SUMÁRIO

2.2. Geografia

COMPONENTE CURRICULAR

 

O processo de ensino e de aprendizagem em Geografia vem passando por mudanças que têm como intuito auxiliar o estudante na leitura de mundo, bem como no entendimento das relações espaço-temporais estabelecidas nas mais variadas sociedades. Com as mudanças determinadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Geografia, além de trabalhar a compreensão do espaço geográfico na escola, deve auxiliar o estudante a construir o raciocínio geográfico a partir de situações que o façam entender o mundo, a si mesmo, bem como as relações espaciais escalares decorridas das mudanças socioespaciais. Para tanto, é imperativo que o docente saiba estabelecer as relações entre os objetivos de aprendizagem/habilidades a fim de que o estudante consiga entender o espaço, bem como as mudanças espaciais.

É importante compreender que o processo de aprendizagememGeografia se dá através da alfabetização/letramento geográfico, bemcomo da alfabetização cartográfica, que se inicia desde a Educação Infantil perpassando toda a educação básica.

Ensinar a ler em Geografia significa criar condições para que a criança e o adolescente leiam o espaço onde vivem e consigam realizar as articulações escalares entre este, o Brasil e o mundo, utilizando-se também da cartografia como com linguagem importante para que assim sejam estimuladas as condições necessárias para que haja a construção do letramento geográfico.

O ensino da Geografia deve comprometer-se com o desenvolvimento do raciocínio geográfico (BRASIL, 2017), que envolve a capacidade de compreender e interpretar o mundo, e, assim, possibilitar ao estudante se apropriar de conhecimentos que fornecem apoio para enfrentar, atuar e fazer escolhas mais conscientes em diferentes situações do cotidiano.

Os diferentes encaminhamentos metodológicos auxiliam no processo de construção dos conhecimentos e no desenvolvimento do raciocínio geográfico que é uma forma de pensar e ler a realidade socioespacial nas suas mais variadas escalas geográficas, compreendendo a relação sociedade-natureza e a espaçotemporal. Assim, entre as possibilidades de encaminhamentos metodológicos, podemos citar:

  • As metodologias ativas, que dão ênfase ao papel protagonista do estudante, ao seu envolvimento direto, participativo e reflexivo em todas as etapas do processo, como apregoa Bacich & Moran (2018). No entanto, o professor é peça fundamental para orientar todo esse processo.
  • A linguagem cartográfica, imprescindível para a compreensão dos arranjos espaciais, bem como para a construção do raciocínio geográfico, tendo em vista que mapas, blocos, diagramas, imagens de satélite, desenhos, croquis, perfis topográficos são fundamentais para o entendimento do espaço geográfico e a construção de habilidades críticas por parte dos estudantes.
  • A aula de campo que, por sua vez, auxilia na diferenciação de conceitos, como paisagem e espaço geográfico, levando o estudante a compreender na prática os processos e fenômenos espaciais.
  • O lúdico que, de acordo com Chalita (2015), pode ser trabalhado através dos jogos de tabuleiro (xadrez e dama), possibilitando, por exemplo, tornar os conceitos geográficos mais perceptíveis para o estudante. Assim, a partir do momento em que professores e estudantes consigam desenvolver no jogo a noção de estratégia, poderão compreender as estratégias políticas de domínio territoriais.
  • A dramatização, que auxilia no desenvolvimento da construção de textos e argumentos imprescindíveis para a formação dos estudantes no que se refere a expressar conhecimentos com o desenvolvimento da argumentação e construção de textos com temáticas geográficas, e que auxiliem na construção de cidadãos investigativos e críticos para com as mais variadas realidades socioespaciais.

Convém destacar que as mídias digitais vêm ao encontro com o uso de tecnologias e metodologias ativas no processo de ensino aprendizagem e na construção do conhecimento de Geografia, podendo ser ferramentas para que os objetivos de aprendizagem sejam alcançados e/ou ferramentas mediadoras da construção e compreensão de novos objetivos de aprendizagem geográficos.

O papel do professor é fundamental para que, além da diversidade de metodologias e uso de recursos, o estudante e o processo de aprendizagem possam ser avaliados de forma coerente e condizente com cada realidade. Ele tem como papel monitorar, mediar, acompanhar, intervir e avaliar os estudantes entendendo que os erros cometidos podem ser uma oportunidade de aprendizagem e sistematização do conteúdo.

O quadro organizador do componente curricular Geografia, anos iniciais e finais, apresenta as categorias: Unidades Temáticas, Objetos de Conhecimento, Conteúdos, Conhecimento Prévio, Objetivos de Aprendizagem - Foco e Objetivos de Aprendizagem Relacionados que foram organizados em cores, com o objetivo de correlacionar essas colunas, sendo assim:

  • as colunas denominadas “Unidade Temática”, “Objetos de Conhecimento” e “Conteúdos” se relacionam às metodologias para atingir os objetivos de aprendizagem;
  • a coluna “Conhecimento Prévio” se relaciona com a coluna “Objetivos de Aprendizagem – Foco” como conhecimento necessário para alcançar a essência conceitual;
  • a coluna “Objetivo de Aprendizagem Relacionadas” se associa à coluna de “Objetivos de Aprendizagem – Foco” para avanços de conhecimentos durante o ano letivo, ou seja, superado os objetivos de aprendizagem (foco), sugere-se que sejam feitos encaminhamentos que propiciem a aprendizagem dos objetivos de aprendizagem relacionados.

 

LEGENDA DO QUADRO ORGANIZADOR

UNIDADE TEMÁTICA Definem uma organização dos objetos de conhecimento ao longo do Ensino fundamental. São elementos articuladores que estruturam o estudo sistematizado e permitem amplas formas de ver o mundo, de maneira crítica, a partir do entendimento das relações existentes na realidade, com base nos princípios da ciência geográfica. (PARANÁ, 2018, p. 55).
OBJETOS DE CONHECIMENTO Conduzem a reflexão da construção do planejamento curricular, apresentando de forma ampla os assuntos que devem ser abordados em sala de aula. Estes deverão ser problematizados , tendo como objetivo desenvolver o raciocínio geográfico do estudante, considerando o espaço geográfico como objeto de estudo (PARANÁ, 2018, p. 57).
CONTEÚDOS São sugestões de conteúdos específicos que devem, aliados às metodologias, contribuir para o desenvolvimento dos objetivos de aprendizagens focais e relacionados.
CONHECIMENTOS PRÉVIOS São objetivos de aprendizagem previamente desenvolvidos com o estudante e que permitem a progressão didática ao longo do Ensino Fundamental. O conhecimento prévio é de suma relevância, pois abre possibilidades para se atingir o objetivo de aprendizagem focal.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO São os objetivos de aprendizagem/ habilidades que expressam os conhecimentos essências do componente curricular Geografia, que o estudante tem direito em aprender ao longo do ano letivo. Esses objetivos/habilidades influenciam fortemente o desenvolvimento das Competências Gerais da BNCC e dos Direitos de Aprendizagem de Geografia.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS São objetivos de aprendizagem que complementam ou podem ser desenvolvidos junto aos objetivos de aprendizagem foco.

 

PROGRESSÃO DOS OBJETIVOS

Tabela de Progressão dos Objetivos - Geografia

 

 

REFERÊNCIAS


BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2017.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular em planilha. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: <http://download.basenacionalcomum.mec.gov.br/>. Acesso em: out. 2020.

BRASIL. MEC. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular - BNCC: Comentada (Geografia - Anos Iniciais). Brasília, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base>. Acesso em: out. 2020.

Instituto Reúna. Mapas de Foco da BNCC - Ensino Fundamental. Geografia. Realização: Fundação Itaú Social. Disponível em: <https://institutoreuna.org.br/uploads/2020/04/MapasdeFoco_CHUMANAS_180920.pdf>.  Acesso em: nov. 2020.

PARANÁ. Secretaria Estadual de Educação. Referencial Curricular do Paraná: Princípios Direitos e Objetivos. GEOGRAFIA. Curitiba 2018. Disponível em: <http://www.referencialcurriculardoparana.pr.gov.br>. Acesso em: out. 2020.

PARANÁ. Secretaria de Educação. Currículo da Rede Estadual Paranaense (CREP): Geografia - Anos Iniciais. Curitiba, 2020. Disponível em: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/crep_2021/crep2021_geografia_seriesiniciais.pdf>.  Acesso em: out. 2020

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