SUMÁRIO

Ciências - 1º ano

UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DO CONHECIMENTO CONTEÚDOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS

MATÉRIA E ENERGIA

Características dos materiais. Materiais de que são feitos os objetos de uso cotidiano: papel, vidro, madeira, plástico, entre outros.   (PR.EF01CI01.s.1.13) Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano, identificando sua origem, os modos como são descartados e como podem ser usados de
forma mais consciente.
(PR.EF01CI01.d.1.14) Investigar, por meio dos órgãos dos sentidos, as características dos materiais (cor, odor, textura, forma, entre outros) utilizados no cotidiano.

MATÉRIA E ENERGIA

Características dos materiais. Características dos materiais presentes emobjetos de uso cotidiano.   (PR.EF01CI01.s.1.13) Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano, identificando sua origem, os modos como são descartados e como podem ser usados de
forma mais consciente.
(PR.EF01CI01.d.1.14) Investigar, por meio dos órgãos dos sentidos, as características dos materiais (cor, odor, textura, forma, entre outros) utilizados no cotidiano.
MATÉRIA E ENERGIA Características dos materiais. Redução, reutilização e reciclagem dos materiais - Coleta Seletiva   (PR.EF01CI01.s.1.13) Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano, identificando sua origem, os modos como são descartados e como podem ser usados de
forma mais consciente.
(PR.EF01CI01.d.1.16)  Identificar ações que contribuam para a conservação do ambiente, percebendo a importância da separação dos resíduos sólidos, coleta seletiva e redução da geração de resíduos.
MATÉRIA E ENERGIA Características dos materiais. Ações responsáveis em relação à conservação do ambiente: separação dos resíduos sólidos, coleta seletiva, redução da geração de resíduos, entre outros).   (PR.EF01CI01.s.1.13) Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano, identificando sua origem, os modos como são descartados e como podem ser usados de
forma mais consciente.
(PR.EF01CI01.d.1.16)  Identificar ações que contribuam para a conservação do ambiente, percebendo a importância da separação dos resíduos sólidos, coleta seletiva e redução da geração de resíduos.
Comentário: Comparar está relacionado a compreender fatos e classificações. Para desenvolver esse objetivo de aprendizagem, podem ser utilizadas estratégias para que os estudantes observem, manipulem, descrevam e investiguem, por meio dos órgãos dos sentidos, os diferentes objetos do uso cotidiano, identificando algumas características dos materiais que o compõem, como madeira, ferro, vidro, papel, plástico, borracha, madeira, entre outros, e se podem ou não ser reutilizados ou reciclados. Pode-se complementar o desenvolvimento desse objetivo ao abordar algumas práticas sustentáveis conforme o objetivo relacionado (PR.EF01CI01.d.1.16), como explicar, com desenhos e ilustrações, formas adequadas de descarte dos resíduos domésticos, a importância da coleta seletiva nas residências e na escola, entre outros. Os objetivos de aprendizagem permitem aproximação com o tema contemporâneo transversal Educação Ambiental e estão alinhados ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 12, sobre consumo e produção sustentáveis.

 

 

UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DO CONHECIMENTO CONTEÚDOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS
 VIDA E EVOLUÇÃO Seres vivos no ambiente. Seres vivos, suas características e a relação com o ambiente onde vivem.   (PR.EF01CI.n.1.09) Identificar a presença de seres vivos na escola e outros espaços, conhecer suas principais características, relacionando-as a capacidade de sobreviverem em certos ambientes.  
Comentário: Identificar, nesse objetivo de aprendizagem, envolve observar, diferenciar e reconhecer os seres vivos mais comuns do ambiente próximo dos estudantes, associando suas características ao ambiente onde vivem. Para esse objetivo de aprendizagem é importante que os estudantes exercitem a observação, a exemplificação e o relato das características observáveis dos seres vivos, diferenciando-os dos componentes não vivos e percebendo-se como parte integrante desse ambiente. O relato pode ser feito por meio de pequenas descrições orais ou desenhos, considerando a etapa de alfabetização em que se encontra a turma. Além das observações de campo, os recursos visuais e digitais podem ajudar na observação de características entre os diferentes seres vivos de diversos ambientes.

 

 

UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DO CONHECIMENTO CONTEÚDOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS
 VIDA E EVOLUÇÃO

 Corpo Humano

Respeito à diversidade.

Partes do corpo e suas funções.   (PR.EF01CI02.a.1.01) Localizar, nomear e representar graficamente (por meio de desenhos) partes do corpo humano e explicar suas funções, percebendo as mudanças que aconteceram desde seu nascimento. (PR.EF01CI02.d.1.03) Relacionar as partes do corpo humano com os sentidos, reconhecendo o que podemos perceber por meio dele.
VIDA E EVOLUÇÃO

 Corpo Humano

Respeito à diversidade.

Mudanças que aconteceram em si mesmo desde o nascimento.   (PR.EF01CI02.a.1.01) Localizar, nomear e representar graficamente (por meio de desenhos) partes do corpo humano e explicar suas funções, percebendo as mudanças que aconteceram desde seu nascimento. (PR.EF01CI02.d.1.03) Relacionar as partes do corpo humano com os sentidos, reconhecendo o que podemos perceber por meio dele.
VIDA E EVOLUÇÃO

 Corpo Humano

Respeito à diversidade.

Semelhanças e diferenças entre os indivíduos.   (PR.EF01CI02.a.1.01) Localizar, nomear e representar graficamente (por meio de desenhos) partes do corpo humano e explicar suas funções, percebendo as mudanças que aconteceram desde seu nascimento. (PR.EF01CI02.d.1.03) Relacionar as partes do corpo humano com os sentidos, reconhecendo o que podemos perceber por meio dele.
VIDA E EVOLUÇÃO

 Corpo Humano

Respeito à diversidade.

Órgãos dos sentidos, localização, estímulos e funções.   (PR.EF01CI02.a.1.01) Localizar, nomear e representar graficamente (por meio de desenhos) partes do corpo humano e explicar suas funções, percebendo as mudanças que aconteceram desde seu nascimento. (PR.EF01CI04.s.1.06) Comparar características físicas entre os colegas, reconhecendo a diversidade e a importância da valorização, do acolhimento e do respeito às diferenças.
VIDA E EVOLUÇÃO

 Corpo Humano

Respeito à diversidade.

Respeito às diferenças.   (PR.EF01CI02.a.1.01) Localizar, nomear e representar graficamente (por meio de desenhos) partes do corpo humano e explicar suas funções, percebendo as mudanças que aconteceram desde seu nascimento. (PR.EF01CI04.s.1.06) Comparar características físicas entre os colegas, reconhecendo a diversidade e a importância da valorização, do acolhimento e do respeito às diferenças.
Comentário: Esse objetivo pretende identificar e reconhecer as partes do corpo humano e representá-las com desenhos ou modelos tridimensionais por meio de diversos materiais, além de relatar a função de cada parte. Pode-se complementar o desenvolvimento desse objetivo por meio do reconhecimento do corpo em outros modelos, como bonecos, pinturas, fotografias, entre outros. É importante também detalhar habilidades relativas à investigação, em que os estudantes, além de descrever as partes que constituem o corpo humano, possam ressaltar características como a cor da pele, dos olhos, do cabelo, a altura, o tipo físico entre outras. Reconhecer as semelhanças e diferenças entre os colegas serve como um ponto de partida para discutir a diversidade e o respeito às diferenças e, nesse sentido, este objetivo relaciona-se com o objetivo de aprendizagem complementar (PR.EF01CI04.s.1.06).

 

 

UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DO CONHECIMENTO CONTEÚDOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS
VIDA E EVOLUÇÃO Hábitos alimentares e higiene Hábitos de higiene pessoal e saúde.

(PR.EF01CI02.a.1.01) Localizar, nomear e representar graficamente (por meio de desenhos) partes do corpo humano e explicar suas funções, percebendo as mudanças que aconteceram desde seu nascimento.

(PR.EF01CI03.s.1.04) Discutir as razões pelas quais os hábitos de higiene do corpo (lavar as mãos antes de comer, escovar os dentes, limpar os olhos, o nariz e as orelhas etc.) são necessários para a manutenção da saúde (PR.EF01CI04.s.1.06) Comparar características físicasentre os colegas, reconhecendo a diversidade e a importância da valorização, do acolhimento e do respeito às diferenças.
Comentário: Discutir, nesse objetivo de aprendizagem, significa estabelecer relações entre os hábitos de cuidados individuais com a prevenção de contágio ou a proliferação de doenças. Isso envolve compreender o porquê de realizar esses hábitos de cuidados individuais, identificando em quais deles a higiene está relacionada como ação preventiva ou como manutenção da qualidade de vida, de maneira que compreendam que alguns hábitos proporcionam o contágio ou a proliferação de certas doenças. Ainda, é importante relacionar atitudes de prevenção a atividades do cotidiano, como andar calçado, lavar as mãos antes das refeições, comer alimentos higienizados, entre outros. O objetivo de aprendizagem permite aproximação com o ODS 3, que promove a boa saúde e o bem-estar.

 

 

UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DO CONHECIMENTO CONTEÚDOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS
VIDA E EVOLUÇÃO Hábitos alimentares e higiene Hábitos alimentares saudáveis.   (PR.EF01CI.n.1.05) Reconhecer a importância dos alimentos para a saúde do corpo, compreendendo que uma alimentação saudável depende de uma dieta equilibrada em termos de variedade, qualidade e quantidade de nutrientes.  
Comentário: A escola é um espaço importante para desenvolver ações de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) voltadas à promoção da alimentação saudável. Nesse objetivo de aprendizagem os estudantes devem reconhecer e comparar hábitos de alimentação saudável e associá-los à saúde do corpo, prevenção de doenças e uma melhor qualidade de vida. Para desenvolver esse objetivo, podem-se usar estratégias como: elaborar listas e gráficos de alimentos que contribuam para o bom funcionamento do corpo; pesquisar a origem dos alimentos que fazem parte da alimentação diária dos estudantes; realizar entrevistas a fim de verificar hábitos saudáveis e não saudáveis de alimentação; realizar atividades com rótulos de embalagem de diferentes alimentos; elaborar cardápios contendo a alimentação semanal dentro e fora da escola, discutindo se houve variedade de alimentos, quais foram os mais saudáveis, as questões de saúde, entre outras. A construção de uma horta na escola também pode ser uma boa estratégia para o desenvolvimento do objetivo  proposto. A horta desperta nos estudantes uma relação diferente com os alimentos, seja por meio do seu contato, do manejo ou pelas curiosidades, experiências e conhecimentos proporcionados.

 

 

UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DO CONHECIMENTO CONTEÚDOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS

TERRA  E UNIVERSO

Escalas de tempo.  Escalas do tempo:períodos diários.   (PR.EF01CI05.s.1.07) Identificar e nomear diferentes escalas de tempo: os períodos diários (manhã, tarde, noite) e a sucessão de dias, semanas, meses e anos. (PR.EF01CI06.s.1.08) Selecionar exemplos de como a sucessão de dias e noites orienta o ritmo de atividades diárias de seres humanos e de outros seres vivos.
TERRA  E UNIVERSO Escalas de tempo.  Escalas do tempo: dias, semanas, meses e anos.   (PR.EF01CI05.s.1.07) Identificar e nomear diferentes escalas de tempo: os períodos diários (manhã, tarde, noite) e a sucessão de dias, semanas, meses e anos. (PR.EF01CI06.s.1.08) Selecionar exemplos de como a sucessão de dias e noites orienta o ritmo de atividades diárias de seres humanos e de outros seres vivos.
TERRA  E UNIVERSO Escalas de tempo. Atividades diurnas e noturnas de seres humanos.   (PR.EF01CI05.s.1.07) Identificar e nomear diferentes escalas de tempo: os períodos diários (manhã, tarde, noite) e a sucessão de dias, semanas, meses e anos. (PR.EF01CI06.s.1.08) Selecionar exemplos de como a sucessão de dias e noites orienta o ritmo de atividades diárias de seres humanos e de outros seres vivos.
TERRA  E UNIVERSO Escalas de tempo. Sol como fonte natural de luz.   (PR.EF01CI05.s.1.07) Identificar e nomear diferentes escalas de tempo: os períodos diários (manhã, tarde, noite) e a sucessão de dias, semanas, meses e anos. (PR.EF01CI.n.1.10) Reconhecer o Sol como fonte natural de luz, relacionando sua importância para os seres vivos.
TERRA  E UNIVERSO Escalas de tempo. Importância do Sol para os seres vivos.   (PR.EF01CI05.s.1.07) Identificar e nomear diferentes escalas de tempo: os períodos diários (manhã, tarde, noite) e a sucessão de dias, semanas, meses e anos. (PR.EF01CI.n.1.10) Reconhecer o Sol como fonte natural de luz, relacionando sua importância para os seres vivos.
Comentário: Identificar e nomear, nesse objetivo foco, envolve reconhecer, exemplificar e relatar características e elementos observáveis dos períodos diários, como o sol, a lua, as estrelas e a presença ou ausência de luminosidade natural nos períodos da manhã, tarde e noite, bem como reconhecer e demonstrar as marcações de tempo estabelecidas pela humanidade para organizar atividades do cotidiano, como horários e calendários. Há aqui a possibilidade da integração com os objetivos de aprendizagem (PR.EF01MA17.s.1.47) e (PR.EF01MA18.s.1.47) da Matemática; e (PR.EF01GE05.a.1.7) da Geografia, voltados a identificar e nomear diferentes escalas de tempo em referência aos ritmos da natureza. 
Recomendar esta página via e-mail: