SUMÁRIO

História - 1º ano

UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DO CONHECIMENTO CONTEÚDOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS
MUNDO PESSOAL: MEU LUGAR NO MUNDO As diferentes formas de organização da família e da comunidade: os vínculos pessoais e as relações de amizade. Narrativas familiares e comunitárias. (EI03EO06) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida. (PR.EF01HI02.s.1.07) Identificar a relação entre as suas histórias e as histórias de sua família e de sua comunidade.

(PR. EF01HI01.s.1.01) Identificar aspectos do seu crescimento por meio do registro das lembranças particulares ou de lembranças dos membros de sua família e/ou de sua comunidade. (Conteúdo: Identidade: história de vida, história do nome, características pessoais e familiares).

MUNDO PESSOAL: MEU LUGAR NO MUNDO As diferentes formas de organização da família e da comunidade: os vínculos pessoais e as relações de amizade. Narrativas familiares e comunitárias. (EI03EO06) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida. (PR.EF01HI02.s.1.07) Identificar a relação entre as suas histórias e as histórias de sua família e de sua comunidade.

(PR.EF01HI01.n.1.05) Identificar e comparar objetos, imagens, relatos e ações humanas em diferentes temporalidades para compreender a passagem do tempo, apontando mudanças e permanências em suas características e funções. (Conteúdo: Tempo histórico e tempo cronológico).

MUNDO PESSOAL: MEU LUGAR NO MUNDO As diferentes formas de organização da família e da comunidade: os vínculos pessoais e as relações de amizade. Narrativas familiares e comunitárias. (EI03EO06) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida. (PR.EF01HI02.s.1.07) Identificar a relação entre as suas histórias e as histórias de sua família e de sua comunidade.

(PR.EF01HI06.s.1.14) Conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços (Conteúdo: Histórico familiar e relações de convívio).

MUNDO PESSOAL: MEU LUGAR NO MUNDO As diferentes formas de organização da família e da comunidade: os vínculos pessoais e as relações de amizade. Narrativas familiares e comunitárias. (EI03EO06) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida. (PR.EF01HI02.s.1.07) Identificar a relação entre as suas histórias e as histórias de sua família e de sua comunidade.

(PR.EF01HI07.s.1.15) Identificar mudanças e permanências nas formas de organização familiar, respeitando as diferenças (Conteúdo: Histórico familiar e relações de convívio).

Comentário: Espera-se que o estudante recorde e organize suas lembranças pessoais, da família, da escola e da comunidade, para identificar aspectos do seu crescimento, recordando e constituindo a memória dos fatos. Ouvir histórias, observar fotografias e objetos realizando comparações contribui no desenvolvimento das noções de tempo histórico, por meio da identificação de mudanças, permanências e ordenação temporal (o que antecede e o que sucede). Portanto, além de identificar, esse objetivo possibilita organizar, selecionar, comparar e sequenciar informações. Dessa maneira, a consciência de si e a percepção de um passado pessoal aproximam o estudante da noção de temporalidade. O trabalho com o tempo mais próximo do estudante se refere às noções de ontem, hoje, amanhã. Já para um tempo mais distante, desenvolve-se a noção de passado e presente. O trabalho com a noção de tempo passado ganha mais significado se contar com a participação da família e membros idosos da comunidade. A busca de informações sobre o p óprio passado promove perguntas: “O que? Quando? Como?”, cujas respostas dão sentido à informação adquirida e reforçam as habilidades de identificar, organizar, selecionar, comparar e sequenciar. Ao trabalhar aspectos relacionados à história de vida por meio das fontes, narrativas e registros produzidos no meio familiar, amplia-se o conhecimento de si e, ao compartilhar as descobertas em meio às ações do cotidiano escolar, oportuniza-se o conhecimento do outro e o respeito às diferenças. Ao tratar do assunto “família” ou “aspectos do nascimento”, é importante comunicar os pais ou responsáveis com antecedência, para que estes se organizem quanto às informações que irão disponibilizar. Nessas circunstâncias é preciso lembrar que, nem todos os estudantes e famílias dispõem de acervos fotográficos, objetos e informações que se remetem aos primeiros anos de vida e, por isso, pode-se realizar atividades com o apoio do professor, como pesquisa sobre o significado do nome, elaboração de álbum com fotos ou ilustrações  considerando o tempo presente, as referências mais próximas e ilustrações ou colagens que simulem acontecimentos da vida (Ex.: Desenhe como você imagina que era ao nascer). Tratar das relações afetivas e de parentesco no convívio familiar, proporciona condições favoráveis para que cada estudante compartilhe aspectos da configuração familiar vivida, aprendendo a valorizar e a respeitar os diferentes contextos.

Possibilidade de integração: É possível realizar uma articulação com o objetivo focal (PR.EF01GE01.a.1.4), no sentido de complementaridade, uma vez que o componente História dá ênfase aos sujeitos e aos diferentes papéis sociais em espaços distintos (família e escola) e complementares. Já no componente Geografia, a ênfase recai na descrição das características e das condições de organização desses mesmos espaços (moradia e escola) e, também, a identificação de semelhanças e diferenças entre esses lugares. Tal abordagem contribui para a construção progressiva de outras noções, como cidadania e sociabilid de. Progressivamente, ao se observar e caracterizar os lugares de vivência e as relações sociais neles estabelecidas, o estudante pode refletir sobre as formas de convívio de diversos grupos sociais e sobre a responsabilidade coletiva da conservação desses espaços, somado ao seu papel como indivíduo integrante do coletivo. Pode-se realizar atividades que permitam ao estudante investigar funções e responsabilidades dos profissionais que trabalham nos lugares de vivência, permitindo, assim, uma aproximação com o tema “trabalho” e “cooperação”.

Fonte: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/; https://www.bnccnapratica.com.br/; https://institutoreuna.org.br/projeto/mapas-de-foco-bncc/.

 

 

UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DO CONHECIMENTO CONTEÚDOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS
MUNDO PESSOAL: MEU LUGAR NO MUNDO A escola e a diversidade do grupo social envolvido. A escola e a diversidade de grupos envolvidos: relações de trabalho e cooperação. (EI03EO04) Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.

(PR.EF01HI04.s.1.16) Identificar as diferenças entre os variados ambientes em que vive (doméstico, escolar e da comunidade) reconhecendo as especificidades dos hábitos e das regras que os regem, diferenciando o público do privado.

(PR.EF01HI03.s.1.09) Descrever e distinguir os seus papéis e responsabilidades relacionados à família, à escola e à comunidade. (Conteúdo: Ações individuais e coletivas no ambiente familiar, escolar e comunitário).

MUNDO PESSOAL: MEU LUGAR NO MUNDO A escola e a diversidade do grupo social envolvido. A escola e a diversidade de grupos envolvidos: relações de trabalho e cooperação. (EI03EO06) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida. (PR.EF01HI04.s.1.16) Identificar as diferenças entre os variados ambientes em que vive (doméstico, escolar e da comunidade) reconhecendo as especificidades dos hábitos e das regras que os regem, diferenciando o público do privado.

(PR.EF01HI08.d.1.23) Conhecer a história e a importância da escola como local de aprendizagem e socialização, identificando acontecimentos, mudanças e permanências em sua trajetória no espaço da comunidade. (Conteúdo: Histórico da edificação e da comunidade escolar).

(PR.EF01HI08.d.1.24) Reconhecer os profissionais que trabalham na escola e papéis que desempenham. (Conteúdo: Histórico da edificação e da comunidade escolar).

Comentário: Identificar hábitos e regras próprios dos espaços de convívio, bem como descrever papéis e responsabilidades, significa identificar-se como filho, irmão, primo, neto na família; estudante, colega na escola; criança na comunidade. Também significa narrar as características e responsabilidades de cada um dos diferentes papéis identificados, percebendo mudanças e permanências. Podem conversar sobre as suas responsabilidades na escola e na família e verificar se são as mesmas. Amplia-se a consciência de si e a consciência social. Conhecer as diferentes formas de trabalho na escola e em outros grupos culturais e sociais, contribui para a compreensão das relações de trabalho e convívio e para a aceitação da pluralidade. Isso oportuniza discussões e reflexões sobre as regras de convívio social em diferentes ambientes, favorecendo ao aluno o exercício da empatia, da cooperação e a resolução de conflitos. A partir do acervo de imagens da unidade escolar, é possível comparar a edificação escolar, os eventos   o modo de viver no âmbito escolar em diferentes temporalidades, apontando as diferenças e classificando as imagens entre o que é mais antigo e o que é mais recente.  

Possibilidade de integração: O objetivo de aprendizagem focal em questão pode ser trabalhado de forma integrada com o componente curricular de Geografia, pois possibilita ao estudante identificar as diferenças entre os vários ambientes em que vive (doméstico, escolar e outros lugares de vivência), reconhecendo as especificidades dos hábitos e das regras que viabilizam a convivência nos mesmos. É possível desenvolver o tema das responsabilidades do estudante relacionadas à escola e a outros locais (públicos ou privados) que frequenta, a partir do momento que ele reconhece que há normas e regras de convívio existentes nos espaços públicos e/ou coletivos. Atividades de construção coletiva de regras por meio da percepção das relações sociais estabelecidas nos lugares de vivência não só fomentam relações de afetividade, pertencimento, identidade e al eridade, mas se mostram fundamentais para a construção paulatina da cidadania em uma sociedade democrática. Essa proposta oportuniza discussões sobre o tema “vida familiar e social”. É possível realizar atividades lúdicas, como brincadeiras e jogos teatrais, que possibilitem ao estudante vivenciar diversos papéis e funções, a fim de reconhecê-los por meio de encenações. Em seguida, sugere-se fazer uma reflexão coletiva acerca da experiência e construir um mural (tabela), em que o estudante deverá relacionar, associar, as funções e os papéis para a família, a escola e a comunidade. Desse modo, é possível uma parceria com os componentes da área de Linguagens, sobretudo, envolvendo teatro. Sugestão de portal sobre jogos teatrais na escola: https://bit.ly/3fQzMM2.

Fonte: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/; https://www.bnccnapratica.com.br/; https://institutoreuna.org.br/projeto/mapas-de-foco-bncc/.

 

 

UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DO CONHECIMENTO CONTEÚDOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS
MUNDO PESSOAL: EU, MEU GRUPO SOCIAL E
MEU TEMPO

A vida em casa, a vida na escola e formas de representação social e espacial: os jogos e brincadeiras como forma de interação social e espacial.

Contexto histórico e cultural do brincar.
(EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.

(PR.EF01HI05.s.1.12) Identificar semelhanças e diferenças entre brinquedos, jogos e brincadeiras atuais e de outras épocas e lugares.

(PR.EF01HI05.a.1.13) Conhecer e comparar jogos, brincadeiras e brinquedos de outras épocas, povos e culturas, identificando mudanças e permanências frente às novas tecnologias. (Conteúdo: Contexto histórico e cultural do brincar).

MUNDO PESSOAL: EU, MEU GRUPO SOCIAL E
MEU TEMPO

A vida em casa, a vida na escola e formas de representação social e espacial: os jogos e brincadeiras como forma de interação social e espacial.

Contexto histórico e cultural do brincar.
(EI03ET05) Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças. (PR.EF01HI05.s.1.12) Identificar semelhanças e diferenças entre brinquedos, jogos e brincadeiras atuais e de outras épocas e lugares.

(PR.EF01HI08.s.1.20) Reconhecer o significado das comemorações e festas escolares, diferenciando-as das datas festivas comemoradas no âmbito familiar e/ ou da comunidade. (Conteúdo: Festas e comemorações na escola, na família e na comunidade).

MUNDO PESSOAL: EU, MEU GRUPO SOCIAL E
MEU TEMPO

A vida em casa, a vida na escola e formas de representação social e espacial: os jogos e brincadeiras como forma de interação social e espacial.

Contexto histórico e cultural do brincar.
(EI03EF02) Inventar brincadeiras cantadas, poemas e canções, criando rimas, aliterações e ritmos. (PR.EF01HI05.s.1.12) Identificar semelhanças e diferenças entre brinquedos, jogos e brincadeiras atuais e de outras épocas e lugares. (PR.EF01HI08.s.1.20) Reconhecer o significado das comemorações e festas escolares, diferenciando-as das datas festivas comemoradas no âmbito familiar e/ ou da comunidade. (Conteúdo: Festas e comemorações na escola, na família e na comunidade).

Comentário: A possibilidade de identificar avança em relação ao objetivo de aprendizagem (PR.EF01HI04.s.1.16), pois agora, além das diferenças, deve-se reconhecer as semelhanças – o que exige maior atenção. É preciso buscar as características ou qualidades que fazem com que os jogos e brincadeiras se pareçam entre si. Importante lembrar que, em se tratando de uma comparação que envolve tempos e espaços diferentes, é necessário fornecer referências aos estudantes por meio de fotografias, objetos, relatos, vídeos, vivências, entre outros. Nessa ocasião pode-se promover a participação da família e da comunidade na indicação de jogos e brincadeiras antigas ou mesmo de ensinar aos estudantes suas regras e execução. Outra sugestão é a criação de oficina de brinquedos de sucata, que remetem a brinquedos do passado (peteca, telefone sem fio, boneca, carrinho, bola de meia, entre outros). Há a possibilidade, ainda, de envolver instituições e comunidades tradicionais na indicação de brincadeiras indígenas, quilombolas   africanas.

Possibilidade de integração: Podem integrar-se nessa proposta os componentes curriculares de Arte, Educação Física e Geografia, associadas à experimentação e identificação de semelhanças e diferenças entre brincadeiras, jogos e danças de diferentes lugares, matrizes estéticas e tempos históricos. Há a possibilidade de integração com o objetivo de aprendizagem (PR.EF01GE02.a.1.5), pois esta permite a identificação de semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras atuais e de outras épocas e lugares. O desenvolvimento conjunto dessas habilidades permite explorar o brincar em diferentes vivências, espacialidades e temporalidades relacionadas a jogos e brincadeiras, manifestações culturais significativas às crianças de todo o mundo e distintas realidades socioeconômicas. Como possibilidade de prática, é possível orientar pesquisas e entrevistas com a família do estudante, para, em seguida, fazer rodas de conversa com a participação de membros da família, em que poderão narrar histórias e memórias  e infância, enfatizando a importância de determinadas brincadeiras, jogos e brinquedos. Essas brincadeiras apresentadas podem ser experimentadas pelo estudante e as vivências poderão ser registradas e sistematizadas em cartazes. O trabalho com diferentes temporalidades, possibilita a integração com o componente de Matemática.

Fonte: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/; https://www.bnccnapratica.com.br/; https://institutoreuna.org.br/projeto/mapas-de-foco-bncc/.

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