Geografia - 4º ano
UNIDADE TEMÁTICA | OBJETOS DO CONHECIMENTO | CONTEÚDOS | CONHECIMENTOS PRÉVIOS | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS |
O SUJEITO E SEU LUGAR NO MUNDO | Processos migratórios no Brasil e no Paraná. | Fluxos migratórios e a formação populacional e cultural do Brasil, dando ênfase à formação do Paraná. |
(PR.EF03GE.n.3.6) Perceber as transformações ocorridas no seu espaço de vivência, a partir das atividades socioeconômicas, observando suas repercussões no ambiente, no modo de vida das pessoas e na forma das construções presentes no espaço. |
(PR.EF04GE02.c.4.5) - ALFABETIZAÇÃO GEOGRÁFICA - Descrever processos migratórios e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira, levantando as origens dos principais grupos da formação populacional do Brasil, relacionados aos fluxos migratórios, dando ênfase à formação do Paraná. | (PR.EF04HI10.a.4.19) Analisar diferentes fluxos populacionais e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira, reconhecendo a diversidade étnica e cultural que formou a população paranaense. (Conteúdo: Formação da sociedade brasileira/paranaense). |
O SUJEITO E SEU LUGAR NO MUNDO | Processos migratórios no Brasil e no Paraná. | Fluxos migratórios e a formação populacional e cultural do Brasil, dando ênfase à formação do Paraná. |
(PR.EF03GE01.a.3.2) Identificar e comparar aspectos culturais dos grupos sociais de seus lugares de vivência, seja na cidade, seja no campo. |
(PR.EF04GE02.c.4.5) - ALFABETIZAÇÃO GEOGRÁFICA - Descrever processos migratórios e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira, levantando as origens dos principais grupos da formação populacional do Brasil, relacionados aos fluxos migratórios, dando ênfase à formação do Paraná. | (PR.EF04HI11.c.4.23) Pesquisar e conhecer aspectos atuais da sociedade paranaense (população, trabalho, economia, educação, cultura, entre outros). (Conteúdo: Impacto dos movimentos migratórios internos no Estado do Paraná). |
O SUJEITO E SEU LUGAR NO MUNDO | Processos migratórios no Brasil e no Paraná. | Fluxos migratórios e a formação populacional e cultural do Brasil, dando ênfase à formação do Paraná. |
(PR.EF03GE02.a.3.3) Identificar, em seus lugares de vivência, marcas de contribuição cultural e econômica de grupos de diferentes origens, reconhecendo a importância que os diferentes grupos têm para a formação sociocultural - econômica da região. |
(PR.EF04GE02.c.4.5) - ALFABETIZAÇÃO GEOGRÁFICA - Descrever processos migratórios e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira, levantando as origens dos principais grupos da formação populacional do Brasil, relacionados aos fluxos migratórios, dando ênfase à formação do Paraná. | (PR.EF04GE01.s.4.4) Selecionar, em seus lugares de vivência e em suas histórias familiares e/ou da comunidade, elementos de distintas culturas (indígenas, afro-brasileiras, de outras regiões do país, latino-americanas, europeias, asiáticas etc.), valorizando o que é próprio em cada uma delas e sua contribuição para a formação da cultura local, regional e brasileira. (Conteúdo: Características de diferentes culturas, suas influências e contribuição na formação da cultura local, regional e brasileira. (indígenas, afro brasileiras, de outras regiões do país, latino-americanas, europeias, asiáticas etc.). |
Comentário: O desenvolvimento desse objetivo permite descrever as migrações dos povos que ajudaram a formar a sociedade brasileira e significa conhecer os fluxos populacionais migratórios dos grupos europeus, asiáticos, africanos e latino-americanos que vieram para o Brasil. O objetivo consiste em compreender a dinâmica interna de migração no Brasil, associando-a ao crescimento das cidades e à ocupação de novas fronteiras agrícolas.
UNIDADE TEMÁTICA | OBJETOS DO CONHECIMENTO | CONTEÚDOS | CONHECIMENTOS PRÉVIOS | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS |
CONEXÕES E ESCALAS | Unidades político-administrativas do Brasil. | Organização hierárquica das Unidades Político-administrativas oficiais nacionais e suas fronteiras,(Distrito, Município, Unidade da Federação e grande região). |
(PR.EF04GE05.s.4.3) - ALFABETIZAÇÃO GEOGRÁFICA - Distinguir unidades políticoadministrativas oficiais nacionais (Distrito, Município, Unidade da Federação e grande região), suas fronteiras e sua hierarquia,localizando seus lugares de vivência. | (PR.EF04GE03.s.4.12) Distinguir funções e papéis dos órgãos do poder público municipal e canais de participação social na gestão do Município, incluindo a Câmara de Vereadores e Conselhos Municipais. (Conteúdos: Poder executivo, legislativo e judiciário; órgãos do poder público municipal; canais de participação social no município; trânsito seguro, direito e dever de todos). | |
CONEXÕES E ESCALAS | Unidades político-administrativas do Brasil. | Organização hierárquica das Unidades Político-administrativas oficiais nacionais e suas fronteiras,(Distrito, Município, Unidade da Federação e grande região). |
(PR.EF04GE05.s.4.3) - ALFABETIZAÇÃO GEOGRÁFICA - Distinguir unidades políticoadministrativas oficiais nacionais (Distrito, Município, Unidade da Federação e grande região), suas fronteiras e sua hierarquia,localizando seus lugares de vivência. | (PR.EF04GE10.a.4.1) Comparar tipos variados de mapas, dentre eles: econômicos, políticos, demográfico, históricos e físicos, bem como os elementos que compõem o mapa, identificando suas características, elaboradores, finalidades, diferenças e semelhanças. (Conteúdos: elementos de um mapa; tipos de mapas; leitura e análise de mapas temáticos). |
Comentário: Esse objetivo contribui para o conhecimento do espaço geográfico brasileiro, tanto em relação à sua organização territorial (com suas múltiplas escalas e hierarquias), quanto em relação à sua estrutura política-administrativa, viabilizando a introdução de temáticas e análises que serão desenvolvidas dentro do próprio ano; e nos anos seguintes. Possibilita, ainda, desenvolver princípios do raciocínio geográfico como orientação, distribuição e conexão, além do próprio princípio de localização (com a identificação de municípios, unidades político-administrativas e regiões). Ao abordar a esfera da representatividade política, identificando os principais governantes e suas atribuições, torna-se importante desenvolver práticas que levem o estudante a reconhecer que existem diferentes modos de construir a cidadania, valorizando o exercício democrático e a promoção do bem-estar comum. Esse objetivo permite aproximação com o ODS 16.
UNIDADE TEMÁTICA | OBJETOS DO CONHECIMENTO | CONTEÚDOS | CONHECIMENTOS PRÉVIOS | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS |
NATUREZA, AMBIENTES E QUALIDADE DE VIDA | Conservação e degradação da natureza. |
Características da paisagem do Paraná e do Brasil: relevo, vegetação, clima e hidrografia, etc. |
(PR.EF03GE09.s.3.10) Investigar os usos dos recursos naturais, com destaque para os usos da água em atividades cotidianas (alimentação, higiene, cultivo de plantas etc.), e discutir os problemas ambientais provocados por esses usos. |
(PR.EF04GE11.a.10) - ALFABETIZAÇÃO GEOGRÁFICA - Identificar as características das paisagens naturais e antrópicas (clima, relevo, cobertura vegetal, rios etc.) no ambiente em que vive, bem como a ação humana na conservação ou degradação dessas áreas. | (PR.EF04GE10.a.4.1) Comparar tipos variados de mapas, dentre eles: econômicos, políticos, demográfico, históricos e físicos, bem como os elementos que compõem o mapa, identificando suas características, elaboradores, finalidades, diferenças e semelhanças. (Conteúdos: Elementos de um mapa; tipos de mapas; leitura e análise de mapas temáticos: elementos de um mapa; tipos de mapas; leitura e análise de mapas temáticos). |
NATUREZA, AMBIENTES E QUALIDADE DE VIDA | Conservação e degradação da natureza. | Transformações da paisagem do município, Paraná e Brasil, causadas pela ação do homem. | (PR.EF04GE05.s.4.3) Distinguir unidades político-administrativas oficiais nacionais (Distrito, Município, Unidade da Federação e grande região), suas fronteiras e sua hierarquia, localizando seus lugares de vivência. |
(PR.EF04GE11.a.10) - ALFABETIZAÇÃO GEOGRÁFICA - Identificar as características das paisagens naturais e antrópicas (clima, relevo, cobertura vegetal, rios etc.) no ambiente em que vive, bem como a ação humana na conservação ou degradação dessas áreas. | (PR.EF04HI01.s.4.01) Reconhecer a história como resultado da ação do ser humano no tempo e no espaço, com base na identificação de mudanças e permanências ao longo do tempo. (Conteúdo: A humanidade na História). |
Comentário: O desenvolvimento desse objetivo permite reconhecer aspectos físico-naturais do município onde vive o estudante. Sugere-se um trabalho que estimule a análise inter-relacionada desses elementos, avaliando as transformações ocorridas na paisagem natural ao longo do tempo, tendo em vista atividades humanas (PR.EF04HI01.s.4.01). Pode-se também propor atividades nas quais o estudante reconheça formas de degradação da paisagem natural (relevo, climas, dos rios e da vegetação), assim como ações que favoreçam sua conservação. Esse objetivo permite aproximação com o ODS 15 e com o tema contemporâneo transversal educação ambiental.
UNIDADE TEMÁTICA | OBJETOS DO CONHECIMENTO | CONTEÚDOS | CONHECIMENTOS PRÉVIOS | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS |
MUNDO DO TRABALHO | Trabalho no campo e na cidade. | Trabalho no campo e na cidade. | (PR.EF03GE05.a.3.7) Identificar alimentos, minerais e outros produtos cultivados e extraídos da natureza, comparando as atividades de trabalho em diferentes lugares (campo e cidade), a fim de reconhecer a importância dessas atividades para a indústria. |
(PR.EF04GE07.a.4.7) ALFABETIZAÇÃO GEOGRÁFICA - Comparar as características do trabalho no campo e na cidade, considerando as diferenças, semelhanças e interdependência entre eles. |
(PR.EF04GE04.a.4.8) Reconhecer especificidades e analisar a interdependência do campo e da cidade, considerando fluxos econômicos, de informações, de ideias e de pessoas, identificando as características da produção e fluxos de matériasprimas e produtos. (Conteúdos: Interdependência entre o campo e a cidade (considerando fluxos econômicos, de informações, de ideias e de pessoas); matéria-prima e produtos). |
MUNDO DO TRABALHO | Trabalho no campo e na cidade. | Trabalho no campo e na cidade. | (PR.EF04GE05.s.4.3) Distinguir unidades político-administrativas oficiais nacionais (Distrito, Município, Unidade da Federação e grande região), suas fronteiras e sua hierarquia, localizando seus lugares de vivência. |
(PR.EF04GE07.a.4.7) ALFABETIZAÇÃO GEOGRÁFICA - Comparar as características do trabalho no campo e na cidade, considerando as diferenças, semelhanças e interdependência entre eles. |
(PR.EF04GE08.a.4.9) Descrever e discutir o processo de produção (transformação de matérias-primas), circulação e consumo de diferentes produtos, reconhecendo os passos para essa transformação (o papel das fábricas, indústrias, a produção em geral). (Conteúdo: Produção, circulação e consumo de produtos). |
MUNDO DO TRABALHO | Trabalho no campo e na cidade. | Trabalho no campo e na cidade. | (PR.EF04GE05.s.4.3) Distinguir unidades político-administrativas oficiais nacionais (Distrito, Município, Unidade da Federação e grande região), suas fronteiras e sua hierarquia, localizando seus lugares de vivência. |
(PR.EF04GE07.a.4.7) ALFABETIZAÇÃO GEOGRÁFICA - Comparar as características do trabalho no campo e na cidade, considerando as diferenças, semelhanças e interdependência entre eles. |
(PR.EF04GE09.s.4.2) Utilizar as direções cardeais na localização de componentes físicos e humanos nas paisagens rurais e urbanas. (Conteúdo: Organização hierárquica das Unidades Político Administrativas oficiais nacionais e suas fronteiras, (Distrito, Município, Unidade da Federação e grande região). |
MUNDO DO TRABALHO | Trabalho no campo e na cidade. | Trabalho no campo e na cidade. | (PR.EF04GE05.s.4.3) Distinguir unidades político-administrativas oficiais nacionais (Distrito, Município, Unidade da Federação e grande região), suas fronteiras e sua hierarquia, localizando seus lugares de vivência. |
(PR.EF04GE07.a.4.7) ALFABETIZAÇÃO GEOGRÁFICA - Comparar as características do trabalho no campo e na cidade, considerando as diferenças, semelhanças e interdependência entre eles. |
(PR.EF04GE10.a.4.1) Comparar tipos variados de mapas, dentre eles: econômicos, políticos, demográfico, históricos e físicos, bem como os elementos que compõem o mapa, identificando suas características, elaboradores, finalidades, diferenças e semelhanças. (Conteúdos: Elementos de um mapa; tipos de mapas; leitura e análise de mapas temáticos). |
MUNDO DO TRABALHO | Trabalho no campo e na cidade. | Trabalho no campo e na cidade. | (PR.EF04GE05.s.4.3) Distinguir unidades político-administrativas oficiais nacionais (Distrito, Município, Unidade da Federação e grande região), suas fronteiras e sua hierarquia, localizando seus lugares de vivência. |
(PR.EF04GE07.a.4.7) ALFABETIZAÇÃO GEOGRÁFICA - Comparar as características do trabalho no campo e na cidade, considerando as diferenças, semelhanças e interdependência entre eles. |
(PR.EF04HI01.s.4.01) Reconhecer a história como resultado da ação do ser humano no tempo e no espaço, com base na identificação de mudanças e permanências ao longo do tempo. (Conteúdo: A humanidade na História). |
Comentário: O desenvolvimento desse objetivo está relacionado com uma análise correlacional dos espaços rurais e urbanos. Possibilita desenvolver os princípios do raciocínio geográfico relacionados com orientação, localização e expansão, assim como diferenciação de áreas, tomando como referências características produtivas dos diferentes setores da economia e formas de trabalho no campo e na cidade. É possível desenvolver um trabalho conjunto com o componente de História com base na identificação das mudanças ocorridas nos setores da economia e nas formas de trabalho na cidade e no campo ao longo do tempo, reconhecendo características específicas e as relações postas de interdependência, bem como avaliando como alteraram os modos de vida das pessoas (PR.EF04HI01.s.4.01). Esse objetivo permite a abordagem do tema contemporâneo transversal Trabalho e com o ODS 8.
UNIDADE TEMÁTICA | OBJETOS DO CONHECIMENTO | CONTEÚDOS | CONHECIMENTOS PRÉVIOS | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS |
FORMAS DE REPRESENTAÇÃO E PENSAMENTO ESPACIAL | Sistema de orientação. | Pontos cardeais e colaterais. | (PR.EF03GE06.a.3.8) Identificar e interpretar imagens bidimensionais e tridimensionais em diferentes tipos de representação cartográfica, destacando a passagem da realidade concreta do espaço em que se vive, para a representação sob a forma de mapas e outros recursos cartográficos, tais como: maquetes, croquis, plantas, fotografias aéreas,entre outros. |
(PR.EF04GE09.s.4.2) - ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA - Utilizar as direções cardeais na localização de componentes físicos e humanos nas paisagens rurais e urbanas. | (PR.EF04GE07.a.4.7) Comparar as características do trabalho no campo e na cidade, considerando as diferenças, semelhanças e interdependência entre eles. (Conteúdo: O trabalho no campo e na cidade). |
FORMAS DE REPRESENTAÇÃO E PENSAMENTO ESPACIAL | Sistema de orientação. | Orientação espacial: localização de elementos vizinhos ao município e ao estado e compreensão destes locais inseridos no país e no mundo. |
(PR.EF03GE07.a.3.1) Reconhecer e elaborar legendas com símbolos de diversos tipos de representações em diferentes escalas cartográficas, compreendendo a importância dos símbolos para a leitura cartográfica. |
(PR.EF04GE09.s.4.2) - ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA - Utilizar as direções cardeais na localização de componentes físicos e humanos nas paisagens rurais e urbanas. | (PR.EF04GE07.a.4.7) Comparar as características do trabalho no campo e na cidade, considerando as diferenças, semelhanças e interdependência entre eles. (Conteúdo: O trabalho no campo e na cidade). |
Comentário: Esse objetivo relacionado à alfabetização cartográfica é essencial, visto que os mapas, além de possibilitarema localização de pessoas, objetos e fenômenos, promovem a orientação. O desenvolvimento do trabalho com pontos cardeais possibilita ampliar o trabalho com noções topológicas (lateralidade), iniciadas nos anos anteriores. É possível propor atividades que tomem como parâmetro apontar direções cardeais de pontos de referência do lugar de viver e do próprio município, com o apoio de plantas cartográficas, mapas, fotos aéreas, imagens de satélite (inclusive digitais) e até mesmo o próprio corpo.
UNIDADE TEMÁTICA | OBJETOS DO CONHECIMENTO | CONTEÚDOS | CONHECIMENTOS PRÉVIOS | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS |
FORMAS DE REPRESENTAÇÃO E PENSAMENTO ESPACIAL | Elementos constitutivos dos mapas. | Elementos de um mapa. | (PR.EF03GE06.a.3.8) Identificar e interpretar imagens bidimensionais e tridimensionais em diferentes tipos de representação cartográfica, destacando a passagem da realidade concreta do espaço em que se vive, para a representação sob a forma de mapas e outros recursos cartográficos, tais como: maquetes, croquis, plantas, fotografias aéreas, entre outros. |
(PR.EF04GE10.a.4.1) - ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA - Comparar tipos variados de mapas, dentre eles: econômicos, políticos, demográfico, históricos e físicos, bem como os elementos que compõem o mapa, identificando suas características, elaboradores, finalidades, diferenças e semelhanças. |
(PR.EF04GE05.s.4.3) Distinguir unidades político-administrativas oficiais nacionais (Distrito, Município, Unidade da Federação e grande região), suas fronteiras e sua hierarquia, localizando seus lugares de vivência. (Conteúdo: Organização hierárquica das Unidades Político Administrativas oficiais nacionais e suas fronteiras, (Distrito, Município, Unidade da Federação e grande região). |
FORMAS DE REPRESENTAÇÃO E PENSAMENTO ESPACIAL | Elementos constitutivos dos mapas. | Tipos de mapas. | (PR.EF03GE07.a.3.1) Reconhecer e elaborar legendas com símbolos de diversos tipos de representações em diferentes escalas cartográficas, compreendendo a importância dos símbolos para a leitura cartográfica. | (PR.EF04GE10.a.4.1) - ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA - Comparar tipos variados de mapas, dentre eles: econômicos, políticos, demográfico, históricos e físicos, bem como os elementos que compõem o mapa, identificando suas características, elaboradores, finalidades, diferenças e semelhanças. |
(PR.EF04GE07.a.4.7) Comparar as características do trabalho no campo e na cidade, considerando as diferenças, semelhanças e interdependência entre eles. (Conteúdo: O trabalho no campo e na cidade). |
FORMAS DE REPRESENTAÇÃO E PENSAMENTO ESPACIAL | Elementos constitutivos dos mapas. | Leitura e análise de mapas temáticos. | (PR.EF03GE07.a.3.1) Reconhecer e elaborar legendas com símbolos de diversos tipos de representações em diferentes escalas cartográficas, compreendendo a importância dos símbolos para a leitura cartográfica. | (PR.EF04GE10.a.4.1) - ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA - Comparar tipos variados de mapas, dentre eles: econômicos, políticos, demográfico, históricos e físicos, bem como os elementos que compõem o mapa, identificando suas características, elaboradores, finalidades, diferenças e semelhanças. |
(PR.EF04HI06.s.4.12) Identificar as transformações ocorridas nos processos de deslocamento das pessoas e mercadorias, analisando as formas de adaptação ou marginalização. (Conteúdo: O trabalho e a exploração da mão de obra escrava). |
Comentário: O desenvolvimento desse objetivo relacionado à alfabetização cartográfica deve ser realizado juntamente com os objetivos relativos à alfabetização geográfica, visto que a cartografia é uma ferramenta essencial para as análises espaciais e para o desenvolvimento do raciocínio geográfico. Tal objetivo volta-se para a comparação de diferentes tipos de mapa. Para isso, podem ser propostas atividades nas quais se explorem as principais finalidades, as características e os elementos dos mapas. É possível, ainda, desenvolvê-la em conjunto com o componente História, quando da identificação e da análise de fluxos migratórios, utilizando mapas (PR.EF04HI06.s.4.12).