SUMÁRIO

2.4. Língua Portuguesa

COMPONENTE CURRICULAR

A pandemia causada pela Covid-19 mudou o cenário educacional de todas as redes de ensino. As atividades remotas ofertadas aos estudantes, mesmo bem elaboradas, nem sempre dão conta de atender as especificidades dos estudantes. O ano letivo de 2021 necessitará de um planejamento diferenciado, pois, além de prever o trabalho com os conteúdos do ano letivo em curso, muitos conteúdos do ano anterior deverão se retomados.

Diante disso, a Undime-PR mobilizou os redatores do Referencial Curricular do Paraná: direitos, princípios e orientações, para que fossem selecionados os objetivos de aprendizagem considerados como focais para cada ano escolar.

Em Língua Portuguesa, ao selecionar os objetivos de aprendizagem considerados como focais e os relacionados, optou-se por manter a organização por campos de atuação. Do 1° ao 5º ano do Ensino Fundamental são sugeridos quatro campos, sendo eles: Campo das Práticas de Estudo e Pesquisa; Campo da Vida Pública; Campo da Vida Cotidiana; e Campo Artístico-literário. Cada um desses campos apresenta gêneros a serem trabalhados, bem como
objetivos relacionados às práticas de linguagem. Contudo, muitos conteúdos voltados à alfabetização e ao estudo da língua estão dispostos em todos os campos de atuação.

Nesse sentido, ao selecionar o gênero, os objetivos de aprendizagem e os conteúdos de determinado campo para serem explorados, é fundamental buscar nas tabelas de todos os campos de atuação quais conteúdos podem ser associados a esse trabalho. Portanto, partimos do princípio de que cada professor pode fazer essa associação, haja vista que os objetivos e conteúdos apresentados em “todos os campos de atuação” não devem ser trabalhados
de forma isolada, mas devem estar diretamente relacionados aos gêneros discursivos que serão selecionados para as aulas.

Ao separar os objetivos considerados como foco percebemos que há outros relacionados que precisam ser trabalhados, pois o estudante só atingirá o objetivo foco se os demais que constam como relacionados forem devidamente explorados. Outro detalhe importante que deve ser levado em consideração no componente de Língua Portuguesa (LP) é que para fins de organização temos uma divisão das práticas de linguagem, no entanto, temos que considerar
que elas são intimamente relacionadas, ou seja, uma depende e complementa a outra. Logo, não é possível preparar uma aula só com a prática da oralidade, por exemplo, pois para participar de situações de comunicação oral, leituras prévias devem ser realizadas.

Dentre as práticas de linguagem, a escrita/produção textual é a que mais se repete nas tabelas e isso não é aleatório, pois ao organizar dessa forma compreende-se que para chegar a produção textual o estudante precisa ser instrumentalizado. Para tanto, utilizaremos as demais práticas: oralidade, leitura/escuta e análise linguística/semiótica. Conforme Geraldi (1997, p. 160) são condições necessárias à produção de um texto:

  1. se tenha o que dizer;
  2. se tenha uma razão para dizer o que se tem a dizer;
  3. se tenha para quem dizer o que se tem a dizer;
  4. o locutor se constitui como tal, enquanto sujeito que diz o que diz para quem diz ( o que implica responsabilizar-se, no processo, por suas falas);
  5. se escolhem as estratégias para realizar (a), (b), (c) e (d).

Diante dos itens apresentados pelo autor fica evidente que para o estudante chegar à produção de um texto há a necessidade de um trabalho sistematizado com a leitura. Ou seja, para que ele obtenha informações sobre o que irá produzir, as discussões orais auxiliam na troca de experiências a respeito do tema proposto para produção e os conteúdos da análise linguística/semiótica colaboram para a melhoria da escrita.

As tabelas de Língua Portuguesa estão organizadas com os seguintes elementos:

  • O componente curricular e o ano escolar destinado, logo no início da tabela.
  • A descrição do campo de atuação.


As colunas são compostas por:

  • Prática de linguagem: nesse item é apresentada a prática de linguagem a que o objetivo foco pertence. Contudo, nos objetivos relacionados há outras práticas previstas. Lembrando que as práticas de liguagem são: oralidade, leitura/escuta, escrita/produção textual e análise linguística/semiótica.
  • Objetos do conhecimento: é o macro campo ao qual o conteúdo específico está relacionado.
  • Conteúdos: nesse campo são apresentados os conteúdos específicos relacionados ao objetivo de aprendizagem foco. No entanto, consideramos pertinente elencar também alguns conteúdos dos objetivos relacionados.
  • Conhecimentos prévios: nesse item são apresentados alguns conceitos/conteúdos que o estudante deveria ter como requisito básico para a apropriação do novo conteúdo, mas precisamos ter a clareza de que nem todos os estudantes apresentarão esse pré-requisito sugerido. Nesse caso, é importante que sejam propostas as retomadas de conteúdos.
  • Objetivo de aprendizagem foco: esse objetivo foi selecionado dentre os demais de cada campo atuação como sendo o principal a ser alcançado naquele ano.
  • Objetivos de aprendizagem relacionados: esses objetivos são apresentados porque considera-se que para alcançar o objetivo foco outros precisam ser devidamente explorados.

Ainda fazem parte da tabela dois itens:

  • Expectativa de fluência: nesse item procuramos descrever o que o estudante deve ser capaz de realizar após o trabalho sistematizado com o conteúdo.
  • Comentário: aqui procuramos tecer algumas considerações sobre o conteúdo ou sobre o gênero a ser explorado, visando a auxiliar os professores no desenvolvimento da sua prática docente.

 

Para fins de organização dos conteúdos e seleção dos gêneros, sugerimos uma divisão por ano, conforme segue:
1º ano

  • Campo da Vida Cotidiana: Cantigas, Parlendas, Quadra, Quadrinha, Calendário, Lista.
  • Campo da Vida Pública: Logotipos, Logomarcas, Rótulos, Placas.
  • Campo Artístico-literário: Histórias infantis, Contos de Fadas.

2º ano

  • Campo da Vida Pública: Cartaz, Documentos pessoais (Certidão de Nascimento).
  • Campo das Práticas de Estudo e Pesquisa: Relatos de experimentos.
  • Campo da Vida Cotidiana: Bilhetes, Avisos, Recados, Convites.
  • Campo Artístico-literário: Histórias infantis, Poemas, Adivinhas.

3º ano

  • Campo da Vida Pública: Campanhas de conscientização, Classificados, RG.
  • Campo das Práticas de Estudo e Pesquisa: Gráficos e Tabelas.
  • Campo da Vida Cotidiana: Receita culinária, Diário.
  • Campo Artístico-literário: Histórias infantis, Lenda, Anedota, Letra de música.

4º ano

  • Campo da Vida Pública: Notícia, Vídeo Minuto, Anúncio Publicitário.
  • Campo das Práticas de Estudo e Pesquisa: Gráficos, Texto de divulgação científica, verbete.
  • Campo da Vida Cotidiana: Carta de Reclamação, Boletos, Fatura, Tiras.
  • Campo Artístico-literário: Narrativas de Aventura, Contos de fadas, Fábulas, Autobiografia.

5º ano

  • Campo da Vida Pública: Reportagens.
  • Campo das Práticas de Estudo e Pesquisa: Roteiros de pesquisa e apresentação, Seminário, Resenha.
  • Campo da Vida Cotidiana: Regras de jogo, E-mail, Biografia, Tiras.
  • Campo Artístico-literário: Peça de teatro, Contos Contemporâneos, Charge e Cartum.

Destacamos que o professor tem total autonomia para propor a leitura e interpretação de outros gêneros ao longo do ano letivo, pois as avaliações externas, por exemplo, apresentam uma variedade de textos para serem interpretados. Contudo, seria interessante que esses apresentados acima fossem trabalhados e consolidados. Lembrando que quando falamos em consolidar estamos nos referindo ao trabalho com os três elementos constituintes do gênero que, a partir da teoria Bakhtiniana (2003), são: estrutura composicional, conteúdo temático e estilo. Dessa forma, sempre que possível, deve-se chegar à produção do texto que está sendo explorado, pois há alguns gêneros que não são propícios à produção como, por exemplo, o cartum ou a charge.

 

PROGRESSÃO DOS OBJETIVOS

Imagem da progressão dos objetivos - Língua Portuguesa

 

 

REFERÊNCIAS


BAKHTIN, Mikhail. (1979). Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

GERALDI, João Wanderley. Portos de passagem. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do. Referencial Curricular do Paraná: princípios, direitos e orientações. Curitiba: Seed - PR., 2019.

 

 

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