Língua Portuguesa - 2º ano
PRÁTICA DE LINGUAGEM | OBJETOS DO CONHECIMENTO | CONTEÚDOS | CONHECIMENTOS PRÉVIOS | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS |
LEITURA |
Decodificação/Fluência de leitura. Estratégia de leitura. |
Decodificação e compreensão de palavras. Reconhecimento de informações explícitas em diferentes textos. |
Domínio da relação grafema x fonema. | PR.EF12LP01.a.2.01 Ler, com a mediação do professor, palavras novas com precisão na decodificação; no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização, adquirindo domínio constante e progressivo fluência na leitura de palavras e textos de diferentes gêneros discursivos, com gradativa identificação de elementos da intencionalidade e da situacionalidade. |
PR.EF12LP17.a.2.28 Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a mediação do professor, enunciados de tarefas escolares, diagramas, curiosidades, pequenos relatos de experimentos, entrevistas, verbetes de enciclopédia infantil, entre outros gêneros do campo investigativo, de modo a considerar a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. |
LEITURA |
Decodificação/Fluência de leitura. Estratégia de leitura. |
Decodificação e compreensão de palavras. Reconhecimento de informações explícitas em diferentes textos. |
Domínio da relação grafema x fonema. | PR.EF12LP01.a.2.01 Ler, com a mediação do professor, palavras novas com precisão na decodificação; no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização, adquirindo domínio constante e progressivo fluência na leitura de palavras e textos de diferentes gêneros discursivos, com gradativa identificação de elementos da intencionalidade e da situacionalidade. |
PR.EF15LP09.a.2.12 Expressar-se oralmente com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado, a fim de demonstrar, gradativamente, clareza e organização nas exposições orais de ideias, considerando os diferentes contextos sociais. |
LEITURA |
Decodificação/Fluência de leitura. Estratégia de leitura. |
Decodificação e compreensão de palavras. Reconhecimento de informações explícitas em diferentes textos. |
Domínio da relação grafema x fonema. | PR.EF15LP03.a.2.06 Localizar, com a mediação do professor, informações explícitas em diferentes gêneros discursivos, como requisito básico para a compreensão leitora. |
PR.EF15LP01.a.2.04 Identificar, com a mediação do professor, a função social de diferentes gêneros discursivos que circulam em campo da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa e oral, de massa e digital, de modo a reconhecer, progressivamente, seu contexto de produção: para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam. |
LEITURA |
Decodificação/Fluência de leitura. Estratégia de leitura. |
Decodificação e compreensão de palavras. Reconhecimento de informações explícitas em diferentes textos. |
Domínio da relação grafema x fonema. | PR.EF15LP03.a.2.06 Localizar, com a mediação do professor, informações explícitas em diferentes gêneros discursivos, como requisito básico para a compreensão leitora. |
PR.EF12LP02.a.2.02 Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses, atribuindo sentido a sua leitura, para possibilitar a compreensão e a interpretação de diferentes gêneros discursivos. |
LEITURA |
Decodificação/Fluência de leitura. Estratégia de leitura. |
Decodificação e compreensão de palavras. Reconhecimento de informações explícitas em diferentes textos. |
Domínio da relação grafema x fonema. | PR.EF15LP03.a.2.06 Localizar, com a mediação do professor, informações explícitas em diferentes gêneros discursivos, como requisito básico para a compreensão leitora. |
PR.EF15LP13.a.2.16 Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.), a fim de perceber as diferenças entre os diversos usos da linguagem, adequando seu discurso de acordo com a situação (formal ou informal). |
Destacamos que a localização de informações explícitas em um texto é o mínimo que se espera da leitura de um estudante.Assim, ao longo de todo ensino fundamental, esse objetivo estará presente, contudo, os gêneros apresentados devem ser gradativamente complexificados.
PRÁTICA DE LINGUAGEM | OBJETOS DO CONHECIMENTO | CONTEÚDOS | CONHECIMENTOS PRÉVIOS | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS |
ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA | Conhecimento das diversas grafias do alfabeto. |
Categorização gráfica: traçado correto das letras; Relações biunívocas,cruzadas e arbitrárias; Sons nasais. |
Conhecimento do alfabeto. Relação grafema x fonema. |
PR.EF02LP07.a.2.23 Escrever palavras, frases, textos curtos nas formas imprensa e cursiva, para que apresente domínio da categorização gráfica. |
PR.EF02LP01.a.2.17 Utilizar , com a mediação do professor, ao produzir o texto, grafia correta de palavras conhecidas ou com estruturas silábicas já dominadas, letras maiúsculas em início de frases e em substantivos próprios, segmentação entre as palavras, ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação, de modo a apropriar-se, gradativamente, das convenções de uso da linguagem escrita. |
ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA | Conhecimento das diversas grafias do alfabeto. |
Categorização gráfica: traçado correto das letras; Relações biunívocas,cruzadas e arbitrárias; Sons nasais. |
Conhecimento do alfabeto. Relação grafema x fonema. |
PR.EF02LP07.a.2.23 Escrever palavras, frases, textos curtos nas formas imprensa e cursiva, para que apresente domínio da categorização gráfica. | PR.EF02LP04.a.2.20 Ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, identificando que existem vogais em todas as sílabas, de modo que, gradativamente, apresente domínio das sílabas canônicas e não canônicas. |
ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA | Conhecimento das diversas grafias do alfabeto. |
Categorização gráfica: traçado correto das letras; Relações biunívocas,cruzadas e arbitrárias; Sons nasais. |
Conhecimento do alfabeto. Relação grafema x fonema. |
PR.EF02LP07.a.2.23 Escrever palavras, frases, textos curtos nas formas imprensa e cursiva, para que apresente domínio da categorização gráfica. | PR.EF02LP02.a.2.18 Segmentar, com a mediação do professor e progressivamente com autonomia, palavras em sílabas, remover e substituir sílabas iniciais, mediais ou finais para criar novas palavras, a fim de compreender que este é um dos princípios para formação de novas palavras. |
ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA | Conhecimento das diversas grafias do alfabeto. |
Categorização gráfica: traçado correto das letras; Relações biunívocas,cruzadas e arbitrárias; Sons nasais. |
Conhecimento do alfabeto. Relação grafema x fonema. |
PR.EF02LP07.a.2.23 Escrever palavras, frases, textos curtos nas formas imprensa e cursiva, para que apresente domínio da categorização gráfica. | PR.EF02LP03.a.2.19 Ler e escrever, com a mediação do professor, palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas (f, v, t, d, p, b) e correspondências regulares contextuais (c e q; j e g; s e z e e o, em posição átona em final de palavra), apropriando-se progressivamente da ortografia. |
ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA | Conhecimento das diversas grafias do alfabeto. |
Categorização gráfica: traçado correto das letras; Relações biunívocas,cruzadas e arbitrárias; Sons nasais. |
Conhecimento do alfabeto. Relação grafema x fonema. |
PR.EF02LP07.a.2.23 Escrever palavras, frases, textos curtos nas formas imprensa e cursiva, para que apresente domínio da categorização gráfica. | PR.EF02LP05.a.2.21 Ler e escrever, corretamente, com a mediação do professor, palavras com marcas de nasalidade (til, m, n), a fim de compreender, gradativamente, o uso de cada nasalizador. |
ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA | Conhecimento das diversas grafias do alfabeto. |
Categorização gráfica: traçado correto das letras; Relações biunívocas,cruzadas e arbitrárias; Sons nasais. |
Conhecimento do alfabeto. Relação grafema x fonema. |
PR.EF02LP07.a.2.23 Escrever palavras, frases, textos curtos nas formas imprensa e cursiva, para que apresente domínio da categorização gráfica. | PR.EF02LP08.a.2.24 Segmentar corretamente as palavras ao escrever frases e textos, a fim de superar a hiposegmentação ou a hipersegmentação de palavras, percebendo a nomenclatura para o número de sílabas. |
Observação importante:
a) Relações biunívocas:
- cada letra corresponde a um som, cada som corresponde a uma letra. Como exemplo podemos citar as letras p, b, f, v.
b) Relações cruzadas:
- uma unidade sonora (som) tem mais de uma representação gráfica (letra) possível.
Ex.: ã – irmã, samba, manga.
- uma unidade gráfica (letra) representa mais de uma unidade sonora (som).
Ex.: r – rato, aranha.
c) Relações arbitrárias: a relação entre som e letra não é previsível. Duas letras representam o mesmo som no mesmo lugar. Ex.: casar, azar, cassado, caçado.
PRÁTICA DE LINGUAGEM | OBJETOS DO CONHECIMENTO | CONTEÚDOS | CONHECIMENTOS PRÉVIOS | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS |
ESCRITA | Escrita compartilhada. |
Planejamento e produção de textos de gêneros da vida pública. Revisão e reescrita de textos, observando: necessidades de correções, aprimoramentos, sequência lógica e ampliação das ideias. |
Conhecimentos básicos referente a ortografia. Reconhecimento de que escrevemos para alguém (interlocutor). |
PR.EF02LP18.a.2.44 Planejar e produzir, com a mediação do professor, cartazes e folhetos para divulgar eventos da escola ou da comunidade, utilizando linguagem persuasiva e elementos textuais e visuais (tamanho da letra, leiaute, imagens) adequados ao gênero, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto, a fim de planejar e produzir gêneros de divulgação de eventos. | PR.EF12LP10.a.2.37 Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a mediação do professor, cartazes, avisos, folhetos, regras e regulamentos que organizam a vida na comunidade escolar, dentre outros gêneros do campo da atuação cidadã, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto, de forma a possibilitar o contato com esses diferentes gêneros discursivos e os recursos inerentes a eles. |
ESCRITA | Escrita compartilhada. |
Planejamento e produção de textos de gêneros da vida pública. Revisão e reescrita de textos, observando: necessidades de correções, aprimoramentos, sequência lógica e ampliação das ideias. |
Conhecimentos básicos referente a ortografia. Reconhecimento de que escrevemos para alguém (interlocutor). |
PR.EF02LP18.a.2.44 Planejar e produzir, com a mediação do professor, cartazes e folhetos para divulgar eventos da escola ou da comunidade, utilizando linguagem persuasiva e elementos textuais e visuais (tamanho da letra, leiaute, imagens) adequados ao gênero, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto, a fim de planejar e produzir gêneros de divulgação de eventos. | PR.EF15LP05.a.3.05 Planejar, coletiva e individualmente com a mediação do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas, a fim de adequar gradativamente suas produções à estrutura do gênero e à esfera na qual irá circular. |
ESCRITA | Escrita compartilhada. |
Planejamento e produção de textos de gêneros da vida pública. Revisão e reescrita de textos, observando: necessidades de correções, aprimoramentos, sequência lógica e ampliação das ideias. |
Conhecimentos básicos referente a ortografia. Reconhecimento de que escrevemos para alguém (interlocutor). |
PR.EF02LP18.a.2.44 Planejar e produzir, com a mediação do professor, cartazes e folhetos para divulgar eventos da escola ou da comunidade, utilizando linguagem persuasiva e elementos textuais e visuais (tamanho da letra, leiaute, imagens) adequados ao gênero, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto, a fim de planejar e produzir gêneros de divulgação de eventos. | PR.EF15LP06.a.3.06 Reler, revisar, reestruturar e reescrever, coletiva e individualmente, o texto produzido, com a mediação do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia, pontuação, paragrafação e coerência, a fim de contribuir com a expansão e organização das ideias apresentadas pelos alunos. |
PRÁTICA DE LINGUAGEM | OBJETOS DO CONHECIMENTO | CONTEÚDOS | CONHECIMENTOS PRÉVIOS | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS |
ESCRITA | Escrita autônoma. |
Unidade temática. Planejamento e produção do texto escrito. |
Produções coletivas de textos. Conhecimento do Sistema de escrita alfabética. |
PR.EF02LP23.a.2.32 Planejar e produzir, com certa autonomia, pequenos registros de observação de resultados de pesquisa, coerentes com um tema investigado, a fim de manter a adequação ao tema e produzir com gradativa autonomia. | PR.EF12LP17.a.2.28 Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a mediação do professor, enunciados de tarefas escolares, diagramas, curiosidades, pequenos relatos de experimentos, entrevistas, verbetes de enciclopédia infantil, entre outros gêneros do campo investigativo, de modo a considerar a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. |
ESCRITA | Escrita autônoma. |
Unidade temática. Planejamento e produção do texto escrito. |
Produções coletivas de textos. Conhecimento do Sistema de escrita alfabética. |
PR.EF02LP23.a.2.32 Planejar e produzir, com certa autonomia, pequenos registros de observação de resultados de pesquisa, coerentes com um tema investigado, a fim de manter a adequação ao tema e produzir com gradativa autonomia. | PR.EF02LP20.a.2.29 Reconhecer, com a mediação do professor, a função de textos utilizados para apresentar informações coletadas em atividades de pesquisa (enquetes, pequenas entrevistas, registros de experimentações), para que, progressivamente, reconheça a função das atividades de pesquisa. |
ESCRITA | Escrita autônoma. |
Unidade temática. Planejamento e produção do texto escrito. |
Produções coletivas de textos. Conhecimento do Sistema de escrita alfabética. |
PR.EF02LP23.a.2.32 Planejar e produzir, com certa autonomia, pequenos registros de observação de resultados de pesquisa, coerentes com um tema investigado, a fim de manter a adequação ao tema e produzir com gradativa autonomia. | PR.EF02LP21.a.2.30 Explorar, com a mediação do professor, textos informativos de diferentes ambientes digitais e impressos de pesquisa, conhecendo suas possibilidades e a fim de, gradativamente, aprimorar a capacidade de pesquisa. |
ESCRITA | Escrita autônoma. |
Unidade temática. Planejamento e produção do texto escrito. |
Produções coletivas de textos. Conhecimento do Sistema de escrita alfabética. |
PR.EF02LP23.a.2.32 Planejar e produzir, com certa autonomia, pequenos registros de observação de resultados de pesquisa, coerentes com um tema investigado, a fim de manter a adequação ao tema e produzir com gradativa autonomia. | PR.EF02LP22.s.2.31 Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a mediação do professor, pequenos relatos de experimentos, entrevistas, verbetes de enciclopédia infantil, dentre outros gêneros do campo investigativo, digitais ou impressos, de modo a considerar a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto. |
PRÁTICA DE LINGUAGEM | OBJETOS DO CONHECIMENTO | CONTEÚDOS | CONHECIMENTOS PRÉVIOS | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS |
ESCRITA | Forma de composição do texto. |
Produção de textos do campo da vida cotidiana: estrutura textual (composição e estilo do gênero). Coesão sequencial. |
Conhecimento de gêneros do campo da vida cotidiana: convite, lista, quadras. Relação grafema x fonema. Reconhecimento de que cada gênero tem a sua |
PR.EF02LP16.a.2.55 Reconhecer e reproduzir, coma mediação do professor, em bilhetes, recados, avisos, cartas, e-mails, receitas (modo de fazer),relatos (digitais ou impressos), a formatação e diagramação específica de cada um dessesgêneros, de modo a apreender gradativamente a estrutura, a composição e o estilo de cada um desses gêneros. | PR.EF12LP06.a.2.48 Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a mediação do professor, recados, avisos, convites, dentre outros gêneros do Campo da Vida Cotidiana, que possam ser repassados oralmente por meio de ferramentas digitais, em áudio ou vídeo, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto, a fim de ampliar a capacidade de produção desses gêneros orais. |
ESCRITA | Forma de composição do texto. |
Produção de textos do campo da vida cotidiana: estrutura textual (composição e estilo do gênero). Coesão sequencial. |
Conhecimento de gêneros do campo da vida cotidiana: convite, lista, quadras. Relação grafema x fonema. Reconhecimento de que cada gênero tem a sua |
PR.EF02LP16.a.2.55 Reconhecer e reproduzir, com a mediação do professor, em bilhetes, recados, avisos, cartas, e-mails, receitas (modo de fazer), relatos (digitais ou impressos), a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, de modo a apreender gradativamente a estrutura, a composição e o estilo de cada um desses gêneros. | PR.EF12LP04.a.1.46 Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a mediação do professor ou já com certa autonomia, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do Campo da Vida Cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade, para que progressivamente desenvolva a compreensão leitora desses gêneros. |
ESCRITA | Forma de composição do texto. |
Produção de textos do campo da vida cotidiana: estrutura textual (composição e estilo do gênero). Coesão sequencial. |
Conhecimento de gêneros do campo da vida cotidiana: convite, lista, quadras. Relação grafema x fonema. Reconhecimento de que cada gênero tem a sua |
PR.EF02LP16.a.2.55 Reconhecer e reproduzir, com a mediação do professor, em bilhetes, recados, avisos, cartas, e-mails, receitas (modo de fazer), relatos (digitais ou impressos), a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, de modo a apreender gradativamente a estrutura, a composição e o estilo de cada um desses gêneros. | PR.EF12LP07.a.2.49 Identificar e (re)produzir, com a mediação do professor, em cantiga, quadras, quadrinhas, parlendas, travalínguas e canções, rimas, aliterações, assonâncias, o ritmo de fala relacionado ao ritmo e à melodia das músicas e seus efeitos de sentido, de modo a reconhecer, progressivamente, o estilo do gênero. |
ESCRITA | Forma de composição do texto. |
Produção de textos do campo da vida cotidiana: estrutura textual (composição e estilo do gênero). Coesão sequencial. |
Conhecimento de gêneros do campo da vida cotidiana: convite, lista, quadras. Relação grafema x fonema. Reconhecimento de que cada gênero tem a sua |
PR.EF02LP16.a.2.55 Reconhecer e reproduzir, com a mediação do professor, em bilhetes, recados, avisos, cartas, e-mails, receitas (modo de fazer), relatos (digitais ou impressos), a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, de modo a apreender gradativamente a estrutura, a composição e o estilo de cada um desses gêneros. | PR.EF02LP13.a.2.52 Planejar e produzir, coletiva e individualmente, bilhetes e cartas, em meio impresso e/ou digital, dentre outros gêneros do Campo da Vida Cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto, a fim de demonstrar progressivo conhecimento na produção desses gêneros. |
ESCRITA | Forma de composição do texto. |
Produção de textos do campo da vida cotidiana: estrutura textual (composição e estilo do gênero). Coesão sequencial. |
Conhecimento de gêneros do campo da vida cotidiana: convite, lista, quadras. Relação grafema x fonema. Reconhecimento de que cada gênero tem a sua |
PR.EF02LP16.a.2.55 Reconhecer e reproduzir, com a mediação do professor, em bilhetes, recados, avisos, cartas, e-mails, receitas (modo de fazer), relatos (digitais ou impressos), a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, de modo a apreender gradativamente a estrutura, a composição e o estilo de cada um desses gêneros. | PR.EF02LP17.a.2.56 Identificar e reproduzir, com a mediação do professor, em relatos de experiências pessoais, a sequência dos fatos, utilizando expressões que marquem a passagem do tempo (“antes”, “depois”, “ontem”, “hoje”, “amanhã”, “outro dia”, “antigamente”, “há muito tempo” etc.), e o nível de informatividade necessário, a fim de manter a progressão do texto, por meio do emprego da coesão sequencial. |
ESCRITA | Forma de composição do texto. |
Produção de textos do campo da vida cotidiana: estrutura textual (composição e estilo do gênero). Coesão sequencial. |
Conhecimento de gêneros do campo da vida cotidiana: convite, lista, quadras. Relação grafema x fonema. Reconhecimento de que cada gênero tem a sua |
PR.EF02LP16.a.2.55 Reconhecer e reproduzir, com a mediação do professor, em bilhetes, recados, avisos, cartas, e-mails, receitas (modo de fazer), relatos (digitais ou impressos), a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, de modo a apreender gradativamente a estrutura, a composição e o estilo de cada um desses gêneros. | PR.EF02LP15.a.2.54 Cantar cantigas e canções, obedecendo ao ritmo e à melodia, a fim de perceber a sonoridade presente nesses textos, criando novas estruturas sonoras e fazendo uso de rimas. |
Ressaltamos que os objetivos previstos em todos os campos de atuação devem ser selecionados para complementar o trabalho com cada um dos gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com aquilo que o gênero admite de trabalho com a língua.
PRÁTICA DE LINGUAGEM | OBJETOS DO CONHECIMENTO | CONTEÚDOS | CONHECIMENTOS PRÉVIOS | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS |
ORALIDADE | Contagem de histórias. |
Contação de história. Leitura de textos multissemióticos. |
Conhecimento de clássicos da literatura. | PR.EF15LP19.a.2.64 Recontar oralmente, com e sem apoio de imagem, textos literários lidos pelo professor, a fim de empregar, progressivamente, os elementos da narrativa (tema, personagens, espaço, enredo, marcas linguísticas próprias da narrativa). | PR.EF15LP18.a.1.63 Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos, para que compreenda de forma gradativa a relação existente entre os textos imagéticos e os textos escritos. |
ORALIDADE | Contagem de histórias. |
Contação de história. Leitura de textos multissemióticos. |
Conhecimento de clássicos da literatura. | PR.EF15LP19.a.2.64 Recontar oralmente, com e sem apoio de imagem, textos literários lidos pelo professor, a fim de empregar, progressivamente, os elementos da narrativa (tema, personagens, espaço, enredo, marcas linguísticas próprias da narrativa). | PR.EF02LP26.a.2.65 Ler e compreender, progressivamente, com certa autonomia, textos literários, de gêneros variados, a fim de desenvolver o gosto e o hábito pela leitura. |
ESCRITA | Escrita autônoma e compartilhada. |
Concordância verbal e nominal. Leitura e compreensão de textos pertencentes à tipologia narrativa. Elementos da narrativa: situação inicial, conflito, desenvolvimento, clímax e desfecho. |
Conhecimento de textos da tipologia narrativa. | PR.EF02LP27.a.2.66 Reescrever, coletiva ou individualmente, textos narrativos literários lidos pelo professor e pelo próprio aluno, de modo a promover progressivo domínio da escrita. | PR.EF15LP16.a.2.61 Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a mediação do professor e, gradativamente, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração etc.) e crônicas, de modo a ampliar e diversificar sua capacidade leitora, cognitiva e a análise textual. |
ESCRITA | Escrita autônoma e compartilhada. |
Concordância verbal e nominal. Leitura e compreensão de textos pertencentes à tipologia narrativa. Elementos da narrativa: situação inicial, conflito, desenvolvimento, clímax e desfecho. |
Conhecimento de textos da tipologia narrativa. | PR.EF02LP27.a.2.66 Reescrever, coletiva ou individualmente, textos narrativos literários lidos pelo professor e pelo próprio aluno, de modo a promover progressivo domínio da escrita. | PR.EF15LP19.a.2.64 Recontar oralmente, com e sem apoio de imagem, textos literários lidos pelo professor, a fim de empregar, progressivamente, os elementos da narrativa (tema, personagens, espaço, enredo, marcas linguísticas próprias da narrativa). |
ESCRITA | Escrita autônoma e compartilhada. |
Concordância verbal e nominal. Leitura e compreensão de textos pertencentes à tipologia narrativa. Elementos da narrativa: situação inicial, conflito, desenvolvimento, clímax e desfecho. |
Conhecimento de textos da tipologia narrativa. | PR.EF02LP27.a.2.66 Reescrever, coletiva ou individualmente, textos narrativos literários lidos pelo professor e pelo próprio aluno, de modo a promover progressivo domínio da escrita. | PR.EF02LP28.a.2.67 Reconhecer, com a mediação do professor, o conflito gerador de uma narrativa ficcional e suas possibilidades de resolução, além de palavras, expressões e frases que caracterizam personagens e ambientes, relacionando com o tempo e a sequência de fatos ocorridos, de modo a demonstrar progressivo domínio dos elementos que compõem a narrativa. |
A contagem de história pelos estudantes é muito importante para que eles comecem a se expressar de forma clara, sequencial e objetiva. Nesses momentos podem ser estimulados a usar gestos e expressões faciais que colaborem com a compreensão da história. A reescrita de histórias e contos lidos ou ouvidos é importante para que o estudante coloque em prática seus conhecimentos linguísticos e ortográficos, possibilitando ao professor analisar os conteúdos que já foram assimilados e aqueles que precisam ser retomados. Lembrando que ao abordar os gêneros literários deve-se prever o trabalho com os objetivos de todos os campos de atuação, tais como: paragrafação, pontuação, domínio do sistema de escrita alfabética, dentre outros.