Ciências - 1º ano
UNIDADE TEMÁTICA | OBJETOS DO CONHECIMENTO | CONTEÚDOS | CONHECIMENTOS PRÉVIOS | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS |
MATÉRIA E ENERGIA |
Características dos materiais. | Materiais de que são feitos os objetos de uso cotidiano: papel, vidro, madeira, plástico, entre outros. | (PR.EF01CI01.s.1.13) Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano, identificando sua origem, os modos como são descartados e como podem ser usados de forma mais consciente. |
(PR.EF01CI01.d.1.14) Investigar, por meio dos órgãos dos sentidos, as características dos materiais (cor, odor, textura, forma, entre outros) utilizados no cotidiano. | |
MATÉRIA E ENERGIA |
Características dos materiais. | Características dos materiais presentes emobjetos de uso cotidiano. | (PR.EF01CI01.s.1.13) Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano, identificando sua origem, os modos como são descartados e como podem ser usados de forma mais consciente. |
(PR.EF01CI01.d.1.14) Investigar, por meio dos órgãos dos sentidos, as características dos materiais (cor, odor, textura, forma, entre outros) utilizados no cotidiano. | |
MATÉRIA E ENERGIA | Características dos materiais. | Redução, reutilização e reciclagem dos materiais - Coleta Seletiva | (PR.EF01CI01.s.1.13) Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano, identificando sua origem, os modos como são descartados e como podem ser usados de forma mais consciente. |
(PR.EF01CI01.d.1.16) Identificar ações que contribuam para a conservação do ambiente, percebendo a importância da separação dos resíduos sólidos, coleta seletiva e redução da geração de resíduos. | |
MATÉRIA E ENERGIA | Características dos materiais. | Ações responsáveis em relação à conservação do ambiente: separação dos resíduos sólidos, coleta seletiva, redução da geração de resíduos, entre outros). | (PR.EF01CI01.s.1.13) Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano, identificando sua origem, os modos como são descartados e como podem ser usados de forma mais consciente. |
(PR.EF01CI01.d.1.16) Identificar ações que contribuam para a conservação do ambiente, percebendo a importância da separação dos resíduos sólidos, coleta seletiva e redução da geração de resíduos. |
Comentário: Comparar está relacionado a compreender fatos e classificações. Para desenvolver esse objetivo de aprendizagem, podem ser utilizadas estratégias para que os estudantes observem, manipulem, descrevam e investiguem, por meio dos órgãos dos sentidos, os diferentes objetos do uso cotidiano, identificando algumas características dos materiais que o compõem, como madeira, ferro, vidro, papel, plástico, borracha, madeira, entre outros, e se podem ou não ser reutilizados ou reciclados. Pode-se complementar o desenvolvimento desse objetivo ao abordar algumas práticas sustentáveis conforme o objetivo relacionado (PR.EF01CI01.d.1.16), como explicar, com desenhos e ilustrações, formas adequadas de descarte dos resíduos domésticos, a importância da coleta seletiva nas residências e na escola, entre outros. Os objetivos de aprendizagem permitem aproximação com o tema contemporâneo transversal Educação Ambiental e estão alinhados ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 12, sobre consumo e produção sustentáveis.
UNIDADE TEMÁTICA | OBJETOS DO CONHECIMENTO | CONTEÚDOS | CONHECIMENTOS PRÉVIOS | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS |
VIDA E EVOLUÇÃO | Seres vivos no ambiente. | Seres vivos, suas características e a relação com o ambiente onde vivem. | (PR.EF01CI.n.1.09) Identificar a presença de seres vivos na escola e outros espaços, conhecer suas principais características, relacionando-as a capacidade de sobreviverem em certos ambientes. |
Comentário: Identificar, nesse objetivo de aprendizagem, envolve observar, diferenciar e reconhecer os seres vivos mais comuns do ambiente próximo dos estudantes, associando suas características ao ambiente onde vivem. Para esse objetivo de aprendizagem é importante que os estudantes exercitem a observação, a exemplificação e o relato das características observáveis dos seres vivos, diferenciando-os dos componentes não vivos e percebendo-se como parte integrante desse ambiente. O relato pode ser feito por meio de pequenas descrições orais ou desenhos, considerando a etapa de alfabetização em que se encontra a turma. Além das observações de campo, os recursos visuais e digitais podem ajudar na observação de características entre os diferentes seres vivos de diversos ambientes.
UNIDADE TEMÁTICA | OBJETOS DO CONHECIMENTO | CONTEÚDOS | CONHECIMENTOS PRÉVIOS | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS |
VIDA E EVOLUÇÃO |
Corpo Humano Respeito à diversidade. |
Partes do corpo e suas funções. | (PR.EF01CI02.a.1.01) Localizar, nomear e representar graficamente (por meio de desenhos) partes do corpo humano e explicar suas funções, percebendo as mudanças que aconteceram desde seu nascimento. | (PR.EF01CI02.d.1.03) Relacionar as partes do corpo humano com os sentidos, reconhecendo o que podemos perceber por meio dele. | |
VIDA E EVOLUÇÃO |
Corpo Humano Respeito à diversidade. |
Mudanças que aconteceram em si mesmo desde o nascimento. | (PR.EF01CI02.a.1.01) Localizar, nomear e representar graficamente (por meio de desenhos) partes do corpo humano e explicar suas funções, percebendo as mudanças que aconteceram desde seu nascimento. | (PR.EF01CI02.d.1.03) Relacionar as partes do corpo humano com os sentidos, reconhecendo o que podemos perceber por meio dele. | |
VIDA E EVOLUÇÃO |
Corpo Humano Respeito à diversidade. |
Semelhanças e diferenças entre os indivíduos. | (PR.EF01CI02.a.1.01) Localizar, nomear e representar graficamente (por meio de desenhos) partes do corpo humano e explicar suas funções, percebendo as mudanças que aconteceram desde seu nascimento. | (PR.EF01CI02.d.1.03) Relacionar as partes do corpo humano com os sentidos, reconhecendo o que podemos perceber por meio dele. | |
VIDA E EVOLUÇÃO |
Corpo Humano Respeito à diversidade. |
Órgãos dos sentidos, localização, estímulos e funções. | (PR.EF01CI02.a.1.01) Localizar, nomear e representar graficamente (por meio de desenhos) partes do corpo humano e explicar suas funções, percebendo as mudanças que aconteceram desde seu nascimento. | (PR.EF01CI04.s.1.06) Comparar características físicas entre os colegas, reconhecendo a diversidade e a importância da valorização, do acolhimento e do respeito às diferenças. | |
VIDA E EVOLUÇÃO |
Corpo Humano Respeito à diversidade. |
Respeito às diferenças. | (PR.EF01CI02.a.1.01) Localizar, nomear e representar graficamente (por meio de desenhos) partes do corpo humano e explicar suas funções, percebendo as mudanças que aconteceram desde seu nascimento. | (PR.EF01CI04.s.1.06) Comparar características físicas entre os colegas, reconhecendo a diversidade e a importância da valorização, do acolhimento e do respeito às diferenças. |
Comentário: Esse objetivo pretende identificar e reconhecer as partes do corpo humano e representá-las com desenhos ou modelos tridimensionais por meio de diversos materiais, além de relatar a função de cada parte. Pode-se complementar o desenvolvimento desse objetivo por meio do reconhecimento do corpo em outros modelos, como bonecos, pinturas, fotografias, entre outros. É importante também detalhar habilidades relativas à investigação, em que os estudantes, além de descrever as partes que constituem o corpo humano, possam ressaltar características como a cor da pele, dos olhos, do cabelo, a altura, o tipo físico entre outras. Reconhecer as semelhanças e diferenças entre os colegas serve como um ponto de partida para discutir a diversidade e o respeito às diferenças e, nesse sentido, este objetivo relaciona-se com o objetivo de aprendizagem complementar (PR.EF01CI04.s.1.06).
UNIDADE TEMÁTICA | OBJETOS DO CONHECIMENTO | CONTEÚDOS | CONHECIMENTOS PRÉVIOS | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS |
VIDA E EVOLUÇÃO | Hábitos alimentares e higiene | Hábitos de higiene pessoal e saúde. |
(PR.EF01CI02.a.1.01) Localizar, nomear e representar graficamente (por meio de desenhos) partes do corpo humano e explicar suas funções, percebendo as mudanças que aconteceram desde seu nascimento. |
(PR.EF01CI03.s.1.04) Discutir as razões pelas quais os hábitos de higiene do corpo (lavar as mãos antes de comer, escovar os dentes, limpar os olhos, o nariz e as orelhas etc.) são necessários para a manutenção da saúde | (PR.EF01CI04.s.1.06) Comparar características físicasentre os colegas, reconhecendo a diversidade e a importância da valorização, do acolhimento e do respeito às diferenças. |
Comentário: Discutir, nesse objetivo de aprendizagem, significa estabelecer relações entre os hábitos de cuidados individuais com a prevenção de contágio ou a proliferação de doenças. Isso envolve compreender o porquê de realizar esses hábitos de cuidados individuais, identificando em quais deles a higiene está relacionada como ação preventiva ou como manutenção da qualidade de vida, de maneira que compreendam que alguns hábitos proporcionam o contágio ou a proliferação de certas doenças. Ainda, é importante relacionar atitudes de prevenção a atividades do cotidiano, como andar calçado, lavar as mãos antes das refeições, comer alimentos higienizados, entre outros. O objetivo de aprendizagem permite aproximação com o ODS 3, que promove a boa saúde e o bem-estar.
UNIDADE TEMÁTICA | OBJETOS DO CONHECIMENTO | CONTEÚDOS | CONHECIMENTOS PRÉVIOS | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS |
VIDA E EVOLUÇÃO | Hábitos alimentares e higiene | Hábitos alimentares saudáveis. | (PR.EF01CI.n.1.05) Reconhecer a importância dos alimentos para a saúde do corpo, compreendendo que uma alimentação saudável depende de uma dieta equilibrada em termos de variedade, qualidade e quantidade de nutrientes. |
Comentário: A escola é um espaço importante para desenvolver ações de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) voltadas à promoção da alimentação saudável. Nesse objetivo de aprendizagem os estudantes devem reconhecer e comparar hábitos de alimentação saudável e associá-los à saúde do corpo, prevenção de doenças e uma melhor qualidade de vida. Para desenvolver esse objetivo, podem-se usar estratégias como: elaborar listas e gráficos de alimentos que contribuam para o bom funcionamento do corpo; pesquisar a origem dos alimentos que fazem parte da alimentação diária dos estudantes; realizar entrevistas a fim de verificar hábitos saudáveis e não saudáveis de alimentação; realizar atividades com rótulos de embalagem de diferentes alimentos; elaborar cardápios contendo a alimentação semanal dentro e fora da escola, discutindo se houve variedade de alimentos, quais foram os mais saudáveis, as questões de saúde, entre outras. A construção de uma horta na escola também pode ser uma boa estratégia para o desenvolvimento do objetivo proposto. A horta desperta nos estudantes uma relação diferente com os alimentos, seja por meio do seu contato, do manejo ou pelas curiosidades, experiências e conhecimentos proporcionados.
UNIDADE TEMÁTICA | OBJETOS DO CONHECIMENTO | CONTEÚDOS | CONHECIMENTOS PRÉVIOS | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS |
TERRA E UNIVERSO |
Escalas de tempo. | Escalas do tempo:períodos diários. | (PR.EF01CI05.s.1.07) Identificar e nomear diferentes escalas de tempo: os períodos diários (manhã, tarde, noite) e a sucessão de dias, semanas, meses e anos. | (PR.EF01CI06.s.1.08) Selecionar exemplos de como a sucessão de dias e noites orienta o ritmo de atividades diárias de seres humanos e de outros seres vivos. | |
TERRA E UNIVERSO | Escalas de tempo. | Escalas do tempo: dias, semanas, meses e anos. | (PR.EF01CI05.s.1.07) Identificar e nomear diferentes escalas de tempo: os períodos diários (manhã, tarde, noite) e a sucessão de dias, semanas, meses e anos. | (PR.EF01CI06.s.1.08) Selecionar exemplos de como a sucessão de dias e noites orienta o ritmo de atividades diárias de seres humanos e de outros seres vivos. | |
TERRA E UNIVERSO | Escalas de tempo. | Atividades diurnas e noturnas de seres humanos. | (PR.EF01CI05.s.1.07) Identificar e nomear diferentes escalas de tempo: os períodos diários (manhã, tarde, noite) e a sucessão de dias, semanas, meses e anos. | (PR.EF01CI06.s.1.08) Selecionar exemplos de como a sucessão de dias e noites orienta o ritmo de atividades diárias de seres humanos e de outros seres vivos. | |
TERRA E UNIVERSO | Escalas de tempo. | Sol como fonte natural de luz. | (PR.EF01CI05.s.1.07) Identificar e nomear diferentes escalas de tempo: os períodos diários (manhã, tarde, noite) e a sucessão de dias, semanas, meses e anos. | (PR.EF01CI.n.1.10) Reconhecer o Sol como fonte natural de luz, relacionando sua importância para os seres vivos. | |
TERRA E UNIVERSO | Escalas de tempo. | Importância do Sol para os seres vivos. | (PR.EF01CI05.s.1.07) Identificar e nomear diferentes escalas de tempo: os períodos diários (manhã, tarde, noite) e a sucessão de dias, semanas, meses e anos. | (PR.EF01CI.n.1.10) Reconhecer o Sol como fonte natural de luz, relacionando sua importância para os seres vivos. |
Comentário: Identificar e nomear, nesse objetivo foco, envolve reconhecer, exemplificar e relatar características e elementos observáveis dos períodos diários, como o sol, a lua, as estrelas e a presença ou ausência de luminosidade natural nos períodos da manhã, tarde e noite, bem como reconhecer e demonstrar as marcações de tempo estabelecidas pela humanidade para organizar atividades do cotidiano, como horários e calendários. Há aqui a possibilidade da integração com os objetivos de aprendizagem (PR.EF01MA17.s.1.47) e (PR.EF01MA18.s.1.47) da Matemática; e (PR.EF01GE05.a.1.7) da Geografia, voltados a identificar e nomear diferentes escalas de tempo em referência aos ritmos da natureza.