SUMÁRIO

Geografia - 2º ano

UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DO CONHECIMENTO CONTEÚDOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS
O SUJEITO E SEU LUGAR NO MUNDO Riscos e cuidados nos meios de transporte e de
comunicação.
Meios de Comunicação. (PR.EF01GE01.a.1.4) Descrever características observadas de seus lugares de vivência (moradia, escola etc.) e identificar semelhanças e diferenças entre esses lugares, dando enfoque aos atributos e funções dos diferentes locais. (PR.EF02GE03.a.2.12) - ALFABETIZAÇÃO GEOGRÁFICA -
Comparar diferentes meios de transporte e de comunicação, indicando o seu papel na conexão entre lugares, reconhecendo como esses meios interferem nesses processos, e discutir os riscos para a vida e para o ambiente e seu uso responsável.
 
O SUJEITO E SEU LUGAR NO MUNDO Riscos e cuidados nos meios de transporte e de
comunicação.
Meios de Transporte. (PR.EF01GE03.a.1.10) Identificar e relatar semelhanças e diferenças de usos do espaço
público (praças, parques, complexos esportivos) para o lazer e diferentes manifestações sociais, artísticas, culturais e desportivas.
(PR.EF02GE03.a.2.12) - ALFABETIZAÇÃO GEOGRÁFICA -
Comparar diferentes meios de transporte e de comunicação, indicando o seu papel na conexão entre lugares, reconhecendo como esses meios interferem nesses processos, e discutir os riscos para a vida e para o ambiente e seu uso responsável.
 
O SUJEITO E SEU LUGAR NO MUNDO Riscos e cuidados nos meios de transporte e de
comunicação.
Uso responsável dos meios de comunicação e transporte. (PR.EF01GE04.a.1.1) Discutir e elaborar, coletivamente, regras de convívio em diferentes
espaços (sala de aula, escola etc.), reconhecendo a importância das práticas e atitudes cooperativas e responsáveis com o meio em que vive.
(PR.EF02GE03.a.2.12) - ALFABETIZAÇÃO GEOGRÁFICA -
Comparar diferentes meios de transporte e de comunicação, indicando o seu papel na conexão entre lugares, reconhecendo como esses meios interferem nesses processos, e discutir os riscos para a vida e para o ambiente e seu uso responsável.
 
O SUJEITO E SEU LUGAR NO MUNDO Riscos e cuidados nos meios de transporte e de
comunicação.
Regras de trânsito. (PR.EF01GE04.a.1.1) Discutir e elaborar, coletivamente, regras de convívio em diferentes
espaços (sala de aula, escola etc.), reconhecendo a importância das práticas e atitudes cooperativas e responsáveis com o meio em que vive.
(PR.EF02GE03.a.2.12) - ALFABETIZAÇÃO GEOGRÁFICA -
Comparar diferentes meios de transporte e de comunicação, indicando o seu papel na conexão entre lugares, reconhecendo como esses meios interferem nesses processos, e discutir os riscos para a vida e para o ambiente e seu uso responsável.
 
Comentário: Este objetivo consiste em identificar, distinguir e comparar diferentes meios de transporte e comunicação. Espera-se que o estudante possa reconhecer como esses meios interferem nos processos de conexão entre povos e lugares. Deve-se, ainda, identificar os impactos e riscos para a vida e para o ambiente que o uso irresponsável dos meios de transporte e comunicação causam. Prevê-se, também, que seja discutido o uso responsável de diferentes meios de comunicação e transporte.

 

 

UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DO CONHECIMENTO CONTEÚDOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS
CONEXÕES E ESCALAS Experiências da comunidade no tempo e no espaço. Modo de vida das pessoas em diferentes lugares. (PR.EF01GE01.a.1.4) Discutir e elaborar,
coletivamente, regras de convívio em diferentes espaços (sala de aula, escola, etc.), reconhecendo a importância das práticas e atitudes cooperativas e responsáveis com o meio em que vive.
(PR.EF02GE04.a.2.7) - ALFABETIZAÇÃO GEOGRÁFICA - Reconhecer semelhanças e diferenças nos hábitos, nas relações com a natureza e no modo de viver de pessoas em diferentes lugares, comparando as particularidades, tendo em vista a relação sociedade-natureza. (PR.EF02GE01.a.2.5) Descrever a história
das migrações no bairro ou comunidade em
que vive, reconhecendo os grupos migratórios
que contribuíram para essa organização.
(Conteúdo: O bairro: formação migratória e
organização dentro do município).
CONEXÕES E ESCALAS Experiências da comunidade no tempo e no espaço. Modo de vida das pessoas em diferentes lugares. (PR.EF01GE01.a.1.4) Discutir e elaborar,
coletivamente, regras de convívio em diferentes espaços (sala de aula, escola, etc.), reconhecendo a importância das práticas e atitudes cooperativas e responsáveis com o meio em que vive.
(PR.EF02GE04.a.2.7) - ALFABETIZAÇÃO GEOGRÁFICA - Reconhecer semelhanças e diferenças nos hábitos, nas relações com a natureza e no modo de viver de pessoas em diferentes lugares, comparando as particularidades, tendo em vista a relação sociedade-natureza. (PR.EF02GE02.s.2.6) Comparar costumes e
tradições de diferentes populações inseridas
no bairro ou comunidade em que vive,
reconhecendo a importância do respeito às
diferenças. (Conteúdo: Costumes, tradições e
diversidade da população do bairro).
CONEXÕES E ESCALAS Experiências da comunidade no tempo e no espaço. Modo de vida das pessoas em diferentes lugares. (PR.EF01GE01.a.1.4) Discutir e elaborar,
coletivamente, regras de convívio em diferentes espaços (sala de aula, escola, etc.), reconhecendo a importância das práticas e atitudes cooperativas e responsáveis com o meio em que vive.
(PR.EF02GE04.a.2.7) - ALFABETIZAÇÃO GEOGRÁFICA - Reconhecer semelhanças e diferenças nos hábitos, nas relações com a natureza e no modo de viver de pessoas em diferentes lugares, comparando as particularidades, tendo em vista a relação sociedade-natureza. (PR.EF02GE05.a.2.8) Analisar mudanças e permanências, comparando imagens de um mesmo lugar em diferentes tempos, identificando os fatores que contribuíram para essas mudanças. (Conteúdo: Mudanças das paisagens de um mesmo lugar em diferentes tempos (bairro – cidade)).
CONEXÕES E ESCALAS Experiências da comunidade no tempo e no espaço. Modo de vida das pessoas em diferentes lugares. (PR.EF01GE01.a.1.4) Discutir e elaborar,
coletivamente, regras de convívio em diferentes espaços (sala de aula, escola, etc.), reconhecendo a importância das práticas e atitudes cooperativas e responsáveis com o meio em que vive.
(PR.EF02GE04.a.2.7) - ALFABETIZAÇÃO GEOGRÁFICA - Reconhecer semelhanças e diferenças nos hábitos, nas relações com a natureza e no modo de viver de pessoas em diferentes lugares, comparando as particularidades, tendo em vista a relação sociedade-natureza. (PR.EF02HI06.s.2.16) Identificar e organizar,
temporalmente, fatos da vida cotidiana,
usando noções relacionadas ao tempo (antes,
durante, ao mesmo tempo e depois).Identificar
e organizar, temporalmente, fatos da vida
cotidiana, usando noções relacionadas ao tempo (antes, durante, ao mesmo tempo e depois). (Conteúdo: Tempo cronológico).
Comentário: O desenvolvimento desse objetivo permite ao estudante reconhecer que cada localidade, habitada por grupos sociais distintos, possui características singulares que refletem nas formas de as pessoas se relacionarem com a natureza, expressando-se nos seus modos de vida. Importante sugerir atividades que valorizem a multiculturalidade e a alteridade, nas quais o estudante possa reconhecer a heterogeneidade que caracteriza a formação socioespacial de várias localidades e do seu lugar de vivência. Interessa que reconheça os diferentes modos de vida que podem coexistir confrontando distintas realidades, incluindo também as diferenças entre os modos de vida nos espaços urbanos e rurais e as transformações que podem ocorrer nos modos de vida de um mesmo lugar ao longo do tempo. Ao se abordar o tema das transformações espaciais ao longo do tempo, é possível propor um trabalho conjunto com História (ver o objetivo PR.EF02HI06.s.2.16).

 

 

UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DO CONHECIMENTO CONTEÚDOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS
MUNDO DO TRABALHO Tipos de trabalho em lugares e tempos diferentes. Atividades extrativas que dão origem a produtos do nosso cotidiano. (PR.EF02GE04.a.2.7) Reconhecer semelhanças e
diferenças nos hábitos, nas relações com a
natureza e no modo de viver de pessoas
em diferentes lugares, comparando as particularidades, tendo em vista a relação
sociedade-natureza.
(PR.EF02GE07.a.2.13) - ALFABETIZAÇÃO GEOGRÁFICA - Descrever as atividades extrativas (minerais, agropecuárias e industriais), de diferentes lugares, identificando as origens de produtos do cotidiano e os impactos ambientais oriundos dessas produções e extrações. (PR.EF02GE05.a.2.8) Analisar mudanças e permanências, comparando imagens de um mesmo lugar em diferentes tempos, identificando os fatores que contribuíram para essas mudanças. (Conteúdo: Mudanças das paisagens de um mesmo lugar em diferentes tempos (bairro – cidade).
MUNDO DO TRABALHO Tipos de trabalho em lugares e tempos diferentes. Atividades extrativas que dão origem a produtos do nosso cotidiano. (PR.EF02GE04.a.2.7) Reconhecer semelhanças e
diferenças nos hábitos, nas relações com a
natureza e no modo de viver de pessoas
em diferentes lugares, comparando as particularidades, tendo em vista a relação
sociedade-natureza.
(PR.EF02GE07.a.2.13) - ALFABETIZAÇÃO GEOGRÁFICA - Descrever as atividades extrativas (minerais, agropecuárias e industriais), de diferentes lugares, identificando as origens de produtos do cotidiano e os impactos ambientais oriundos dessas produções e extrações. (PR.EF02GE08.a.2.1) Identificar e elaborar
diferentes formas de representação (desenhos,
mapas mentais, maquetes) para representar
componentes da paisagem (elementos naturais
e culturais) dos lugares de vivência.
(Conteúdo: Formas de representação espacial dos espaços de vivência (desenhos, mapas mentais, maquetes; elementos naturais e culturais da paisagem dos lugares de vivência).
MUNDO DO TRABALHO Tipos de trabalho em lugares e tempos diferentes. Atividades extrativas que dão origem a produtos do nosso cotidiano. (PR.EF02GE04.a.2.7) Reconhecer semelhanças e
diferenças nos hábitos, nas relações com a
natureza e no modo de viver de pessoas
em diferentes lugares, comparando as particularidades, tendo em vista a relação
sociedade-natureza.
(PR.EF02GE07.a.2.13) - ALFABETIZAÇÃO GEOGRÁFICA - Descrever as atividades extrativas (minerais, agropecuárias e industriais), de diferentes lugares, identificando as origens de produtos do cotidiano e os impactos ambientais oriundos dessas produções e extrações. (PR.EF02GE09.a.2.2) Identificar objetos e lugares de vivência (escola e moradia) em imagens aéreas e mapas (visão vertical) e fotografias (visão oblíqua), comparando as diferentes visões
e representações de um mesmo objeto.
(Conteúdo: Projeção horizontal, vertical e oblíqua na observação e representação de um lugar de vivência ou objeto).
MUNDO DO TRABALHO Tipos de trabalho em lugares e tempos diferentes. Problemas ambientais causados pela produção
industrial e extração.
(PR.EF02GE04.a.2.7) Reconhecer semelhanças e
diferenças nos hábitos, nas relações com a
natureza e no modo de viver de pessoas
em diferentes lugares, comparando as particularidades, tendo em vista a relação
sociedade-natureza.
(PR.EF02GE07.a.2.13) - ALFABETIZAÇÃO GEOGRÁFICA - Descrever as atividades extrativas (minerais, agropecuárias e industriais), de diferentes lugares, identificando as origens de produtos do cotidiano e os impactos ambientais oriundos dessas produções e extrações. (PR.EF02HI01.s.2.01) Reconhecer espaços de sociabilidade e identificar os motivos que aproximam e separam as pessoas em diferentes grupos sociais ou de parentesco. (Conteúdo: Espaços de sociabilidade).
Comentário: Ao desenvolver esse objetivo, é importante considerar que o setor extrativista não abarca nem atende todas as atividades do setor industrial; nem da agropecuária. O desenvolvimento dessa habilidade possibilita analisar o espaço geográfico, tendo em vista as ações humanas que transformam a natureza e os recursos naturais por meio do trabalho, a fim de atender suas necessidades sociais. Nesse sentido, reconhecer características do mundo do trabalho é importante para que se compreenda como as pessoas transformam e organizam o espaço de diversas maneiras. É importante, também, que, neste ano, o estudante já reconheça e diferencie tipos de atividade de trabalho relacionados a distintos setores da economia, descrevendo-os e reconhecendo impactos sociais que tais tipos de atividade podem causar, desde a obtenção da matéria-prima até a sua transformação em produto final, transformado e/ou industrializado. Ao identificar e descrever diferentes formas de trabalho existentes na comunidade, pode ser feito um trabalho conjunto com História (ver o objetivo PR.EF02HI01.s.2.01). Esse objetivo permite aproximação com o tema contemporâneo transversal trabalho e com o ODS 8.

 

 

UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DO CONHECIMENTO CONTEÚDOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS
FORMAS DE REPRESENTAÇÃO E PENSAMENTO ESPACIAL Localização, orientação e representação espacial. Formas de representação espacial dos espaços de vivência (desenhos, mapas mentais, maquetes). (PR.EF01GE08.a.1.2) Criar mapas mentais e desenhos com base em itinerários, contos literários, histórias inventadas, jogos e brincadeiras. (PR.EF02GE08.a.2.1) - ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA - Identificar e elaborar diferentes formas de representação (desenhos, mapas mentais, maquetes) para representar componentes da paisagem (elementos naturais e culturais) dos lugares de vivência. (PR.EF02GE07.a.2.13) Descrever as atividades extrativas (minerais, agropecuárias e industriais), de diferentes lugares, identificando as origens de produtos do cotidiano e os impactos ambientais oriundos dessas produções e extrações. (Conteúdo: Atividades extrativas que dão origem a produtos do nosso cotidiano; problemas ambientais causados pela produção industrial e extração).
FORMAS DE REPRESENTAÇÃO E PENSAMENTO ESPACIAL Localização, orientação e representação espacial. Elementos naturais e culturais da paisagem dos
lugares de vivência.
(PR.EF01GE09.a.1.3) Elaborar e utilizar mapas
simples, desenhos e trajetos para localizar
elementos do local de vivência, considerando
referenciais espaciais (frente e atrás, esquerda
e direita, em cima e embaixo, dentro e fora)
e tendo o corpo como referência.
(PR.EF02GE08.a.2.1) - ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA - Identificar e elaborar diferentes formas de representação (desenhos, mapas mentais, maquetes) para representar componentes da paisagem (elementos naturais e culturais) dos lugares de vivência. (PR.EF02GE09.a.2.2) Identificar objetos e lugares de vivência (escola e moradia) em imagens aéreas e mapas (visão vertical) e fotografias (visão oblíqua), comparando as diferentes visões
e representações de um mesmo objeto. (Conteúdo: Projeção horizontal, vertical e oblíqua na observação e representação de um lugar de vivência ou objeto).
Comentário: O desenvolvimento desse objetivo relacionado ao processo de alfabetização cartográfica deve ser realizado juntamente com os objetivos relativos à alfabetização geográfica, pois a cartografia é uma ferramenta essencial para as análises espaciais e, principalmente, para o desenvolvimento do raciocínio geográfico. Neste ano, o trabalho com a linguagem cartográfica está diretamente atrelado às categorias geográficas de lugar e paisagem. É importante que sejam propostas atividades em que o estudante construa conhecimentos espaciais sobre essa linguagem, de modo que possa interpretar diferentes representações cartográficas (como fotografia, desenho, croqui, mapa mental, planta, foto aérea, imagem de satélite e maquete), mas também possa elaborar representações relacionadas ao seu lugar de viver, operando gradualmente um trabalho com os princípios de orientação e localização considerando o lugar onde vive.

 

 

UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DO CONHECIMENTO CONTEÚDOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS
FORMAS DE REPRESENTAÇÃO E PENSAMENTO ESPACIAL Localização, orientação e representação espacial. Projeção horizontal, vertical e oblíqua na observação e representação de um lugar de
vivência ou objeto.
(PR.EF01GE08.a.1.2) Criar mapas mentais e desenhos com base em itinerários, contos literários, histórias inventadas, jogos e brincadeiras. (PR.EF02GE09.a.2.2) - ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA - Identificar objetos e lugares de vivência (escola e moradia) em imagens aéreas e mapas (visão vertical) e fotografias (visão oblíqua), comparando as diferentes visões e representações de um mesmo objeto. (PR.EF02GE07.a.2.13) Descrever as atividades extrativas (minerais, agropecuárias e industriais), de diferentes lugares, identificando as origens de produtos do cotidiano e os impactos ambientais oriundos dessas produções e extrações. (Conteúdo: Atividades extrativas que dão origem a
produtos do nosso cotidiano; problemas ambientais causados pela produção industrial e extração).
FORMAS DE REPRESENTAÇÃO E PENSAMENTO ESPACIAL Localização, orientação e representação espacial. Projeção horizontal, vertical e oblíqua na observação e representação de um lugar de
vivência ou objeto.
(PR.EF01GE09.a.1.3) Elaborar e utilizar mapas simples, desenhos e trajetos para localizar elementos do local de vivência, considerando
referenciais espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) e tendo o corpo como referência.
(PR.EF02GE09.a.2.2) - ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA - Identificar objetos e lugares de vivência (escola e moradia) em imagens aéreas e mapas (visão vertical) e fotografias (visão oblíqua), comparando as diferentes visões e representações de um mesmo objeto. (PR.EF02GE10.s.2.3) Aplicar princípios de localização e posição de objetos (referenciais espaciais, como frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) por meio de representações espaciais da sala de aula e da escola. (Conteúdo: Percepção espacial: pontos de referência, localização, organização e representação espacial).
Comentário: O desenvolvimento desse objetivo relacionado à alfabetização cartográfica deve ser realizado juntamente com os objetivos relativos a esse tema, já que a cartografia é um recurso importante paro o desenvolvimento de análises espaciais e do raciocínio geográfico. Nesse objetivo de aprendizagem deve ser trabalhado com o estudante o reconhecimento dos diferentes tipos de visão (frontal, oblíqua e vertical), a partir dos quais podem ser elaboradas representações da superfície terrestre ou parte dela. Esses procedimentos são relevantes de serem desenvolvidos nessa faixa etária, quando começam a ser encaminhadas ações de descentramento. Reconhecer elementos da paisagem representados a partir de visão vertical permite que, mais adiante, o estudante possa interpretar mapas e plantas cartográficas. Sugere-se retomar o trabalho com a lateralidade e noções topológicas (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora), tomando por base a exploração de representações feitas em visão vertical. É importante lembrar que essas noções devem ser desenvolvidos progressivamente antes de o estudante operar noções espaciais projetivas e euclidianas, fundamentais para a leitura e a interpretação de mapas (algo previsto ocorrer de forma mais efetiva a partir do 4º ano do EF).
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