SUMÁRIO

Ciências - 3º ano

UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DO CONHECIMENTO CONTEÚDOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS
MATÉRIA E ENERGIA Saúde auditiva e visual. Hábitos saudáveis relacionados à prevenção e manutenção da saúde  auditiva e visual, individual e coletiva.  (PR.EF02CI01.s.2.15) Identificar de que materiais (metais, madeira, vidro etc.) são feitos os objetos que fazem parte da vida cotidiana, como esses objetos são utilizados e com quais materiais eram produzidos no passado.  (PR.EF03CI03.s.3.15) Discutir hábitos necessários para a manutenção da saúde auditiva e visual considerando as condições do ambiente em termos de som e luz.  (PR.EF03CI01.a.3.12) Produzir diferentes sons a partir da vibração de variados objetos e identificar variáveis (forma do objeto, tamanho, material que é feito etc) que influem nesse fenômeno.
MATÉRIA E ENERGIA Saúde auditiva e visual. Poluição sonora e Poluição visual. (PR.EF02CI01.s.2.15) Identificar de que materiais (metais, madeira, vidro etc.) são feitos os objetos que fazem parte da vida cotidiana, como esses objetos são utilizados e com quais materiais eram produzidos no passado. (PR.EF03CI03.s.3.15) Discutir hábitos necessários para a manutenção da saúde auditiva e visual considerando as condições do ambiente em termos de som e luz. (PR.EF03CI01.a.3.12) Produzir diferentes sons a partir da vibração de variados objetos e identificar variáveis (forma do objeto, tamanho, material que é feito etc) que influem nesse fenômeno.
MATÉRIA E ENERGIA Saúde auditiva e visual. Benefícios e perigos da exposição solar. (PR.EF02CI01.s.2.15) Identificar de que materiais (metais, madeira, vidro etc.) são feitos os objetos que fazem parte da vida cotidiana, como esses objetos são utilizados e com quais materiais eram produzidos no passado. (PR.EF03CI03.s.3.15) Discutir hábitos necessários para a manutenção da saúde auditiva e visual considerando as condições do ambiente em termos de som e luz. (PR.EF03CI01.a.3.12) Produzir diferentes sons a partir da vibração de variados objetos e identificar variáveis (forma do objeto, tamanho, material que é feito etc) que influem nesse fenômeno.
MATÉRIA E ENERGIA Saúde auditiva e visual. Produção do som em diferentes objetos. (PR.EF02CI01.s.2.15) Identificar de que materiais (metais, madeira, vidro etc.) são feitos os objetos que fazem parte da vida cotidiana, como esses objetos são utilizados e com quais materiais eram produzidos no passado. (PR.EF03CI03.s.3.15) Discutir hábitos necessários para a manutenção da saúde auditiva e visual considerando as condições do ambiente em termos de som e luz.  (PR.EF03CI02.s.3.13)  Experimentar e relatar o que ocorre com a passagem da luz através de objetos transparentes (copos, janelas de vidro, lentes, prismas, água etc.), no contato com superfícies polidas (espelhos) e na intersecção com objetos opacos (paredes, pratos, pessoas e outros objetos de uso cotidiano).
MATÉRIA E ENERGIA Saúde auditiva e visual. Percepção do som pelo ser humano. (PR.EF02CI01.s.2.15) Identificar de que materiais (metais, madeira, vidro etc.) são feitos os objetos que fazem parte da vida cotidiana, como esses objetos são utilizados e com quais materiais eram produzidos no passado. (PR.EF03CI03.s.3.15) Discutir hábitos necessários para a manutenção da saúde auditiva e visual considerando as condições do ambiente em termos de som e luz.  (PR.EF03CI02.s.3.13)  Experimentar e relatar o que ocorre com a passagem da luz através de objetos transparentes (copos, janelas de vidro, lentes, prismas, água etc.), no contato com superfícies polidas (espelhos) e na intersecção com objetos opacos (paredes, pratos, pessoas e outros objetos de uso cotidiano).
MATÉRIA E ENERGIA Saúde auditiva e visual. Interação da luz com espelhos, objetos transparentes, translúcidos e opacos. (PR.EF02CI01.s.2.15) Identificar de que materiais (metais, madeira, vidro etc.) são feitos os objetos que fazem parte da vida cotidiana, como esses objetos são utilizados e com quais materiais eram produzidos no passado.  (PR.EF03CI03.s.3.15) Discutir hábitos necessários para a manutenção da saúde auditiva e visual considerando as condições do ambiente em termos de som e luz.  (PR.EF03CI02.s.3.13)  Experimentar e relatar o que ocorre com a passagem da luz através de objetos transparentes (copos, janelas de vidro, lentes, prismas, água etc.), no contato com superfícies polidas (espelhos) e na intersecção com objetos opacos (paredes, pratos, pessoas e outros objetos de uso cotidiano).
Comentário: Nesse objetivo de aprendizagem os estudantes devem relacionar a manutenção da saúde por meio de cuidados com a exposição ao som em níveis prejudiciais para a audição e à luminosidade excessiva ou incidência de fontes de luz aos olhos, que podem causar danos à saúde individual e coletiva. Também podem ser debatidas questões de saúde, como as enfermidades mais comuns na região ocasionadas pela poluição sonora ou pelo excesso de exposição dos olhos à luz solar, e quais atitudes preventivas são as mais indicadas. Esse objetivo de aprendizagem permite aproximação com o tema contemporâneo transversal Saúde e com o ODS 3, que trata sobre Saúde e Bem-Estar.

 

 

UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DO CONHECIMENTO CONTEÚDOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS
VIDA E EVOLUÇÃO Características e desenvolvimento dos animais. Modo de vida dos animais mais comuns no ambiente próximo (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam etc.).  (PR.EF01CI.n.1.09) Identificar a presença de seres vivos na escola e outros espaços, conhecer suas principais características, relacionando-as a capacidade de sobreviverem em certos ambientes.

 (PR.EF03CI04.s.3.01) Identificar características sobre o modo de vida (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam etc.) dos animais mais comuns no ambiente próximo.

 (PR.EF03CI06.s.3.03) Comparar alguns animais e organizar grupos com base em características externas comuns (presença de penas, pelos, escamas, bico, garras, antenas, patas etc.).
VIDA E EVOLUÇÃO Características e desenvolvimento dos animais. Características externas dos animais (presença de penas, pelos, escamas, bico, garras, antenas, patas etc.). (PR.EF01CI.n.1.09) Identificar a presença de seres vivos na escola e outros espaços, conhecer suas principais características, relacionando-as a capacidade de sobreviverem em certos ambientes.  (PR.EF03CI04.s.3.01) Identificar características sobre o modo de vida (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam etc.) dos animais mais comuns no ambiente próximo.  (PR.EF03CI06.d.3.04)  Conhecer e identificar semelhanças e diferenças entre os animais e organizar grupos classificando-os em vertebrados e invertebrados.
VIDA E EVOLUÇÃO Características e desenvolvimento dos animais. Animais vertebrados e invertebrados: principais características, relação com o homem e com o meio.  (PR.EF02CI06.s.2.11) Identificar as principais partes de uma planta (raiz, caule, folhas, flores e frutos) e a função desempenhada por cada uma delas, e analisar as relações entre as plantas, o ambiente e os demais seres vivos.  (PR.EF03CI04.s.3.01) Identificar características sobre o modo de vida (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam etc.) dos animais mais comuns no ambiente próximo.  (PR.EF03CI04.c.3.06) Compreender e valorizar a biodiversidade como fator importante para o equilíbrio do ambiente, estabelecendo relações com os ecossistemas locais.
VIDA E EVOLUÇÃO Características e desenvolvimento dos animais. Biodiversidade como fator importante para o equilíbrio.  (PR.EF02CI06.s.2.11) Identificar as principais partes de uma planta (raiz, caule, folhas, flores e frutos) e a função desempenhada por cada uma delas, e analisar as relações entre as plantas, o ambiente e os demais seres vivos.  (PR.EF03CI04.s.3.01) Identificar características sobre o modo de vida (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam etc.) dos animais mais comuns no ambiente próximo. (PR.EF03CI04.c.3.06) Compreender e valorizar a biodiversidade como fator importante para o equilíbrio do ambiente, estabelecendo relações com os ecossistemas locais.
VIDA E EVOLUÇÃO Características e desenvolvimento dos animais. Ações de degradação do ambiente e suas consequências.  (PR.EF02CI06.s.2.11) Identificar as principais partes de uma planta (raiz, caule, folhas, flores e frutos) e a função desempenhada por cada uma delas, e analisar as relações entre as plantas, o ambiente e os demais seres vivos.  (PR.EF03CI04.s.3.01) Identificar características sobre o modo de vida (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam etc.) dos animais mais comuns no ambiente próximo.  (PR.EF03CI.n.3.07) Identificar ambientes transformados pela ação humana e nomear ações de degradação (desmatamento, queimadas, poluição, extinção de espécies, desperdício de água e de outros recursos naturais), conhecendo suas consequências.
Comentário: A observação, a classificação e o registro são procedimentos importantes nas aulas de Ciências. Aqui os estudantes irão trabalhar as relações entre os animais por meio da observação, do reconhecimento e da listagem das características da fauna local, com o foco no modo de vida (alimentação, reprodução, deslocamento, entre outros). O uso de imagens, fotografias, músicas e textos com curiosidades sobre os animais, a visualização de vídeos, pequenos documentários e os recursos educacionais digitais podem ajudar na observação e no estabelecimento das relações das características entre diferentes animais e outros seres de diversos ambientes.

 

 

UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DO CONHECIMENTO CONTEÚDOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS
VIDA E EVOLUÇÃO Características e desenvolvimento dos animais.  Ciclo de vida dos animais.

(PR.EF03CI04.s.3.01)  Identificar características sobre  o modo de vida (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam etc.) dos animais mais comuns no ambiente próximo.

 (PR.EF03CI05.s.3.02) Descrever e comunicar as alterações que ocorrem desde o nascimento em animais de diferentes meios terrestres ou aquáticos, inclusive o homem.

 (PR.EF03CI06.s.3.03)  Comparar alguns animais e organizar grupos com base em características externas comuns (presença de penas, pelos, escamas, bico, garras, antenas, patas etc.).

VIDA E EVOLUÇÃO Características e desenvolvimento dos animais.  Diferenças entre as fases de vida do ser humano: infãncia, juventude, idade adulta e velhice. (PR.EF01CI02.a.1.01) Localizar, nomear e representar graficamente (por meio de desenhos) partes do corpo humano e explicar suas funções, percebendo as mudanças que aconteceram desde seu nascimento. (PR.EF03CI05.s.3.02) Descrever e comunicar as alterações que ocorrem desde o nascimento em animais de diferentes meios terrestres ou aquáticos, inclusive o homem. (PR.EF03CI06.s.3.03)  Comparar alguns animais e organizar grupos com base em características externas comuns (presença de penas, pelos, escamas, bico, garras, antenas, patas etc.).
Comentário: Nesse objetivo de aprendizagem os estudantes devem identificar características de animais que representam a fauna local em diferentes fases da vida; comparar as mudanças que ocorrem de uma fase a outra e associar essas mudanças a escalas de tempo. Construir uma linha do tempo de si e de outros animais, identificando as fases de ciclo de vida e comparando as mudanças que ocorrem entre elas, pode ajudar no entendimento do desenvolvimento dos animais. Esse objetivo de aprendizagem está relacionado ao ODS 15, que trata sobre a Vida na Terra.

 

 

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TERRA E UNIVERSO Características da Terra. Características do planeta Terra: formato esférico, a presença de água, solo, entre outras. (PR.EF02CI07.s.2.12) Descrever as posições do Sol em diversos horários do dia e associá-las ao tamanho da sombra projetada.

(PR.EF03CI07.s.3.08) Identificar características da Terra (como seu formato esférico, a presença de água, solo etc.), com base na observação, manipulação e comparação de diferentes formas de representação do planeta (mapas, globos, fotografias etc.).

 
Comentário: Para desenvolver esse objetivo de aprendizagem os estudantes devem observar, reconhecer e comparar as características do planeta Terra ilustradas em diferentes modelos de representações, como mapas, globos, esquemas, modelos, fotografias e ilustrações. O uso de recursos educacionais digitais também é um importante aliado para o desenvolvimento do objetivo proposto. Há, aqui, a possibilidade de trabalho interdisciplinar com os objetivos de aprendizagem (PR.EF03MA19.s.3.40) da Matemática; (PR.EF03GE06.a.3.8) e (PR.EF03GE07.a.3.1) da Geografia, associadas à compreensão da linguagem cartográfica, inclusive para representação do planeta Terra.

 

 

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TERRA E UNIVERSO Observação do céu. Astros (Sol, demais estrelas, Lua e planetas) visíveis no céu durante o dia e durante a noite. (PR.EF01CI05.s.1.07) Identificar e nomear diferentes escalas de tempo: os períodos diários (manhã, tarde, noite) e a sucessão de dias, semanas, meses e anos.
(PR.EF03CI08.s.3.09) Observar, identificar e registrar os períodos diários (dia e/ou noite) em que o Sol, demais estrelas, Lua e planetas estão visíveis no céu.
 
TERRA E UNIVERSO Observação do céu. Astros (Sol, demais estrelas, Lua e planetas) visíveis no céu durante o dia e durante a noite.

(PR.EF02CI07.s.2.12) Descrever as posições do Sol em diversos horários do dia e associá-las ao tamanho da sombra projetada.


(PR.EF03CI08.s.3.09) Observar, identificar e registrar os períodos diários (dia e/ou noite) em que o Sol, demais estrelas, Lua e planetas estão visíveis no céu.
 
Comentário: Para desenvolver esse objetivo de aprendizagem os estudantes precisam reconhecer, listar, representar e relatar, de forma sistemática, os momentos (dia e/ou noite) nos quais é possível visualizar o Sol, demais estrelas, a Lua e os planetas no céu. As observações de campo auxiliam no desenvolvimento desse objetivo,no entanto o uso de recursos educacionais digitais pode também ajudar a observar o céu em diferentes períodos do dia. O objetivo pode ser complementado com a utilização de outros marcadores, como a referência aos ciclos do Sol, da Lua e das estrelas, como os relacionados à cultura e aos ciclos produtivos da vida no campo, no mar, entre outros.

 

 

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TERRA E UNIVERSO Usos do solo. Características do solo.

 

(PR.EF03CI09.s.3.10) Comparar diferentes amostras de solo do entorno da escola com base em características como cor, textura, cheiro, tamanho das partículas, permeabilidade etc.

(PR.EF03CI10.s.3.11) Identificar os diferentes usos do solo (plantação e extração de materiais, dentre outras possibilidades), reconhecendo a importância do solo para a agricultura e para a vida.

TERRA E UNIVERSO Usos do solo. Usos do solo. Relação do solo com as diversas atividades humanas.   (PR.EF03CI09.s.3.10) Comparar diferentes amostras de solo do entorno da escola com base em características como cor, textura, cheiro, tamanho das partículas, permeabilidade etc. (PR.EF03CI10.s.3.11) Identificar os diferentes usos do solo (plantação e extração de materiais, dentre outras possibilidades), reconhecendo a importância do solo para a agricultura e para a vida.
TERRA E UNIVERSO Usos do solo. Impactos da ação humana sobre o solo:impermeabilidade, desmatamento, erosão, poluição, entre outros.   (PR.EF03CI09.s.3.10) Comparar diferentes amostras de solo do entorno da escola com base em características como cor, textura, cheiro, tamanho das partículas, permeabilidade etc. (PR.EF03CI10.s.3.11) Identificar os diferentes usos do solo (plantação e extração de materiais, dentre outras possibilidades), reconhecendo a importância do solo para a agricultura e para a vida.
TERRA E UNIVERSO Usos do solo. Medidas de controle dos impactos da ação humana no solo: manutenção das matas ciliares, separação dos resíduos, aterros sanitários, entre outros.   (PR.EF03CI09.s.3.10) Comparar diferentes amostras de solo do entorno da escola com base em características como cor, textura, cheiro, tamanho das partículas, permeabilidade etc. (PR.EF03CI10.s.3.11) Identificar os diferentes usos do solo (plantação e extração de materiais, dentre outras possibilidades), reconhecendo a importância do solo para a agricultura e para a vida.
Comentário: O objetivo de aprendizagem envolve observar, reconhecer e classificar diferentes amostras de solo do entorno da escola, da casa ou de outros espaços (como parques, praças, jardins), explorando suas características e suas propriedades. É importante garantir a realização de atividades práticas que podem ser feitas com materiais de fácil acesso para auxiliar na compreensão do objetivo proposto. Ao relacionar este objetivo ao objetivo (PR.EF03CI10.s.3.11) pode-se privilegiar procedimentos relativos a conhecer diferentes possibilidades do uso do solo e a reconhecer a importância de sua utilização em diferentes aspectos da vida. Sugestão de pesquisa: O programa Solo na Escola da UFPR (http://www.escola.agrarias.ufpr.br/) apresenta excelentes materiais didáticos com o objetivo de conscientizar professores e estudantes sobre a importância e preservação do solo para a manutenção do ecossistema terrestre e a sobrevivência dos organismos que dele dependem. Esse bloco de objetivos também permite aproximação c m temas contemporâneos transversais: Educação Ambiental, Saúde e Educação Alimentar e Nutricional, e com o ODS 15 que trata sobre a Vida na Terra. 
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