História - 5º ano
UNIDADE TEMÁTICA | OBJETOS DO CONHECIMENTO | CONTEÚDOS | CONHECIMENTOS PRÉVIOS | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS |
POVOS E CULTURAS: MEU LUGAR NO MUNDO E MEU GRUPO SOCIAL |
O que forma um povo: do nomadismo aos primeiros povos sedentarizados. |
Nomadismo e sedentarismo na formação das primeiras sociedades. |
(PR.EF04HI01.s.4.01) Reconhecer a história como resultado da ação do ser humano no tempo e no espaço, com base na identificação de mudanças e permanências ao longo do tempo. |
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(PR.EF05HI01.c.5.06) Conhecer e valorizar a cultura dos povos indígenas, africanos e europeus que formaram a população brasileira e do Estado do Paraná. (Conteúdo: Relações de trabalho e cultura no processo de formação da população brasileira). |
POVOS E CULTURAS: MEU LUGAR NO MUNDO E MEU GRUPO SOCIAL |
O que forma um povo: do nomadismo aos primeiros povos sedentarizados. |
Nomadismo e sedentarismo na formação das primeiras sociedades. |
(PR.EF04HI01.s.4.01) Reconhecer a história como resultado da ação do ser humano no tempo e no espaço, com base na identificação de mudanças e permanências ao longo do tempo. |
(PR.EF05HI01.s.5.01) Identificar os processos de formação das culturas e dos povos, relacionando-os com o espaço geográfico ocupado. |
(PR.EF05HI02.c.5.12) Analisar a história do Brasil em diferentes períodos, destacando relações de poder, cultura e trabalho a partir de fontes históricas e da articulação entre o contexto local e/ou regional. (Conteúdo: Organização política e econômica no Brasil). |
POVOS E CULTURAS: MEU LUGAR NO MUNDO E MEU GRUPO SOCIAL |
O que forma um povo: do nomadismo aos primeiros povos sedentarizados. |
Nomadismo e sedentarismo na formação das primeiras sociedades. |
(PR.EF04HI01.s.4.01) Reconhecer a história como resultado da ação do ser humano no tempo e no espaço, com base na identificação de mudanças e permanências ao longo do tempo. |
(PR.EF05HI01.s.5.01) Identificar os processos de formação das culturas e dos povos, relacionando-os com o espaço geográfico ocupado. |
(PR.EF05HI05.c.5.23) Conhecer, respeitar e valorizar as diferenças étnicas, regionais, ambientais e culturais que caracterizam o território paranaense relacionandoas aos movimentos migratórios. (Conteúdo: Cidadania e diversidade no Paraná: manifestações e direitos sociais). |
POVOS E CULTURAS: MEU LUGAR NO MUNDO E MEU GRUPO SOCIAL |
O que forma um povo: do nomadismo aos primeiros povos sedentarizados. |
Nomadismo e sedentarismo na formação das primeiras sociedades. |
(PR.EF04HI01.s.4.01) Reconhecer a história como resultado da ação do ser humano no tempo e no espaço, com base na identificação de mudanças e permanências ao longo do tempo. |
(PR.EF05HI01.s.5.01) Identificar os processos de formação das culturas e dos povos, relacionando-os com o espaço geográfico ocupado. |
(PR.EF05HI05.c.5.25) Conhecer e valorizar espaços e formas de resistência da população negra paranaense, por meio das comunidades de remanescentes de quilombo, clubes negros e manifestações culturais. (Conteúdo: Cidadania e diversidade no Paraná: manifestações e direitos sociais). |
Comentário: Deve-se perceber a relação entre modos de vida nômade e sedentário e o espaço geográfico, entendendo como este contribuiu para o surgimento das primeiras culturas sedentárias. A análise deve ressaltar outros fatores explicativos para a formação das primeiras sociedades sedentárias e mostrar que esse processo não foi a única alternativa na história humana, a fim de não estabelecer um determinismo geográfico e nem a ideia de “progresso” entre nômades e sedentários, pois se tratam de formas de viver. No processo de análise de diferentes realidades e temporalidades, é importante esclarecer o conceito de cidadania, relacionando-a com o respeito às diferenças sociais, culturais e aos direitos humanos. Deve-se compreender que a cidadania é a condição de quem vive em sociedade como participante dela (por isso, o cidadão tem direitos) e como membro que aceita as regras (por isso, tem deveres). Pode-se exemplificar com situações concretas e próximas às experiências sociais dos estudantes. Nesse conjunto de bjetivos de aprendizagem o conteúdo cidadania vem associado à diversidade presente desde a formação da sociedade brasileira e da sociedade paranaense. O 5º ano explora a formação do Estado nas sociedades antigas, para em seguida pensar no modo como este se constitui nas sociedades contemporâneas, contemplando o Brasil e o recorte regional (Paraná).
Possibilidades de integração: Há a possibilidade de propor trabalhos com os componentes Geografia, Ciências e Arte, podendo estabelecer relação com o tema contemporâneo transversal diversidade cultural, na identificação e análise do papel das culturas na composição identitária de grupos e povos e na análise de aspectos socioculturais relacionados com o espaço geográfico ocupado. É possível organizar pesquisas e/ou saídas de campo, que permitam ao estudante reconhecer o espaço histórico-geográfico também como um espaço sociocultural. É importante que o estudante perceba que diferentes espaços correspondem a diferentes culturas e identidades existentes nos lugares de ivência. Elabore um álbum por meio de registros gráficos e escritos com informações referentes às comunidades e povos tradicionais do Paraná; os festejos e manifestações culturais dos diferentes grupos que compõem o Estado; e finalize com um parecer, coletivo ou individual, sobre as configurações populacionais e culturais observadas durante a pesquisa. Os estudantes podem optar por uma festa típica do Paraná e, em conjunto com os demais componentes curriculares, realizar uma apresentação cultural à comunidade escolar.
Fonte: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/; https://www.bnccnapratica.com.br/; https://institutoreuna.org.br/projeto/mapas-de-foco-bncc/.
UNIDADE TEMÁTICA | OBJETOS DO CONHECIMENTO | CONTEÚDOS | CONHECIMENTOS PRÉVIOS | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS |
POVOS E CULTURAS: MEU LUGAR NO MUNDO E MEU GRUPO SOCIAL |
Cidadania, diversidade cultural e respeito às diferenças sociais, culturais e históricas. |
Cidadania e diversidade: respeito às diferenças, manifestações e direitos sociais. |
(PR.EF05HI04.s.5.17) Associar a noção de cidadania com os princípios de respeito à diversidade, à pluralidade e aos direitos humanos. |
(PR.EF05HI04.d.5.19) Conhecer direitos sociais conquistados pela luta de muitos cidadãos brasileiros e que fazem parte do nosso cotidiano. (Conteúdo: Cidadania e diversidade: respeito às diferenças, manifestações e direitos sociais). |
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POVOS E CULTURAS: MEU LUGAR NO MUNDO E MEU GRUPO SOCIAL |
Cidadania, diversidade cultural e respeito às diferenças sociais, culturais e históricas. |
Cidadania e diversidade: respeito às diferenças, manifestações e direitos sociais. |
(PR.EF05HI04.s.5.17) Associar a noção de cidadania com os princípios de respeito à diversidade, à pluralidade e aos direitos humanos. |
(PR.EF05HI05.s.5.21) Associar o conceito de cidadania à conquista de direitos dos povos, das sociedades e diferentes grupos, compreendendo-o como conquista histórica. (Conteúdo: Cidadania e diversidade: respeito às diferenças, manifestações e direitos sociais). |
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POVOS E CULTURAS: MEU LUGAR NO MUNDO E MEU GRUPO SOCIAL |
Cidadania, diversidade cultural e respeito às diferenças sociais, culturais e históricas. |
Cidadania e diversidade: respeito às diferenças, manifestações e direitos sociais. |
(PR.EF05HI04.s.5.17) Associar a noção de cidadania com os princípios de respeito à diversidade, à pluralidade e aos direitos humanos. |
(PR.EF05HI05.c.5.24) Conhecer elementos que caracterizam conflitos, como por exemplo, a Guerra do Contestado, Guerra de Porecatu e Levante dos Posseiros de 1957, relacionando-os a movimentos de luta pela posse da terra. (Conteúdo: Cidadania e diversidade no Paraná: manifestações e direitos sociais). |
Comentário: Deve-se entender o que é cidadania e relacioná-la com o respeito às diferenças sociais, culturais e aos direitos humanos, entendendo-a como um esforço social que levou tempo para se realizar e que passou por revoluções, resistências e acertos coletivos. Para esse grupo etário, pode-se considerar uma visão histórica mais panorâmica, que pontue marcos históricos importantes da conquista da cidadania: Atenas, século VI a.C., Revolução Francesa, 1788 e Declaração Universal dos Direitos Humanos, 1948. Pode-se considerar o trabalho com linha de tempo para que o aluno compreenda a historicidade do processo de conquista da cidadania. A partir dessas discussões, os estudos devem promover o conhecimento e a valorização das diferentes comunidades que constituem o estado do Paraná, relacionando seus processos de luta e direitos conquistados. É importante contextualizar o tema à luz da história recente do país, mostrando que a cidadania é a soma de conquistas cotidianas, na forma da lei, de reparações a injust ças sociais, civis e políticas, como a conquista do voto feminino, a lei que criminaliza preconceitos de raça e cor (Lei nº 7.716 de 5 de janeiro de 1989), a lei Maria da Penha (Lei nº 11.340, 7 de agosto de 2006), entre outras. Sugere-se a leitura coletiva da Cartilha Direitos Humanos - Ziraldo — Turminha do MPF (link do Ministério Público Federal) com o objetivo de reconhecer e sistematizar os aspectos principais dos conceitos de: cidadania, diversidade, pluralidade e direitos humanos. Pode-se propor, também, a criação de um gibi ou uma carta coletiva que encerre direitos e deveres, em que os estudantes, os professores e a comunidade escolar poderão fazer sugestões, defender seu ponto de vista e experimentar processos de votação, vivenciando, assim, uma articulação com o tema contemporâneo transversal educação em direitos humanos.
Possibilidades de integração: A integração pode ocorrer por meio dos componentes de Geografia e Língua Portuguesa ao situar os conflitos e comunidades envolvidas no tempo e no espaço.
Fonte: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/; https://www.bnccnapratica.com.br/; https://institutoreuna.org.br/projeto/mapas-de-foco-bncc/.
UNIDADE TEMÁTICA | OBJETOS DO CONHECIMENTO | CONTEÚDOS | CONHECIMENTOS PRÉVIOS | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS |
REGISTROS DA HISTÓRIA:LINGUAGENS E CULTURAS |
As tradições orais e a valorização da memória. |
Comunicação e registros de memória. |
(PR.EF04HI01.s.4.01) Reconhecer a história como resultado da ação do ser humano no tempo e no espaço, com base na identificação de mudanças e permanências ao longo do tempo. |
(PR.EF05HI07.s.5.28) Identificar os processos de produção, hierarquização e difusão dos marcos de memória e discutir a presença e/ou a ausência de diferentes grupos que compõem a sociedade na nomeação desses marcos de memória. |
(PR.EF05HI08.s.5.30) Identificar formas de marcação da passagem do tempo em distintas sociedades, incluindo os povos indígenas originários e os povos africanos. (Conteúdo: Marcação da passagem do tempo em distintas sociedades - calendários e outras formas de marcar o tempo). |
REGISTROS DA HISTÓRIA:LINGUAGENS E CULTURAS |
As tradições orais e a valorização da memória. |
Comunicação e registros de memória. |
(PR.EF04HI01.s.4.01) Reconhecer a história como resultado da ação do ser humano no tempo e no espaço, com base na identificação de mudanças e permanências ao longo do tempo. | (PR.EF05HI07.s.5.28) Identificar os processos de produção, hierarquização e difusão dos marcos de memória e discutir a presença e/ou a ausência de diferentes grupos que compõem a sociedade na nomeação desses marcos de memória. |
(PR.EF05HI09.s.5.33) Comparar pontos de vista sobre temas que impactam a vida cotidiana no tempo presente, por meio do acesso a diferentes fontes, incluindo orais. (Conteúdo: Marcação da passagem do tempo em distintas sociedades - calendários e outras formas de marcar o tempo). |
REGISTROS DA HISTÓRIA:LINGUAGENS E CULTURAS |
As tradições orais e a valorização da memória. |
Comunicação e registros de memória. |
(PR.EF04HI01.s.4.01) Reconhecer a história como resultado da ação do ser humano no tempo e no espaço, com base na identificação de mudanças e permanências ao longo do tempo. | (PR.EF05HI07.s.5.28) Identificar os processos de produção, hierarquização e difusão dos marcos de memória e discutir a presença e/ou a ausência de diferentes grupos que compõem a sociedade na nomeação desses marcos de memória. |
(PR.EF05HI10.a.5.34) Inventariar os patrimônios materiais e imateriais da humanidade, do Brasil e do Paraná, analisando mudanças e permanências desses patrimônios ao longo do tempo, desenvolvendo ações de valorização e respeito. (Conteúdo: Patrimônios históricos e culturais - materiais e imateriais). |
Comentário: Trata-se de perceber que os marcos e registros da história foram produzidos e difundidos por um grupo social e que, por isso, podem ser ou não representativos de todos os grupos que compõem a sociedade. Para esse grupo etário, basta que o estudante perceba que a escrita (ou o documento escrito) não é a única fonte da História, e a reconstituição do passado dos diversos grupos que compõem a sociedade pode ser feita por meio de outros tipos de fontes, como relatos orais, lendas, formas de saber e fazer, objetos, fotos e construções. Pode-se reconhecer a importância de outras fontes e marcos históricos, como registros de memória de povos sem escrita (como as comunidades indígenas) ou sem acesso a documentos escritos (como algumas comunidades quilombolas), destacando, nesses casos, a importância do patrimônio étnico-cultural e artístico para a preservação das memórias e das identidades nacionais. Espera-se que o estudante compreenda que a marcação do tempo é muito anterior à invenção do relógio e dos alendários, e que todos os grupos humanos criaram uma forma de registrar o tempo a partir das mudanças observadas na natureza: alternância do dia e da noite, mudança das estações, cheias e vazantes dos rios, entre outros fatos. A ideia de tempo é interpretada de acordo com o modo de vida e o ambiente em que se vive. As sociedades industriais, por exemplo, vivem sob a obsessão do tempo cronometrado, muito diferente dos povos indígenas originários e dos povos africanos antigos, que tinham uma percepção mais longa e lenta da passagem do tempo marcada pelos ciclos da natureza. Partindo desses pressupostos, os estudantes podem pesquisar temas relevantes da atualidade, coletar opiniões sobre eles e comparar esses pontos de vista. Essas são habilidades que mobilizam outras, como escutar atentamente, comparar e julgar. Essa atividade fortalece o diálogo como forma de resolver conflitos e permite refletir que existem diferentes formas de entender ou explicar uma mesma situação. Pode-se considerar o trabalho com temas tuais que permitam discutir a importância da escrita como fonte e registro da história. Por exemplo, a divulgação de “fake news” pelas redes sociais e o “bullying” digital (ou “cyberbullying”) são temas que impactam a vida cotidiana. O tema propicia trabalhar com segurança da informação e ética no uso das tecnologias de comunicação. Pode-se, ainda, levantar argumentos a favor e contra a demarcação de terra dos quilombolas e dos indígenas. O tema bastante atual e polêmico deve esclarecer que a ausência de documentos escritos (escritura de propriedade) não impede a demarcação de terra, pois a lei prevê outras formas para legalizar a propriedade.
Possibilidades de integração: Há possibilidades de trabalho conjunto com os componentes Geografia, Matemática, Ciências, Arte e Língua Portuguesa na identificação e análise do papel das culturas na composição identitária dos grupos e povos, a fim de valorizar a multiculturalidade; na identificação e análise sobre a permanência dos marcos de memória em cidades com cresci ento acelerado; na análise de linguagens usadas nos meios de comunicação ao longo do tempo e seus significados socioculturais; na identificação dos marcadores temporais e da forma como o meio ambiente interfere no modo de vida das pessoas; além da análise e comparação entre diferentes fontes e linguagens: fotografias, imagens aéreas e de satélite que retratam alterações de paisagens urbanas e marcos de memória. É possível propor pesquisas e saídas de campo para museus e centros históricos municipais, orientando as observações com questões norteadoras: “O que é um marco de memória? Como os marcos de memória estão dispostos na cidade? Quais são os critérios para definir determinados marcos de memória como patrimônios históricos? Nesses marcos e patrimônios, quem são considerados ‘heróis’ locais e/ ou nacionais? Por que outros povos, sobretudo indígenas e africanos, não têm o mesmo peso à memória nacional? ”. O objetivo é conduzir o estudante para a problematização da relação entre espaço urbano e os marcos de m mória e, por fim, identificar os silêncios e esquecimentos como seleção e escolhas intencionais. Essas habilidades listadas permitem o desenvolvimento de temas contemporâneos, como: diversidade cultural, ciência e tecnologia e trabalho.
Fonte: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/; https://www.bnccnapratica.com.br/; https://institutoreuna.org.br/projeto/mapas-de-foco-bncc/