Geografia - 3º ano
UNIDADE TEMÁTICA | OBJETOS DO CONHECIMENTO | CONTEÚDOS | CONHECIMENTOS PRÉVIOS | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS |
O SUJEITO E SEU LUGAR NO MUNDO | A cidade e o campo: aproximações e diferenças. | Contribuição cultural dos diferentes grupos sociais nos lugares de vivência (BairroMunicípioRegião). | (PR.EF03GE02.a.3.3) - ALFABETIZAÇÃO GEOGRÁFICA - Identificar, em seus lugares de vivência, marcas de contribuição cultural e econômica de grupos de diferentes origens, reconhecendo a importância que os diferentes grupos têm para a formação socioculturaleconômica da região. | (PR.EF03GE01.a.3.2) Identificar e comparar aspectos culturais dos grupos sociais de seus lugares de vivência, seja na cidade, seja no campo. (Conteúdos: Município: limites, diversidade social e cultural no campo e na cidade; o trânsito no município). |
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O SUJEITO E SEU LUGAR NO MUNDO | A cidade e o campo: aproximações e diferenças. | Contribuição cultural dos diferentes grupos sociais nos lugares de vivência (BairroMunicípioRegião). | (PR.EF03GE02.a.3.3) - ALFABETIZAÇÃO GEOGRÁFICA - Identificar, em seus lugares de vivência, marcas de contribuição cultural e econômica de grupos de diferentes origens, reconhecendo a importância que os diferentes grupos têm para a formação socioculturaleconômica da região. | (PR.EF03GE03.a.3.4) Reconhecer os diferentes modos de vida (hábitos alimentares, moradias, aspectos culturais, tradições e costumes) de povos e comunidades tradicionais em lugares distintos. (Conteúdo: Povos e comunidades tradicionais que vivem no Brasil e seus modos de vida). | |
O SUJEITO E SEU LUGAR NO MUNDO | A cidade e o campo: aproximações e diferenças. | Contribuição cultural dos diferentes grupos sociais nos lugares de vivência (BairroMunicípioRegião). | (PR.EF03GE02.a.3.3) - ALFABETIZAÇÃO GEOGRÁFICA - Identificar, em seus lugares de vivência, marcas de contribuição cultural e econômica de grupos de diferentes origens, reconhecendo a importância que os diferentes grupos têm para a formação socioculturaleconômica da região. | (PR.EF03GE06.a.3.8) Identificar e interpretar imagens bidimensionais e tridimensionais em diferentes tipos de representação cartográfica, destacando a passagem da realidade concreta do espaço em que se vive, para a representação sob a forma de mapas e outros recursos cartográficos, tais como: maquetes, croquis, plantas, fotografias aéreas, entre outros. (Conteúdos: Formas de representação cartográfica: imagens bidimensionais e tridimensionais do município; pontos cardeais). | |
O SUJEITO E SEU LUGAR NO MUNDO | A cidade e o campo: aproximações e diferenças. | Contribuição cultural dos diferentes grupos sociais nos lugares de vivência (BairroMunicípioRegião). | (PR.EF03GE02.a.3.3) - ALFABETIZAÇÃO GEOGRÁFICA - Identificar, em seus lugares de vivência, marcas de contribuição cultural e econômica de grupos de diferentes origens, reconhecendo a importância que os diferentes grupos têm para a formação socioculturaleconômica da região. | (PR.EF03GE07.a.3.1) Reconhecer e elaborar legendas com símbolos de diversos tipos de representações em diferentes escalas cartográficas, compreendendo a importância dos símbolos para a leitura cartográfica. (Conteúdo: Leitura cartográfica (legendas, símbolos e noção de escala). | |
O SUJEITO E SEU LUGAR NO MUNDO | A cidade e o campo: aproximações e diferenças. | Contribuição cultural dos diferentes grupos sociais nos lugares de vivência (BairroMunicípioRegião). | (PR.EF03GE02.a.3.3) - ALFABETIZAÇÃO GEOGRÁFICA - Identificar, em seus lugares de vivência, marcas de contribuição cultural e econômica de grupos de diferentes origens, reconhecendo a importância que os diferentes grupos têm para a formação socioculturaleconômica da região. | (PR.EF03HI08.d.3.20) Identificar modos de vida na cidade e no campo no presente, comparando-os com os do passado. (Conteúdo: Modo de vida no campo e na cidade em diferentes temporalidades). |
Comentário: O desenvolvimento desse objetivo de aprendizagem possibilita o estudante identificar influências que migrantes, diversos povos (indígenas, europeus, africanos e asiáticos), comunidades tradicionais (caiçaras, ribeirinhos, seringueiros, quilombolas, entre outros) tiveram ao longo do tempo no lugar onde viviam, influenciando os hábitos e marcando diversas formas de manifestações culturais percebidas no dia a dia. O trabalho desse objetivo favorece desenvolver os princípios de raciocínio geográfico relacionados à analogia e diferenciação, levando em consideração aspectos populacionais e sociais ligados à formação cultural diversa. Esse objetivo pode ser trabalhado de forma conjunta com História (objetivo de aprendizagem PR.EF03HI08.d.3.20), permitindo a aproximação com os temas contemporâneos transversais de diversidade cultural e educação das relações étnico-raciais e ensino de História e cultura afro-brasileira, africana e indígena.
UNIDADE TEMÁTICA | OBJETOS DO CONHECIMENTO | CONTEÚDOS | CONHECIMENTOS PRÉVIOS | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS |
CONEXÕES E ESCALAS | Paisagens naturais e antrópicas em transformação | Paisagem Natural e Antrópica (modificada). | (PR.EF02GE05.a.2.8) Analisar mudanças e permanências, comparando imagens de um mesmo lugar em diferentes tempos, identificando os fatores que contribuíram para essas mudanças. | (PR.EF03GE04.a.3.5) - ALFABETIZAÇÃO GEOGRÁFICA - Explicar como os processos naturais e históricos atuam na produção e na mudança das paisagens naturais e antrópicas nos seus lugares de vivência, comparando-os a outros lugares, observando os componentes que atuam nos processos de modificação das paisagens. | (PR.EF03GE.n.3.6) Perceber as transformações ocorridas no seu espaço de vivência, a partir das atividades socioeconômicas, observando suas repercussões no ambiente, no modo de vida das pessoas e na forma das construções presentes no espaço. (Conteúdo: Mudanças e transformações das paisagens dos lugares de vivência, a partir das atividades socioeconômicas). |
CONEXÕES E ESCALAS | Paisagens naturais e antrópicas em transformação | Componentes que atuam nos processos de modificação das paisagens |
(PR.EF02GE05.a.2.8) Analisar mudanças e permanências, comparando imagens de um mesmo lugar em diferentes tempos, identificando os fatores que contribuíram para essas mudanças. | (PR.EF03GE04.a.3.5) - ALFABETIZAÇÃO GEOGRÁFICA - Explicar como os processos naturais e históricos atuam na produção e na mudança das paisagens naturais e antrópicas nos seus lugares de vivência, comparando-os a outros lugares, observando os componentes que atuam nos processos de modificação das paisagens. | (PR.EF03GE.n.3.6) Perceber as transformações ocorridas no seu espaço de vivência, a partir das atividades socioeconômicas, observando suas repercussões no ambiente, no modo de vida das pessoas e na forma das construções presentes no espaço. (Conteúdo: Mudanças e transformações das paisagens dos lugares de vivência, a partir das atividades socioeconômicas). |
Comentário: Considerando que o estudante já reconhece as mudanças das paisagens, conforme o objetivo (PR.EF02GE05.a.2.8), é esperado que ele possa identificar e explicar as mudanças das paisagens nos lugares de vivência (casa, escola, bairro, região do entorno). Espera-se, ainda, que identifique os componentes que atuam nos processos de modificação das paisagens, como indústrias, ampliação de bairros, abertura de novas ruas, ampliação do comércio, diferenciação dos espaços de moradias e de circulação, entre outros, assim como relacionar e explicar as mudanças das paisagens, considerando os diferentes componentes espaciais e a ação do homem sobre esses componentes.
UNIDADE TEMÁTICA | OBJETOS DO CONHECIMENTO | CONTEÚDOS | CONHECIMENTOS PRÉVIOS | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS |
NATUREZA, AMBIENTES E QUALIDADE DE VIDA |
Impactos das atividades humanas | Uso dos recursos naturais nas atividades cotidianas. | (PR.EF03GE05.a.3.7) Identificar alimentos, minerais e outros produtos cultivados e extraídos da natureza, comparando as atividades de trabalho em diferentes lugares (campo e cidade), a fim de reconhecer a importância dessas atividades para a indústria. |
(PR.EF03GE09.s.3.10) - ALFABETIZAÇÃO GEOGRÁFICA - Investigar os usos dos recursos naturais, com destaque para os usos da água em atividades cotidianas (alimentação, higiene, cultivo de plantas etc.), e discutir os problemas ambientais provocados por esses usos. | (PR.EF03GE06.a.3.8) Identificar e interpretar imagens bidimensionais e tridimensionais e diferentes tipos de representação cartográfica, destacando a passagem da realidade concreta do espaço em que se vive, para a representação sob a forma de mapas e outros recursos cartográficos, tais como: maquetes, croquis, plantas, fotografias aéreas, entre outros. (Conteúdo: Formas de representação cartográfica: imagens bidimensionais e tridimensionais do município; pontos cardeais). |
NATUREZA, AMBIENTES E QUALIDADE DE VIDA | Impactos das atividades humanas | Uso dos recursos naturais nas atividades cotidianas. | (PR.EF03GE05.a.3.7) Identificar alimentos, minerais e outros produtos cultivados e extraídos da natureza, comparando as atividades de trabalho em diferentes lugares (campo e cidade), a fim de reconhecer a importância dessas atividades para a indústria. |
(PR.EF03GE09.s.3.10) - ALFABETIZAÇÃO GEOGRÁFICA - Investigar os usos dos recursos naturais, com destaque para os usos da água em atividades cotidianas (alimentação, higiene, cultivo de plantas etc.), e discutir os problemas ambientais provocados por esses usos. | (PR.EF03GE08.s.3.9) Relacionar a produção de lixo doméstico ou da escola aos problemas causados pelo consumo excessivo e construir propostas para o consumo consciente, considerando a ampliação de hábitos de redução, reuso e reciclagem/descarte de materiais consumidos em casa, na escola e/ou no entorno. (Conteúdos: Produção e consumo; produção de lixo; redução, reciclagem e reuso para lixos e resíduos). |
NATUREZA, AMBIENTES E QUALIDADE DE VIDA | Impactos das atividades humanas | Problemas ambientais causados pelo uso dos recursos naturais. |
(PR.EF03GE05.a.3.7) Identificar alimentos, minerais e outros produtos cultivados e extraídos da natureza, comparando as atividades de trabalho em diferentes lugares (campo e cidade), a fim de reconhecer a importância dessas atividades para a indústria. |
(PR.EF03GE09.s.3.10) - ALFABETIZAÇÃO GEOGRÁFICA - Investigar os usos dos recursos naturais, com destaque para os usos da água em atividades cotidianas (alimentação, higiene, cultivo de plantas etc.), e discutir os problemas ambientais provocados por esses usos. | (PR.EF03GE10.s.3.11) Identificar os cuidados necessários para utilização da água na agricultura e na geração de energia de modo a garantir a manutenção do provimento de água potável. (Conteúdo: Consumo consciente da água na agricultura, pecuária e produção de energia). |
Comentário: O desenvolvimento desse objetivo de aprendizagem permite ao estudante um aprofundamento sobre a questão dos impactos ambientais resultantes das ações humanas que envolvem a extração e transformação dos recursos naturais, com destaque para a questão dos usos da água (doméstico e nas atividades econômicas) e, principalmente, nas formas de poluição desse recurso. Também se propõe investigar ações relacionadas à produção e ao descarte do lixo nos lugares de vivência. Ao se ater a essa questão é possível propor o aprofundamento da temática do saneamento básico (que além do tratamento da água e do lixo, abarca o tratamento do esgoto). As propostas de atividades devem levar o estudante a desenvolver as noções iniciais de consumo consciente, sustentabilidade e corresponsabilidade, por meio de ações de conscientização nos locais de vivências (moradia, escola e vizinhança). Podem ser realizadas atividades práticas que proponham ações de sustentabilidade envolvendo o uso da água e o destino do lixo no espaço da moradia, em espaços públicos, como as praças e parques. Esta atividade permite aproximação com os ODS 16 e 17.
UNIDADE TEMÁTICA | OBJETOS DO CONHECIMENTO | CONTEÚDOS | CONHECIMENTOS PRÉVIOS | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS |
MUNDO DO TRABALHO | Matéria-prima e indústria | Produtos cultivados e extraídos da natureza. | (PR.EF02GE07.a.2.13) Descrever as atividades extrativas (minerais, agropecuárias e industriais), de diferentes lugares, identificando as origens de produtos do cotidiano e os impactos ambientais oriundos dessas produções e extrações. |
(PR.EF03GE05.a.3.7) - ALFABETIZAÇÃO GEOGRÁFICA - Identificar alimentos, minerais e outros produtos cultivados e extraídos da natureza, comparando as atividades de trabalho em diferentes lugares (campo e cidade), a fim de reconhecer a importância dessas atividades para a indústria. |
(PR.EF03GE04.a.3.5) Explicar como os processos naturais e históricos atuam na produção e na mudança das paisagens naturais e antrópicas nos seus lugares de vivência, comparando-os a outros lugares, observando os componentes que atuam nos processos de modificação das paisagens. (Conteúdos: Paisagem Natural e Antrópica (modificada); componentes que atuam nos processos de modificação das paisagens). |
MUNDO DO TRABALHO | Matéria-prima e indústria | Produtos cultivados e extraídos da natureza. | (PR.EF02GE07.a.2.13) Descrever as atividades extrativas (minerais, agropecuárias e industriais), de diferentes lugares, identificando as origens de produtos do cotidiano e os impactos ambientais oriundos dessas produções e extrações. |
(PR.EF03GE05.a.3.7) - ALFABETIZAÇÃO GEOGRÁFICA - Identificar alimentos, minerais e outros produtos cultivados e extraídos da natureza, comparando as atividades de trabalho em diferentes lugares (campo e cidade), a fim de reconhecer a importância dessas atividades para a indústria. |
(PR.EF03GE07.a.3.1) Reconhecer e elaborar legendas com símbolos de diversos tipos de representações em diferentes escalas cartográficas, compreendendo a importância dos símbolos para a leitura cartográfica. (Conteúdo: Leitura cartográfica (legendas, símbolos e noção de escala). |
MUNDO DO TRABALHO | Matéria-prima e indústria | Produtos cultivados e extraídos da natureza. | (PR.EF02GE07.a.2.13) Descrever as atividades extrativas (minerais, agropecuárias e industriais), de diferentes lugares, identificando as origens de produtos do cotidiano e os impactos ambientais oriundos dessas produções e extrações. |
(PR.EF03GE05.a.3.7) - ALFABETIZAÇÃO GEOGRÁFICA - Identificar alimentos, minerais e outros produtos cultivados e extraídos da natureza, comparando as atividades de trabalho em diferentes lugares (campo e cidade), a fim de reconhecer a importância dessas atividades para a indústria. |
(PR.EF03GE11.s.3.12) Comparar impactos das atividades econômicas urbanas e rurais sobre o ambiente físico natural, assim como os riscos provenientes do uso de ferramentas e máquinas. (Conteúdo: Alterações ambientais no campo e na cidade causadas pelas atividades econômicas). |
MUNDO DO TRABALHO | Matéria-prima e indústria |
Matéria-prima e indústria. Relação campo e cidade no trabalho e na indústria. |
(PR.EF02GE07.a.2.13) Descrever as atividades extrativas (minerais, agropecuárias e industriais), de diferentes lugares, identificando as origens de produtos do cotidiano e os impactos ambientais oriundos dessas produções e extrações. |
(PR.EF03GE05.a.3.7) - ALFABETIZAÇÃO GEOGRÁFICA - Identificar alimentos, minerais e outros produtos cultivados e extraídos da natureza, comparando as atividades de trabalho em diferentes lugares (campo e cidade), a fim de reconhecer a importância dessas atividades para a indústria. |
(PR.EF03HI08.d.3.20) Identificar modos de vida na cidade e no campo no presente, comparando-os com os do passado. (Conteúdo: Modo de vida no campo e na cidade em diferentes temporalidades). |
Comentário: Odesenvolvimento desse objetivo de aprendizagempossibilita ao estudante analisar o espaço geográfico tendo emvista as ações humanas que transformam a natureza e os recursos naturais por meio do trabalho, a fim de atender suas necessidades sociais. Nesse sentido, reconhecer características do mundo do trabalho é importante para que se compreenda como as pessoas transformam e organizam o espaço de diversas maneiras. Neste ano, interessa que o estudante identifique diferentes matérias-primas e produtos extraídos, cultivados ou produzidos a partir de elementos da natureza, comparando as atividades de trabalho em diferentes localidades, como, por exemplo, campo e cidade. É interessante apresentar atividades de reconhecimento de transformações da paisagem em diferentes localidades por meio de diversas atividades econômicas, associando-as aos seus possíveis impactos socioambientais. Esse objetivo permite um trabalho com o tema contemporâneo transversal trabalho e com o ODS 8. Esse objetivo pode ser desenvolvido de forma conjunta com o componente História (objetivo de aprendizagem PR.EF03HI08.s.3.19).
UNIDADE TEMÁTICA | OBJETOS DO CONHECIMENTO | CONTEÚDOS | CONHECIMENTOS PRÉVIOS | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS |
Representações cartográficas. | Formas de representação cartográfica: imagens bidimensionais e tridimensionais do município. |
(PR.EF02GE08.a.2.1) Identificar e elaborar diferentes formas de representação (desenhos, mapas mentais, maquetes) para representar componentes da paisagem (elementos naturais e culturais) dos lugares de vivência. |
(PR.EF03GE06.a.3.8) - ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA - Identificar e interpretar imagens bidimensionais e tridimensionais em diferentes tipos de representação cartográfica, destacando a passagem da realidade concreta do espaço em que se vive, para a representação sob a forma de mapas e outros recursos cartográficos, tais como: maquetes, croquis, plantas, fotografias aéreas, entre outros. | (PR.EF03GE09.s.3.10) Investigar os usos dos recursos naturais, com destaque para os usos da água em atividades cotidianas (alimentação, higiene, cultivo de plantas etc.), e discutir os problemas ambientais provocados por esses usos. (Uso dos recursos naturais nas atividades cotidianas; problemas ambientais causados pelo uso dos recursos naturais). |
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Representações cartográficas. | Pontos cardeais. | (PR.EF02GE09.a.2.2) Identificar objetos e lugares de vivência (escola e moradia) em imagens aéreas e mapas (visão vertical) e fotografias (visão oblíqua), comparando as diferentes visões e representações de um mesmo objeto. | (PR.EF03GE06.a.3.8) - ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA - Identificar e interpretar imagens bidimensionais e tridimensionais em diferentes tipos de representação cartográfica, destacando a passagem da realidade concreta do espaço em que se vive, para a representação sob a forma de mapas e outros recursos cartográficos, tais como: maquetes, croquis, plantas, fotografias aéreas, entre outros. | (PR.EF03HI10.a.3.31) Identificar as diferenças entre o espaço doméstico, os espaços públicos e as áreas de conservação ambiental, compreendendo a importância dessa distinção e o respeito às normas de convívio nos mesmos. (Conteúdos: A cidade: espaços públicos e privados). |
Comentário: O desenvolvimento desse objetivo de aprendizagem relacionado à alfabetização cartográfica deve ser realizado juntamente com os objetivos relativos à alfabetização geográfica, visto que a cartografia é um recurso essencial para as análises espaciais e a construção do raciocínio geográfico. O desenvolvimento desse objetivo deve ser acompanhado com atividades de identificação e diferenciação de imagens bidimensionais (desenhos, fotos aéreas, imagens de satélite, plantas, mapas) de tridimensionais (globo terrestre e maquete). Ao comparar essas diferentes formas de representação, vale retomar a questão dos pontos de vista (visão vertical, oblíqua e frontal).
UNIDADE TEMÁTICA | OBJETOS DO CONHECIMENTO | CONTEÚDOS | CONHECIMENTOS PRÉVIOS | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS |
FORMAS DE REPRESENTAÇÃO E PENSAMENTO ESPACIAL | Representações cartográficas. | Leitura cartográfica (legendas, símbolos e noção de escala). | (PR.EF02GE09.a.2.2) Identificar objetos e lugares de vivência (escola e moradia) em imagens aéreas e mapas (visão vertical) e fotografias (visão oblíqua), comparando as diferentes visões e representações de um mesmo objeto. |
(PR.EF03GE07.a.3.1) - ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA - Reconhecer e elaborar legendas com símbolos de diversos tipos de representações em diferentes escalas cartográficas, compreendendo a importância dos símbolos para a leitura cartográfica. |
(PR.EF03GE05.a.3.7) Identificar alimentos, minerais e outros produtos cultivados e extraídos da natureza, comparando as atividades de trabalho em diferentes lugares (campo e cidade), a fim de reconhecer a importância dessas atividades para a indústria. (Conteúdos: Produtos cultivados e extraídos da natureza; matéria-prima e indústria; relação campo e cidade no trabalho e na indústria). |
FORMAS DE REPRESENTAÇÃO E PENSAMENTO ESPACIAL | Representações cartográficas. | Leitura cartográfica (legendas, símbolos e noção de escala). | (PR.EF02GE09.a.2.2) Identificar objetos e lugares de vivência (escola e moradia) em imagens aéreas e mapas (visão vertical) e fotografias (visão oblíqua), comparando as diferentes visões e representações de um mesmo objeto. |
(PR.EF03GE07.a.3.1) - ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA - Reconhecer e elaborar legendas com símbolos de diversos tipos de representações em diferentes escalas cartográficas, compreendendo a importância dos símbolos para a leitura cartográfica. |
(PR.EF03HI05.s.3.13) Identificar os marcos históricos do lugar em que vive e compreender seus significados. (Conteúdos: Memória e patrimônio histórico e cultural da cidade). |
FORMAS DE REPRESENTAÇÃO E PENSAMENTO ESPACIAL | Representações cartográficas. | Leitura cartográfica (legendas, símbolos e noção de escala). | (PR.EF02GE09.a.2.2) Identificar objetos e lugares de vivência (escola e moradia) em imagens aéreas e mapas (visão vertical) e fotografias (visão oblíqua), comparando as diferentes visões e representações de um mesmo objeto. |
(PR.EF03GE07.a.3.1) - ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA - Reconhecer e elaborar legendas com símbolos de diversos tipos de representações em diferentes escalas cartográficas, compreendendo a importância dos símbolos para a leitura cartográfica. |
(PR.EF03HI10.a.3.31) Identificar as diferenças entre o espaço doméstico, os espaços públicos e as áreas de conservação ambiental, compreendendo a importância dessa distinção e o respeito às normas de convívio nos mesmos. (Conteúdos: A cidade: espaços públicos e privados). |
Comentário: O desenvolvimento desse objetivo de aprendizagem relacionado à alfabetização cartográfica possibilita um aprofundamento sobre relevantes técnicas e recursos da linguagem cartográfica, ao se ater na questão das legendas de plantas e mapas de distintas escalas. Vale construir junto ao estudante a ideia de que a legenda é como se fosse um alfabeto que codifica o significado de símbolos, linhas, cores e padrões do mapa ou planta cartográfica e informa o que foi representado. É importante realizar um trabalho de construção preliminar da noção de escala, em que o aluno possa perceber que a realidade pode ser reduzida ou ampliada, apresentando mais ou
menos detalhes, conforme a proporção matemática que for adotada na representação gráfica.
Esse objetivo pode ser trabalhado de forma conjunta com o componente História tendo por base representações relacionadas aos registros de memória na cidade (PR.EF03HI05.s.3.13) e de mapeamento de espaços públicos no lugar em que vive (PR.EF03HI10.a.3.31 ).
menos detalhes, conforme a proporção matemática que for adotada na representação gráfica.
Esse objetivo pode ser trabalhado de forma conjunta com o componente História tendo por base representações relacionadas aos registros de memória na cidade (PR.EF03HI05.s.3.13) e de mapeamento de espaços públicos no lugar em que vive (PR.EF03HI10.a.3.31 ).