Geografia - 1º ano
UNIDADE TEMÁTICA | OBJETOS DO CONHECIMENTO | CONTEÚDOS | CONHECIMENTOS PRÉVIOS | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS |
O SUJEITO E O SEU LUGAR NO MUNDO | O modo de vida das crianças em diferentes lugares. | Espaços de moradia e vivência. | (EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão. | (PR.EF01GE01.a.1.4) - ALFABETIZAÇÃO GEOGRÁFICA - Descrever características observadas de seus lugares de vivência (moradia, escola etc.) e identificar semelhanças e diferenças entre esses lugares, dando enfoque aos atributos e funções dos diferentes locais. | (PR.EF01GE03.a.1.10) Identificar e relatar semelhanças e diferenças de usos do espaço público (praças, parques, complexos esportivos) para o lazer e diferentes manifestações sociais, artísticas, culturais e desportivas. (Conteúdo: Espaço público de uso coletivo e seus diferentes usos; Regras de convivência no trânsito). |
O SUJEITO E O SEU LUGAR NO MUNDO | O modo de vida das crianças em diferentes lugares. | Espaços de moradia e vivência. | (EI03EO04) Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos. | (PR.EF01GE01.a.1.4) - ALFABETIZAÇÃO GEOGRÁFICA - Descrever características observadas de seus lugares de vivência (moradia, escola etc.) e identificar semelhanças e diferenças entre esses lugares, dando enfoque aos atributos e funções dos diferentes locais. |
(PR.EF01GE06.s.1.6) Descrever e comparar diferentes tipos de moradia ou objetos de uso cotidiano (brinquedos, roupas, mobiliários), considerando técnicas e materiais utilizados em sua produção.(Conteúdo: Diferentes formas de moradias e os tipos de materiais utilizados para sua construção; materiais utilizados para produção de mobiliários, brinquedos e objetos de uso cotidiano). |
O SUJEITO E O SEU LUGAR NO MUNDO | O modo de vida das crianças em diferentes lugares. | Espaços de moradia e vivência. | (EI03EO06) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida. | (PR.EF01GE01.a.1.4) - ALFABETIZAÇÃO GEOGRÁFICA - Descrever características observadas de seus lugares de vivência (moradia, escola etc.) e identificar semelhanças e diferenças entre esses lugares, dando enfoque aos atributos e funções dos diferentes locais. | (PR.EF01GE07.a.1.11) Descrever atividades de trabalho relacionadas com o dia a dia da sua comunidade e seu grupo familiar, compreendendo a importância do trabalho para o homem e a sociedade. (Conteúdo: O trabalho e as profissões). |
O SUJEITO E O SEU LUGAR NO MUNDO | O modo de vida das crianças em diferentes lugares. | Espaços de moradia e vivência. | (EI03EO06) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida. | (PR.EF01GE01.a.1.4) - ALFABETIZAÇÃO GEOGRÁFICA - Descrever características observadas de seus lugares de vivência (moradia, escola etc.) e identificar semelhanças e diferenças entre esses lugares, dando enfoque aos atributos e funções dos diferentes locais. | (PR.EF01GE09.a.1.3) Elaborar e utilizar mapas simples, desenhos e trajetos para localizar elementos do local de vivência, considerando referenciais espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) e tendo o corpo como referência. (Conteúdo: Mapas simples; trajeto e referenciais de lateralidade, localização em sala de aula, orientação e distância). |
O SUJEITO E O SEU LUGAR NO MUNDO | O modo de vida das crianças em diferentes lugares. | Espaços de moradia e vivência. | (EI03EO06) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida. | (PR.EF01GE01.a.1.4) - ALFABETIZAÇÃO GEOGRÁFICA - Descrever características observadas de seus lugares de vivência (moradia, escola etc.) e identificar semelhanças e diferenças entre esses lugares, dando enfoque aos atributos e funções dos diferentes locais. | (PR.EF01HI02.s.1.07) Identificar a relação entre as suas histórias e as histórias de sua família e de sua comunidade. (Conteúdo: Narrativas familiares e comunitárias). |
Comentário: O desenvolvimento desse objetivo possibilita que o estudante comece a reconhecer aspectos do espaço geográfico com base na noção de lugar, dimensão do cotidiano em que são construídas relações de afetividade e pertencimento. Torna-se importante desenvolver atividades que permitam abordar princípios do raciocínio geográfico como analogia e diferenciação, tomando como referência a observação e a descrição da paisagem e da organização de seus espaços de vivência, como a moradia, a escola, a rua, o bairro, os espaços públicos de lazer, entre outros. Ao longo dos Anos Iniciais, o trabalho com as noções de lugar e paisagem contribui para a construção progressiva de outras noções de cidadania e sociabilidade. Ao se observar os lugares de vivência e as relações sociais neles estabelecidas, pode-se refletir sobre as formas de convívio de diversos grupos sociais e sobre a responsabilidade individual e, principalmente, coletiva de sua conservação. Pode ser desenvolvido um trabalho conjunto com o componente História (ver objetivo PR.EF01HI02.s.1.07). A natureza das tarefas selecionadas ou elaboradas pelos professores necessitam de uma abordagem investigativa em que os estudantes terão oportunidade de refletir, analisar, criar, testar hipóteses, formular perguntas e compreender o espaço. Deste modo, as escolhas do professor quanto à abordagem metodológica e a qualidade das tarefas contribuirão para o desenvolvimento dos Direitos Gerais de Aprendizagem.
UNIDADE TEMÁTICA | OBJETOS DO CONHECIMENTO | CONTEÚDOS | CONHECIMENTOS PRÉVIOS | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS |
O SUJEITO E O SEU LUGAR NO MUNDO | O modo de vida das crianças em diferentes lugares. | Jogos e brincadeiras de diferentes épocas e lugares. | (EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades. | (PR.EF01GE02.a.1.5) - ALFABETIZAÇÃO GEOGRÁFICA - Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras de diferentes épocas e lugares, utilizandose de pesquisas no ambiente familiar, na comunidade e no desenvolvimento dos jogos e brincadeiras. | (PR.EF01GE06.s.1.6) Descrever e comparar diferentes tipos de moradia ou objetos de uso cotidiano (brinquedos, roupas, mobiliários), considerando técnicas e materiais utilizados em sua produção. (Conteúdo: Diferentes formas de moradias e os tipos de materiais utilizados para sua construção; materiais utilizados para produção de mobiliários, brinquedos e objetos de uso cotidiano). |
O SUJEITO E O SEU LUGAR NO MUNDO | O modo de vida das crianças em diferentes lugares. | Jogos e brincadeiras de diferentes épocas e lugares. | (EI03EF02) Inventar brincadeiras cantadas, poemas e canções, criando rimas, aliterações e ritmos. | (PR.EF01GE02.a.1.5) - ALFABETIZAÇÃO GEOGRÁFICA Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras de diferentes épocas e lugares, utilizandose de pesquisas no ambiente familiar, na comunidade e no desenvolvimento dos jogos e brincadeiras. | (PR.EF01GE08.a.1.2) Criar mapas mentais e desenhos com base em itinerários, contos literários, histórias inventadas, jogos e brincadeiras. (Conteúdo: Mapas mentais e diferentes formas de representação espacial). |
O SUJEITO E O SEU LUGAR NO MUNDO | O modo de vida das crianças em diferentes lugares. | Jogos e brincadeiras de diferentes épocas e lugares. | (EI03ET05) Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças. | (PR.EF01GE02.a.1.5) - ALFABETIZAÇÃO GEOGRÁFICA Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras de diferentes épocas e lugares, utilizandose de pesquisas no ambiente familiar, na comunidade e no desenvolvimento dos jogos e brincadeiras. | (PR.EF01GE09.a.1.3) Elaborar e utilizar mapas simples, desenhos e trajetos para localizar elementos do local de vivência, considerando referenciais espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) e tendo o corpo como referência. (Conteúdo: Mapas simples; trajeto e referenciais de lateralidade, localização em sala de aula, orientação e distância). |
O SUJEITO E O SEU LUGAR NO MUNDO | O modo de vida das crianças em diferentes lugares. | Jogos e brincadeiras de diferentes épocas e lugares. | (EI03ET05) Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças. | (PR.EF01GE02.a.1.5) - ALFABETIZAÇÃO GEOGRÁFICA Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras de diferentes épocas e lugares, utilizandose de pesquisas no ambiente familiar, na comunidade e no desenvolvimento dos jogos e brincadeiras. | (PR.EF01HI05.s.1.12) Identificar semelhanças e diferenças entre brinquedos, jogos e brincadeiras atuais e de outras épocas e lugares. (Conteúdo: Contexto histórico e cultural do brincar). |
Comentário: Esse objetivo tem conexão interdisciplinar com o componente História no sentido de desenvolver o objetivo (PR.EF01HI05.s.1.12), que também prevê que o estudante identifique semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras atuais e de outras épocas e lugares. Ela permite que se reconheça o brincar como direito fundamental das crianças e que o aluno utilize princípios do raciocínio geográfico, como analogia e diferenciação, a partir da identificação de diferentes espacialidades e temporalidades relacionadas a jogos e brincadeiras. Ao se trabalhar características de brinquedos e jogos físicos, também pode-se realizar um trabalho interdisciplinar com Ciências, tendo em vista o objetivo (PR.EF01CI01.d.1.12), em que se prevê que o estudante reconheça características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano, conversando sobre sua origem, os modos como são descartados e como podem ser usados de forma mais consciente.
UNIDADE TEMÁTICA | OBJETOS DO CONHECIMENTO | CONTEÚDOS | CONHECIMENTOS PRÉVIOS | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS |
CONEXÕES E ESCALAS | Ciclos naturais e da vida cotidiana. | Relação entre os ritmos da natureza e os ambientes de vivência (estações do ano, dia e noite, temperatura e umidade). | (EI03ET03) Identificar e selecionar fontes de informações, para responder a questões sobre a natureza, seus fenômenos, sua conservação. | (PR.EF01GE05.a.1.7) - ALFABETIZAÇÃO GEOGRÁFICA - Observar e descrever ritmos naturais (dia e noite, variação de temperatura e umidade etc.) em diferentes escalas espaciais e temporais, comparando a sua realidade com outras, por meio da observação e compreensão da paisagem nos distintos espaços de vivência (escola, bairro, casa entre outros). | (PR.EF01GE06.s.1.6) Descrever e comparar diferentes tipos de moradia ou objetos de uso cotidiano (brinquedos, roupas, mobiliários), considerando técnicas e materiais utilizados em sua produção. (Conteúdo: Diferentes formas de moradias e os tipos de materiais utilizados para sua construção; materiais utilizados para produção de mobiliários, brinquedos e objetos de uso cotidiano). |
CONEXÕES E ESCALAS | Ciclos naturais e da vida cotidiana. | Relação entre os ritmos da natureza e os ambientes de vivência (estações do ano, dia e noite, temperatura e umidade). | (EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão. | (PR.EF01GE05.a.1.7) - ALFABETIZAÇÃO GEOGRÁFICA - Observar e descrever ritmos naturais (dia e noite, variação de temperatura e umidade etc.) em diferentes escalas espaciais e temporais, comparando a sua realidade com outras, por meio da observação e compreensão da paisagem nos distintos espaços de vivência (escola, bairro, casa entre outros). | (PR.EF01GE08.a.1.2) Criar mapas mentais e desenhos com base em itinerários, contos literários, histórias inventadas, jogos e brincadeiras. (Conteúdo: Mapas mentais e diferentes formas de representação espacial). |
CONEXÕES E ESCALAS | Ciclos naturais e da vida cotidiana. | Relação entre os ritmos da natureza e os ambientes de vivência (estações do ano, dia e noite, temperatura e umidade). | (EI03EO04) Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos. | (PR.EF01GE05.a.1.7) - ALFABETIZAÇÃO GEOGRÁFICA - Observar e descrever ritmos naturais (dia e noite, variação de temperatura e umidade etc.) em diferentes escalas espaciais e temporais, comparando a sua realidade com outras, por meio da observação e compreensão da paisagem nos distintos espaços de vivência (escola, bairro, casa entre outros). | (PR.EF01GE10.a.1.8) Descrever características de seus lugares de vivência relacionadas aos ritmos da natureza (chuva, vento, calor etc.) e as mudanças que estes acarretam no estilo de vida das pessoas e na paisagem. (Conteúdo: Comportamento das pessoas e lugares diante das manifestações naturais; relação climamoradia-brincadeiras). |
CONEXÕES E ESCALAS | Ciclos naturais e da vida cotidiana. | Relação entre os ritmos da natureza e os ambientes de vivência (estações do ano, dia e noite, temperatura e umidade). | (EI03EO06) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida. | (PR.EF01GE05.a.1.7) - ALFABETIZAÇÃO GEOGRÁFICA - Observar e descrever ritmos naturais (dia e noite, variação de temperatura e umidade etc.) em diferentes escalas espaciais e temporais, comparando a sua realidade com outras, por meio da observação e compreensão da paisagem nos distintos espaços de vivência (escola, bairro, casa entre outros). | (PR.EF01GE11.s.1.9) Associar mudanças de vestuário e hábitos alimentares em sua comunidade ao longo do ano, decorrentes da variação de temperatura e umidade no ambiente. (Conteúdo: Hábitos alimentares e de vestuário da comunidade ao longo do ano). |
Comentário: Considerando o princípio da analogia, esse objetivo possibilita que o estudante observe diferentes fenômenos e ciclos naturais no seu lugar de vivência, comparando com épocas distintas nesse mesmo lugar ou com outras localidades (sincronicamente). Ao se atentar às condições atmosféricas, o estudante pode estabelecer relações entre o tempo atmosférico com o uso de diferentes roupas (percebendo as características enquanto objetos) e reconhecendo as que mais costuma vestir ao longo das diferentes épocas do ano. Podem ser propostas atividades nas quais o estudante tenha que contrastar a realidade do lugar de viver com condições de tempo atmosférico rigorosas existentes em outras localidades (local muito quente, muito frio, muito úmido, muito seco, com muito vento), atentando que as adaptações a essas condições dependem de boas condições socioeconômicas ou de infraestrutura. Importa também que o estudante estabeleça correlações entre ritmos da natureza, condições atmosféricas e hábitos de alimentação, podendo identificar alimentos que costuma comer em diferentes épocas do ano (como frutas sazonais e comidas frias e quentes, mais ou menos calóricas). Esse objetivo permite aproximação com o tema contemporâneo transversal Educação Alimentar e Nutricional.
UNIDADE TEMÁTICA | OBJETOS DO CONHECIMENTO | CONTEÚDOS | CONHECIMENTOS PRÉVIOS | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS |
MUNDO DO TRABALHO | Diferentes tipos de moradia e objetos construídos pelo homem. | O trabalho e as profissões. | (EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão. |
(PR.EF01GE07.a.1.11) - ALFABETIZAÇÃO GEOGRÁFICA - Descrever atividades de trabalho relacionadas com o dia a dia da sua comunidade e seu grupo familiar, compreendendo a importância do trabalho para o homem e a sociedade. |
(PR.EF01GE01.a.1.4 ) Descrever características observadas de seus lugares de vivência (moradia, escola etc.) e identificar semelhanças e diferenças entre esses lugares, dando enfoque aos atributos e funções dos diferentes locais. (Espaços de moradia e vivência; ambiente rural e urbano (campo e cidade); cômodos dos espaços de vivência e moradia e suas utilidades). |
MUNDO DO TRABALHO | Diferentes tipos de moradia e objetos construídos pelo homem. | O trabalho e as profissões. | (EI03EO04) Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos. | (PR.EF01GE07.a.1.11) - ALFABETIZAÇÃO GEOGRÁFICA - Descrever atividades de trabalho relacionadas com o dia a dia da sua comunidade e seu grupo familiar, compreendendo a importância do trabalho para o homem e a sociedade. | (PR.EF01GE01.a.1.4 ) Descrever características observadas de seus lugares de vivência (moradia, escola etc.) e identificar semelhanças e diferenças entre esses lugares, dando enfoque aos atributos e funções dos diferentes locais. (Espaços de moradia e vivência; ambiente rural e urbano (campo e cidade); cômodos dos espaços de vivência e moradia e suas utilidades). |
MUNDO DO TRABALHO | Diferentes tipos de moradia e objetos construídos pelo homem. | O trabalho e as profissões. | (EI03EO06) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida. | (PR.EF01GE07.a.1.11) - ALFABETIZAÇÃO GEOGRÁFICA - Descrever atividades de trabalho relacionadas com o dia a dia da sua comunidade e seu grupo familiar, compreendendo a importância do trabalho para o homem e a sociedade. | (PR.EF01GE01.a.1.4 ) Descrever características observadas de seus lugares de vivência (moradia, escola etc.) e identificar semelhanças e diferenças entre esses lugares, dando enfoque aos atributos e funções dos diferentes locais. (Espaços de moradia e vivência; ambiente rural e urbano (campo e cidade); cômodos dos espaços de vivência e moradia e suas utilidades). |
Comentário: O objetivo diz respeito a identificar, diferenciar e relatar atividades de trabalho existentes na escola (limpeza, ensino, segurança, direção) e no entorno da escola (padaria, mercado, farmácia, comércio em geral). Pode-se apresentar as características de diferentes profissões e atividades laborais, relacionando-as aos lugares onde são realizados os diversos tipos de trabalho. Pode-se, ainda, considerar as diferentes características do mundo do trabalho urbano e rural e apresentar o trabalho a partir da relação cotidiana do aluno, como, por exemplo, prevendo investigar quem produziu as roupas que veste e de qual material são feitas; quem construiu a escola; quem produz o alimento das refeições etc.
UNIDADE TEMÁTICA | OBJETOS DO CONHECIMENTO | CONTEÚDOS | CONHECIMENTOS PRÉVIOS | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS |
FORMAS DE REPRESENTAÇÃO E PENSAMENTO ESPACIAL | Pontos de referência. | Mapas mentais e diferentes formas de representação espacial. | (EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão. | (PR.EF01GE08.a.1.2) - ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA - Criar mapas mentais e desenhos com base em itinerários, contos literários, histórias inventadas, jogos e brincadeiras. | (PR.EF01GE01.a.1.4) Descrever características observadas de seus lugares de vivência (moradia, escola etc.) e identificar semelhanças e diferenças entre esses lugares, dando enfoque aos atributos e funções dos diferentes locais. (Conteúdo: Espaços de moradia e vivência; ambiente rural e urbano (campo e cidade); cômodos dos espaços de vivência e moradia e suas utilidades). |
FORMAS DE REPRESENTAÇÃO E PENSAMENTO ESPACIAL | Pontos de referência. | Mapas mentais e diferentes formas de representação espacial. | (EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão. | (PR.EF01GE08.a.1.2) - ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA - Criar mapas mentais e desenhos com base em itinerários, contos literários, histórias inventadas, jogos e brincadeiras. | (PR.EF01GE02.a.1.5) Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras de diferentes épocas e lugares, utilizando se de pesquisas no ambiente familiar, na comunidade e no desenvolvimento dos jogos e brincadeiras. (Conteúdo: Jogos e brincadeiras de diferentes épocas e lugares). |
FORMAS DE REPRESENTAÇÃO E PENSAMENTO ESPACIAL | Pontos de referência. | Mapas mentais e diferentes formas de representação espacial. | (EI03EF06) Produzir suas próprias histórias orais e escritas (escrita espontânea), em situações com função social significativa. | (PR.EF01GE08.a.1.2) - ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA - Criar mapas mentais e desenhos com base em itinerários, contos literários, histórias inventadas, jogos e brincadeiras. | (PR.EF01GE05.a.1.7) Observar e descrever ritmos naturais (dia e noite, variação de temperatura e umidade etc.) em diferentes escalas espaciais e temporais, comparando a sua realidade com outras, por meio da observação e compreensão da paisagem nos distintos espaços de vivência (escola, bairro, casa entre outros). (Conteúdo: Relação entre os ritmos da natureza e os ambientes de vivência (estações do ano, dia e noite, temperatura e umidade). |
Comentário: Esse objetivo está relacionado ao início do processo de alfabetização cartográfica. O estudante, ao longo dos anos do Ensino Fundamental, vai desenvolver atividades de interpretação e elaboração de diferentes formas de representar realidades espaciais. Nesse objetivo, preveem-se procedimentos de desenvolvimento do pensamento espacial a partir de representações espaciais dos lugares de vivência, assim como de outras elaboradas com base em referências espaciais imaginárias e lúdicas. É possível propor atividades que exijam elaborar mapas mentais nos quais se registrem diferentes trajetos cotidianos dentro da escola ou no seu entorno (como o trajeto moradia-escola). É possível solicitar, também, a elaboração de desenhos, representando objetos do dia a dia, podendo dar início às ideias de diferenciar escalas (tamanho real x tamanho reduzido) e distâncias.
UNIDADE TEMÁTICA | OBJETOS DO CONHECIMENTO | CONTEÚDOS | CONHECIMENTOS PRÉVIOS | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS |
FORMAS DE REPRESENTAÇÃO E PENSAMENTO ESPACIAL | Pontos de referência. | Mapas simples. | (EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão. | (PR.EF01GE09.a.1.3) - ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA Elaborar e utilizar mapas simples para localizar elementos do local de vivência, considerando referenciais espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) e tendo o corpo como referência. | (PR.EF01GE01.a.1.4) Descrever características observadas de seus lugares de vivência (moradia, escola etc.) e identificar semelhanças e diferenças entre esses lugares, dando enfoque aos atributos e funções dos diferentes locais. (Conteúdo: Espaços de moradia e vivência; ambiente rural e urbano (campo e cidade); cômodos dos espaços de vivência e moradia e suas utilidades). |
FORMAS DE REPRESENTAÇÃO E PENSAMENTO ESPACIAL | Pontos de referência. | Trajeto. | (EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão. | (PR.EF01GE09.a.1.3) - ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA Elaborar e utilizar mapas simples para localizar elementos do local de vivência, considerando referenciais espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) e tendo o corpo como referência. | (PR.EF01GE01.a.1.4) Descrever características observadas de seus lugares de vivência (moradia, escola etc.) e identificar semelhanças e diferenças entre esses lugares, dando enfoque aos atributos e funções dos diferentes locais. (Conteúdo: Espaços de moradia e vivência; ambiente rural e urbano (campo e cidade); cômodos dos espaços de vivência e moradia e suas utilidades). |
FORMAS DE REPRESENTAÇÃO E PENSAMENTO ESPACIAL | Pontos de referência. | Mapas simples. | (EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades. | (PR.EF01GE09.a.1.3) - ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA Elaborar e utilizar mapas simples para localizar elementos do local de vivência, considerando referenciais espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) e tendo o corpo como referência. | (PR.EF01GE02.a.1.5) Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras de diferentes épocas e lugares, utilizando pesquisas no ambiente familiar, na comunidade e no desenvolvimento dos jogos e brincadeiras. (Conteúdo: Jogos e brincadeiras de diferentes épocas e lugares). |
FORMAS DE REPRESENTAÇÃO E PENSAMENTO ESPACIAL | Pontos de referência. | Trajeto | (EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades. | (PR.EF01GE09.a.1.3) - ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA Elaborar e utilizar mapas simples para localizar elementos do local de vivência, considerando referenciais espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) e tendo o corpo como referência. | (PR.EF01GE02.a.1.5) Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras de diferentes épocas e lugares, utilizando pesquisas no ambiente familiar, na comunidade e no desenvolvimento dos jogos e brincadeiras. (Conteúdo: Jogos e brincadeiras de diferentes épocas e lugares). |
FORMAS DE REPRESENTAÇÃO E PENSAMENTO ESPACIAL | Pontos de referência. | Referenciais de lateralidade, localização em sala de aula, orientação e distância. | (EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades. | (PR.EF01GE09.a.1.3) - ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA Elaborar e utilizar mapas simples para localizar elementos do local de vivência, considerando referenciais espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) e tendo o corpo como referência. | (PR.EF01GE02.a.1.5) Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras de diferentes épocas e lugares, utilizando pesquisas no ambiente familiar, na comunidade e no desenvolvimento dos jogos e brincadeiras. (Conteúdo: Jogos e brincadeiras de diferentes épocas e lugares). |
Comentário: Esse objetivo, relacionado à alfabetização cartográfica, pressupõe a realização de um trabalho com lateralidade e noções topológicas (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora). Esses conceitos devem ser desenvolvidos progressivamente antes de o estudante operar noções espaciais projetivas e euclidianas, fundamentais para a leitura e interpretação de mapas (previsto para ocorrer de maneira mais direta a partir do 4º ano do EF). Para tanto, é importante propor atividades de orientação e localização espacial que tenham como referência o próprio corpo do aluno e, principalmente, a sua relação com objetos, lugares e pessoas. É possível desenvolver essas noções topológicas e espaciais com jogos e brincadeiras em grupo.