SUMÁRIO

2.5. Matemática

COMPONENTE CURRICULAR

 

O documento a seguir apresenta a seleção e reorganização dos objetivos de aprendizagem de Matemática e tem como finalidade aproximar os conhecimentos dos estudantes aos propostos na Base Nacional Curricular Comum e, consequentemente, ao Referencial Curricular do Paraná. 

O ensino da Matemática carece da mediação do professor para que os estudantes possam se apropriar dos conhecimentos cientificamente elaborados. Ele é a essência do processo de apropriação dos conceitos científicos, por isso a relevância das escolhas que são feitas quanto à seleção e organização dos objetos do conhecimento, dos respectivos objetivos de aprendizagem, das estratégias de ensino, dos recursos pedagógicos utilizados e da natureza das tarefas propostas. 

O processo de ensino e de aprendizagem da Matemática requer uma organização pedagógica que atenda os estudantes com todas as suas fragilidades, de modo a garantir que eles continuem aprendendo e superando desafios, diminuindo a distância entre o que sabem e o que deveriam saber: os marcos de aprendizagem de cada ano de escolaridade.

As desigualdades sociais e econômicas, as situações de calamidade, a pandemia provocada pela Covid-19, dentre outros fatores, contribuem consideravelmente no desempenho escolar dos estudantes e cabe ao professor identificar o que eles sabem para, então, organizar o ensino, recuperando as aprendizagens que constituem seus direitos. Assim, pensando na qualidade das aprendizagens e no caráter emergencial que a situação atual nos impõe é preciso buscar alternativas diferenciadas quanto às metodologias que colocam o estudante não apenas para memorizar e reproduzir informações enviadas por meio dos aplicativos digitais ou impressos, mas que o façam produzir conhecimentos a partir das tarefas realizadas, da abordagem da Resolução de Problemas e da investigação.

Tendo o foco no letramento matemático, este documento apresenta as competências e habilidades de raciocinar logicamente, representar, comunicar e argumentar diante dos objetos de conhecimento apresentados, tomando a Educação Matemática como fundamentação metodológica e destacando a importância da história da Matemática, da Etnomatemática, da Modelagem Matemática, da Resolução de Problemas, das Mídias Digitais, das Metodologias ativas, entre outras.

Essas metodologias se articulam direcionando o trabalho para a formação do pensamento matemático do estudante, trazendo a Matemática para seu cotidiano de forma contextualizada e significativa. Ao se compreender a Matemática como construção da humanidade, entende-se que a contextualização deste componente se faz de forma significativa quando se respeita essa construção e quando a articulação entre os objetos são coerentes para o estudante.

Como a Base Nacional Curricular Comum apresenta, dentre as 10 competências, a importância da cultura digital e do desenvolvimento do pensamento científico, crítico e criativo, a proposta do uso das novas tecnologias no ensino de Matemática visa a contribuir para problematizar os objetos de conhecimento, colocando o estudante numa perspectiva ativa em relação à produção de conhecimentos.

Cabe destacar, ainda, que este documento está organizado em quadros.

No quadro organizador do componente Matemática, é apresentada a categoria “Conhecimento Prévio”, cujo objetivo é orientar o processo de avaliação diagnóstica para que, diante dos resultados, o professor possa organizar e reorganizar o planejamento pedagógico, tendo em vista o ensino daquilo que não foi aprendido em períodos de aulas remotas. O conhecimento prévio é de suma relevância, pois abre as possibilidades para se atingir o objetivo de aprendizagem focal. O objetivo focal caracteriza-se pela sua essencialidade, considerado como conceito fundamental e, por isso, deve ser a meta principal a ser atingida durante o ano. A última categoria apresentada no quadro indica os “Objetivos de Aprendizagem Relacionadas”. Esta categoria é assim denominada porque os objetivos estão na relação com o objetivo focal e são considerados importantes no percurso de aprendizagem e nos processos de consolidação conceitual. Orienta-se uma leitura em bloco em relação às categorias de objetivos para analisar o modo como se inter-relacionam. Isso permitirá ao professor organizar o ensino e a elaborar tarefas de forma que abranjam mais do que um objetivo.

O quadro organizador de cada bloco de objetivos dos Anos Iniciais possui um campo onde se destaca a expectativa de fluência em Matemática e um comentário que contribui no esclarecimento, na elucidação do objetivo focal, dentre outros aspectos. A expectativa de fluência indica as aprendizagens que os estudantes deverão ser capazes de mobilizar, com destreza, após a realização das tarefas propostas para cada bloco de objetivos até findar o ano. Ainda no campo “Expectativa de Fluência”, indicamos os descritores utilizados nas avaliações externas para auxiliar o professor a relacioná-los com o currículo que se desenha na prática. Para o 1º e 2º ano do Ensino Fundamental, relacionamos os descritores utilizados pelo Programa Mais Alfabetização; e para o 5º ano são os descritores utilizados na Matriz de Referência do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Os quadros organizadores do 3º e do 4º ano não têm indicação de descritores por não possuírem, até o momento, uma Política Nacional de Avaliação externa vinculada. Contudo, cada expectativa de fluência elencada encontra-se alinhada aos descritores de 1º, 2º e 5º ano, garantindo, assim, o caráter coerente, progressivo e contínuo em relação a essas aprendizagens.

E em comum para os Anos Iniciais e Finais temos, neste documento, o objetivo de subsidiar o trabalho do professor no retorno às atividades presenciais. Para isso, foram selecionados objetivos considerados essenciais para cada ano/série do ano vigente e de anos anteriores, que se articulam de forma a serem considerados objetivos prévios para atingir os objetivos de conhecimento de um ano/série para o outro, bem como já mencionado, objetivos relacionados, ficando organizado em colunas divididas em cores, com o objetivo de correlacionar. Lembrando que:

  • as colunas denominadas “Unidade Temática”, “Objetos de Conhecimento” e “Conteúdos” se relacionam às metodologias para atingir os objetivos de aprendizagem;
  • a coluna “Conhecimento Prévio” se relaciona com a coluna “Objetivos de Aprendizagem - Foco” como conhecimento necessário para alcançar a essência conceitual;
  • a coluna “Objetivo de Aprendizagem Relacionadas” se associa à coluna de “Objetivos de Aprendizagem - Foco” para avanços de conhecimentos durante o ano letivo, ou seja, superado os objetivos de aprendizagem (foco), sugere-se que sejam feitos encaminhamentos que propiciem a aprendizagem dos objetivos de aprendizagem relacionados.

Mas em que momento esses objetivos devem ser desenvolvidos?

Esses objetivos deverão ser desenvolvidos ao longo do ano letivo, considerando os objetos de conhecimento e unidades temáticas e observando que os objetivos se repetem ao longo do ano. Com isso, tem-se a sugestão de que os objetivos de conhecimento prévio devem ser revisitados todas as vezes que o professor achar necessário fazer a retomada destes, propiciando que os objetivos de aprendizagem do ano sejam alcançados. Cabe, então, a cada professor, mensurar a necessidade dessa retomada ou não. Caso os estudantes tenham superado os objetivos trabalhados do ano, pode-se recorrer à coluna de objetivos de aprendizagem relacionadas e ao Currículo da Rede Estadual Paranaense para aprofundamento e avanços nos objetos.

O papel do professor é fundamental para que além da diversidade de metodologias e uso de recursos, o estudante e o processo de aprendizagem possam ser avaliados de forma coerente e condizente com cada realidade. Ele tem como papel monitorar, mediar, acompanhar, intervir e avaliar os estudantes entendendo que os erros cometidos podem ser uma oportunidade de aprendizagem e sistematização do conteúdo.

Em relação ao processo de avaliação devemos considerá-lo como contínuo e de investigação permanente, articulando os objetivos de aprendizagem por meio do desenvolvimento das competências gerais da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e específicas do componente curricular. Para este documento destacamos que a avaliação diagnóstica deve ser constante, visto que nele está contemplado apenas os objetivos considerados essenciais e prioritários para cada ano/série, e por isso a investigação de que estes estejam sendo superados é de grande importância, pois são considerados pré-requisitos para os anos posteriores.

 

LEGENDA DO QUADRO ORGANIZADOR

UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DO CONHECIMENTO CONTEÚDOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO (Habilidades) OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS
São categorias abrangentes que organizam os objetos de conhecimento matemático a serem desenvolvidos durante o ano. Expressam os objetos de conhecimento relativos à categoria de objetivos de aprendizagem focais e relacionadas. Expressam os
conteúdos relativos à categoria de objetivos de aprendizagem focais e relacionadas.
São os objetivos de aprendizagem que expressam conhecimentos matemáticos necessários para dar continuidade à aprendizagem dos conteúdos relativos ao objetivo focal. Os objetivos de aprendizagem focais são caracterizados pela sua essencialidade, considerado como conceito fundamental e, por isso, deve ser a meta principal a ser atingida durante o ano. Os objetivos de aprendizagem relacionados, que são assim denominados porque estão na relação com o objetivo focal, são considerados importantes no percurso de aprendizagem e nos processos de apropriação e aprofundamento conceitual.
Expectativa de fluência: A expectativa de fluência indica o que esperamos que o estudante faça, em termos de tarefas propostas, sem ajuda do professor.
Observação: A expectativa de fluência aparece apenas nos anos iniciais do Ensino Fundamental I
Comentário: No campo “comentários” abordamos esclarecimentos a fim de elucidar o objetivo de aprendizagem focal e indicamos algumas possibilidades
de abordagem do conteúdo para atingir os objetivos focais.

 

PROGRESSÃO DOS OBJETIVOS

Progressão dos Objetivos - Matemática

 

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