SUMÁRIO

Ciências - 2º ano

UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DO CONHECIMENTO CONTEÚDOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS
MATÉRIA E ENERGIA Propriedades e usos dos materiais Materiais que compõemos objetos da vida cotidiana.
(PR.EF01CI01.s.1.13) Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano, identificando sua origem, os modos como são descartados e como podem ser usados de forma mais consciente.
(PR.EF02CI01.s.2.15) Identificar de que materiais (metais, madeira, vidro etc.) são feitos os objetos que fazem parte da vida cotidiana, como esses objetos são utilizados e com quais materiais eram produzidos no passado. (PR.EF02CI02.s.2.16) Propor o uso de diferentes materiais para a construção de objetos de uso cotidiano, tendo em vista algumas propriedades desses materiais (flexibilidade, dureza, transparência etc.).
MATÉRIA E ENERGIA Propriedades e usos dos materiais Características dosobjetos em diferentes tempos e espaços. (PR.EF01CI01.s.1.13) Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano, identificando sua origem, os modos como são descartados e como podem ser usados de forma mais consciente. (PR.EF02CI01.s.2.15) Identificar de que materiais (metais, madeira, vidro etc.) são feitos os objetos que fazem parte da vida cotidiana, como esses objetos são utilizados e com quais materiais eram produzidos no passado. (PR.EF02CI02.s.2.16) Propor o uso de diferentes materiais para a construção de objetos de uso cotidiano, tendo em vista algumas propriedades desses materiais (flexibilidade, dureza, transparência etc.).
MATÉRIA E ENERGIA Propriedades e usos dos materiais Noções das propriedades específicas dos materiais: flexibilidade, dureza, transparência etc. (PR.EF01CI01.s.1.13) Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano, identificando sua origem, os modos como são descartados e como podem ser usados de forma mais consciente. (PR.EF02CI01.s.2.15) Identificar de que materiais (metais, madeira, vidro etc.) são feitos os objetos que fazem parte da vida cotidiana, como esses objetos são utilizados e com quais materiais eram produzidos no passado. (PR.EF02CI02.d.2.17) Compreender a importância de evitar o desperdício de materiais na produção de objetos de uso cotidiano.  
MATÉRIA E ENERGIA Propriedades e usos dos materiais Uso dos materiais deacordo com suas propriedades. (PR.EF01CI01.s.1.13) Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano, identificando sua origem, os modos como são descartados e como podem ser usados de forma mais consciente. (PR.EF02CI01.s.2.15) Identificar de que materiais (metais, madeira, vidro etc.) são feitos os objetos que fazem parte da vida cotidiana, como esses objetos são utilizados e com quais materiais eram produzidos no passado. (PR.EF02CI02.d.2.17) Compreender a importância de evitar o desperdício de materiais na produção de objetos de uso cotidiano. 
MATÉRIA E ENERGIA Propriedades e usos dos materiais Uso consciente dos materiais. (PR.EF01CI01.s.1.13) Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano, identificando sua origem, os modos como são descartados e como podem ser usados de forma mais consciente. (PR.EF02CI01.s.2.15) Identificar de que materiais (metais, madeira, vidro etc.) são feitos os objetos que fazem parte da vida cotidiana, como esses objetos são utilizados e com quais materiais eram produzidos no passado. (PR.EF02CI02.d.2.17) Compreender a importância de evitar o desperdício de materiais na produção de objetos de uso cotidiano. 
Comentário: Identificar envolve observar, diferenciar e reconhecer os objetos de uso cotidiano pelo tipo de material de que são constituídos. Uma estratégia para desenvolver esse objetivo de aprendizagem seria investigar a produção desses objetos sob uma perspectiva histórica, o que exige identificar e diferenciar os objetos pelas suas características, bem como localizar e pesquisar informações relacionadas a esses objetos em diferentes épocas e períodos da humanidade. Esse objetivo de aprendizagem está relacionado com o objetivo (PR.EF02CI02.s.2.16), pois espera-se que o estudante associe o uso intencional de determinados materiais na construção dos objetos; e ao objetivo (PR.EF02CI02.d.2.17) no uso consciente dos materiais. Há aqui, também, possibilidade de trabalho interdisciplinar com os objetivos de aprendizagem (PR.EF02MA14.s.2.45) da Matemática; e (PR.EF02GE09.a.2.2) da Geografia, associados à identificação de objetos do mundo físico, suas características e representações.

 

 

UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DO CONHECIMENTO CONTEÚDOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS
MATÉRIAS E ENERGIA

Propriedades e usos dos materiais.

Prevenção de acidentes domésticos.

Cuidados necessários à prevenção de acidentes domésticos. (PR.EF01CI01.s.1.13) Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano, identificando sua origem, os modos como são descartados e como podem ser usados de forma mais consciente. (PR.EF02CI03.a.2.04) Discutir os cuidados necessários à prevenção de acidentes domésticos (objetos cortantes e inflamáveis, eletricidade, produtos de limpeza, medicamentos etc.), reconhecendo atitudes de segurança em relação às situações de risco.  
Comentário: (PR.EF01CI01.s.1.13) Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano, identificando sua origem, os modos como são descartados e como podem ser usados de forma mais consciente. Esse objetivo de aprendizagem requer identificar e reconhecer situações que podem expor as pessoas ao risco de morte ou a lesões com o objetivo de evitar que elas ocorram por meio de atitudes e comportamentos preventivos. Ao abordar esse tema é importante propor atividades práticas, como descrever, representar ou ilustrar possíveis situações de risco, relacionar atitudes de prevenção para evitá-las e elaborar formas de informação sobre os riscos por meio de desenhos, ilustrações ou utilizando os diferentes gêneros textuais.

 

 

UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DO CONHECIMENTO CONTEÚDOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS
VIDA E EVOLUÇÃO

Seres vivos no ambiente.

Plantas.

Importância da água e da luz para o desenvolvimentod as plantas. (PR.EF01CI.n.1.09) Identificar a presença de seres vivos na escola e outros espaços, conhecer suas principais características, relacionando as a capacidade de sobreviverem em certos ambientes. (PR.EF02CI05.s.2.10) Investigar a importância da água e da luz para a manutenção da vida de plantas em geral. (PR.EF02CI04.s.2.05)  Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) que fazem parte de seu cotidiano e relacioná-las ao ambiente em que eles vivem.
VIDA E EVOLUÇÃO

Seres vivos no ambiente.

Plantas.

Relação de  interdependência entre os seres vivos e os elementos abióticos (água, solo, ar etc). (PR.EF01CI.n.1.09) Identificar a presença de seres vivos na escola e outros espaços, conhecer suas principais características, relacionando as a capacidade de sobreviverem em certos ambientes. (PR.EF02CI05.s.2.10) Investigar a importância da água e da luz para a manutenção da vida de plantas em geral.

(PR.EF02CI04.d.2.08) Conhecer e valorizar a diversidade das plantas e animais como fator importante para o equilíbrio do ambiente, considerando sua relação com os elementos naturais abióticos (água, solo, ar etc.).

Comentário: Investigar, nesse objetivo de aprendizagem, envolve observar, descrever e reconhecer a influência da luz e da água sobre as plantas, diferenciando  essa relação em distintas plantas e ambientes. Os estudantes podem realizar observações no ambiente em que vivem ou realizar atividades práticas de investigação no desenvolvimento de diversas plantas em diferentes condições (com ou sem água, na presença ou não de luminosidade). O tema está alinhado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 15, que trata da Vida Terrestre.

 

 

UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DO CONHECIMENTO CONTEÚDOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS
VIDA E EVOLUÇÃO

Seres vivos no ambiente.

Plantas.

Partes das plantas (raiz, caule, folhas, flores e frutos) e suas funções. (PR.EF01CI.n.1.09) Identificar a presença de seres vivos na escola e outros espaços, conhecer suas principais características, relacionando as a capacidade de sobreviverem em certos ambientes. (PR.EF02CI06.s.2.11) Identificar as principais partes de uma planta (raiz, caule, folhas, flores e frutos) e a função desempenhada por cada uma delas, e analisar as relações entre as plantas, o ambiente e os demais seres vivos.

(PR.EF02CI04.s.2.05) Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) que Relações entre as fazem parte de seu cotidiano e plantas, o ambiente e relacioná-las ao ambiente em demais seres vivos. que eles vivem.

VIDA E EVOLUÇÃO

Seres vivos no ambiente.

Plantas.

Relações entre as plantas, o ambiente e demais seres vivos.

(PR.EF01CI.n.1.09) Identificar a presença de seres vivos na escola e outros espaços, conhecer suas principais características, relacionando as a capacidade de sobreviverem em certos ambientes. (PR.EF02CI06.s.2.11) Identificar as principais partes de uma planta (raiz, caule, folhas, flores e frutos) e a função desempenhada por cada uma delas, e analisar as relações entre as plantas, o ambiente e os demais seres vivos.

(PR.EF02CI04.d.2.08) Conhecer e valorizar a diversidade das plantas e animais como fator importante  para o equilíbrio do ambiente, considerando sua relação com os elementos naturais abióticos (água, solo, ar etc.).

VIDA E EVOLUÇÃO

Seres vivos no ambiente.

Plantas.

Diversidade de plantas e animais como fator importante para equilíbrio do ambiente. (PR.EF02CI05.s.2.10) Investigar a importância da água e da luz para a manutenção da vida de plantas em geral. (PR.EF02CI06.s.2.11) Identificar as principais partes de uma planta (raiz, caule, folhas, flores e frutos) e a função desempenhada por cada uma delas, e analisar as relações entre as plantas, o ambiente e os demais seres vivos.  (PR.EF02CI04.d.2.08) Conhecer e valorizar a diversidade das plantas e animais como fator importante  para o equilíbrio do ambiente, considerando sua relação com os elementos naturais abióticos (água, solo, ar etc.).
Comentário: A pesquisa investigativa por meio da seleção, exemplificação e descrição das espécimes encontradas em diversos ambientes pode auxiliar a explorara função das partes das plantas e a reconhecer seu papel nas relações com outros seres vivos e o ambiente, como no fornecimento de alimento, sombra, abrigo e interferência no clima local. A observação e os desenhos contribuem para identificar e descrever as partes das plantas, e estimular a criatividade e a atenção dos estudantes. É possível aprofundar esse objetivo ao propor, por exemplo, relacionar as plantas com o ambiente onde vivem; identificar quais delas fazem parte da dieta de diferentes seres vivos; reconhecer os efeitos da desertificação com a redução da vegetação e as consequências para a vida em geral.

 

 

UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DO CONHECIMENTO CONTEÚDOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS
VIDA E EVOLUÇÃO Cuidados com o corpo humano. Vacinação como prevenção de doenças.

 (PR.EF01CI03.s.1.04) Discutir as razões pelas quais os hábitos de higiene do corpo (lavar as mãos antes de comer, escovar os dentes, limpar os olhos, o nariz e as orelhas etc.) são necessários para a manutenção da saúde.

 (PR.EF02CI.n.2.02) Compreender a importância das vacinas para a prevenção de doenças.

 (PR.EF02CI.n.2.01) Reconhecer a importância de hábitos saudáveis de higiene, (lavar as mãos, escovar os dentes, tomar banho, entre outros) para prevenir doenças e proporcionar bem-estar físico.

VIDA E EVOLUÇÃO Cuidados com o corpo humano. Hábitos de higiene como prevenção de doenças, promoção do bem-estar e da saúde. (PR.EF01CI03.s.1.04) Discutir as razões pelas quais os hábitos de higiene do corpo (lavar as mãos antes de comer, escovar os dentes, limpar os olhos, o nariz e as orelhas etc.) são necessários para a manutenção da saúde.  (PR.EF02CI.n.2.02) Compreender a importância das vacinas para a prevenção de doenças. (PR.EF02CI.n.2.01) Reconhecer a importância de hábitos saudáveis de higiene, (lavar as mãos, escovar os dentes, tomar banho, entre outros) para prevenir doenças e proporcionar bem-estar físico.
VIDA E EVOLUÇÃO Cuidados com o corpo humano. Cuidados e respeito com o corpo humano. (PR.EF01CI03.s.1.04) Discutir as razões pelas quais os hábitos de higiene do corpo (lavar as mãos antes de comer, escovar os dentes, limpar os olhos, o nariz e as orelhas etc.) são necessários para a manutenção da saúde.  (PR.EF02CI.n.2.02) Compreender a importância das vacinas para a prevenção de doenças.

 (PR.EF02CI.n.2.03)  Reconhecer que seu corpo lhe pertence e só pode ser tocado por outra pessoa por seu consentimento ou por razões de saúde e higiene.

Comentário: Abordar esse tema é muito importante nos dias atuais, pois a vacinação é umas das principais formas de prevenção contra determinadas doenças  e é responsável por erradicar algumas enfermidades. Para desenvolver esse objetivo de aprendizagem, há possibilidade de análise da carteira de vacinação dos próprios estudantes, promover debates sobre o tema, realizar um trabalho em relação às campanhas de vacinação, além de estimular pesquisas sobre as principais doenças que podem ser evitadas por meio das vacinas, destacando a valorização e compreensão das vacinas como meio de imunização. Esse objetivo de aprendizagem permite aproximação com o tema contemporâneo transversal Saúde e com o ODS 3, que trata sobre Saúde e Bem-Estar. 

 

 

UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DO CONHECIMENTO CONTEÚDOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS
TERRA E UNIVERSO

Movimento aparente do Sol no céu.

O Sol como fonte de luz e calor.

Movimento aparente do Sol no céu. (PR.EF01CI05.s.1.07) Identificar e nomear diferentes escalas de tempo: os períodos diários (manhã, tarde, noite) e a sucessão de dias, semanas, meses e anos. (PR.EF02CI07.s.2.12) Descrever as posições do Sol em diversos horários do dia e associá-las ao tamanho da sombra projetada. (PR.EF02CI08.d.2.13) Reconhecer que o Sol é fonte de luz e calor para o planeta Terra e interfere nos processos que têm relação aos elementos da natureza (ar, água, solo e seres vivos).
TERRA E UNIVERSO

Movimento aparente do Sol no céu.

O Sol como fonte de luz e calor.

Sombra: variações no decorrer do dia. (PR.EF01CI05.s.1.07) Identificar e nomear diferentes escalas de tempo: os períodos diários (manhã, tarde, noite) e a sucessão de dias, semanas, meses e anos. (PR.EF02CI07.s.2.12) Descrever as posições do Sol em diversos horários do dia e associá-las ao tamanho da sombra projetada. (PR.EF02CI08.d.2.13) Reconhecer que o Sol é fonte de luz e calor para o planeta Terra e interfere nos processos que têm relação aos elementos da natureza (ar, água, solo e seres vivos).
TERRA E UNIVERSO

Movimento aparente do Sol no céu.

O Sol como fonte de luz e calor.

Sol como fonte de luz e calor. (PR.EF01CI05.s.1.07) Identificar e nomear diferentes escalas de tempo: os períodos diários (manhã, tarde, noite) e a sucessão de dias, semanas, meses e anos. (PR.EF02CI07.s.2.12) Descrever as posições do Sol em diversos horários do dia e associá-las ao tamanho da sombra projetada.  (PR.EF02CI08.s.2.14)  Comparar o efeito da radiação solar (aquecimento e reflexão) em diferentes tipos de superfície (água, areia, solo, superfícies escura, clara e metálica etc.).
TERRA E UNIVERSO

Movimento aparente do Sol no céu.

O Sol como fonte de luz e calor.

Efeitos da radiação solar em diferentes superfícies. (PR.EF01CI05.s.1.07) Identificar e nomear diferentes escalas de tempo: os períodos diários (manhã, tarde, noite) e a sucessão de dias, semanas, meses e anos. (PR.EF02CI07.s.2.12) Descrever as posições do Sol em diversos horários do dia e associá-las ao tamanho da sombra projetada. (PR.EF02CI08.s.2.14)  Comparar o efeito da radiação solar (aquecimento e reflexão) em diferentes tipos de superfície (água, areia, solo, superfícies escura, clara e metálica etc.).
Comentário: Neste objetivo de aprendizagem, os estudantes devem observar e registrar as posições do Sol ao longo do dia. Para isso, podem utilizar como referência as sombras de diferentes objetos, como prédios, casas, o próprio corpo, árvores, entre outros. Os estudantes, com base na observação e em atividades práticas de campo, podem registrar as mudanças no tamanho, na posição e na forma das sombras em diferentes horários do dia. O objetivo foco relaciona-se com o objetivo (PR. EF02CI08.s.2.14) ao identificar diferentes temperaturas em objetos do cotidiano quando expostos ou quando protegidos do Sol, ou a capacidade de reflexão ou refração da luz em diferentes tipos de superfícies.
Recomendar esta página via e-mail: