produção de notícia, adequando o texto ao formato e às especificidades requeridas pelo gênero.

Produção de sentido, articulando texto e contexto de produção em notícias.

Distinção entre fato e opinião.

Gêneros discursivos com tipologia predominantemente narrativa.

PR.EF04LP16. a.4.51 Produzir, com a mediação do professor, notícias sobre fatos ocorridos no universo escolar, digitais ou impressas, para o jornal da escola, noticiando os fatos e seus atores e comentando decorrências, de acordo com as convenções do gênero notícia e considerando, progressivamente, a situação comunicativa e o tema/assunto do texto, de modo a adequar a sua produção ao formato requerido pelo gênero. PR.EF04LP14. a.4.49 Identificar, em notícias, fatos, participantes, local e momento/tempo da ocorrência do fato noticiado, atribuindo sentido ao texto, a fim de articular o texto ao seu contexto de produção.
ESCRITA COMPARTILHADA E AUTÔNOMA Escrita colaborativa.

Produção de notícia, adequando o texto ao formato e às especificidades requeridas pelo gênero.

Produção de sentido, articulando texto e contexto de produção em notícias.

Distinção entre fato e opinião.

Gêneros discursivos com tipologia predominantemente narrativa.

PR.EF04LP16. a.4.51 Produzir, com a mediação do professor, notícias sobre fatos ocorridos no universo escolar, digitais ou impressas, para o jornal da escola, noticiando os fatos e seus atores e comentando decorrências, de acordo com as convenções do gênero notícia e considerando, progressivamente, a situação comunicativa e o tema/assunto do texto, de modo a adequar a sua produção ao formato requerido pelo gênero. PR.EF04LP15. a.4.50 Distinguir fatos de opiniões/sugestões em textos (informativos, jornalísticos, publicitários etc.), para que identifique nos textos lidos quais são os fatos e quais são as opiniões.
Expectativa de fluência: Ler, compreender e produzir notícias de fatos do dia a dia da escola ou da comunidade escolar.
Comentário:  É importante observar que ao trabalhar com a notícia, que faz parte do campo da vida pública, nós temos um objetivo de aprendizagem relacionado a um descritor do SAEB que é o de distinguir um fato de uma opinião. Essa é uma habilidade que requer muita leitura e interpretação coletiva para que o aluno possa, no decorrer do processo de escolarização, realizar essa atividade com autonomia.
Novamente priorizamos a produção escrita de notícia, pois para ter condições de produzir, o aluno necessita ser instrumentalizado e isso ocorrerá por meio da leitura, discussão e reflexão sobre a própria escrita (análise linguística/semiótica).

 

 

Campo da vida pública
PRÁTICA DE LINGUAGEM OBJETOS DO CONHECIMENTO CONTEÚDOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS
ORALIDADE Planejamento e produção de texto.

Planejamento e apresentação de jornais radiofônicos ou televisivos e entrevistas veiculadas em rádio, TV e na internet.

Expressão facial e corporal.

Clareza e objetividade nas apresentações orais. PR.EF04LP17. a.4.52 Apresentar, com a mediação do professor, jornais radiofônicos ou televisivos e entrevistas veiculadas em rádio, TV e na internet, orientando-se por roteiro ou texto e demonstrando conhecimento dos gêneros jornal falado/televisivo e entrevista, a fim de atender as especificidades dos gêneros da esfera midiática. PR.EF04LP18. a.4.53  Analisar o padrão entonacional e a expressão facial e corporal de âncoras de jornais radiofônicos ou televisivos e de entrevistadores/entrevistados, de modo a
considerar o contexto de produção e de circulação.
Expectativa de fluência: Adequação do discurso a situações formais de fala.
Comentário: Uma das questões relevantes trazidas pela BNCC é o olhar para a prática da oralidade. Atividades como apresentação de jornais ou realização de entrevistas é muito importante para que os alunos percebam a diferença entre o uso da fala de modo formal e informal, além de refletirem sobre as diferentes situações de fazer uso da produção oral.

 

 

Campo da vida cotidiana
PRÁTICA DE LINGUAGEM OBJETOS DO CONHECIMENTO CONTEÚDOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS
ESCRITA/PRODUÇÃO TEXTUAL Escrita colaborativa.

Produção de gêneros pertencentes ao campo da vida cotidiana.

Leitura e compreensão de gêneros pertencentes
ao campo da vida cotidiana (boletos, faturas e carnês).

Identificação do tema/assunto/finalidade de textos
em gêneros da vida cotidiana: cartas de reclamação.

Gêneros cartas pessoais e diários. PR.EF04LP11. a.4.57 Planejar e produzir, com a mediação do professor e progressivamente, com certa autonomia, cartas pessoais de reclamação, dentre outros gêneros do Campo da Vida Cotidiana, de acordo com as convenções do gênero carta e com a estrutura própria desses textos (problema,
opinião, argumentos), considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto, a fim de adequar as suas produções as normas requeridas por esses gêneros.
PR.EF04LP10. a.4.56 Ler e compreender, com certa autonomia, cartas pessoais de reclamação, dentre outros gêneros do Campo da Vida Cotidiana, de acordo com as convenções do gênero carta, de modo a considerar a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto e compreender as características próprias desses gêneros.
ESCRITA/PRODUÇÃO TEXTUAL Escrita colaborativa.

Produção de gêneros pertencentes ao campo da vida cotidiana.

Leitura e compreensão de gêneros pertencentes
ao campo da vida cotidiana (boletos, faturas e carnês).

Identificação do tema/assunto/finalidade de textos
em gêneros da vida cotidiana: cartas de reclamação.

Gêneros cartas pessoais e diários. PR.EF04LP11. a.4.57 Planejar e produzir, com a mediação do professor e progressivamente, com certa autonomia, cartas pessoais de reclamação, dentre outros gêneros do Campo da Vida Cotidiana, de acordo com as convenções do gênero carta e com a estrutura própria desses textos (problema,
opinião, argumentos), considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto, a fim de adequar as suas produções as normas requeridas por esses gêneros.
PR.EF04LP09. a.4.55 Ler e compreender, com a mediação do professor e em colaboração com os colegas, boletos, faturas e carnês, dentre outros gêneros do Campo da Vida Cotidiana, de acordo com as convenções do gênero (campos, itens elencados, medidas de consumo, código de barras) e considerando a situação  comunicativa e a finalidade do texto, para que identifique os elementos principais que compõem esses gêneros.
Expectativa de fluência: Produzir cartas de reclamações.
                                       Ler e interpretar boletos e faturas.
Comentário: Para o quarto ano considera-se que a produção de cartas de reclamação é possível e viável, pois o professor pode trazer para a sala de aula ou levar os estudantes ao laboratório de informática para pesquisar exemplos desse gênero. Os gêneros boletos e faturas devem ser utilizados apenas para a leitura e interpretação, pois, não são adequados à produção.

 

 

Campo da vida cotidiana
PRÁTICA DE LINGUAGEM OBJETOS DO CONHECIMENTO CONTEÚDOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS
ORALIDADE Produção de texto oral.

Planejamento e produção de tutoriais em áudio ou vídeo.

Produção de textos injuntivos adequando-os a
estrutura e ao estilo do gênero.

Domínio da linguagem oral: sequência e clareza na exposição de ideias. PR.EF04LP12. a.4.58 Assistir, em vídeo digital, a programa infantil com instruções de montagem, de jogos e brincadeiras e, a partir dele, planejar e produzir tutoriais em áudio ou vídeo, a fim de considerar a situacionalidade e a intencionalidade de cada produção. PR.EF04LP13.a.4.59 Identificar, reproduzir e produzir, com a mediação do professor, em textos injuntivos instrucionais (instruções de jogos digitais ou impressos), a formatação própria desses textos (verbos imperativos, indicação de passos a serem seguidos) e formato específico dos textos orais ou escritos desses gêneros (lista/ apresentação de materiais e instruções/
passos de jogo) para que produza textos com a finalidade de instruir.
Expectativa de fluência: Espera-se que os alunos produzam pequenos vídeos sobre tutoriais de jogos ou brincadeiras.
Comentário: O uso das tecnologias digitais da comunicação e da informação (TDIC) estão previstas nas competências gerais da BNCC, bem como fazem parte das competências específicas de todos os componentes curriculares. Na Língua Portuguesa a produção de vídeos curtos podem ser um meio de atingir esse objetivo focal, que só será possível se houver todo um trabalho de exploração da oralidade em sala de aula, assim como com as questões da língua, ou seja, o estudo gramatical só tem sentido se servir para melhorar a capacidade de comunicação e expressão dos alunos seja de forma oral ou escrita.

 

 

Campo artístico-literário
PRÁTICA DE LINGUAGEM OBJETOS DO CONHECIMENTO CONTEÚDOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS
ESCRITA/PRODUÇÃO TEXTUAL Escrita autônoma e compartilhada.

Marcadores temporais e espaciais - advérbios de tempo e lugar.

Discurso direto e indireto em narrativas ficcionais.

Identificação em texto narrativo: cenário, personagem central, conflito gerador.

Textos pertencentes a tipologia narrativa. PR.EF35LP25. a.4.69 Criar narrativas ficcionais, com certa autonomia, utilizando detalhes descritivos, sequências de eventos e imagens apropriadas para sustentar o  sentido do texto, e marcadores de tempo, espaço e de fala de personagens, a fim de compreender, gradativamente, os elementos característicos da narrativa. PR.EF35LP26. a.4.70 Ler, compreender e produzir, com a mediação do professor e progressivamente com autonomia, narrativas ficcionais que apresentem cenários e personagens, a fim de observar gradativamente os elementos da estrutura narrativa: enredo, tempo, espaço, personagens, narrador e a construção do discurso indireto e discurso direto.
ESCRITA/PRODUÇÃO TEXTUAL Escrita autônoma e compartilhada.

Marcadores temporais e espaciais - advérbios de tempo e lugar.

Discurso direto e indireto em narrativas ficcionais.

Identificação em texto narrativo: cenário, personagem central, conflito gerador.

Textos pertencentes a tipologia narrativa. PR.EF35LP25. a.4.69 Criar narrativas ficcionais, com certa autonomia, utilizando detalhes descritivos, sequências de eventos e imagens apropriadas para sustentar o  sentido do texto, e marcadores de tempo, espaço e de fala de personagens, a fim de compreender, gradativamente, os elementos característicos da narrativa. PR.EF35LP29. a.4.73 Identificar, em narrativas, cenário, personagem central, conflito gerador, resolução e o ponto de vista com base no qual histórias são narradas, diferenciando narrativas em primeira e terceira pessoas, com a mediação do professor, a fim de gradativamente compreender as formas de composição de narrativas.
ESCRITA/PRODUÇÃO TEXTUAL Escrita autônoma e compartilhada.

Marcadores temporais e espaciais - advérbios de tempo e lugar.

Discurso direto e indireto em narrativas ficcionais.

Identificação em texto narrativo: cenário, personagem central, conflito gerador.

Textos pertencentes a tipologia narrativa. PR.EF35LP25. a.4.69 Criar narrativas ficcionais, com certa autonomia, utilizando detalhes descritivos, sequências de eventos e imagens apropriadas para sustentar o  sentido do texto, e marcadores de tempo, espaço e de fala de personagens, a fim de compreender, gradativamente, os elementos característicos da narrativa. PR.EF35LP30. a.4.74 Identificar, diferenciando-os, com a mediação do professor, discurso indireto e discurso direto, determinando o efeito de sentido de verbos de enunciação e explicando o uso de variedades linguísticas no discurso direto, quando for o caso, a fim de compreender o discurso direto e indireto.
ESCRITA/PRODUÇÃO TEXTUAL Escrita autônoma e compartilhada.

Marcadores temporais e espaciais - advérbios de tempo e lugar.

Discurso direto e indireto em narrativas ficcionais.

Identificação em texto narrativo: cenário, personagem central, conflito gerador.

Textos pertencentes a tipologia narrativa. PR.EF35LP25. a.4.69 Criar narrativas ficcionais, com certa autonomia, utilizando detalhes descritivos, sequências de eventos e imagens apropriadas para sustentar o  sentido do texto, e marcadores de tempo, espaço e de fala de personagens, a fim de compreender, gradativamente, os elementos característicos da narrativa. PR.EF15LP16. a.4.61 Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a mediação do professor e, gradativamente, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração etc.) e crônicas, de modo a ampliar e diversificar sua capacidade leitora, cognitiva e a análise textual.
ESCRITA/PRODUÇÃO TEXTUAL Escrita autônoma e compartilhada.

Marcadores temporais e espaciais - advérbios de tempo e lugar.

Discurso direto e indireto em narrativas ficcionais.

Identificação em texto narrativo: cenário, personagem central, conflito gerador.

Textos pertencentes a tipologia narrativa. PR.EF35LP25. a.4.69 Criar narrativas ficcionais, com certa autonomia, utilizando detalhes descritivos, sequências de eventos e imagens apropriadas para sustentar o  sentido do texto, e marcadores de tempo, espaço e de fala de personagens, a fim de compreender, gradativamente, os elementos característicos da narrativa. PR.EF15LP19. a.4.64 Recontar oralmente, com e sem apoio de imagem, textos literários lidos pelo professor, a fim de empregar os elementos da narrativa (tema, personagens, espaço, enredo, marcas linguísticas próprias da narrativa).
Expectativa de fluência: Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizandoos, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade, de modo a contribuir para sua formação e aprimoramento como leitor literário, bem como permitir o contato com diferentes culturas.
Comentário: A produção de narrativas ficcionais só será possível se mobilizarmos em sala de aula as demais práticas de linguagem, a fim de instrumentalizar o estudante.

 

 

Campo artístico-literário
PRÁTICA DE LINGUAGEM OBJETOS DO CONHECIMENTO CONTEÚDOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS
ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA Forma de composição de textos poéticos. Emprego de recursos rítmicos e sonoros e metáforas em textos poéticos.

Rimas, assonância, aliteração.

Características composicionais do poema.

PR.EF35LP31. a.4.75 Identificar, em textos versificados, efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos rítmicos e sonoros e de metáforas, a fim de aplicar, progressivamente, esses recursos na leitura e na escrita de textos versificados. PR.EF15LP17. a.4.62 Apreciar e identificar poemas visuais e concretos, observando efeitos de sentido criados pelo formato do texto na página, distribuição e diagramação das letras, pelas ilustrações e por outros efeitos visuais, a fim de compreender, gradativamente, as formas de representação desses textos.
ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA Forma de composição de textos poéticos. Emprego de recursos rítmicos e sonoros e metáforas em textos poéticos.

Rimas, assonância, aliteração.

Características composicionais do poema.

PR.EF35LP31. a.4.75 Identificar, em textos versificados, efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos rítmicos e sonoros e de metáforas, a fim de aplicar, progressivamente, esses recursos na leitura e na escrita de textos versificados. PR.EF35LP23.a.4.67 Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, aliterações e diferentes modos de divisão dos versos, estrofes e refrões e seu efeito de sentido, a fim de identificar as características desses gêneros discursivos.
Expectativa de fluência: Identificação de metáforas e recursos sonoros em textos poéticos.
Comentário: O poema é contemplado em objetivos que abarcam o 3º, 4º e 5º anos. Assim, julgamos relevante que o professor aborde o poema nesses três anos, pois no SAEB é muito comum a utilização desse gênero para avaliar os descritores. Orientamos que no decorrer dos anos os poemas apresentados avancem gradativamente em sua complexidade.
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