SUMÁRIO

Língua Portuguesa - 2º ano

Todos os campos de atuação
PRÁTICA DE LINGUAGEM OBJETOS DO CONHECIMENTO CONTEÚDOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS
LEITURA

Decodificação/Fluência de leitura.

Estratégia de leitura.

Decodificação e compreensão de  palavras.

Reconhecimento de informações explícitas em diferentes textos.

Domínio da relação grafema x fonema. PR.EF12LP01.a.2.01 Ler, com a mediação do professor, palavras novas com precisão na decodificação; no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização, adquirindo domínio constante e progressivo fluência na leitura de palavras e textos de
diferentes gêneros discursivos, com gradativa identificação de elementos da intencionalidade
e da situacionalidade.
PR.EF12LP17.a.2.28 Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a mediação do professor, enunciados de tarefas escolares, diagramas, curiosidades, pequenos relatos de experimentos, entrevistas, verbetes de enciclopédia infantil, entre outros gêneros do campo investigativo, de modo a considerar a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
LEITURA

Decodificação/Fluência de leitura.

Estratégia de leitura.

Decodificação e compreensão de  palavras.

Reconhecimento de informações explícitas em diferentes textos.

Domínio da relação grafema x fonema. PR.EF12LP01.a.2.01 Ler, com a mediação do professor, palavras novas com precisão na decodificação; no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização, adquirindo domínio constante e progressivo fluência na leitura de palavras e textos de
diferentes gêneros discursivos, com gradativa identificação de elementos da intencionalidade
e da situacionalidade.
PR.EF15LP09.a.2.12 Expressar-se oralmente com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado, a fim de demonstrar, gradativamente, clareza e organização nas exposições orais de ideias, considerando os diferentes contextos sociais.
LEITURA

Decodificação/Fluência de leitura.

Estratégia de leitura.

Decodificação e compreensão de  palavras.

Reconhecimento de informações explícitas em diferentes textos.

Domínio da relação grafema x fonema. PR.EF15LP03.a.2.06 Localizar, com a mediação do
professor, informações explícitas em diferentes gêneros discursivos, como requisito básico para a compreensão leitora.
PR.EF15LP01.a.2.04 Identificar, com a mediação do professor, a função social de diferentes gêneros discursivos que circulam em campo da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa e oral, de massa e digital, de modo a reconhecer, progressivamente, seu contexto de produção: para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
LEITURA

Decodificação/Fluência de leitura.

Estratégia de leitura.

Decodificação e compreensão de  palavras.

Reconhecimento de informações explícitas em diferentes textos.

Domínio da relação grafema x fonema. PR.EF15LP03.a.2.06 Localizar, com a mediação do
professor, informações explícitas em diferentes gêneros discursivos, como requisito básico para a compreensão leitora.
PR.EF12LP02.a.2.02 Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses, atribuindo sentido a sua leitura, para possibilitar  a compreensão e a interpretação de diferentes gêneros  discursivos.
LEITURA

Decodificação/Fluência de leitura.

Estratégia de leitura.

Decodificação e compreensão de  palavras.

Reconhecimento de informações explícitas em diferentes textos.

Domínio da relação grafema x fonema. PR.EF15LP03.a.2.06 Localizar, com a mediação do
professor, informações explícitas em diferentes gêneros discursivos, como requisito básico para a compreensão leitora.
PR.EF15LP13.a.2.16 Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.), a fim de perceber as diferenças entre os diversos usos da linguagem, adequando seu discurso de acordo com a situação (formal ou informal).
Expectativa de fluência: Localizar informações explícitas em diferentes textos.
Comentário: O objetivo (PR.EF12LP01.a.2.01) é apresentado como focal tanto no 1º como no 2º ano. Isso ocorre porque é no 2º ano que a alfabetização deve ser consolidada. Dessa forma, no início do 2º ano é comum os estudantes ainda realizarem leitura como decodificação. Conforme eles vão adquirindo fluência na leitura passam a ter mais facilidade para compreender e interpretar os textos lidos.
Destacamos que a localização de informações explícitas em um texto é o mínimo que se espera da leitura de um estudante.Assim, ao longo de todo ensino fundamental, esse objetivo estará presente, contudo, os gêneros apresentados devem ser gradativamente complexificados.

 

 

Todos os campos de atuação
PRÁTICA DE LINGUAGEM OBJETOS DO CONHECIMENTO CONTEÚDOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS
ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA Conhecimento das diversas grafias do alfabeto.

Categorização gráfica: traçado correto das letras;

Relações biunívocas,cruzadas e arbitrárias;

Sons nasais.

Conhecimento do alfabeto.

Relação grafema x fonema.

PR.EF02LP07.a.2.23 Escrever palavras, frases, textos curtos nas formas imprensa e cursiva, para que apresente domínio da categorização gráfica.

PR.EF02LP01.a.2.17 Utilizar , com a mediação do professor, ao produzir o texto, grafia correta de palavras conhecidas ou com estruturas silábicas já dominadas, letras maiúsculas em início de frases e em substantivos próprios, segmentação entre as palavras, ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação, de modo a apropriar-se, gradativamente, das convenções de uso da linguagem escrita.
ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA Conhecimento das diversas grafias do alfabeto.

Categorização gráfica: traçado correto das letras;

Relações biunívocas,cruzadas e arbitrárias;

Sons nasais.

Conhecimento do alfabeto.

Relação grafema x fonema.

PR.EF02LP07.a.2.23 Escrever palavras, frases, textos curtos nas formas imprensa e cursiva, para que apresente domínio da categorização gráfica. PR.EF02LP04.a.2.20 Ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, identificando que existem vogais em todas as sílabas, de modo que, gradativamente, apresente domínio das sílabas canônicas e não canônicas.
ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA Conhecimento das diversas grafias do alfabeto.

Categorização gráfica: traçado correto das letras;

Relações biunívocas,cruzadas e arbitrárias;

Sons nasais.

Conhecimento do alfabeto.

Relação grafema x fonema.

PR.EF02LP07.a.2.23 Escrever palavras, frases, textos curtos nas formas imprensa e cursiva, para que apresente domínio da categorização gráfica. PR.EF02LP02.a.2.18 Segmentar, com a mediação do professor e progressivamente com autonomia, palavras em sílabas, remover e substituir sílabas iniciais, mediais ou finais para criar novas palavras, a fim de compreender que este é um dos princípios para formação de novas palavras.
ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA Conhecimento das diversas grafias do alfabeto.

Categorização gráfica: traçado correto das letras;

Relações biunívocas,cruzadas e arbitrárias;

Sons nasais.

Conhecimento do alfabeto.

Relação grafema x fonema.

PR.EF02LP07.a.2.23 Escrever palavras, frases, textos curtos nas formas imprensa e cursiva, para que apresente domínio da categorização gráfica. PR.EF02LP03.a.2.19 Ler e escrever, com a mediação do professor, palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas (f, v, t, d, p, b) e correspondências regulares contextuais (c e q; j e g; s e z e e o, em posição átona em final de palavra), apropriando-se progressivamente da ortografia.
ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA Conhecimento das diversas grafias do alfabeto.

Categorização gráfica: traçado correto das letras;

Relações biunívocas,cruzadas e arbitrárias;

Sons nasais.

Conhecimento do alfabeto.

Relação grafema x fonema.

PR.EF02LP07.a.2.23 Escrever palavras, frases, textos curtos nas formas imprensa e cursiva, para que apresente domínio da categorização gráfica. PR.EF02LP05.a.2.21 Ler e escrever, corretamente, com a mediação do professor, palavras com marcas de nasalidade (til, m, n), a fim de compreender, gradativamente, o uso de cada nasalizador.
ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA Conhecimento das diversas grafias do alfabeto.

Categorização gráfica: traçado correto das letras;

Relações biunívocas,cruzadas e arbitrárias;

Sons nasais.

Conhecimento do alfabeto.

Relação grafema x fonema.

PR.EF02LP07.a.2.23 Escrever palavras, frases, textos curtos nas formas imprensa e cursiva, para que apresente domínio da categorização gráfica. PR.EF02LP08.a.2.24 Segmentar corretamente as palavras ao escrever frases e textos, a fim de superar a hiposegmentação ou a hipersegmentação de palavras, percebendo a nomenclatura para o número de sílabas.
Expectativa de fluência: Espera-se que o estudante produza frases e textos com gradativa apropriação da ortografia.
Comentário: Esse item contempla os conteúdos gramaticais e ortográficos que são necessários para o desenvolvimento da leitura e da escrita. Salientamos, porém, que esses objetivos jamais deverão ser trabalhados de forma isolada; ao contrário, eles devem ser inseridos nos demais campos de atuação junto aos gêneros que forem selecionados para as aulas.
Observação importante:
a) Relações biunívocas:
 - cada letra corresponde a um som, cada som corresponde a uma letra. Como exemplo podemos citar as letras p, b, f, v.
b) Relações cruzadas:
 - uma unidade sonora (som) tem mais de uma representação gráfica (letra) possível.
 Ex.: ã – irmã, samba, manga.
 - uma unidade gráfica (letra) representa mais de uma unidade sonora (som).
 Ex.: r – rato, aranha.
c) Relações arbitrárias: a relação entre som e letra não é previsível. Duas letras representam o mesmo som no mesmo lugar. Ex.: casar, azar, cassado, caçado.

 

 

Campo da vida pública
PRÁTICA DE LINGUAGEM OBJETOS DO CONHECIMENTO CONTEÚDOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS
ESCRITA Escrita compartilhada.

Planejamento e produção de textos de gêneros da vida pública.

Revisão e reescrita de textos, observando: necessidades de correções, aprimoramentos, sequência lógica e ampliação das ideias.

Conhecimentos básicos referente a ortografia.

Reconhecimento de que escrevemos para alguém (interlocutor).

PR.EF02LP18.a.2.44 Planejar e produzir, com a mediação do professor, cartazes e folhetos para divulgar eventos da escola ou da comunidade, utilizando linguagem persuasiva e elementos textuais e visuais (tamanho da letra, leiaute, imagens) adequados ao gênero, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto, a fim de planejar e produzir gêneros de divulgação de eventos. PR.EF12LP10.a.2.37 Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a mediação do professor, cartazes, avisos, folhetos, regras e regulamentos que organizam a vida na comunidade
escolar, dentre outros gêneros do campo da atuação cidadã, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto, de forma a possibilitar o contato com esses diferentes gêneros discursivos e os recursos inerentes a eles.
ESCRITA Escrita compartilhada.

Planejamento e produção de textos de gêneros da vida pública.

Revisão e reescrita de textos, observando: necessidades de correções, aprimoramentos, sequência lógica e ampliação das ideias.

Conhecimentos básicos referente a ortografia.

Reconhecimento de que escrevemos para alguém (interlocutor).

PR.EF02LP18.a.2.44 Planejar e produzir, com a mediação do professor, cartazes e folhetos para divulgar eventos da escola ou da comunidade, utilizando linguagem persuasiva e elementos textuais e visuais (tamanho da letra, leiaute, imagens) adequados ao gênero, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto, a fim de planejar e produzir gêneros de divulgação de eventos. PR.EF15LP05.a.3.05 Planejar, coletiva e individualmente com a mediação do professor, o texto que será produzido, considerando a
situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas, a fim de adequar gradativamente suas produções à estrutura do gênero e à esfera na qual irá circular.
ESCRITA Escrita compartilhada.

Planejamento e produção de textos de gêneros da vida pública.

Revisão e reescrita de textos, observando: necessidades de correções, aprimoramentos, sequência lógica e ampliação das ideias.

Conhecimentos básicos referente a ortografia.

Reconhecimento de que escrevemos para alguém (interlocutor).

PR.EF02LP18.a.2.44 Planejar e produzir, com a mediação do professor, cartazes e folhetos para divulgar eventos da escola ou da comunidade, utilizando linguagem persuasiva e elementos textuais e visuais (tamanho da letra, leiaute, imagens) adequados ao gênero, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto, a fim de planejar e produzir gêneros de divulgação de eventos. PR.EF15LP06.a.3.06 Reler, revisar, reestruturar e reescrever, coletiva e individualmente, o texto produzido, com a mediação do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia, pontuação, paragrafação e coerência, a fim de contribuir com a expansão e organização das ideias apresentadas pelos alunos.
Expectativa de fluência: Produção de cartazes para divulgação de eventos escolares ou da própria sala de aula.
Comentário: Dentro do campo da vida pública para o segundo ano, julgamos pertinente abordar o gênero cartaz, isso devido à proximidade que os estudantes têm com esse texto que faz parte do contexto escolar.

 

 

Campo das práticas de estudo e pesquisa
PRÁTICA DE LINGUAGEM OBJETOS DO CONHECIMENTO CONTEÚDOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS
ESCRITA Escrita autônoma.

Unidade temática.

Planejamento e produção do texto escrito.

Produções coletivas de textos.

Conhecimento do Sistema de escrita alfabética.

PR.EF02LP23.a.2.32 Planejar e produzir, com certa autonomia, pequenos registros de observação de resultados de pesquisa, coerentes com um tema investigado, a fim de manter a adequação ao tema e produzir com gradativa autonomia. PR.EF12LP17.a.2.28 Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a mediação do professor, enunciados de tarefas escolares, diagramas, curiosidades, pequenos relatos de experimentos, entrevistas, verbetes de enciclopédia infantil, entre outros gêneros do campo investigativo, de modo a considerar a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
ESCRITA Escrita autônoma.

Unidade temática.

Planejamento e produção do texto escrito.

Produções coletivas de textos.

Conhecimento do Sistema de escrita alfabética.

PR.EF02LP23.a.2.32 Planejar e produzir, com certa autonomia, pequenos registros de observação de resultados de pesquisa, coerentes com um tema investigado, a fim de manter a adequação ao tema e produzir com gradativa autonomia. PR.EF02LP20.a.2.29 Reconhecer, com a mediação do professor, a função de textos utilizados para apresentar informações coletadas em atividades de pesquisa (enquetes, pequenas entrevistas, registros de experimentações), para que, progressivamente, reconheça a função das atividades de pesquisa.
ESCRITA Escrita autônoma.

Unidade temática.

Planejamento e produção do texto escrito.

Produções coletivas de textos.

Conhecimento do Sistema de escrita alfabética.

PR.EF02LP23.a.2.32 Planejar e produzir, com certa autonomia, pequenos registros de observação de resultados de pesquisa, coerentes com um tema investigado, a fim de manter a adequação ao tema e produzir com gradativa autonomia. PR.EF02LP21.a.2.30 Explorar, com a mediação do professor, textos informativos de diferentes ambientes digitais e impressos de pesquisa, conhecendo suas possibilidades e a fim de, gradativamente, aprimorar a capacidade de pesquisa.
ESCRITA Escrita autônoma.

Unidade temática.

Planejamento e produção do texto escrito.

Produções coletivas de textos.

Conhecimento do Sistema de escrita alfabética.

PR.EF02LP23.a.2.32 Planejar e produzir, com certa autonomia, pequenos registros de observação de resultados de pesquisa, coerentes com um tema investigado, a fim de manter a adequação ao tema e produzir com gradativa autonomia. PR.EF02LP22.s.2.31 Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a mediação do professor, pequenos relatos de experimentos, entrevistas, verbetes de enciclopédia infantil, dentre outros gêneros do campo investigativo, digitais ou impressos, de modo a considerar a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
Expectativa de fluência: Produção de relatos sobre experiências realizadas, aulas de campo dentre outras atividades que podem ser realizadas.
Comentário: A produção de relatos ou relatórios permite a interdisciplinaridade ou o diálogo entre os componentes curriculares. Assim, um experimento realizado durante a aula de Ciências, por exemplo, pode ser relatado por escrito pelos estudantes, contribuindo, assim, para que seja trabalhado tanto o conteúdo de Ciências quanto às questões de Língua Portuguesa. Um fator importante para a produção escrita é que o professor ensine como se escreve um relato. Para tanto, a produção coletiva de texto é fundamental, pois o estudante precisa ter modelo de escrita.

 

 

Campo da vida cotidiana
PRÁTICA DE LINGUAGEM OBJETOS DO CONHECIMENTO CONTEÚDOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS
ESCRITA Forma de composição do texto.

Produção de textos do campo da vida cotidiana: estrutura textual (composição e estilo do gênero).

Coesão sequencial.

Conhecimento de gêneros do campo da vida cotidiana: convite, lista, quadras.

Relação grafema x fonema.

Reconhecimento de que cada gênero tem a sua
estrutura e forma de composição.

PR.EF02LP16.a.2.55 Reconhecer e reproduzir, coma mediação do professor, em bilhetes, recados, avisos, cartas, e-mails, receitas (modo de fazer),relatos (digitais ou impressos), a formatação e diagramação específica de cada um dessesgêneros, de modo a apreender gradativamente a estrutura, a composição e o estilo de cada um desses gêneros. PR.EF12LP06.a.2.48 Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a mediação do professor, recados, avisos, convites, dentre outros gêneros do Campo da Vida Cotidiana, que possam ser repassados oralmente por meio de ferramentas digitais, em áudio ou vídeo, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto, a fim de ampliar a capacidade de produção desses gêneros orais.
ESCRITA Forma de composição do texto.

Produção de textos do campo da vida cotidiana: estrutura textual (composição e estilo do gênero).

Coesão sequencial.

Conhecimento de gêneros do campo da vida cotidiana: convite, lista, quadras.

Relação grafema x fonema.

Reconhecimento de que cada gênero tem a sua
estrutura e forma de composição.

PR.EF02LP16.a.2.55 Reconhecer e reproduzir, com a mediação do professor, em bilhetes, recados, avisos, cartas, e-mails, receitas (modo de fazer), relatos (digitais ou impressos), a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, de modo a apreender gradativamente a estrutura, a composição e o estilo de cada um desses gêneros. PR.EF12LP04.a.1.46 Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a mediação do professor ou já com certa autonomia, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do Campo da Vida Cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade, para que progressivamente desenvolva a compreensão leitora desses gêneros.
ESCRITA Forma de composição do texto.

Produção de textos do campo da vida cotidiana: estrutura textual (composição e estilo do gênero).

Coesão sequencial.

Conhecimento de gêneros do campo da vida cotidiana: convite, lista, quadras.

Relação grafema x fonema.

Reconhecimento de que cada gênero tem a sua
estrutura e forma de composição.

PR.EF02LP16.a.2.55 Reconhecer e reproduzir, com a mediação do professor, em bilhetes, recados, avisos, cartas, e-mails, receitas (modo de fazer), relatos (digitais ou impressos), a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, de modo a apreender gradativamente a estrutura, a composição e o estilo de cada um desses gêneros. PR.EF12LP07.a.2.49 Identificar e (re)produzir, com a mediação do professor, em cantiga, quadras, quadrinhas, parlendas, travalínguas e canções, rimas, aliterações, assonâncias, o ritmo de fala relacionado ao ritmo e à melodia das músicas e seus efeitos de sentido, de modo a reconhecer, progressivamente, o estilo do gênero.
ESCRITA Forma de composição do texto.

Produção de textos do campo da vida cotidiana: estrutura textual (composição e estilo do gênero).

Coesão sequencial.

Conhecimento de gêneros do campo da vida cotidiana: convite, lista, quadras.

Relação grafema x fonema.

Reconhecimento de que cada gênero tem a sua
estrutura e forma de composição.

PR.EF02LP16.a.2.55 Reconhecer e reproduzir, com a mediação do professor, em bilhetes, recados, avisos, cartas, e-mails, receitas (modo de fazer), relatos (digitais ou impressos), a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, de modo a apreender gradativamente a estrutura, a composição e o estilo de cada um desses gêneros. PR.EF02LP13.a.2.52 Planejar e produzir, coletiva e individualmente, bilhetes e cartas, em meio impresso e/ou digital, dentre outros gêneros do Campo da Vida Cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto, a fim de demonstrar progressivo conhecimento na produção desses gêneros.
ESCRITA Forma de composição do texto.

Produção de textos do campo da vida cotidiana: estrutura textual (composição e estilo do gênero).

Coesão sequencial.

Conhecimento de gêneros do campo da vida cotidiana: convite, lista, quadras.

Relação grafema x fonema.

Reconhecimento de que cada gênero tem a sua
estrutura e forma de composição.

PR.EF02LP16.a.2.55 Reconhecer e reproduzir, com a mediação do professor, em bilhetes, recados, avisos, cartas, e-mails, receitas (modo de fazer), relatos (digitais ou impressos), a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, de modo a apreender gradativamente a estrutura, a composição e o estilo de cada um desses gêneros. PR.EF02LP17.a.2.56 Identificar e reproduzir, com a mediação do professor, em relatos de experiências pessoais, a sequência dos fatos, utilizando expressões que marquem a passagem do tempo (“antes”, “depois”, “ontem”, “hoje”, “amanhã”, “outro dia”, “antigamente”, “há muito
tempo” etc.), e o nível de informatividade necessário, a fim de manter a progressão do texto, por meio do emprego da coesão sequencial.
ESCRITA Forma de composição do texto.

Produção de textos do campo da vida cotidiana: estrutura textual (composição e estilo do gênero).

Coesão sequencial.

Conhecimento de gêneros do campo da vida cotidiana: convite, lista, quadras.

Relação grafema x fonema.

Reconhecimento de que cada gênero tem a sua
estrutura e forma de composição.

PR.EF02LP16.a.2.55 Reconhecer e reproduzir, com a mediação do professor, em bilhetes, recados, avisos, cartas, e-mails, receitas (modo de fazer), relatos (digitais ou impressos), a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, de modo a apreender gradativamente a estrutura, a composição e o estilo de cada um desses gêneros. PR.EF02LP15.a.2.54 Cantar cantigas e canções, obedecendo ao ritmo e à melodia, a fim de perceber a sonoridade presente nesses textos, criando novas estruturas sonoras e fazendo uso de rimas.
Expectativa de fluência: Reconhecimento e produção oral e escrita de bilhetes, avisos e recados.
Comentário: Os gêneros do campo da vida cotidiana, por serem familiares aos estudantes, favorecem o ensino e a aprendizagem dos conteúdos da Língua Portuguesa. Assim, no segundo ano o professor deve valer-se do bilhete, do recado, do aviso, da adivinha, da parlenda e da receita culinária para explorar as práticas de linguagem.
Ressaltamos que os objetivos previstos em todos os campos de atuação devem ser selecionados para complementar o trabalho com cada um dos gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com aquilo que o gênero admite de trabalho com a língua.

 

 

Campo artístico-literário
PRÁTICA DE LINGUAGEM OBJETOS DO CONHECIMENTO CONTEÚDOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS
ORALIDADE Contagem de histórias.

Contação de história.

Leitura de textos multissemióticos.

Conhecimento de clássicos da literatura. PR.EF15LP19.a.2.64 Recontar oralmente, com e sem apoio de imagem, textos literários lidos pelo professor, a fim de empregar, progressivamente, os elementos da narrativa (tema, personagens, espaço, enredo, marcas linguísticas próprias da narrativa). PR.EF15LP18.a.1.63 Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos, para que compreenda de forma gradativa a relação existente entre os textos imagéticos e os textos escritos.
ORALIDADE Contagem de histórias.

Contação de história.

Leitura de textos multissemióticos.

Conhecimento de clássicos da literatura. PR.EF15LP19.a.2.64 Recontar oralmente, com e sem apoio de imagem, textos literários lidos pelo professor, a fim de empregar, progressivamente, os elementos da narrativa (tema, personagens, espaço, enredo, marcas linguísticas próprias da narrativa). PR.EF02LP26.a.2.65 Ler e compreender, progressivamente, com certa autonomia, textos literários, de gêneros variados, a fim de desenvolver o gosto e o hábito pela leitura.
ESCRITA Escrita autônoma e compartilhada.

Concordância verbal e nominal.

Leitura e compreensão de textos pertencentes à tipologia narrativa.

Elementos da narrativa: situação inicial, conflito, desenvolvimento, clímax e desfecho.

Conhecimento de textos da tipologia narrativa. PR.EF02LP27.a.2.66 Reescrever, coletiva ou individualmente, textos narrativos literários lidos pelo professor e pelo próprio aluno, de modo a promover progressivo domínio da escrita. PR.EF15LP16.a.2.61 Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a mediação do professor e, gradativamente, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração etc.) e crônicas, de modo a ampliar e diversificar sua capacidade leitora, cognitiva e a análise textual.
ESCRITA Escrita autônoma e compartilhada.

Concordância verbal e nominal.

Leitura e compreensão de textos pertencentes à tipologia narrativa.

Elementos da narrativa: situação inicial, conflito, desenvolvimento, clímax e desfecho.

Conhecimento de textos da tipologia narrativa. PR.EF02LP27.a.2.66 Reescrever, coletiva ou individualmente, textos narrativos literários lidos pelo professor e pelo próprio aluno, de modo a promover progressivo domínio da escrita. PR.EF15LP19.a.2.64 Recontar oralmente, com e sem apoio de imagem, textos literários lidos pelo professor, a fim de empregar, progressivamente, os elementos da narrativa (tema, personagens, espaço, enredo, marcas linguísticas próprias da narrativa).
ESCRITA Escrita autônoma e compartilhada.

Concordância verbal e nominal.

Leitura e compreensão de textos pertencentes à tipologia narrativa.

Elementos da narrativa: situação inicial, conflito, desenvolvimento, clímax e desfecho.

Conhecimento de textos da tipologia narrativa. PR.EF02LP27.a.2.66 Reescrever, coletiva ou individualmente, textos narrativos literários lidos pelo professor e pelo próprio aluno, de modo a promover progressivo domínio da escrita. PR.EF02LP28.a.2.67 Reconhecer, com a mediação do professor, o conflito gerador de uma narrativa ficcional e suas possibilidades de resolução, além de palavras, expressões e frases que caracterizam personagens e ambientes, relacionando com o tempo e a sequência de fatos ocorridos, de modo a demonstrar progressivo domínio dos elementos que compõem a narrativa.
Expectativa de fluência: Espera-se que o estudante desenvolva o gosto e o hábito pela leitura, tendo condições de recontar oralmente a história lida ou ouvida, bem como produzir de forma escrita recontagens de história.
Comentário: A literatura é fundamental para a formação do leitor, haja vista que por meio da leitura o sujeito pode vivenciar experiências que nem sempre teria condições de realizar na vida real. Além de permitir uma viagem por um mundo de faz de conta, as histórias infantis e os clássicos da literatura podem servir de referência para a aprendizagem da oralidade, da leitura e da escrita.
A contagem de história pelos estudantes é muito importante para que eles comecem a se expressar de forma clara, sequencial e objetiva. Nesses momentos podem ser estimulados a usar gestos e expressões faciais que colaborem com a compreensão da história. A reescrita de histórias e contos lidos ou ouvidos é importante para que o estudante coloque em prática seus conhecimentos linguísticos e ortográficos, possibilitando ao professor analisar os conteúdos que já foram assimilados e aqueles que precisam ser retomados. Lembrando que ao abordar os gêneros literários deve-se prever o trabalho com os objetivos de todos os campos de atuação, tais como: paragrafação, pontuação, domínio do sistema de escrita alfabética, dentre outros.
Recomendar esta página via e-mail: