SUMÁRIO

Língua Portuguesa - 3º ano

Todos os campos de atuação
PRÁTICA DE LINGUAGEM OBJETOS DO CONHECIMENTO CONTEÚDOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS
LEITURA Reconstrução das condições de produção e recepção de textos.

Reconhecimento da função social, do contexto de
produção e de circulação de diferentes gêneros
da esfera cotidiana.

Localização de informações explícitas.

Gêneros da esfera cotidiana estudados nos anos anteriores.

Domínio básico da leitura.

PR.EF15LP01.a.3.01 Identificar a função social de
diferentes gêneros discursivos que circulam em campo da  vida social dos quais participa
cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa e oral, de massa e digital, de modo a reconhecer seu contexto de produção: para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu, e a quem se
destinam e a intencionalidade do autor.
PR.EF15LP02.a.3.02 Estabelecer, com a mediação do professor, expectativas em relação ao texto que vai ler e/ou ouvir (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre destaques textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
LEITURA Reconstrução das condições de produção e recepção de textos.

Reconhecimento da função social, do contexto de
produção e de circulação de diferentes gêneros
da esfera cotidiana.

Localização de informações explícitas.

Gêneros da esfera cotidiana estudados nos anos anteriores.

Domínio básico da leitura.

PR.EF15LP01.a.3.01 Identificar a função social de
diferentes gêneros discursivos que circulam em campo da  vida social dos quais participa
cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa e oral, de massa e digital, de modo a reconhecer seu contexto de produção: para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu, e a quem se
destinam e a intencionalidade do autor.
PR.EF15LP03.a.3.03 Localizar informações explícitas em diferentes gêneros discursivos, como requisito básico para a compreensão leitora.
LEITURA Reconstrução das condições de produção e recepção de textos.

Reconhecimento da função social, do contexto de
produção e de circulação de diferentes gêneros
da esfera cotidiana.

Localização de informações explícitas.

Gêneros da esfera cotidiana estudados nos anos anteriores.

Domínio básico da leitura.

PR.EF15LP01.a.3.01 Identificar a função social de
diferentes gêneros discursivos que circulam em campo da  vida social dos quais participa
cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa e oral, de massa e digital, de modo a reconhecer seu contexto de produção: para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu, e a quem se
destinam e a intencionalidade do autor.
PR.EF15LP04.a.3.04 Identificar, com a mediação do professor, o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos, para compreender gradativamente o uso desses recursos e empregá-los quando necessário, dentro do contexto.
LEITURA Reconstrução das condições de produção e recepção de textos.

Reconhecimento da função social, do contexto de
produção e de circulação de diferentes gêneros
da esfera cotidiana.

Localização de informações explícitas.

Gêneros da esfera cotidiana estudados nos anos anteriores.

Domínio básico da leitura.

PR.EF15LP01.a.3.01 Identificar a função social de
diferentes gêneros discursivos que circulam em campo da  vida social dos quais participa
cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa e oral, de massa e digital, de modo a reconhecer seu contexto de produção: para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu, e a quem se
destinam e a intencionalidade do autor.

PR.EF03LP24.a.3.38 Ler/ouvir e compreender, com a mediação do professor, relatos de observações e de pesquisas em fontes de informações, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto, a fim de perceber semelhanças e diferenças entre os temas abordados pelos diferentes gêneros.

Expectativa de fluência: Localizar informações explícitas em diferentes gêneros discursivos.
Comentário: De acordo com Cagliari (2008), a leitura é uma das principais atividades a ser desenvolvida pela escola, pois se o aluno souber ler será capaz de continuar aprofundando seus conhecimentos. Logo, no terceiro ano o aluno precisa apresentar autonomia na localização de informações explícitas e gradativamente outras estratégias de leitura devem ser desenvolvidas, tais como: antecipações e inferência, para que domine a localização de informações implícitas.

 

 

Todos os Campos de Atuação
PRÁTICA DE LINGUAGEM OBJETOS DO CONHECIMENTO CONTEÚDOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS
ORALIDADE Oralidade pública/Intercâmbio conversacional em
sala de aula.
Exposição oral de ideias: clareza, tom de voz audível, boa articulação (pronúncia) e ritmo
adequado.
Articulação correta das palavras. PR.EF15LP09.a.3.09 Expressar-se oralmente com
clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado, a fim de demonstrar clareza e organização nas exposições orais de ideias, considerando os diferentes contextos sociais.
PR.EF15LP10.a.3.10 Escutar, com atenção (antes de emitir opiniões), falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário, de modo a compreender que a escuta atenta é fundamental para que os processos de ensino e de aprendizagem aconteçam de forma significativa.
ORALIDADE Oralidade pública/Intercâmbio conversacional em
sala de aula.
Exposição oral de ideias: clareza, tom de voz audível, boa articulação (pronúncia) e ritmo
adequado.
Articulação correta das palavras. PR.EF15LP09.a.3.09 Expressar-se oralmente com
clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado, a fim de demonstrar clareza e organização nas exposições orais de ideias, considerando os diferentes contextos sociais.
PR.EF15LP11.a.3.11 Identificar características da
conversação espontânea presencial, respeitando os turnos de fala, selecionando e utilizando, durante a as situações de fala, formas de tratamento adequadas, de acordo com a situação e a posição do interlocutor, de forma a melhor interagir na vida social e escolar.
ORALIDADE Oralidade pública/Intercâmbio conversacional em
sala de aula.
Exposição oral de ideias: clareza, tom de voz audível, boa articulação (pronúncia) e ritmo
adequado.
Articulação correta das palavras. PR.EF15LP09.a.3.09 Expressar-se oralmente com
clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado, a fim de demonstrar clareza e organização nas exposições orais de ideias, considerando os diferentes contextos sociais.
PR.EF15LP12.a.3.12 Atribuir, com a mediação do professor, significado a aspectos não linguísticos (paralinguísticos) observados na fala, como direção do olhar, riso, gestos, movimentos da cabeça (de concordância ou discordância), expressão corporal, facial, tom de voz, a fim de compreender que esses elementos colaboram com a produção de sentido do texto oral.
Expectativa de fluência: Expressar-se com clareza utilizando tom de voz audível, respeitando os turnos de fala.
Comentário: A prática da oralidade é apresentada com ênfase na BNCC. Isso é relevante, pois em muitos documentos ela foi deixada de lado e era vista como uma prática menos importante para o desenvolvimento do estudante. Contudo, sabemos que isso não é verdadeiro. A oralidade precisa ser muito bem desenvolvida, a fim de auxiliar os estudantes no desenvolvimento das demais práticas de linguagem, pois se o sujeito consegue organizar bem as suas ideias na fala, espera-se que ele consiga produzir um texto com mais coerência e sequência das ideias. Nesse campo é possível visualizar elementos fundamentais para a exposição oral: reconhecer que falamos para um interlocutor. Portanto, precisamos saber quem ele é para adequar o discurso e saber ouvir com atenção para poder emitir um parecer, utilizando elementos linguísticos e paralinguísticos no momento da fala, visto que eles colaboram com a clareza daquilo que é exposto.

 

 

Todos os campos de atuação
PRÁTICA DE LINGUAGEM OBJETOS DO CONHECIMENTO CONTEÚDOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS
ESCRITA Planejamento do texto.

Planejamento da produção do texto.

Paragrafação.

Pontuação.

Reconhecimento do que é um texto, como ele se
constitui.

Ortografia, conhecimentos gramaticais.

PR.EF15LP05. a.3.05 Planejar, coletiva e individualmente com a mediação do professor,
o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas, a fim de adequar gradativamente suas produções à estrutura do gênero e à esfera na qual irá circular.
PR.EF35LP09.a.3.32 Organizar, com a mediação do professor, o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos segundo as normas gráficas e de acordo com as características do gênero discursivo, para que progressivamente utilize a estrutura composicional adequada ao gênero.
ESCRITA Planejamento do texto.

Planejamento da produção do texto.

Paragrafação.

Pontuação.

Reconhecimento do que é um texto, como ele se
constitui.

Ortografia, conhecimentos gramaticais.

PR.EF15LP05. a.3.05 Planejar, coletiva e individualmente com a mediação do professor,
o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas, a fim de adequar gradativamente suas produções à estrutura do gênero e à esfera na qual irá circular.
PR.EF15LP06. a.3.06 Reler, revisar, reestruturar e reescrever, coletiva e individualmente, o texto produzido, com a mediação do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos,
reformulações, correções de ortografia, pontuação,
paragrafação e coerência, a fim de contribuir com a expansão e organização das ideias apresentadas pelos alunos.
ESCRITA Planejamento do texto.

Planejamento da produção do texto.

Paragrafação.

Pontuação.

Reconhecimento do que é um texto, como ele se
constitui.

Ortografia, conhecimentos gramaticais.

PR.EF15LP05. a.3.05 Planejar, coletiva e individualmente com a mediação do professor,
o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas, a fim de adequar gradativamente suas produções à estrutura do gênero e à esfera na qual irá circular.
PR.EF35LP07.a.3.30 Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso, com gradativo domínio das convenções da escrita.
Expectativa de fluência: Espera-se que o estudante consiga produzir textos organizados em parágrafos, utilizando a escrita de forma correta com progressivo domínio da ortografia e dos conhecimentos gramaticais adequados ao gênero, bem como faça uso da pontuação.
Comentário: A produção textual deve ser uma constante em sala de aula, visto que se aprende a escrever escrevendo e lendo. Assim, em cada um dos campos de atuação o professor selecionará para trabalhar os gêneros mais adequados a sua turma e, ao fazer isso, sempre que possível espera-se chegar à produção, Dessa forma, o estudante precisa ter o conhecimento de qual gênero irá produzir, a quem ele se destinará e onde irá circular, pois são essas questões que proporcionam o embasamento para a escrita. Além disso, para produzir, o estudante precisa ter o domínio do sistema de escrita alfabética, da ortografia e da própria gramática que orienta a Língua Portuguesa. Portanto, os textos produzidos devem servir para a reescrita individual e coletiva nas quais o professor visa a aprofundar os conhecimentos linguísticos da sua turma. Nesse sentido, reforça-se a orientação de que os objetivos que são voltados para o estudo da língua desse tópico jamais deverão ser trabalhados de forma isolada; pelo contrário, eles devem ser abordados junto a cada texto que o professor escolhe para explorar.

 

 

Todos os campos de atuação
PRÁTICA DE LINGUAGEM OBJETOS DO CONHECIMENTO CONTEÚDOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS
ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA Revisão e reescrita de textos.

Revisão e reescrita de textos, observando: necessidades de correções, aprimoramentos,
sequência lógica e ampliação das ideias.

Relação grafema x fonema.

Dígrafos.

Pontuação.

Substantivos.

Verbos de ação.

Uso dos adjetivos.

Ortografia.

Relação grafema x fonema.

Relações biunívocas, cruzadas e arbitrárias.

PR.EF15LP06. a.3.06 Reler, revisar, reestruturar
e reescrever, coletiva e individualmente, o texto
produzido, com a mediação do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e
aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia, pontuação, paragrafação e coerência, a fim de contribuir com a expansão e organização das ideias apresentadas pelos alunos.
PR.EF03LP01.a.3.14  Ler e escrever palavras com correspondências regulares contextuais entre grafemas e fonemas – c/qu; g/gu; r/rr; s/ss; o (e não u) e e (e não i) em sílaba átona em final de palavra – e com marcas de nasalidade (til, m, n), a fim de demonstrar progressivo domínio da
construção do sistema alfabético.
ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA Revisão e reescrita de textos.

Revisão e reescrita de textos, observando: necessidades de correções, aprimoramentos,
sequência lógica e ampliação das ideias.

Relação grafema x fonema.

Dígrafos.

Pontuação.

Substantivos.

Verbos de ação.

Uso dos adjetivos.

Ortografia.

Relação grafema x fonema.

Relações biunívocas, cruzadas e arbitrárias.

PR.EF15LP06. a.3.06 Reler, revisar, reestruturar
e reescrever, coletiva e individualmente, o texto
produzido, com a mediação do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e
aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia, pontuação, paragrafação e coerência, a fim de contribuir com a expansão e organização das ideias apresentadas pelos alunos.
PR.EF03LP02.a.3.15 Ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV,V, CVC, CCV, VC, VV, CVV, identificando que existem vogais em todas as sílabas, para que apresente domínio das sílabas canônicas e não canônicas.
ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA Revisão e reescrita de textos.

Revisão e reescrita de textos, observando: necessidades de correções, aprimoramentos,
sequência lógica e ampliação das ideias.

Relação grafema x fonema.

Dígrafos.

Pontuação.

Substantivos.

Verbos de ação.

Uso dos adjetivos.

Ortografia.

Relação grafema x fonema.

Relações biunívocas, cruzadas e arbitrárias.

PR.EF15LP06. a.3.06 Reler, revisar, reestruturar
e reescrever, coletiva e individualmente, o texto
produzido, com a mediação do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e
aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia, pontuação, paragrafação e coerência, a fim de contribuir com a expansão e organização das ideias apresentadas pelos alunos.
PR.EF03LP03.a.3.16 Ler e escrever corretamente palavras com os dígrafos lh, nh, ch, a fim de apropriar-se das convenções da escrita.
ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA Revisão e reescrita de textos.

Revisão e reescrita de textos, observando: necessidades de correções, aprimoramentos,
sequência lógica e ampliação das ideias.

Relação grafema x fonema.

Dígrafos.

Pontuação.

Substantivos.

Verbos de ação.

Uso dos adjetivos.

Ortografia.

Relação grafema x fonema.

Relações biunívocas, cruzadas e arbitrárias.

PR.EF15LP06. a.3.06 Reler, revisar, reestruturar
e reescrever, coletiva e individualmente, o texto
produzido, com a mediação do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e
aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia, pontuação, paragrafação e coerência, a fim de contribuir com a expansão e organização das ideias apresentadas pelos alunos.
PR.EF03LP07.a.3.20 Identificar a função na leitura e usar na escrita ponto final, ponto de interrogação, ponto de exclamação e, em diálogos (discurso direto), dois-pontos e travessão, a fim de perceber os efeitos de sentido provocados pelo uso da pontuação.
ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA Revisão e reescrita de textos.

Revisão e reescrita de textos, observando: necessidades de correções, aprimoramentos,
sequência lógica e ampliação das ideias.

Relação grafema x fonema.

Dígrafos.

Pontuação.

Substantivos.

Verbos de ação.

Uso dos adjetivos.

Ortografia.

Relação grafema x fonema.

Relações biunívocas, cruzadas e arbitrárias.

PR.EF15LP06. a.3.06 Reler, revisar, reestruturar
e reescrever, coletiva e individualmente, o texto
produzido, com a mediação do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e
aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia, pontuação, paragrafação e coerência, a fim de contribuir com a expansão e organização das ideias apresentadas pelos alunos.

PR.EF03LP08.a.3.21 Identificar e diferenciar, em textos, substantivos e verbos e suas funções na oração: agente, ação, objeto da ação, para que, de forma progressiva, aplique esse conhecimento gramatical em suas produções.

ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA Revisão e reescrita de textos.

Revisão e reescrita de textos, observando: necessidades de correções, aprimoramentos,
sequência lógica e ampliação das ideias.

Relação grafema x fonema.

Dígrafos.

Pontuação.

Substantivos.

Verbos de ação.

Uso dos adjetivos.

Ortografia.

Relação grafema x fonema.

Relações biunívocas, cruzadas e arbitrárias.

PR.EF15LP06. a.3.06 Reler, revisar, reestruturar
e reescrever, coletiva e individualmente, o texto
produzido, com a mediação do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e
aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia, pontuação, paragrafação e coerência, a fim de contribuir com a expansão e organização das ideias apresentadas pelos alunos.
PR.EF03LP09.a.3.22 Identificar, em textos, adjetivos e sua função de atribuição de propriedades aos substantivos, a fim de, gradativamente, fazer uso deles em suas produções, com o intuito de caracterizar o substantivo.
Expectativa de fluência: Revisar individual e coletivamente os textos produzidos, de modo a perceber gradativamente que pode substituir palavras para evitar repetições e que a pontuação deve ser utilizada de acordo com os propósitos comunicativos, bem como aperfeiçoar seu conhecimento ortográfico.
Comentário: A revisão e a reescrita são ações que devem fazer parte do cotidiano escolar. O estudante precisa ter a clareza de que não é na primeira produção que o texto estará perfeito, mas deve aprender, ao longo de sua escolarização, que após produzida a primeira versão faz-se necessário a leitura atenta do que foi produzido, a fim de localizar as inconsistências. O professor fará uma segunda leitura e pode combinar com os estudantes formas de correção (pode utilizar símbolos para apontar o que não está correto, pode fazer correções resolutivas, classificatórias... É importante utilizar formas diversificadas para corrigir a produção). Feita a correção, o texto precisa ser reescrito (passado a limpo) com as adequações necessárias e, dentro dessas adequações, estão os objetivos que constam em todos os campos de atuação cujo foco é ensinar o estudante a utilizar de forma correta em suas produções as convenções da Língua Portuguesa.

 

 

Campo das práticas de estudo e pesquisa
PRÁTICA DE LINGUAGEM OBJETOS DO CONHECIMENTO CONTEÚDOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS
ESCRITA Produção de textos: utilizando recursos verbais e
não-verbais.

Planejamento e produção de textos que expressem o resultado de pesquisas realizadas.

Exposição de trabalhos ou pesquisas escolares.

Reconhecimento da organização do texto no papel (cada gênero tem a sua estrutura composicional, mas no terceiro ano o estudante já terá tido o
contato com diversos gêneros discursivos).
PR.EF03LP25.a.3.39 Planejar e produzir, com a mediação do professor e progressiva autonomia, textos para apresentar resultados de observações e de pesquisas em fontes de informações, incluindo, quando pertinente, imagens, diagramas e gráficos ou tabelas simples, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto, a fim de perceber que o texto precisa ser primeiramente planejado para depois ser escrito. PR.EF03LP26.a.3.40 Identificar e reproduzir, com a mediação do professor e gradativa autonomia, relatórios de observação e pesquisa, com a formatação e diagramação específica desses gêneros (passos ou listas de itens, tabelas, ilustrações, gráficos, resumo dos resultados), inclusive em suas versões orais, a fim de compreender as formas de composição dos textos e apropriar-se da normapadrão da escrita.
ESCRITA Produção de textos: utilizando recursos verbais e
não-verbais.

Planejamento e produção de textos que expressem o resultado de pesquisas realizadas.

Exposição de trabalhos ou pesquisas escolares.

Reconhecimento da organização do texto no papel (cada gênero tem a sua estrutura composicional, mas no terceiro ano o estudante já terá tido o
contato com diversos gêneros discursivos).
PR.EF03LP25.a.3.39 Planejar e produzir, com a mediação do professor e progressiva autonomia, textos para apresentar resultados de observações e de pesquisas em fontes de informações, incluindo, quando pertinente, imagens, diagramas e gráficos ou tabelas simples, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto, a fim de perceber que o texto precisa ser primeiramente planejado para depois ser escrito. PR.EF03LP24.a.3.38 Ler/ouvir e compreender, com a mediação do professor, relatos de observações e de pesquisas em fontes de informações, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto, a fim de perceber semelhanças e diferenças entre os temas abordados pelos diferentes gêneros.
ESCRITA Produção de textos: utilizando recursos verbais e
não-verbais.

Planejamento e produção de textos que expressem o resultado de pesquisas realizadas.

Exposição de trabalhos ou pesquisas escolares.

Reconhecimento da organização do texto no papel (cada gênero tem a sua estrutura composicional, mas no terceiro ano o estudante já terá tido o
contato com diversos gêneros discursivos).
PR.EF03LP25.a.3.39 Planejar e produzir, com a mediação do professor e progressiva autonomia, textos para apresentar resultados de observações e de pesquisas em fontes de informações, incluindo, quando pertinente, imagens, diagramas e gráficos ou tabelas simples, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto, a fim de perceber que o texto precisa ser primeiramente planejado para depois ser escrito.

PR.EF35LP18.a.3.42 Escutar, com atenção, apresentações de trabalhos realizadas por colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário, a fim de compreender e respeitar os turnos de fala e a opinião dos demais colegas, além de ampliar conhecimentos.

ESCRITA Produção de textos: utilizando recursos verbais e
não-verbais.

Planejamento e produção de textos que expressem o resultado de pesquisas realizadas.

Exposição de trabalhos ou pesquisas escolares.

Reconhecimento da organização do texto no papel (cada gênero tem a sua estrutura composicional, mas no terceiro ano o estudante já terá tido o
contato com diversos gêneros discursivos).
PR.EF03LP25.a.3.39 Planejar e produzir, com a mediação do professor e progressiva autonomia, textos para apresentar resultados de observações e de pesquisas em fontes de informações, incluindo, quando pertinente, imagens, diagramas e gráficos ou tabelas simples, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto, a fim de perceber que o texto precisa ser primeiramente planejado para depois ser escrito. PR.EF35LP20.a.3.44 Expor trabalhos ou pesquisas escolares, em sala de aula e em outros espaços escolares, com apoio de recursos multissemióticos (imagens, diagrama, tabelas etc.), orientando-se por roteiro escrito, planejando o tempo de fala, de modo a adequar progressivamente a linguagem à situação comunicativa, sob a mediação do professor.
Expectativa de fluência: Ler, interpretar e produzir gráficos e tabelas.
Comentário: A apresentação de dados de pesquisas realizadas em sala de aula, com os familiares ou com a comunidade escolar, fica muito mais visível quando são organizadas em gráficos e tabelas. Dessa forma, esses gêneros dialogam diretamente com o componente de Matemática e é fundamental que o professor faça essa integração entre esses dois componentes.

 

 

Campo da Vida Pública
PRÁTICA DE LINGUAGEM OBJETOS DO CONHECIMENTO CONTEÚDOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS
ESCRITA Escrita colaborativa.

Produção de textos de campanhas de conscientização
e/ou anúncios publicitários.

Linguagem verbal e não verbal.

Intencionalidade e ideologia.

Estrutura composicional do gênero cartaz. PR.EF03LP21.a.3.48 Produzir, com a mediação do professor e/ou coletivamente, anúncios publicitários, textos de campanhas de
conscientização destinados ao público infantil, observando os recursos de persuasão
utilizados nos textos publicitários e de propaganda (cores, imagens, slogan, escolha de palavras, jogo de palavras, tamanho e tipo de letras, diagramação).
PR.EF03LP22.a.3.49 Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a mediação do professor, telejornal para público infantil com algumas notícias e textos de campanhas que
possam ser repassados oralmente ou em meio digital, em áudio ou vídeo, considerando a situação comunicativa, a organização específica da fala nesses gêneros e o tema/assunto/ finalidade dos textos, apropriando-se das características pertinentes ao gênero notícia.
ESCRITA Escrita colaborativa.

Produção de textos de campanhas de conscientização
e/ou anúncios publicitários.

Linguagem verbal e não verbal.

Intencionalidade e ideologia.

Estrutura composicional do gênero cartaz. PR.EF03LP21.a.3.48 Produzir, com a mediação do professor e/ou coletivamente, anúncios publicitários, textos de campanhas de
conscientização destinados ao público infantil, observando os recursos de persuasão
utilizados nos textos publicitários e de propaganda (cores, imagens, slogan, escolha de palavras, jogo de palavras, tamanho e tipo de letras, diagramação).
PR.EF03LP19.a.3.46 Identificar e discutir, com a mediação do professor, o propósito do uso de recursos de persuasão (cores, imagens, escolha de palavras, jogo de palavras, tamanho de letras) em textos publicitários e de propaganda, como elementos de convencimento, a fim de reconhecer
progressivamente a intencionalidade e a ideologia
presentes nesses textos publicitários.
Expectativa de fluência: Leitura e produção de textos para campanhas de conscientização a partir de um tema selecionado em sala de aula que seja relevante para a turma.
Comentário: O campo da vida pública para o 3º ano deve ser explorado principalmente os textos de campanhas de conscientização. Dessa forma, para que o estudante tenha condições de produzir um anúncio para uma campanha de conscientização, ele necessitará ler, assistir e comentar diversas campanhas, pois só assim ele estará instrumentalizado para a produção. Lembrando que os objetivos e conteúdos relacionados à escrita propriamente dita (convenções da língua), devem ser selecionados em todos os campos de atuação. Outo fator importante à produção é apresentar ao estudante a estrutura composicional e o estilo das campanhas de conscientização, justificando, dessa forma, a necessidade da leitura e pesquisa de gêneros.

 

 

Campo da Vida Cotidiana
PRÁTICA DE LINGUAGEM OBJETOS DO CONHECIMENTO CONTEÚDOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS
ESCRITA Escrita colaborativa.

Produção de textos pertencentes à tipologia
injuntiva: verbos imperativos, indicação do
passo a passo.

Clareza na exposição de ideias.

Estrutura composicional de textos injuntivos e
instrucionais.

Tema/assunto do texto.

Gênero receita. PR.EF03LP14.a.3.57 Planejar e produzir, com a mediação do professor, textos injuntivos
instrucionais, com a estrutura própria desses
textos (verbos imperativos, indicação de passos
a serem seguidos) e mesclando palavras,
imagens e recursos gráficovisuais, considerando a
situação comunicativa e o  tema/ assunto do texto, a fim de planejar e produzir com autonomia textos instrucionais.
PR.EF03LP15.a.3.58 Assistir, em vídeo digital, a um programa de culinária infantil e, a partir dele, planejar, com a mediação do professor, e
produzir receitas em áudio ou vídeo, de modo a apresentar sequência e clareza na exposição de ideias.
ESCRITA Escrita colaborativa.

Produção de textos pertencentes à tipologia
injuntiva: verbos imperativos, indicação do
passo a passo.

Clareza na exposição de ideias.

Estrutura composicional de textos injuntivos e
instrucionais.

Tema/assunto do texto.

Gênero receita. PR.EF03LP14.a.3.57 Planejar e produzir, com a mediação do professor, textos injuntivos
instrucionais, com a estrutura própria desses
textos (verbos imperativos, indicação de passos
a serem seguidos) e mesclando palavras,
imagens e recursos gráficovisuais, considerando a
situação comunicativa e o  tema/ assunto do texto, a fim de planejar e produzir com autonomia textos instrucionais.
PR.EF03LP16.a.3.59 Identificar e reproduzir, com a mediação do professor, em textos injuntivos instrucionais (receitas, instruções de
montagem, digitais ou impressos), a formatação própria desses textos (verbos imperativos, indicação de passos a serem seguidos), a fim de manter a diagramação específica dos textos desses gêneros (lista de ingredientes ou materiais
e instruções de execução – “modo de fazer”), de modo a compreender, gradativamente, as especificidades desses gêneros e fazer uso deles em situações cotidianas.
ESCRITA Escrita colaborativa.

Produção de textos pertencentes à tipologia
injuntiva: verbos imperativos, indicação do
passo a passo.

Clareza na exposição de ideias.

Estrutura composicional de textos injuntivos e
instrucionais.

Tema/assunto do texto.

Gênero receita. PR.EF03LP14.a.3.57 Planejar e produzir, com a mediação do professor, textos injuntivos
instrucionais, com a estrutura própria desses
textos (verbos imperativos, indicação de passos
a serem seguidos) e mesclando palavras,
imagens e recursos gráficovisuais, considerando a
situação comunicativa e o  tema/ assunto do texto, a fim de planejar e produzir com autonomia textos instrucionais.
PR.EF03LP11.a.3.54 Ler e compreender, com progressiva autonomia, textos injuntivos instrucionais (receitas, instruções de montagem
etc.), com a estrutura própria desses textos (verbos imperativos, indicação de passos a serem seguidos) e mesclando palavras, imagens e recursos gráfico-visuais, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto, a fim de apresentar independência na leitura e na
compreensão dos textos injuntivos.
ESCRITA Escrita colaborativa.

Produção de textos pertencentes à tipologia
injuntiva: verbos imperativos, indicação do
passo a passo.

Clareza na exposição de ideias.

Estrutura composicional de textos injuntivos e
instrucionais.

Tema/assunto do texto.

Gênero receita. PR.EF03LP14.a.3.57 Planejar e produzir, com a mediação do professor, textos injuntivos
instrucionais, com a estrutura própria desses
textos (verbos imperativos, indicação de passos
a serem seguidos) e mesclando palavras,
imagens e recursos gráficovisuais, considerando a
situação comunicativa e o  tema/ assunto do texto, a fim de planejar e produzir com autonomia textos instrucionais.
PR.EF03LP13.a.3.56 Planejar e produzir, com a mediação do professor, cartas pessoais e diários, com expressão de sentimentos e opiniões,
de acordo com as convenções dos gêneros carta e diário e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto, a fim de adequar o discurso às especificidades do gênero.
ESCRITA Escrita colaborativa.

Produção de textos pertencentes à tipologia
injuntiva: verbos imperativos, indicação do
passo a passo.

Clareza na exposição de ideias.

Estrutura composicional de textos injuntivos e
instrucionais.

Tema/assunto do texto.

Gênero receita. PR.EF03LP14.a.3.57 Planejar e produzir, com a mediação do professor, textos injuntivos
instrucionais, com a estrutura própria desses
textos (verbos imperativos, indicação de passos
a serem seguidos) e mesclando palavras,
imagens e recursos gráficovisuais, considerando a
situação comunicativa e o  tema/ assunto do texto, a fim de planejar e produzir com autonomia textos instrucionais.
PR.EF03LP14.a.3.57 Planejar e produzir, com a mediação do professor, textos injuntivos instrucionais, com a estrutura própria desses textos (verbos imperativos, indicação de passos a serem seguidos) e mesclando palavras, imagens e recursos gráfico-visuais, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto, a fim de planejar e produzir com autonomia textos
instrucionais.
Expectativa de fluência: Espera-se que os alunos sejam capazes de ler e produzir com autonomia o gênero receita.
Comentário: A receita é um gênero que deve ser apresentado no segundo ano. Contudo, é no terceiro que ele deve ser consolidado. A receita é um texto que a maioria dos estudantes têm contato fora da escola. É fácil encontrá-lo em embalagens de muitos produtos o que oportuniza a pesquisa e a leitura de diversos exemplares. Há conteúdos que a receita propicia muito o trabalho que são os verbos no imperativo, por exemplo. As questões de ortografia devem ser pinçadas de todos os campos de atuação a partir daquilo que a receita selecionada para ser explorada permite.

 

 

Campo da Vida Cotidiana
PRÁTICA DE LINGUAGEM OBJETOS DO CONHECIMENTO CONTEÚDOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS
ESCRITA Escrita colaborativa.

Planejamento e produção de cartas pessoais e diários.

Leitura e compreensão de diários.

Estrutura composicional de gêneros epistolares.

Gêneros do campo da vida cotidiana abordados nos anos anteriores. PR.EF03LP13.a.3.56 Planejar e produzir, com a mediação do professor, cartas pessoais e diários, com expressão de sentimentos e opiniões, de acordo com as convenções dos gêneros carta e diário e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto, a fim de adequar o discurso às especificidades do gênero. PR.EF03LP12.a.3.55 Ler e compreender, com progressiva autonomia, cartas pessoais e diários, com expressão de sentimentos e opiniões, de acordo com as convenções do gênero carta e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto, de modo a apropriar-se das características inerentes a esses gêneros.
ESCRITA Escrita colaborativa.

Planejamento e produção de cartas pessoais e diários.

Leitura e compreensão de diários.

Estrutura composicional de gêneros epistolares.

Gêneros do campo da vida cotidiana abordados nos anos anteriores. PR.EF03LP13.a.3.56 Planejar e produzir, com a mediação do professor, cartas pessoais e diários, com expressão de sentimentos e opiniões, de acordo com as convenções dos gêneros carta e diário e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto, a fim de adequar o discurso às especificidades do gênero. PR.EF03LP17.a.3.60 Identificar e reproduzir, com a mediação do professor, em gêneros epistolares (cartas, bilhetes, cartões e postais) e diários, a formatação própria desses textos (relatos de
acontecimentos, expressão de vivências, emoções, opiniões ou críticas) e a diagramação específica dos textos desses gêneros (data, saudação, corpo do texto, despedida, assinatura), a fim de adequar, progressivamente, o discurso à composição do gênero.
Expectativa de fluência: Espera-se que os alunos sejam capazes de ler e produzir com autonomia diários e cartas pessoais.
Comentário:

 

 

Campo artístico-literário
PRÁTICA DE LINGUAGEM OBJETOS DO CONHECIMENTO CONTEÚDOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS
LEITURA/ESCUTA Leitura colaborativa e autônoma.

Leitura e compreensão de textos pertencentes à tipologia narrativa, adequados para o ano escolar.

Leitura semiótica.

Apreciação estética.

Rima, ritmo e melodia.

Conhecimento de diversos textos literários.

Reconhecimento de rimas, estrofes e versos.

PR.EF15LP16.a.3.62 Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a mediação do professor e, gradativamente, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de
assombração etc.) e crônicas, de modo a...

PR.EF15LP17.a.3.63 Apreciar, com a mediação do professor, poemas visuais e concretos, observando efeitos de sentido criados pelo formato do texto na página, distribuição e diagramação das
letras, pelas ilustrações e por outros efeitos
visuais, a fim de compreender, gradativamente,
as formas de representação desses textos.

PR.EF15LP18.a.3.64 Relacionar texto
com ilustrações e outros recursos gráficos,
para que compreenda de forma gradativa a
LEITURA/ESCUTA Leitura colaborativa e autônoma.

Leitura e compreensão de textos pertencentes à tipologia narrativa, adequados para o ano escolar.

Leitura semiótica.

Apreciação estética.

Rima, ritmo e melodia.

Conhecimento de diversos textos literários.

Reconhecimento de rimas, estrofes e versos.

PR.EF15LP16.a.3.62 Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a mediação do professor e, gradativamente, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de
assombração etc.) e crônicas, de modo a...

PR.EF15LP17.a.3.63 Apreciar, com a mediação do professor, poemas visuais e concretos, observando efeitos de sentido criados pelo formato do texto na página, distribuição e diagramação das
letras, pelas ilustrações e por outros efeitos
visuais, a fim de compreender, gradativamente,
as formas de representação desses textos.

PR.EF15LP19.a.3.65 Recontar oralmente, com e sem apoio de imagem, textos literários lidos pelo professor, a fim de empregar os elementos da narrativa (tema, personagens, espaço, enredo, marcas linguísticas próprias da narrativa).
LEITURA/ESCUTA Leitura colaborativa e autônoma.

Leitura e compreensão de textos pertencentes à tipologia narrativa, adequados para o ano escolar.

Leitura semiótica.

Apreciação estética.

Rima, ritmo e melodia.

Conhecimento de diversos textos literários.

Reconhecimento de rimas, estrofes e versos.

PR.EF15LP16.a.3.62 Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a mediação do professor e, gradativamente, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de
assombração etc.) e crônicas, de modo a...

PR.EF15LP17.a.3.63 Apreciar, com a mediação do professor, poemas visuais e concretos, observando efeitos de sentido criados pelo formato do texto na página, distribuição e diagramação das
letras, pelas ilustrações e por outros efeitos
visuais, a fim de compreender, gradativamente,
as formas de representação desses textos.

PR.EF03LP27.a.3.66 Recitar, individual e coletivamente, cordel e cantar repentes e emboladas, observando as rimas, de modo a obedecer ao ritmo e à melodia e as tradições culturais e regionais.
Expectativa de fluência: Realizar leituras com gradativa autonomia na compreensão e interpretação de narrativas ficcionais e poemas.
Comentário: Nesse bloco de conteúdos e objetivos de aprendizagem fica evidente a importância de ensinar o estudante a ler além do que está escrito em palavras. É preciso ensiná-lo a ler cores, imagens, formas dentre outros recursos disponibilizados pelo autor, pois todos os elementos disponíveis em um texto colaboram para a compreensão leitora.

 

 

Campo artístico-literário
PRÁTICA DE LINGUAGEM OBJETOS DO CONHECIMENTO CONTEÚDOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS
LEITURA/ESCUTA Leitura colaborativa e autônoma.

Apreciação estética.

Leitura e compreensão de textos em versos.

Ritmo e entonação.

Postura e articulação correta das palavras.

Rimas, aliteração e assonância. PR.EF15LP17.a.3.63 Apreciar, com a mediação do professor, poemas visuais e concretos, observando efeitos de sentido criados pelo formato do texto na página, distribuição e diagramação das letras, pelas ilustrações e por outros efeitos visuais, a fim de compreender, gradativamente, as formas de representação desses textos. PR.EF35LP23.a.3.69 Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, aliterações e diferentes modos de divisão dos versos, estrofes e refrãos e seu efeito de sentido, a fim de identificar as características desses gêneros discursivos.
LEITURA/ESCUTA Leitura colaborativa e autônoma.

Apreciação estética.

Leitura e compreensão de textos em versos.

Ritmo e entonação.

Postura e articulação correta das palavras.

Rimas, aliteração e assonância. PR.EF15LP17.a.3.63 Apreciar, com a mediação do professor, poemas visuais e concretos, observando efeitos de sentido criados pelo formato do texto na página, distribuição e diagramação das letras, pelas ilustrações e por outros efeitos visuais, a fim de compreender, gradativamente, as formas de representação desses textos. PR.EF35LP27.a.3.73 Ler e compreender, com e sem mediação do professor, textos em versos, para que possa explorar rimas, sons e jogos de palavras, imagens poéticas (sentidos figurados) e recursos visuais e sonoros, de modo a apropriar-se gradativamente da linguagem poética.
LEITURA/ESCUTA Leitura colaborativa e autônoma.

Apreciação estética.

Leitura e compreensão de textos em versos.

Ritmo e entonação.

Postura e articulação correta das palavras.

Rimas, aliteração e assonância. PR.EF15LP17.a.3.63 Apreciar, com a mediação do professor, poemas visuais e concretos, observando efeitos de sentido criados pelo formato do texto na página, distribuição e diagramação das letras, pelas ilustrações e por outros efeitos visuais, a fim de compreender, gradativamente, as formas de representação desses textos. PR.EF35LP28.a.3.74 Declamar, com progressiva
autonomia, poemas, com entonação, postura e
interpretação adequadas, de modo a empregar a
articulação correta das palavras e utilizar a postura adequada para cada situação de declamação, bem como o recurso gestual.
Expectativa de fluência: Reconhecer e produzir jogos de palavras: rimas, assonância e aliteração.
                                        Declamar poemas com ritmo, entonação e postura corporal adequada (emprego de recursos linguísticos e paralinguísticos).
Comentário: O jogo de palavras composto por rimas, assonância e aliteração são agradáveis aos estudantes e normalmente desperta o interesse pela leitura e escuta. Portanto, é importante explorar os poemas em sala de aula para que, além da leitura, eles possam ser declamados.

 

 

Campo artístico-literário
PRÁTICA DE LINGUAGEM OBJETOS DO CONHECIMENTO CONTEÚDOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS
ESCRITA/PRODUÇÃO TEXTUAL Escrita autônoma e compartilhada.

Marcadores temporais e espaciais - advérbios de
tempo e lugar.

Discurso em primeira e em terceira pessoa.

Identificação em texto narrativo: cenário, personagem central, conflito gerador e
resolução.

Discurso direto e indireto.

Gêneros com tipologia predominantemente narrativa. PR.EF35LP25.a.3.71 Criar narrativas ficcionais, com certa autonomia, utilizando detalhes descritivos, sequências de eventos e imagens apropriadas para sustentar o sentido do texto, e marcadores de tempo, espaço e de fala de personagens, a fim de compreender os elementos característicos da narrativa. PR.EF35LP26.a.3.72 Ler e compreender, com a mediação do professor e progressivamente com autonomia, narrativas ficcionais que apresentem cenários e personagens, a fim de observar
gradativamente os elementos da estrutura narrativa: enredo, tempo, espaço, personagens, narrador e a construção do discurso indireto e discurso direto.
ESCRITA/PRODUÇÃO TEXTUAL Escrita autônoma e compartilhada.

Marcadores temporais e espaciais - advérbios de
tempo e lugar.

Discurso em primeira e em terceira pessoa.

Identificação em texto narrativo: cenário, personagem central, conflito gerador e
resolução.

Discurso direto e indireto.

Gêneros com tipologia predominantemente narrativa. PR.EF35LP25.a.3.71 Criar narrativas ficcionais, com certa autonomia, utilizando detalhes descritivos, sequências de eventos e imagens apropriadas para sustentar o sentido do texto, e marcadores de tempo, espaço e de fala de personagens, a fim de compreender os elementos característicos da narrativa. PR.EF35LP29.a.3.75 Identificar, em narrativas, cenário, personagem central, conflito gerador, resolução e o ponto de vista com base no qual histórias são narradas, diferenciando narrativas em primeira e terceira pessoas, com a mediação do professor, a fim de gradativamente compreender as formas de composição de narrativas.
ESCRITA/PRODUÇÃO TEXTUAL Escrita autônoma e compartilhada.

Marcadores temporais e espaciais - advérbios de
tempo e lugar.

Discurso em primeira e em terceira pessoa.

Identificação em texto narrativo: cenário, personagem central, conflito gerador e
resolução.

Discurso direto e indireto.

Gêneros com tipologia predominantemente narrativa. PR.EF35LP25.a.3.71 Criar narrativas ficcionais, com certa autonomia, utilizando detalhes descritivos, sequências de eventos e imagens apropriadas para sustentar o sentido do texto, e marcadores de tempo, espaço e de fala de personagens, a fim de compreender os elementos característicos da narrativa. PR.EF35LP30.a.3.76 Identificar, diferenciando-os, com a mediação do professor, discurso indireto e discurso direto, determinando o efeito de sentido de verbos de enunciação e explicando o uso de
variedades linguísticas no discurso direto, quando for o caso, a fim de empregar, progressivamente, o discurso direto e indireto.
Expectativa de fluência: Produção de narrativas com progressivo domínio dos elementos que as compõem, bem como dos recursos linguísticos que dão progressão e geram expectativas em uma história.
Comentário: Para produzir uma narrativa contemplando enredo, tempo, espaço, personagens, narrador e a construção do discurso indireto e discurso direto é necessário que o estudante esteja imerso em um ambiente de leitura. Dessa forma, na sala de aula, deve ter materiais para leitura e o professor precisa destinar momentos para a leitura deleite, contação de história, contribuindo, assim, com a formação do leitor e, consequentemente, instrumentalizar o aluno para a escrita (produção).
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