2.3. História
COMPONENTE CURRICULAR
O documento sugere a reorganização dos objetivos de aprendizagem do componente curricular de História para o Ensino Fundamental a partir dos conhecimentos propostos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e pelo Referencial Curricular do Paraná, a fim de atender as demandas que surgiram em função da pandemia ocasionada pela COVID-19, a qual evidenciou ainda mais as desigualdades sociais e econômicas que marcam a realidade do país e que interferem no desempenho escolar dos estudantes. Diante do ensino remoto efetivado no ano de 2020 e da necessidade de readequação curricular que se impõe, cabe às Secretarias de Educação e aos professores, organizar o processo de ensino e de aprendizagem considerando o conhecimento apropriado pelos estudantes e dos conhecimentos objetivados, a fim de recuperar e promover aprendizagens.
Com esse propósito, a constituição do documento se deu, principalmente, a partir dos estudos sobre os mapas de foco da BNCC elaborados pelo Instituto Reúna, o qual analisou os componentes curriculares de Português, Matemática, Ciências, Geografia e História, destacando objetivos de aprendizagem como conhecimentos focais na perspectiva das possibilidades de progressão dos conhecimentos e de integração entre objetivos do mesmo componente curricular, entre os componentes curriculares da mesma área e de áreas distintas. Sendo assim, o organizador curricular proposto para 2021 e anos subsequentes apontou algumas especificidades, como: atentar para o que é essencial e, a partir dele, para os conhecimentos prévios dos estudantes, bem como sobre os conhecimentos relacionados ao que é foco em cada ano. Nesse sentido, estratégias foram definidas de modo a garantir que os estudantes avancem em suas aprendizagens numa proposta que diminua a distância entre os conhecimentos que possuem e os conhecimentos que devem apropriar.
O ensino de História, sobretudo numa proposta de estudos remotos, necessita da mediação do professor para que os estudantes se apropriem dos conhecimentos cientificamente elaborados. Para tanto, ocorreu a organização de objetos do conhecimento, objetivos de aprendizagem e estratégias de ensino a partir do que é proposto pelo Referencial Curricular do Paraná e pelos Mapas de Foco do Instituto Reúna a fim de otimizar a ação docente e possibilitar o conhecimento com qualidade. Tendo como princípio norteador dessa organização curricular a progressão e a integração das aprendizagens focais com a própria área de conhecimento e com outras áreas, mantiveram-se objetivos que oportunizam o estudo da realidade local e regional, sendo relacionados aos objetivos focais.
Desse modo, com o propósito de garantir direitos de aprendizagem assegurados ao estudante e atender à necessidade emergencial do momento, buscam-se alternativas capazes de promover o ensino para além da memorização e reprodução de informações, por meios impressos ou digitais, possibilitando a elaboração de conhecimentos.
Cabe ressaltar que a proposta aqui apresentada não pretende ser um manual conciso dos conteúdos e, em especial, dos objetivos de aprendizagem que devem ser trabalhados em 2021. Trata-se de um guia com apontamentos sobre as continuidades no processo de aprendizagem ao longo dos anos que, considerando o atual contexto, propõe conteúdos e objetivos de aprendizagem essenciais, os quais constituem conhecimentos focais e relacionados. Neste sentido, o docente pode e deve adaptar e complementar o currículo aqui proposto, a partir das especificidades do município de origem e apresentadas durante a sua prática pedagógica. Os espaços delimitados no quadro organizador como Unidade Temática, Objetos de Conhecimento e Conteúdos são complementares ao apresentar os meios para desenvolver os objetivos de aprendizagem evidenciados nas colunas de Objetivos de Aprendizagem (focais e relacionados) e de Conhecimentos Prévios. Estas podem ser exploradas com ferramentas diversas e também através do uso de tecnologias que facilitam o acesso a bancos de dados e a elaboração de atividades que favoreçam o desenvolvimento da literacia histórica por parte do estudante. Tendo estes dados em mente, o processo avaliativo (diagnóstico, formativo e somativo), para além das premissas de ser contínuo e diversificado, deve considerar o desenvolvimento das competências gerais propostas pela BNCC, bem como aquelas específicas do componente curricular de História, intentando prover o estudante com os conhecimentos necessários para seu desenvolvimento de forma integrada.
Sobre alguns conceitos presentes no documento, esclarece-se, que:
LEGENDA DO QUADRO ORGANIZADOR
UNIDADE TEMÁTICA | São categorias abrangentes que organizam os objetos de conhecimento histórico a serem desenvolvidos no decorrer do ano. |
OBJETOS DE CONHECIMENTO | Apresentam os objetos de conhecimento relativos aos objetivos de aprendizagem focais e relacionados. |
CONTEÚDOS | Apresentam conteúdos que favorecem o desenvolvimento dos objetivos de aprendizagem focais e relacionados. |
CONHECIMENTOS PRÉVIOS | São os objetivos de aprendizagem que expressam conhecimentos históricos necessários para dar continuidade a aprendizagem dos conteúdos relativos ao objetivo focal. |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO | Os objetivos de aprendizagem focais caracterizam-se pela essencialidade, sendo fundamentais para o ano em questão. |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS | Os objetivos de aprendizagem relacionados, assim denominados, por relacionarem-se ao objetivo de aprendizagem focal, sendo importantes nos processos de apropriação e aprofundamento dos conceitos e conteúdos. |
Nessa proposta é preciso atentar, de modo especial, para os conhecimentos prévios do estudante, os quais orientarão o processo de avaliação diagnóstica e o trabalho do professor, possibilitando a retomada de conteúdos, a organização e reorganização dos planejamentos e encaminhamentos metodológicos. Partindo desse pressuposto e considerando a progressão dos conhecimentos, compreende-se que, os objetivos focais de aprendizagem em um ano, correspondem ao que se espera como conhecimento prévio para a continuidade do trabalho no ano seguinte. Atividades pedagógicas de cunho diagnóstico acerca do conhecimento prévio identificado, contribuirão significativamente para o êxito das aprendizagens, o que mobiliza as atenções em direção ao processo de transição entre as etapas de Ensino: Educação Infantil, Anos Iniciais e Anos Finais do Ensino Fundamental.
O componente curricular de História contribui para que os estudantes desenvolvam uma atitude historiadora, a qual implica em indagar o passado em relação ao presente, analisando mudanças e continuidades das práticas compartilhadas entre os grupos sociais. Para isso, devem ser priorizados os procedimentos investigativos que favoreçam a elaboração de questionamentos, bem como o pensamento histórico acerca da ação humana em diferentes temporalidades, em especial aqueles que promovam ações como sujeitos críticos e comprometidos com a coletividade. Neste sentido, investigar o passado ou diferentes realidades implica na utilização de fontes históricas materiais ou imateriais, a fim de obter respostas para os questionamentos e problematizações que partem do presente.
A atitude historiadora problematiza as vivências e experiências individuais e coletivas (dos estudantes e de outros grupos estudados), propiciando, assim, o desenvolvimento das habilidades de observação, identificação, comparação, interpretação, argumentação e a elaboração do raciocínio histórico ao articular elementos do espaço e do tempo vividos. Nesse quadro, a investigação histórica contribui para o desenvolvimento das noções de temporalidade a partir das fontes históricas materiais e imateriais, que embasam a elaboração do pensamento e do conhecimento histórico. Desse modo, o trato com as fontes históricas, possibilita a identificação das transformações, atentando para rupturas, permanências, semelhanças e diferenças em diferentes contextos. Conceber o ensino de História a partir da problematização de diferentes realidades e temporalidades por meio dos registros de memória e da ação investigativa contribui significativamente para a integração entre os componentes curriculares e uma aprendizagem contextualizada.
Compreender a progressão dos conhecimentos e as possibilidades de integração do componente curricular, favorece a escolha de estratégias de ensino adequadas e a elaboração de instrumentos de avaliação contextualizados e capazes de articular os objetivos de aprendizagem pelo desenvolvimento das competências gerais e específicas da área de conhecimento e do componente curricular envolvido, constituindo processos contínuos e diagnósticos que garantam o avanço das aprendizagens.
Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental é possível averiguar o modo como os conteúdos se relacionam no ano em questão e nos anos que seguem. Para isso é preciso observar os conteúdos em bloco, considerando o ano de referência e, na sequência, observar de modo horizontal, a fim de compreender como os conhecimentos avançam ano a ano.
PROGRESSÃO DOS OBJETIVOS - HISTÓRIA
PROGRESSÃO DAS APRENDIZAGENS FOCAIS - HISTÓRIA - ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
1º ANO - HISTÓRIA DE VIDA | 2º ANO - HISTÓRIA DA COMUNIDADE | 3º ANO - HISTÓRIA DA CIDADE | 4º ANO - MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS | 5º ANO - HUMANIDADE |
(PR. EF01HI01.s.1.01) Identificar a relação entre as suas histórias e as histórias de sua família e de sua comunidade. | (PR.EF02HI01.s.2.01) Reconhecer espaços de sociabilidade e identificar os motivos que aproximam e separam as pessoas em diferentes grupos sociais ou de parentesco. | (PR.EF03HI05.s.3.13) Identificar os marcos históricos do lugar em quevive e compreender seus significados. | (PR.EF04HI01.s.4.01) Reconhecer a história como resultado da ação do ser humano no tempo e no espaço, com base na identificação de mudanças e permanências ao longo do tempo. | (PR.EF05HI01.s.5.01) Identificar os processos de formação das culturas e dos povos, relacionandoos com o espaço geográfico ocupado |
(PR.EF01HI04.s.1.16) Identificar as diferenças entre os variados ambientes em que vive (doméstico, escolar e da comunidade) reconhecendo as especificidades dos hábitos e das regras que os regem, diferenciando o público do privado. | (PR.EF02HI04.s.2.05) Selecionar e compreender o significado de objetos e documentos pessoais como fontes de memórias e histórias nos âmbitos pessoal, familiar, escolar e comunitário. |
(PR.EF03HI08.s.3.19) Identificar modos de vida na cidade e no campo no presente, comparando-os com os do passado. |
(PR.EF04HI06.s.4.12) Identificar as transformações ocorridas nos processos de deslocamento das pessoas e mercadorias, analisando as formas de adaptação ou marginalização. |
(PR.EF05HI02.c.5.12) Analisar a história do Brasil em diferentes períodos, destacando relações de poder, cultura e trabalho a partir de fontes históricas e da articulação entre o contexto local e/ou regional. |
(PR.EF01HI05.s.1.12) Identificar semelhanças e diferenças entre brinquedos, jogos e brincadeiras atuais e de outras épocas e lugares. | (PR.EF02HI06.s.2.16) Identificar e organizar, temporalmente, fatos da vida cotidiana, usando noções relacionadas ao tempo (antes, durante, ao mesmo tempo e depois). |
(PR.EF03HI10.a.3.31) Identificar as diferenças entre o espaço doméstico, os espaços públicos e as áreas de conservação ambiental, compreendendo a importância dessa distinção. |
(PR.EF05HI07.s.5.28) Identificar os processos de produção, hierarquização e difusão dos marcos de memória e discutir |
REFERÊNCIAS
BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/>. Acesso em: maio 2019.
COOPER, Hillary. Ensino de história na educação infantil e anos iniciais: um guia para professores. Curitiba: Base, 2012.
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MAUAD, Ana Maria. Usos do passado e História pública no Brasil: a trajetória do Laboratório de História Oral e Imagem da Universidade Federal Fluminense (1982-2017). História Crítica. Bogotá: Universidad de los Andes. Nº 68, abril-junho, 2018, p. 27-45. Disponível em: <https://revistas.uniandes.edu.co/doi/full/10.7440/histcrit68.2018.02>. Acesso em: jun. 2020.
NIGRO, Cintia; SCHMIDT, Priscilla. (Coord). Mapas de Foco da BNCC: Ciências Humanas. Ensino Fundamental. Instituto Reúna, 2020. Disponível em: <https://institutoreuna.org.br/uploads/2020/04/MapasdeFoco_CHUMANAS_180920.pdf>. Acesso em: dez. 2020.
PARANÁ. CONSED/UNDIME. Referencial Curricular do Paraná: princípios, direitos e orientações. 2018. Disponível em: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/bncc/2018/referencial_curricular_parana_cee.pdf>. Acesso em: out. 2020.
PARANÁ. Secretaria de Estado de Educação do. Ensino Fundamental de nove anos: orientações pedagógicas para os Anos Iniciais. História. Curitiba, 2010.