SUMÁRIO

Língua Portuguesa - 1º ano

 Todos os campos de atuação
PRÁTICA DE LINGUAGEM OBJETOS DO CONHECIMENTO CONTEÚDOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS
ESCRITA Correspondência
grafema x
fonema.

Correspondência
fonema-grafema.

Unidades
fonológicas.

Segmentação
entre as palavras.

Conhecimento do
alfabeto.
(PR.EF01LP02.a.1.02) Escrever, espontaneamente ou por ditado, com a mediaçãodo professor, palavras e frases de forma alfabética – usando
letras/grafemas que representem fonemas, para que se efetive a compreensão dessa relação.
(PR.EF01LP09.a.1.09 PR.EF01LP13.a.1.09) Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais, mediais e finais, a fim decompreender essa especificidade na formação de palavras.
ESCRITA Correspondência
grafema x
fonema.

Correspondência
fonema-grafema.

Unidades
fonológicas.

Segmentação
entre as palavras.

Conhecimento do
alfabeto.
(PR.EF01LP02.a.1.02) Escrever, espontaneamente ou por ditado, com a mediação do professor, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas, para que se efetive a compreensão dessa relação. (PR.EF01LP12.a.1.12) Reconhecer, com a mediação do professor, a separação das palavras, na escrita, por espaços em branco e segmentar
adequadamente as palavras em sílabas, a fim de empregar
corretamente a segmentação em suas produções.
Expectativa de fluência: Produção escrita de palavras, frases e textos.
Comentário: Esse objetivo é considerado focal, pois, para ser alfabetizado, o aluno precisa ter domínio do sistema de escrita alfabética. A partir disso, terá condições de escrever espontaneamente palavras, frases e textos.

 

 

PRÁTICA DE LINGUAGEM OBJETOS DO CONHECIMENTO CONTEÚDOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS
ANÁLISE
LINGUÍSTICA/
SEMIÓTICA

Construção
do sistema
alfabético.


Conhecimento
do alfabeto do
português do
Brasil.

Relação grafema  x
fonema.


Conhecimento
do alfabeto do
português do
Brasil.


Orientação e
alinhamento;
Categorização
gráfica e funcional.

Conhecimento do alfabeto. (PR.EF01LP07.a.1.07) Identificar fonemas e sua representação gráfica, como princípio básico para aquisição do código escrito. (PR.EF01LP10.a.1.10) Nomear as letras do alfabeto e recitá-lo na ordem das letras e de forma aleatória, a fim de, progressivamente, dominar o sistema de escrita alfabético.
ANÁLISE
LINGUÍSTICA/
SEMIÓTICA

Construção
do sistema
alfabético.


Conhecimento
do alfabeto do
português do
Brasil.

Relação grafema x
fonema.


Conhecimento
do alfabeto do
português do
Brasil.


Orientação e
alinhamento;
Categorização
gráfica e funcional.

Conhecimento do alfabeto. (PR.EF01LP07.a.1.07) Identificar fonemas e sua representação gráfica, como princípio básico para aquisição do código escrito. (PR.EF01LP06.a.1.06) Segmentar oralmente palavras em sílabas, a fim de perceber essa característica de composição dos vocábulos e utilizá-las adequadamente nas reescritas coletivas, com a mediação do professor.
ANÁLISE
LINGUÍSTICA/
SEMIÓTICA

Construção
do sistema
alfabético.


Conhecimento
do alfabeto do
português do
Brasil.

Relação grafema x
fonema.


Conhecimento
do alfabeto do
português do
Brasil.


Orientação e
alinhamento;
Categorização
gráfica e funcional.

Conhecimento do alfabeto. (PR.EF01LP07.a.1.07) Identificar fonemas e sua representação gráfica, como princípio básico para aquisição do código escrito. (PR.EF01LP11.a.1.11) Conhecer, diferenciar e relacionar letras em formato imprensa e cursiva, maiúsculas e minúsculas, para identificar, gradativamente, diferentes formas de uso e traçado.
ANÁLISE
LINGUÍSTICA/
SEMIÓTICA

Construção
do sistema
alfabético.


Conhecimento
do alfabeto do
português do
Brasil.

Relação grafema x
fonema.


Conhecimento
do alfabeto do
português do
Brasil.


Orientação e
alinhamento;
Categorização
gráfica e funcional.

Conhecimento do alfabeto. (PR.EF01LP07.a.1.07) Identificar fonemas e sua representação gráfica, como princípio básico para aquisição do código escrito. (PR.EF01LP14.a.1.13) Identificar e utilizar, de forma gradativa, outros sinais no texto além das letras, como pontos finais, de interrogação e exclamação e seus efeitos na entonação, percebendo, gradativamente, que esses sinais
contribuem para a produção de sentido dos textos.
ANÁLISE
LINGUÍSTICA/
SEMIÓTICA

Construção
do sistema
alfabético.


Conhecimento
do alfabeto do
português do
Brasil.

Relação grafema x
fonema.


Conhecimento
do alfabeto do
português do
Brasil.


Orientação e
alinhamento;
Categorização
gráfica e funcional.

Conhecimento do alfabeto. (PR.EF01LP07.a.1.07) Identificar fonemas e sua representação gráfica, como princípio básico para aquisição do código escrito. (PR.EF01LP04.a.1.04) Distinguir as letras de outros sinais gráficos, a fim de compreender o alfabeto e perceber sua funcionalidade na escrita.
ANÁLISE
LINGUÍSTICA/
SEMIÓTICA

Construção
do sistema
alfabético.


Conhecimento
do alfabeto do
português do
Brasil.

Relação grafema x
fonema.


Conhecimento
do alfabeto do
português do
Brasil.


Orientação e
alinhamento;
Categorização
gráfica e funcional.

Conhecimento do alfabeto. (PR.EF01LP07.a.1.07) Identificar fonemas e sua representação gráfica, como princípio básico para aquisição do código escrito. (PR.EF01LP08.a.1.08) Relacionar elementos sonoros
(sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita, visando à apropriação do sistema alfabético, como meio de comunicação e de representação de ideias.
Expectativa de fluência: Escrever palavras, frases e textos, empregando de forma adequada a relação grafema x fonema, a orientação e o alinhamento da escrita no papel com progressivo domínio da categorização gráfica e funcional.
Comentário: Considerando que estamos tratando de conteúdos para o 1º ano e nesse ano o estudante dá início ao processo mais sistematizado de alfabetização, compreende-se que os objetivos elencados na prática de análise linguística/semiótica são essenciais ao ato de alfabetizar. Portanto, eles deverão ser abordados com cada um dos gêneros que serão selecionados para o trabalho em sala de aula. Dessa forma, precisamos ter a clareza de que esses objetivos se repetirão muitas vezes durante o ano letivo, a fim de assegurar a todos os estudantes o domínio da relação grafema x fonema, do conhecimento do alfabeto e, consequentemente, da leitura, da escrita e da oportunidade de participar oralmente das mais diferentes atividades do dia a dia.

 

 

 Todos os campos de atuação
PRÁTICA DE LINGUAGEM OBJETOS DO CONHECIMENTO CONTEÚDOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS
LEITURA/ESCUTA Decodificação e fluência de leitura.

Decodificação e compreensão de palavras.

Localização de informações explícitas.

Comportamento leitor: saber manusear um livro,
revista ou gibi.

Leitura de palavras com sílabas simples (CV=consoante e vogal).

PR.EF12LP01.a.1.15 Ler, com a mediação do professor, palavras novas com precisão na decodificação; no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização, adquirindo progressivamente fluência na leitura de palavras e  textos de diferentes
gêneros discursivos, com gradativa identificação de elementos da intencionalidade e da situacionalidade.
(PR.EF15LP01.a.1.18) Identificar, com a mediação do professor, a função social de diferentes gêneros discursivos que circulam em campo da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa e oral, de massa e digital, de modo a reconhecer, progressivamente, seu contexto de produção: para que foram produzidos, onde
circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
LEITURA/ESCUTA Decodificação e fluência de leitura.

Decodificação e compreensão de palavras.

Localização de informações explícitas.

Comportamento leitor: saber manusear um livro,
revista ou gibi.

Leitura de palavras com sílabas simples (CV=consoante e vogal).

PR.EF12LP01.a.1.15 Ler, com a mediação do professor, palavras novas com precisão na decodificação; no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização, adquirindo progressivamente fluência na leitura de palavras e  textos de diferentes
gêneros discursivos, com gradativa identificação de elementos da intencionalidade e da situacionalidade.
PR.EF15LP03.a.1.20 Localizar, com a mediação do professor, informações explícitas em diferentes gêneros discursivos, como requisito básico para a compreensão leitora.
Expectativa de fluência: Espera-se que o estudante realize leitura de palavras com sílabas canônicas de forma autônoma.
Comentário: O desenvolvimento da fluência em leitura é um dos objetivos a ser perseguido pelos professores que atuam no Ensino Fundamental Anos Iniciais e com o 1º ano damos início a essa prática, por isso, ela deve ser foco do trabalho pedagógico.

 

 

Todos os campos de atuação
PRÁTICA DE LINGUAGEM OBJETOS DO CONHECIMENTO CONTEÚDOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS
ORALIDADE Oralidade pública/Intercâmbio conversacional em sala de aula.

Exposição oral de ideias: clareza, tom de voz audível, boa articulação  (pronúncia) e ritmo adequado.

Turnos de fala.

Sequência lógica na exposição oral e narrativa de fatos. PR.EF15LP09.a.1.26 Expressar-se oralmente com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado, a fim de demonstrar clareza e organização nas exposições orais de ideias, considerando os diferentes contextos sociais. PR.EF15LP10.a.1.27 Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário, de modo a compreender
que a escuta atenta é fundamental para que
os processos de ensino e de aprendizagem
aconteçam de forma significativa.
ORALIDADE Oralidade pública/Intercâmbio conversacional em sala de aula.

Exposição oral de ideias: clareza, tom de voz audível, boa articulação  (pronúncia) e ritmo adequado.

Turnos de fala.

Sequência lógica na exposição oral e narrativa de fatos. PR.EF15LP11.a.1.28 Identificar características da conversação espontânea presencial, respeitando os turnos de fala, selecionando e utilizando, durante as situações de fala, formas de tratamento adequadas, de acordo com a situação e a posição do interlocutor, de forma a melhor interagir na vida social e escolar. PR.EF15LP10.a.1.27 Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário, de modo a compreender
que a escuta atenta é fundamental para que
os processos de ensino e de aprendizagem
aconteçam de forma significativa.
Expectativa de fluência: Expressar-se com clareza e sequência na exposição de ideias.
Comentário: O desenvolvimento da oralidade é fundamental para o estudante, haja vista que a criança que está no primeiro ano ainda organiza seu pensamento por meio da fala. Portanto, ele necessita verbalizar aquilo que pretende executar. Para a organização de uma produção textual isso é importantíssimo, pois o professor deve estimular os estudantes a estruturar a sua proposta de escrita primeiro de forma oral, para que se tenha clareza daquilo que pretende registrar.

 

 

Campo da vida cotidiana
PRÁTICA DE LINGUAGEM OBJETOS DO CONHECIMENTO CONTEÚDOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS
ORALIDADE Produção de texto oral.

Ritmo, fluência e entonação (domínio constante e progressivo) em recitação de parlendas, quadras, quadrinhas, trava-línguas.

Função social do gênero.

Brincadeiras de roda. (PR.EF01LP19.a.1.49) Recitar parlendas, quadras, quadrinhas, trava-línguas, com entonação adequada e observando as rimas, de modo a adquirir progressiva fluência. PR.EF01LP18.a.1.48 Registrar, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, cantigas, quadras, quadrinhas, parlendas, travalínguas, dentre outros gêneros do Campo da Vida Cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto, a fim de apropriar-se, gradativamente, da forma de organização desses textos.
ESCRITA E ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA Escrita compartilhada: função social do gênero. Planejamento, produção e  reescrita de  textos do campo da vida cotidiana. Escrita de palavras e frases; conhecimento prévio de alguns gêneros da vida cotidiana. PR.EF12LP05.a.1.52 Planejar, produzir e reproduzir, em colaboração com os colegas e com a mediação do professor, (re)contagens de histórias, poemas e outros textos versificados (letras de canção, quadrinhas, cordel), poemas visuais, tiras e histórias em quadrinhos, dentre outros gêneros do campo artísticoliterário, considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto, a fim de,  progressivamente, apropriar-se dos elementos constitutivos desses gêneros. PR.EF12LP06.a.1.53 Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a mediação do professor, recados, avisos, convites, dentre outros gêneros do Campo da Vida Cotidiana, que possam ser repassados oralmente por meio de ferramentas digitais, em áudio ou vídeo, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto, a fim de ampliar a capacidade de produção desses gêneros orais.
ESCRITA E ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA Escrita compartilhada: função social do gênero. Planejamento, produção e  reescrita de  textos do campo da vida cotidiana. Escrita de palavras e frases; conhecimento prévio de alguns gêneros da vida cotidiana. PR.EF12LP05.a.1.52 Planejar, produzir e reproduzir, em colaboração com os colegas e com a mediação do professor, (re)contagens de histórias, poemas e outros textos versificados (letras de canção, quadrinhas, cordel), poemas visuais, tiras e histórias em quadrinhos, dentre outros gêneros do campo artísticoliterário, considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto, a fim de,  progressivamente, apropriar-se dos elementos constitutivos desses gêneros. PR.EF12LP07.a.1.54 Identificar e (re)produzir, com a mediação do professor, em cantigas, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas e canções, rimas, aliterações, assonâncias, o ritmo de fala relacionado ao ritmo e à melodia das músicas e seus efeitos de sentido, de modo a reconhecer, progressivamente, o estilo desses gêneros.
ESCRITA E ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA Escrita compartilhada: função social do gênero. Planejamento, produção e  reescrita de  textos do campo da vida cotidiana. Escrita de palavras e frases; conhecimento prévio de alguns gêneros da vida cotidiana. PR.EF12LP05.a.1.52 Planejar, produzir e reproduzir, em colaboração com os colegas e com a mediação do professor, (re)contagens de histórias, poemas e outros textos versificados (letras de canção, quadrinhas, cordel), poemas visuais, tiras e histórias em quadrinhos, dentre outros gêneros do campo artísticoliterário, considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto, a fim de,  progressivamente, apropriar-se dos elementos constitutivos desses gêneros. PR.EF.01LP20.a.1.50 Identificar e reproduzir, coletivamente e com a mediação do professor, em listas, agendas, calendários, regras, avisos, convites, receitas, instruções de montagem e legendas para álbuns, fotos ou ilustrações (digitais ou impressos), a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, como meio de apropriar-se progressivamente da estrutura desses gêneros.
Expectativa de fluência: Entoar cantigas, declamar parlendas, bem como realizar seus registros de forma escrita.
Comentário: Para alfabetizar considera-se que os gêneros do campo da vida cotidiana favorecem esse trabalho. Isso ocorre principalmente porque esses gêneros como Cantiga, Parlendas, Quadrinhas apresentam rimas, assonâncias e aliterações que envolve o estudante pela sonoridade. Além dos gêneros citados, é possível encontrarmos, nesse campo, outros textos que fazem parte do dia a dia dos estudantes, o que proporciona relacionar de forma mais concreta a escrita e a leitura com as práticas sociais nas quais estão inseridos.

 

 

Campo artístico-literário
PRÁTICA DE LINGUAGEM OBJETOS DO CONHECIMENTO CONTEÚDOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS
LEITURA Contagem de histórias. Contação de história. Conhecimento de algumas histórias e contos infantis. PR.EF15LP19.a.1.64 Recontar oralmente, com e sem apoio de imagem, textos literários lidos pelo professor, a fim de empregar, progressivamente, os elementos da narrativa
(tema, personagens, espaço, enredo, marcas linguísticas próprias da narrativa).
PR.EF15LP18.a.1.63 Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos, para que compreenda de forma gradativa a relação existente entre os textos imagéticos e os textos escritos.
LEITURA Contagem de histórias. Contação de história. Conhecimento de algumas histórias e contos infantis. PR.EF15LP19.a.1.64 Recontar oralmente, com e sem apoio de imagem, textos literários lidos pelo professor, a fim de empregar, progressivamente, os elementos da narrativa
(tema, personagens, espaço, enredo, marcas linguísticas próprias da narrativa).
PR.EF15LP15.a.1.60 Reconhecer, com a mediação do professor, que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade, de modo a contribuir para sua formação como leitor literário, bem como permitir o contato com diferentes culturas.
LEITURA Contagem de histórias. Contação de história. Conhecimento de algumas histórias e contos infantis. PR.EF15LP19.a.1.64 Recontar oralmente, com e sem apoio de imagem, textos literários lidos pelo professor, a fim de empregar, progressivamente, os elementos da narrativa
(tema, personagens, espaço, enredo, marcas linguísticas próprias da narrativa).
PR.EF15LP16.a.1.61 Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a mediação do professor, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração etc.) e crônicas, de modo a ampliar e diversificar sua capacidade leitora, cognitiva e a análise textual.
ESCRITA Escrita autônoma e compartilhada. Produção coletiva de textos de tipologia narrativa. Conhecimento de algumas histórias e contos infantis. PR.EF01LP25.a.1.56 Produzir, tendo o professor como escriba, recontagens de histórias lidas pelo professor, histórias imaginadas ou baseadas em livros de imagens, observando a forma de composição de textos narrativos (personagens, enredo, tempo e espaço), a fim de apropriar-se gradativamente da produção escrita de narrativas. PR.EF01LP26.a.1.57 Identificar, com a mediação do professor, elementos de uma narrativa lida, ouvida ou assistida, incluindo personagens, enredo, tempo e espaço, de modo a compreender a relação entre esses elementos.
ESCRITA Escrita autônoma e compartilhada. Produção coletiva de textos de tipologia narrativa. Conhecimento de algumas histórias e contos infantis. PR.EF01LP25.a.1.56 Produzir, tendo o professor como escriba, recontagens de histórias lidas pelo professor, histórias imaginadas ou baseadas em livros de imagens, observando a forma de composição de textos narrativos (personagens, enredo, tempo e espaço), a fim de apropriar-se gradativamente da produção escrita de narrativas. PR.EF01LP01.a.1.01 Reconhecer que textos são lidos e escritos da esquerda para a direita e de cima para baixo da página, sendo essa uma regra específica do nosso sistema linguístico, a fim de organizar e unificar a escrita.
ESCRITA Escrita autônoma e compartilhada. Produção coletiva de textos de tipologia narrativa. Conhecimento de algumas histórias e contos infantis. PR.EF01LP25.a.1.56 Produzir, tendo o professor como escriba, recontagens de histórias lidas pelo professor, histórias imaginadas ou baseadas em livros de imagens, observando a forma de composição de textos narrativos (personagens, enredo, tempo e espaço), a fim de apropriar-se gradativamente da produção escrita de narrativas. PR.EF12LP03.a.1.17 Copiar textos breves, mantendo suas características e voltando para o texto sempre que tiver dúvidas sobre sua distribuição gráfica, espaçamento entre as palavras, escrita das palavras e pontuação, como meio de aperfeiçoar gradativamente as formas de registro, por meio das produções coletivas e análise dos enunciados presentes no texto.
ESCRITA Escrita autônoma e compartilhada. Produção coletiva de textos de tipologia narrativa. Conhecimento de algumas histórias e contos infantis. PR.EF01LP25.a.1.56 Produzir, tendo o professor como escriba, recontagens de histórias lidas pelo professor, histórias imaginadas ou baseadas em livros de imagens, observando a forma de composição de textos narrativos (personagens, enredo, tempo e espaço), a fim de apropriar-se gradativamente da produção escrita de narrativas. PR.EF15LP06.a.1.23 Reler, revisar, reestruturar e reescrever o texto produzido, com a mediação do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação, a fim de contribuir com a expansão e organização das ideias apresentadas pelos alunos.
ESCRITA Escrita autônoma e compartilhada. Produção coletiva de textos de tipologia narrativa. Conhecimento de algumas histórias e contos infantis. PR.EF01LP25.a.1.56 Produzir, tendo o professor como escriba, recontagens de histórias lidas pelo professor, histórias imaginadas ou baseadas em livros de imagens, observando a forma de composição de textos narrativos (personagens, enredo, tempo e espaço), a fim de apropriar-se gradativamente da produção escrita de narrativas. PR.EF15LP07.a.1.24 Reestruturar a versão final do texto coletivo ou individual, em colaboração com os colegas e com a mediação do professor, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital, para apropriar-se gradativamente dos aspectos estruturantes dos gêneros discursivos.
Expectativa de fluência: Escutar, ler e recontar história
Compreender que lemos e escrevemos da esquerda para a direita e de cima para baixo.
Produzir coletiva e individualmente recontos de histórias, bem como reestruturá-los de forma coletiva e individual.
Comentário: O campo artístico-literário colabora com a formação do leitor literário. Portanto, ao longo do ano letivo, o estudante precisa participar de situações de contação de história (realizada pelo professor), além dele próprio contar histórias, haja vista que isso contribui tanto para o desenvolvimento da prática de leitura quanto com a prática da oralidade que são tão importantes no primeiro ano do Ensino Fundamental. Na sala de aula é preciso criar um ambiente favorável à leitura: deve ser organizado e prever momentos para a leitura deleite.
As histórias lidas ou contadas podem servir de instrumento para a interpretação e exploração das unidades menores da língua: palavras, sílabas e letras, bem como para aprofundar os conhecimentos relativos a organização da escrita no papel.
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