SUMÁRIO

Ciências - 5º ano

UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DO CONHECIMENTO CONTEÚDOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS
MATÉRIA E ENERGIA

Propriedades físicas dos materiais.

Consumo consciente: noções de sustentabilidade.

Reciclagem.

Propriedades físicas dos materiais: densidade, solubilidade, condutibilidade térmica e elétrica, características magnéticas e mecânicas dos materiais de uso cotidiano.

(PR.EF01CI01.s.1.13) Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano, identificando sua origem, os modos como são descartados e como podem ser usados de forma mais consciente.

(PR.EF05CI01.s.5.18) Explorar fenômenos da vida cotidiana que evidenciem propriedades físicas dos materiais – como densidade, condutibilidade térmica e elétrica, respostas a forças magnéticas, solubilidade, respostas a forças mecânicas (dureza, elasticidade etc.), entre outras.

(PR.EF05CI01.d.5.19) Analisar que, na escolha dos materiais, além das suas propriedades também são consideradas as facilidades e o impacto ambiental na obtenção, na decomposição, no custo e no domínio de tecnologias para transformá-los.

MATÉRIA E ENERGIA

Propriedades físicas dos materiais.

Consumo consciente: noções de sustentabilidade.

Reciclagem.

Uso dos materiais de acordo com suas propriedades físicas.

(PR.EF02CI01.s.2.15) Identificar de que materiais (metais, madeira, vidro etc.) são feitos os objetos que fazem parte da vida cotidiana, como esses objetos são utilizados e com quais materiais eram produzidos no passado.

(PR.EF05CI01.s.5.18) Explorar fenômenos da vida cotidiana que evidenciem propriedades físicas dos materiais – como densidade, condutibilidade térmica e elétrica, respostas a forças magnéticas, solubilidade, respostas a forças mecânicas (dureza, elasticidade etc.), entre outras.

(PR.EF05CI05.s.5.21) Construir propostas coletivas para um consumo mais consciente e criar soluções tecnológicas para o descarte adequado e a reutilização ou reciclagem de materiais consumidos na escola e/ou na vida cotidiana.

MATÉRIA E ENERGIA

Propriedades físicas dos materiais.

Consumo consciente: noções de sustentabilidade.

Reciclagem.

Uso consciente dos materiais.

(PR.EF04CI02.s.4.10) Testar e relatar transformações nos materiais do dia a dia quando expostos a diferentes condições (aquecimento, resfriamento, luz e umidade).

(PR.EF05CI01.s.5.18) Explorar fenômenos da vida cotidiana que evidenciem propriedades físicas dos materiais – como densidade, condutibilidade térmica e elétrica, respostas a forças magnéticas, solubilidade, respostas a forças mecânicas (dureza, elasticidade etc.), entre outras. (PR.EF05CI05.s.5.21) Construir propostas coletivas para um consumo mais consciente e criar soluções tecnológicas para o descarte adequado e a reutilização ou reciclagem de materiais consumidos na escola e/ou na vida cotidiana.
Comentário: Esse objetivo de aprendizagem consiste em investigar, identificar, descrever, diferenciar e comparar informações observáveis sobre as propriedades físicas dos materiais. É importante relacionar tais propriedades com situações do cotidiano dos estudantes, como, por exemplo: a relação entre objetos que flutuam e a densidade; o funcionamento do ímã de geladeira; o porquê do uso de alguns materiais por conta das suas propriedades, como vidro e plástico em utensílios domésticos e do cobre e da borracha em fiações. Pode ser elaborada uma lista de associação do uso dos materiais em objetos utilizados no cotidiano com suas propriedades físicas. A proposição de experimentos para verificar como diversos materiais podem ser classificados segundo suas propriedades físicas contribuem para o desenvolvimento desse objetivo de aprendizagem.

 

 

UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DO CONHECIMENTO CONTEÚDOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS
MATÉRIA E ENERGIA Ciclo hidrológico Ciclo hidrológico (PR.EF04CI.n.4.07) Investigar sobre a distribuição de água no planeta, relacionando a sua importância para a vida na Terra.

(PR.EF05CI02.s.5.08) Aplicar os conhecimentos sobre as mudanças de estado físico da água para explicar o ciclo hidrológico e analisar suas implicações na agricultura, no clima, na geração de energia elétrica, no provimento de água potável e no equilíbrio dos ecossistemas regionais (ou locais).

(PR.EF05CI03.s.5.09) Selecionar argumentos que justifiquem a importância da cobertura vegetal para a manutenção do ciclo da água, a conservação dos solos, dos cursos de água e da qualidade do ar atmosférico.

MATÉRIA E ENERGIA Ciclo hidrológico Mudanças de estado físico da água. (PR.EF04CI.n.4.07) Investigar sobre a distribuição de água no planeta, relacionando a sua importância para a vida na Terra. (PR.EF05CI02.s.5.08) Aplicar os conhecimentos sobre as mudanças de estado físico da água para explicar o ciclo hidrológico e analisar suas implicações na agricultura, no clima, na geração de energia elétrica, no provimento de água potável e no equilíbrio dos ecossistemas regionais (ou locais). (PR.EF05CI03.s.5.09) Selecionar argumentos que justifiquem a importância da cobertura vegetal para a manutenção do ciclo da água, a conservação dos solos, dos cursos de água e da qualidade do ar atmosférico.
MATÉRIA E ENERGIA Ciclo hidrológico

Importância da cobertura vegetal para preservação e conservação dos ambientes.

(PR.EF04CI.n.4.07) Investigar sobre a distribuição de água no planeta, relacionando a sua importância para a vida na Terra. (PR.EF05CI02.s.5.08) Aplicar os conhecimentos sobre as mudanças de estado físico da água para explicar o ciclo hidrológico e analisar suas implicações na agricultura, no clima, na geração de energia elétrica, no provimento de água potável e no equilíbrio dos ecossistemas regionais (ou locais).

(PR.EF05CI03.s.5.09) Selecionar argumentos que justifiquem a importância da cobertura vegetal para a manutenção do ciclo da água, a conservação dos solos, dos cursos de água e da qualidade do ar atmosférico.

(PR.EF05CI04.s.5.10) Identificar os principais usos da água e de outros materiais nas atividades cotidianas para discutir e propor formas sustentáveis de utilização desses recursos.

MATÉRIA E ENERGIA Ciclo hidrológico Principais usos da água nas atividades cotidianas. (PR.EF04CI.n.4.07) Investigar sobre a distribuição de água no planeta, relacionando a sua importância para a vida na Terra. (PR.EF05CI02.s.5.08) Aplicar os conhecimentos sobre as mudanças de estado físico da água para explicar o ciclo hidrológico e analisar suas implicações na agricultura, no clima, na geração de energia elétrica, no provimento de água potável e no equilíbrio dos ecossistemas regionais (ou locais). (PR.EF05CI04.s.5.10) Identificar os principais usos da água e de outros materiais nas atividades cotidianas para discutir e propor formas sustentáveis de utilização desses recursos.
MATÉRIA E ENERGIA Ciclo hidrológico

Consumo consciente e sustentável dos recursos (hídricos, energéticos e demais elementos da biosfera).

(PR.EF04CI.n.4.07) Investigar sobre a distribuição de água no planeta, relacionando a sua importância para a vida na Terra. (PR.EF05CI02.s.5.08) Aplicar os conhecimentos sobre as mudanças de estado físico da água para explicar o ciclo hidrológico e analisar suas implicações na agricultura, no clima, na geração de energia elétrica, no provimento de água potável e no equilíbrio dos ecossistemas regionais (ou locais). (PR.EF05CI04.s.5.10) Identificar os principais usos da água e de outros materiais nas atividades cotidianas para discutir e propor formas sustentáveis de utilização desses recursos.
Comentário: Espera-se que o estudante possa identificar os estados físicos da água e reconhecer os processos de mudanças de estado (fusão, vaporização, solidificação, liquefação e sublimação). Nesse sentido, pode-se propor ao estudante elaborar diagramas, desenhos e ilustrações que retratam o ciclo da água, representando elementos do ambiente em que vive. Experimentos simples, como a criação de um terrário em um recipiente de vidro, podem ajudar a observar o ciclo para, então, associar essa relação a outras situações que envolvem o uso da água, como plantio e geração de energia. Como complementação, podem ser identificadas as ações humanas que geram impacto no ciclo da água e discutidas as consequências da intervenção humana ao produzir energia elétrica. Esse bloco de objetivos de aprendizagem permite aproximação com o tema contemporâneo transversal Educação Ambiental e com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 6, que trata do uso da água e do saneamento básico.

 

 

UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DO CONHECIMENTO CONTEÚDOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS
MATÉRIA E ENERGIA Fontes de energia. Fontes de energia (renováveis e não renováveis) e seus impactos no ambiente.   (PR.EF05CI.n.5.11) Investigar sobre as diferentes fontes de produção de energia, argumentando sobre os possíveis impactos no ambiente.

(PR.EF05CI.n.5.12) Reconhecer as vantagens e desvantagens no uso das tecnologias na produção de energia, percebendo a necessidade de minimizar os prejuízos que podem causar (por exemplo: poluição), como também seus benefícios para o planeta (por exemplo:energias renováveis).

Comentário: Esse objetivo de aprendizagem consiste em investigar e identificar fontes renováveis e não renováveis de energia. Os estudantes devem reconhecer diferentes fontes de energia analisando sua utilização quanto à sustentabilidade. Esse bloco de objetivos de aprendizagem permite aproximação com os temas contemporâneos transversais Educação Ambiental e Ciência e Tecnologia.

 

 

UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DO CONHECIMENTO CONTEÚDOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS
VIDA E EVOLUÇÃO

Sistemas do corpo humano.

Nutrição do organismo.

Integração entre os sistemas digestório, respiratório e circulatório.

Integração entre os sistemas digestório, respiratório e circulatório.

(PR.EF04CI04.s.4.15) Analisar e construir cadeias alimentares simples, reconhecendo a posição ocupada pelos seres vivos nessas cadeias e o papel do Sol como fonte primária de energia na produção de alimentos.

(PR.EF05CI06.s.5.03) Selecionar argumentos que justifiquem por que os sistemas digestório e respiratório são considerados corresponsáveis pelo processo de nutrição do organismo, com base na identificação das funções desses sistemas.

(PR.EF05CI.n.5.02) Entender o corpo humano como um todo integrado, organizado e constituído por um conjunto de sistemas (digestório, respiratório, circulatório, muscular, ósseo, nervoso, reprodutor e outros) com funções específicas que se relacionam entre si.

Comentário: Para este objetivo de aprendizagem, mais importante que memorizar o nome dos órgãos, é fundamental que o estudante compreenda as relações entre esses dois sistemas, de modo que consiga descrever o funcionamento e identificar a importância dos sistemas digestório e respiratório para o processo de nutrição do organismo, além de descrever os processos mecânicos e químicos envolvidos nas suas funções. Desenhos, ilustrações, diagramas, modelos, vídeos, animações e recursos educacionais digitais podem ser utilizados para facilitar a observação das partes e das funções de cada sistema no processo de nutrição do organismo. É possível, ainda, explorar esses sistemas quanto a sua relação com o metabolismo, como identificar o caminho percorrido pelo alimento no sistema digestório ou o caminho percorrido pelo gás oxigênio no sistema respiratório. Importante destacar que este objetivo de aprendizagem está relacionado ao objetivo (PR.EF05CI07.s.5.04) e pode ser aprofundado pela perspectiva da integração com o s stema circulatório, desde que adequada ao desenvolvimento do estudante.&

 

 

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VIDA E EVOLUÇÃO

Nutrição do organismo.

Hábitos alimentares.

Alimentação: grupos alimentares – necessidades nutricionais - hábitos alimentares saudáveis.


(PR.EF01CI.n.1.05) Reconhecer a importância dos alimentos para a saúde do corpo, compreendendo que uma alimentação saudável depende de uma dieta equilibrada em termos de variedade, qualidade e quantidade de nutrientes.

(PR.EF04CI04.s.4.15) Analisar e construir cadeias alimentares simples, reconhecendo a posição ocupada pelos seres vivos nessas cadeias e o papel do Sol como fonte primária de energia na produção de alimentos.


(PR.EF05CI06.s.5.03) Selecionar argumentos que justifiquem por que os sistemas digestório e respiratório são considerados corresponsáveis pelo processo de nutrição do organismo, com base na identificação das funções desses sistemas.


(PR.EF05CI08.a.5.05) Organizar um cardápio equilibrado com base nas características dos grupos alimentares (nutrientes e calorias) e nas necessidades individuais (atividades realizadas, idade, sexo etc.) para a manutenção da saúde do organismo.


(PR.EF05CI09.s.5.06) Discutir a ocorrência de distúrbios nutricionais (como obesidade, subnutrição etc.) entre crianças e jovens a partir da análise de seus hábitos (tipos e quantidade de alimento ingerido, prática de atividade física etc.).

VIDA E EVOLUÇÃO

Nutrição do organismo.

Hábitos alimentares.

Importância da alimentação para promoção e manutenção da saúde.

(PR.EF01CI.n.1.05) Reconhecer a importância dos alimentos para a saúde do corpo, compreendendo que uma alimentação saudável depende de uma dieta equilibrada em termos de variedade, qualidade e quantidade de nutrientes.

(PR.EF04CI04.s.4.15) Analisar e construir cadeias alimentares simples, reconhecendo a posição ocupada pelos seres vivos nessas cadeias e o papel do Sol como fonte primária de energia na produção de alimentos.


(PR.EF05CI06.s.5.03) Selecionar argumentos que justifiquem por que os sistemas digestório e respiratório são considerados corresponsáveis pelo processo de nutrição do organismo, com base na identificação das funções desses sistemas.

(PR.EF05CI08.a.5.05) Organizar um cardápio equilibrado com base nas características dos grupos alimentares (nutrientes e calorias) e nas necessidades individuais (atividades realizadas, idade, sexo etc.) para a manutenção da saúde do organismo. (PR.EF05CI09.s.5.06) Discutir a ocorrência de distúrbios nutricionais (como obesidade, subnutrição etc.) entre crianças e jovens a partir da análise de seus hábitos (tipos e quantidade de alimento ingerido, prática de atividade física etc.).
VIDA E EVOLUÇÃO

Nutrição do organismo.

Hábitos alimentares.

Distúrbios nutricionais: obesidade, subnutrição etc.

(PR.EF01CI.n.1.05) Reconhecer a importância dos alimentos para a saúde do corpo, compreendendo que uma alimentação saudável depende de uma dieta equilibrada em termos de variedade, qualidade e quantidade de nutrientes.

(PR.EF04CI04.s.4.15) Analisar e construir cadeias alimentares simples, reconhecendo a posição ocupada pelos seres vivos nessas cadeias e o papel do Sol como fonte primária de energia na produção de alimentos.


(PR.EF05CI06.s.5.03) Selecionar argumentos que justifiquem por que os sistemas digestório e respiratório são considerados corresponsáveis pelo processo de nutrição do organismo, com base na identificação das funções desses sistemas.

(PR.EF05CI08.a.5.05) Organizar um cardápio equilibrado com base nas características dos grupos alimentares (nutrientes e calorias) e nas necessidades individuais (atividades realizadas, idade, sexo etc.) para a manutenção da saúde do organismo. (PR.EF05CI09.s.5.06) Discutir a ocorrência de distúrbios nutricionais (como obesidade, subnutrição etc.) entre crianças e jovens a partir da análise de seus hábitos (tipos e quantidade de alimento ingerido, prática de atividade física etc.).
VIDA E EVOLUÇÃO

Nutrição do organismo.

Hábitos alimentares.

Saúde física e mental: atividade física, repouso e lazer.

(PR.EF01CI.n.1.05) Reconhecer a importância dos alimentos para a saúde do corpo, compreendendo que uma alimentação saudável depende de uma dieta equilibrada em termos de variedade, qualidade e quantidade de nutrientes.

(PR.EF04CI04.s.4.15) Analisar e construir cadeias alimentares simples, reconhecendo a posição ocupada pelos seres vivos nessas cadeias e o papel do Sol como fonte primária de energia na produção de alimentos.


(PR.EF05CI06.s.5.03) Selecionar argumentos que justifiquem por que os sistemas digestório e respiratório são considerados corresponsáveis pelo processo de nutrição do organismo, com base na identificação das funções desses sistemas.

(PR.EF05CI08.a.5.05) Organizar um cardápio equilibrado com base nas características dos grupos alimentares (nutrientes e calorias) e nas necessidades individuais (atividades realizadas, idade, sexo etc.) para a manutenção da saúde do organismo. (PR.EF05CI09.s.5.06) Discutir a ocorrência de distúrbios nutricionais (como obesidade, subnutrição etc.) entre crianças e jovens a partir da análise de seus hábitos (tipos e quantidade de alimento ingerido, prática de atividade física etc.).
Comentário: Esse objetivo de aprendizagem envolve selecionar, listar e classificar os alimentos, relacionando-os à quantidade de vitaminas, minerais, lipídeos, proteínas e carboidratos. Os estudantes podem elaborar cardápios diários de acordo com as necessidades nutricionais, tendo como referência a pirâmide alimentar. É importante também que identifiquem, reconheçam e comparem hábitos de alimentação saudável, e que pesquisem sobre doenças relativas ao excesso ou carência de nutrientes e de calorias. Esse bloco de objetivos de aprendizagem permite aproximação com os temas contemporâneos transversais Saúde e Educação Alimentar e Nutricional e com os ODS 2 e 3, que abordam a erradicação da fome e a saúde, respectivamente.

 

 

UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DO CONHECIMENTO CONTEÚDOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS
TERRA E UNIVERSO

Constelações e mapas celestes Movimento de rotação da Terra.
Movimentos da Terra: Rotação e Translação.

Movimentos da Terra: Rotação e Translação.


(PR.EF02CI07.s.2.12) Descrever as posições do Sol em diversos horários do dia e associá-las ao tamanho da sombra projetada.
(PR.EF03CI08.s.3.09) Observar, identificar e registrar os períodos diários (dia e/ou noite) em que o Sol, demais estrelas, Lua e planetas estão visíveis no céu.
(PR.EF04CI09.s.4.01) Identificar os pontos cardeais, com base no registro de diferentes posições relativas do Sol e da sombra de uma vara (gnômon).

(PR.EF05CI11.s.5.15) Associar o movimento diário do Sol e das demais estrelas no céu ao movimento de rotação da Terra.

(PR.EF05CI10.s.5.13) Identificar algumas constelações no céu, com o apoio de recursos (como mapas celestes e aplicativos digitais, entre outros), e os períodos do ano em que elas são visíveis no início da noite.
(PR.EF05CI13.s.5.17) Projetar e construir dispositivos para observação à distância (luneta, periscópio etc.), para observação ampliada de objetos (lupas, microscópios) ou para registro de imagens (máquinas fotográficas) e discutir usos sociais desses dispositivos.
(PR.EF05CI11.d.5.14) Reconhecer os movimentos da Terra, rotação e translação, e associá-los aos períodos diários e as estações do ano.

TERRA E UNIVERSO Constelações e mapas celestes Movimento de rotação da Terra.
Movimentos da Terra: Rotação e Translação.
Constelações e os períodos do ano que são visíveis no céu. (PR.EF02CI07.s.2.12) Descrever as posições do Sol em diversos horários do dia e associá-las ao tamanho da sombra projetada.
(PR.EF03CI08.s.3.09) Observar, identificar e registrar os períodos diários (dia e/ou noite) em que o Sol, demais estrelas, Lua e planetas estão visíveis no céu.
(PR.EF04CI09.s.4.01) Identificar os pontos cardeais, com base no registro de diferentes posições relativas do Sol e da sombra de uma vara (gnômon).
(PR.EF05CI11.s.5.15) Associar o movimento diário do Sol e das demais estrelas no céu ao movimento de rotação da Terra. (PR.EF05CI10.s.5.13) Identificar algumas constelações no céu, com o apoio de recursos (como mapas celestes e aplicativos digitais, entre outros), e os períodos do ano em que elas são visíveis no início da noite.
(PR.EF05CI13.s.5.17) Projetar e construir dispositivos para observação à distância (luneta, periscópio etc.), para observação ampliada de objetos (lupas, microscópios) ou para registro de imagens (máquinas fotográficas) e discutir usos sociais desses dispositivos.
(PR.EF05CI11.d.5.14) Reconhecer os movimentos da Terra, rotação e translação, e associá-los aos períodos diários e as estações do ano.
Comentário: Associar, nesse objetivo de aprendizagem, consiste em reconhecer e explicar os movimentos de translação e rotação no sistema Sol, Terra e Lua. Dessa forma, o estudante deve identificar evidências da rotação da Terra, que podem ser observadas pelo movimento diário da posição do Sol e das estrelas, na projeção de sombras e nas mudanças que ocorrem no céu visível, além de construir e ilustrar o sistema Sol, Terra e Lua, explicando e relatando os fenômenos observados. Se possível, devem fazer observações, registros e descrições dos movimentos, e, com os dados obtidos, pesquisar propriedades e características dos astros. Recursos educacionais digitais, como aplicativos e simuladores, podem ser empregados para facilitar essa observação. Também é possível enriquecer as habilidades identificando aspectos culturais influenciados pela rotação da Terra, como as escalas de tempo na agricultura ou na vida humana. Esse objetivo de aprendizagem permite aproximação com o tema contemporâneo transversal Ciência e T ecnologia.

 

 

UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DO CONHECIMENTO CONTEÚDOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS
TERRA E UNIVERSO

Constelações e mapas celestes.
Periodicidade das fases da Lua.
Instrumentos óticos.

Fases da Lua (PR.EF02CI07.s.2.12) Descrever as posições do Sol em diversos horários do dia e associá-las ao tamanho da sombra projetada.  (PR.EF05CI12.s.5.16) Concluir sobre a periodicidade das fases da Lua, com base na observação e no registro das formas aparentes da  Lua no céu ao longo de, pelo menos, dois meses.

(PR.EF05CI10.s.5.13) Identificar algumas constelações no céu, com o apoio de recursos (como mapas celestes e aplicativos digitais, entre outros), e os períodos do ano em que elas são visíveis no início da noite.

TERRA E UNIVERSO

Constelações e mapas celestes.
Periodicidade das fases da Lua.
Instrumentos óticos.

Constelações e os períodos do ano que são visíveis no céu. (PR.EF03CI08.s.3.09) Observar, identificar e registrar os períodos diários (dia e/ou noite) em que o Sol, demais estrelas, Lua e planetas estão visíveis no céu. (PR.EF05CI12.s.5.16) Concluir sobre a periodicidade das fases da Lua, com base na observação e no registro das formas aparentes da  Lua no céu ao longo de, pelo menos, dois meses. (PR.EF05CI10.s.5.13) Identificar algumas constelações no céu, com o apoio de recursos (como mapas celestes e aplicativos digitais, entre outros), e os períodos do ano em que elas são visíveis no início da noite.
TERRA E UNIVERSO

Constelações e mapas celestes.
Periodicidade das fases da Lua.
Instrumentos óticos.

Instrumentos óticos para observação  e registro de objetos e imagens.

(PR.EF04CI09.s.4.01) Identificar os pontos cardeais, com base no registro de diferentes posições relativas do Sol e da sombra de uma vara (gnômon).

(PR.EF05CI12.s.5.16) Concluir sobre a periodicidade das fases da Lua, com base na observação e no registro das formas aparentes da  Lua no céu ao longo de, pelo menos, dois meses.

(PR.EF05CI13.s.5.17) Projetar e construir dispositivos para observação à distância (luneta, periscópio etc.), para observação ampliada de objetos (lupas, microscópios) ou para registro de imagens (máquinas fotográficas) e discutir usos sociais desses dispositivos.

TERRA E UNIVERSO

Constelações e mapas celestes.
Periodicidade das fases da Lua.
Instrumentos óticos.

Instrumentos óticos para observação  e registro de objetos e imagens. (PR.EF05CI11.s.5.15) Associar o movimento diário do Sol e das demais estrelas no céu ao movimento de rotação da Terra. (PR.EF05CI12.s.5.16) Concluir sobre a periodicidade das fases da Lua, com base na observação e no registro das formas aparentes da  Lua no céu ao longo de, pelo menos, dois meses. (PR.EF05CI13.s.5.17) Projetar e construir dispositivos para observação à distância (luneta, periscópio etc.), para observação ampliada de objetos (lupas, microscópios) ou para registro de imagens (máquinas fotográficas) e discutir usos sociais desses dispositivos.
Comentário: Concluir envolve observar, identificar, relatar e discutir os movimentos que dão origem às fases da Lua, ilustrando na escala de tempo os horários em que a Lua é observável e quando deixa de ser. Além de registrar e identificar as fases da Lua observadas durante dois meses, os estudantes podem associar as fases da Lua com os ciclos de rotação e translação do Sistema Sol, Terra e Lua, bem como reconhecer sua periodicidade e sua influência na marcação de tempo terrestre. Relacionar as fases da Lua ao calendário e representar essas fases em modelos explicativos com base nos fenômenos observados pode ajudar no desenvolvimento desse objetivo de aprendizagem. É importante também oportunizar discussões mediadas com os dados obtidos e as explicações construídas a partir das observações dos estudantes. Esse objetivo de aprendizagem permite aproximação com o tema contemporâneo transversal Ciência e Tecnologia.
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