Língua Portuguesa - 1º ano
PRÁTICA DE LINGUAGEM | OBJETOS DO CONHECIMENTO | CONTEÚDOS | CONHECIMENTOS PRÉVIOS | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS |
ESCRITA | Correspondência grafema x fonema. |
Correspondência Unidades Segmentação |
Conhecimento do alfabeto. |
(PR.EF01LP02.a.1.02) Escrever, espontaneamente ou por ditado, com a mediaçãodo professor, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas, para que se efetive a compreensão dessa relação. |
(PR.EF01LP09.a.1.09 PR.EF01LP13.a.1.09) Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais, mediais e finais, a fim decompreender essa especificidade na formação de palavras. |
ESCRITA | Correspondência grafema x fonema. |
Correspondência Unidades Segmentação |
Conhecimento do alfabeto. |
(PR.EF01LP02.a.1.02) Escrever, espontaneamente ou por ditado, com a mediação do professor, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas, para que se efetive a compreensão dessa relação. | (PR.EF01LP12.a.1.12) Reconhecer, com a mediação do professor, a separação das palavras, na escrita, por espaços em branco e segmentar adequadamente as palavras em sílabas, a fim de empregar corretamente a segmentação em suas produções. |
PRÁTICA DE LINGUAGEM | OBJETOS DO CONHECIMENTO | CONTEÚDOS | CONHECIMENTOS PRÉVIOS | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS |
ANÁLISE LINGUÍSTICA/ SEMIÓTICA |
Construção
|
Relação grafema x
|
Conhecimento do alfabeto. | (PR.EF01LP07.a.1.07) Identificar fonemas e sua representação gráfica, como princípio básico para aquisição do código escrito. | (PR.EF01LP10.a.1.10) Nomear as letras do alfabeto e recitá-lo na ordem das letras e de forma aleatória, a fim de, progressivamente, dominar o sistema de escrita alfabético. |
ANÁLISE LINGUÍSTICA/ SEMIÓTICA |
Construção
|
Relação grafema x
|
Conhecimento do alfabeto. | (PR.EF01LP07.a.1.07) Identificar fonemas e sua representação gráfica, como princípio básico para aquisição do código escrito. | (PR.EF01LP06.a.1.06) Segmentar oralmente palavras em sílabas, a fim de perceber essa característica de composição dos vocábulos e utilizá-las adequadamente nas reescritas coletivas, com a mediação do professor. |
ANÁLISE LINGUÍSTICA/ SEMIÓTICA |
Construção
|
Relação grafema x
|
Conhecimento do alfabeto. | (PR.EF01LP07.a.1.07) Identificar fonemas e sua representação gráfica, como princípio básico para aquisição do código escrito. | (PR.EF01LP11.a.1.11) Conhecer, diferenciar e relacionar letras em formato imprensa e cursiva, maiúsculas e minúsculas, para identificar, gradativamente, diferentes formas de uso e traçado. |
ANÁLISE LINGUÍSTICA/ SEMIÓTICA |
Construção
|
Relação grafema x
|
Conhecimento do alfabeto. | (PR.EF01LP07.a.1.07) Identificar fonemas e sua representação gráfica, como princípio básico para aquisição do código escrito. | (PR.EF01LP14.a.1.13) Identificar e utilizar, de forma gradativa, outros sinais no texto além das letras, como pontos finais, de interrogação e exclamação e seus efeitos na entonação, percebendo, gradativamente, que esses sinais contribuem para a produção de sentido dos textos. |
ANÁLISE LINGUÍSTICA/ SEMIÓTICA |
Construção
|
Relação grafema x
|
Conhecimento do alfabeto. | (PR.EF01LP07.a.1.07) Identificar fonemas e sua representação gráfica, como princípio básico para aquisição do código escrito. | (PR.EF01LP04.a.1.04) Distinguir as letras de outros sinais gráficos, a fim de compreender o alfabeto e perceber sua funcionalidade na escrita. |
ANÁLISE LINGUÍSTICA/ SEMIÓTICA |
Construção
|
Relação grafema x
|
Conhecimento do alfabeto. | (PR.EF01LP07.a.1.07) Identificar fonemas e sua representação gráfica, como princípio básico para aquisição do código escrito. | (PR.EF01LP08.a.1.08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita, visando à apropriação do sistema alfabético, como meio de comunicação e de representação de ideias. |
PRÁTICA DE LINGUAGEM | OBJETOS DO CONHECIMENTO | CONTEÚDOS | CONHECIMENTOS PRÉVIOS | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS |
LEITURA/ESCUTA | Decodificação e fluência de leitura. |
Decodificação e compreensão de palavras. Localização de informações explícitas. |
Comportamento leitor: saber manusear um livro, Leitura de palavras com sílabas simples (CV=consoante e vogal). |
PR.EF12LP01.a.1.15 Ler, com a mediação do professor, palavras novas com precisão na decodificação; no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização, adquirindo progressivamente fluência na leitura de palavras e textos de diferentes gêneros discursivos, com gradativa identificação de elementos da intencionalidade e da situacionalidade. |
(PR.EF15LP01.a.1.18) Identificar, com a mediação do professor, a função social de diferentes gêneros discursivos que circulam em campo da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa e oral, de massa e digital, de modo a reconhecer, progressivamente, seu contexto de produção: para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam. |
LEITURA/ESCUTA | Decodificação e fluência de leitura. |
Decodificação e compreensão de palavras. Localização de informações explícitas. |
Comportamento leitor: saber manusear um livro, Leitura de palavras com sílabas simples (CV=consoante e vogal). |
PR.EF12LP01.a.1.15 Ler, com a mediação do professor, palavras novas com precisão na decodificação; no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização, adquirindo progressivamente fluência na leitura de palavras e textos de diferentes gêneros discursivos, com gradativa identificação de elementos da intencionalidade e da situacionalidade. |
PR.EF15LP03.a.1.20 Localizar, com a mediação do professor, informações explícitas em diferentes gêneros discursivos, como requisito básico para a compreensão leitora. |
PRÁTICA DE LINGUAGEM | OBJETOS DO CONHECIMENTO | CONTEÚDOS | CONHECIMENTOS PRÉVIOS | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS |
ORALIDADE | Oralidade pública/Intercâmbio conversacional em sala de aula. |
Exposição oral de ideias: clareza, tom de voz audível, boa articulação (pronúncia) e ritmo adequado. Turnos de fala. |
Sequência lógica na exposição oral e narrativa de fatos. | PR.EF15LP09.a.1.26 Expressar-se oralmente com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado, a fim de demonstrar clareza e organização nas exposições orais de ideias, considerando os diferentes contextos sociais. | PR.EF15LP10.a.1.27 Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário, de modo a compreender que a escuta atenta é fundamental para que os processos de ensino e de aprendizagem aconteçam de forma significativa. |
ORALIDADE | Oralidade pública/Intercâmbio conversacional em sala de aula. |
Exposição oral de ideias: clareza, tom de voz audível, boa articulação (pronúncia) e ritmo adequado. Turnos de fala. |
Sequência lógica na exposição oral e narrativa de fatos. | PR.EF15LP11.a.1.28 Identificar características da conversação espontânea presencial, respeitando os turnos de fala, selecionando e utilizando, durante as situações de fala, formas de tratamento adequadas, de acordo com a situação e a posição do interlocutor, de forma a melhor interagir na vida social e escolar. | PR.EF15LP10.a.1.27 Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário, de modo a compreender que a escuta atenta é fundamental para que os processos de ensino e de aprendizagem aconteçam de forma significativa. |
PRÁTICA DE LINGUAGEM | OBJETOS DO CONHECIMENTO | CONTEÚDOS | CONHECIMENTOS PRÉVIOS | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS |
ORALIDADE | Produção de texto oral. |
Ritmo, fluência e entonação (domínio constante e progressivo) em recitação de parlendas, quadras, quadrinhas, trava-línguas. Função social do gênero. |
Brincadeiras de roda. | (PR.EF01LP19.a.1.49) Recitar parlendas, quadras, quadrinhas, trava-línguas, com entonação adequada e observando as rimas, de modo a adquirir progressiva fluência. | PR.EF01LP18.a.1.48 Registrar, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, cantigas, quadras, quadrinhas, parlendas, travalínguas, dentre outros gêneros do Campo da Vida Cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto, a fim de apropriar-se, gradativamente, da forma de organização desses textos. |
ESCRITA E ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA | Escrita compartilhada: função social do gênero. | Planejamento, produção e reescrita de textos do campo da vida cotidiana. | Escrita de palavras e frases; conhecimento prévio de alguns gêneros da vida cotidiana. | PR.EF12LP05.a.1.52 Planejar, produzir e reproduzir, em colaboração com os colegas e com a mediação do professor, (re)contagens de histórias, poemas e outros textos versificados (letras de canção, quadrinhas, cordel), poemas visuais, tiras e histórias em quadrinhos, dentre outros gêneros do campo artísticoliterário, considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto, a fim de, progressivamente, apropriar-se dos elementos constitutivos desses gêneros. | PR.EF12LP06.a.1.53 Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a mediação do professor, recados, avisos, convites, dentre outros gêneros do Campo da Vida Cotidiana, que possam ser repassados oralmente por meio de ferramentas digitais, em áudio ou vídeo, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto, a fim de ampliar a capacidade de produção desses gêneros orais. |
ESCRITA E ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA | Escrita compartilhada: função social do gênero. | Planejamento, produção e reescrita de textos do campo da vida cotidiana. | Escrita de palavras e frases; conhecimento prévio de alguns gêneros da vida cotidiana. | PR.EF12LP05.a.1.52 Planejar, produzir e reproduzir, em colaboração com os colegas e com a mediação do professor, (re)contagens de histórias, poemas e outros textos versificados (letras de canção, quadrinhas, cordel), poemas visuais, tiras e histórias em quadrinhos, dentre outros gêneros do campo artísticoliterário, considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto, a fim de, progressivamente, apropriar-se dos elementos constitutivos desses gêneros. | PR.EF12LP07.a.1.54 Identificar e (re)produzir, com a mediação do professor, em cantigas, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas e canções, rimas, aliterações, assonâncias, o ritmo de fala relacionado ao ritmo e à melodia das músicas e seus efeitos de sentido, de modo a reconhecer, progressivamente, o estilo desses gêneros. |
ESCRITA E ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA | Escrita compartilhada: função social do gênero. | Planejamento, produção e reescrita de textos do campo da vida cotidiana. | Escrita de palavras e frases; conhecimento prévio de alguns gêneros da vida cotidiana. | PR.EF12LP05.a.1.52 Planejar, produzir e reproduzir, em colaboração com os colegas e com a mediação do professor, (re)contagens de histórias, poemas e outros textos versificados (letras de canção, quadrinhas, cordel), poemas visuais, tiras e histórias em quadrinhos, dentre outros gêneros do campo artísticoliterário, considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto, a fim de, progressivamente, apropriar-se dos elementos constitutivos desses gêneros. | PR.EF.01LP20.a.1.50 Identificar e reproduzir, coletivamente e com a mediação do professor, em listas, agendas, calendários, regras, avisos, convites, receitas, instruções de montagem e legendas para álbuns, fotos ou ilustrações (digitais ou impressos), a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, como meio de apropriar-se progressivamente da estrutura desses gêneros. |
PRÁTICA DE LINGUAGEM | OBJETOS DO CONHECIMENTO | CONTEÚDOS | CONHECIMENTOS PRÉVIOS | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS |
LEITURA | Contagem de histórias. | Contação de história. | Conhecimento de algumas histórias e contos infantis. | PR.EF15LP19.a.1.64 Recontar oralmente, com e sem apoio de imagem, textos literários lidos pelo professor, a fim de empregar, progressivamente, os elementos da narrativa (tema, personagens, espaço, enredo, marcas linguísticas próprias da narrativa). |
PR.EF15LP18.a.1.63 Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos, para que compreenda de forma gradativa a relação existente entre os textos imagéticos e os textos escritos. |
LEITURA | Contagem de histórias. | Contação de história. | Conhecimento de algumas histórias e contos infantis. | PR.EF15LP19.a.1.64 Recontar oralmente, com e sem apoio de imagem, textos literários lidos pelo professor, a fim de empregar, progressivamente, os elementos da narrativa (tema, personagens, espaço, enredo, marcas linguísticas próprias da narrativa). |
PR.EF15LP15.a.1.60 Reconhecer, com a mediação do professor, que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade, de modo a contribuir para sua formação como leitor literário, bem como permitir o contato com diferentes culturas. |
LEITURA | Contagem de histórias. | Contação de história. | Conhecimento de algumas histórias e contos infantis. | PR.EF15LP19.a.1.64 Recontar oralmente, com e sem apoio de imagem, textos literários lidos pelo professor, a fim de empregar, progressivamente, os elementos da narrativa (tema, personagens, espaço, enredo, marcas linguísticas próprias da narrativa). |
PR.EF15LP16.a.1.61 Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a mediação do professor, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração etc.) e crônicas, de modo a ampliar e diversificar sua capacidade leitora, cognitiva e a análise textual. |
ESCRITA | Escrita autônoma e compartilhada. | Produção coletiva de textos de tipologia narrativa. | Conhecimento de algumas histórias e contos infantis. | PR.EF01LP25.a.1.56 Produzir, tendo o professor como escriba, recontagens de histórias lidas pelo professor, histórias imaginadas ou baseadas em livros de imagens, observando a forma de composição de textos narrativos (personagens, enredo, tempo e espaço), a fim de apropriar-se gradativamente da produção escrita de narrativas. | PR.EF01LP26.a.1.57 Identificar, com a mediação do professor, elementos de uma narrativa lida, ouvida ou assistida, incluindo personagens, enredo, tempo e espaço, de modo a compreender a relação entre esses elementos. |
ESCRITA | Escrita autônoma e compartilhada. | Produção coletiva de textos de tipologia narrativa. | Conhecimento de algumas histórias e contos infantis. | PR.EF01LP25.a.1.56 Produzir, tendo o professor como escriba, recontagens de histórias lidas pelo professor, histórias imaginadas ou baseadas em livros de imagens, observando a forma de composição de textos narrativos (personagens, enredo, tempo e espaço), a fim de apropriar-se gradativamente da produção escrita de narrativas. | PR.EF01LP01.a.1.01 Reconhecer que textos são lidos e escritos da esquerda para a direita e de cima para baixo da página, sendo essa uma regra específica do nosso sistema linguístico, a fim de organizar e unificar a escrita. |
ESCRITA | Escrita autônoma e compartilhada. | Produção coletiva de textos de tipologia narrativa. | Conhecimento de algumas histórias e contos infantis. | PR.EF01LP25.a.1.56 Produzir, tendo o professor como escriba, recontagens de histórias lidas pelo professor, histórias imaginadas ou baseadas em livros de imagens, observando a forma de composição de textos narrativos (personagens, enredo, tempo e espaço), a fim de apropriar-se gradativamente da produção escrita de narrativas. | PR.EF12LP03.a.1.17 Copiar textos breves, mantendo suas características e voltando para o texto sempre que tiver dúvidas sobre sua distribuição gráfica, espaçamento entre as palavras, escrita das palavras e pontuação, como meio de aperfeiçoar gradativamente as formas de registro, por meio das produções coletivas e análise dos enunciados presentes no texto. |
ESCRITA | Escrita autônoma e compartilhada. | Produção coletiva de textos de tipologia narrativa. | Conhecimento de algumas histórias e contos infantis. | PR.EF01LP25.a.1.56 Produzir, tendo o professor como escriba, recontagens de histórias lidas pelo professor, histórias imaginadas ou baseadas em livros de imagens, observando a forma de composição de textos narrativos (personagens, enredo, tempo e espaço), a fim de apropriar-se gradativamente da produção escrita de narrativas. | PR.EF15LP06.a.1.23 Reler, revisar, reestruturar e reescrever o texto produzido, com a mediação do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação, a fim de contribuir com a expansão e organização das ideias apresentadas pelos alunos. |
ESCRITA | Escrita autônoma e compartilhada. | Produção coletiva de textos de tipologia narrativa. | Conhecimento de algumas histórias e contos infantis. | PR.EF01LP25.a.1.56 Produzir, tendo o professor como escriba, recontagens de histórias lidas pelo professor, histórias imaginadas ou baseadas em livros de imagens, observando a forma de composição de textos narrativos (personagens, enredo, tempo e espaço), a fim de apropriar-se gradativamente da produção escrita de narrativas. | PR.EF15LP07.a.1.24 Reestruturar a versão final do texto coletivo ou individual, em colaboração com os colegas e com a mediação do professor, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital, para apropriar-se gradativamente dos aspectos estruturantes dos gêneros discursivos. |
Compreender que lemos e escrevemos da esquerda para a direita e de cima para baixo.
Produzir coletiva e individualmente recontos de histórias, bem como reestruturá-los de forma coletiva e individual.
As histórias lidas ou contadas podem servir de instrumento para a interpretação e exploração das unidades menores da língua: palavras, sílabas e letras, bem como para aprofundar os conhecimentos relativos a organização da escrita no papel.