2.2. Geografia
COMPONENTE CURRICULAR
O processo de ensino e de aprendizagem em Geografia vem passando por mudanças que têm como intuito auxiliar o estudante na leitura de mundo, bem como no entendimento das relações espaço-temporais estabelecidas nas mais variadas sociedades. Com as mudanças determinadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Geografia, além de trabalhar a compreensão do espaço geográfico na escola, deve auxiliar o estudante a construir o raciocínio geográfico a partir de situações que o façam entender o mundo, a si mesmo, bem como as relações espaciais escalares decorridas das mudanças socioespaciais. Para tanto, é imperativo que o docente saiba estabelecer as relações entre os objetivos de aprendizagem/habilidades a fim de que o estudante consiga entender o espaço, bem como as mudanças espaciais.
É importante compreender que o processo de aprendizagememGeografia se dá através da alfabetização/letramento geográfico, bemcomo da alfabetização cartográfica, que se inicia desde a Educação Infantil perpassando toda a educação básica.
Ensinar a ler em Geografia significa criar condições para que a criança e o adolescente leiam o espaço onde vivem e consigam realizar as articulações escalares entre este, o Brasil e o mundo, utilizando-se também da cartografia como com linguagem importante para que assim sejam estimuladas as condições necessárias para que haja a construção do letramento geográfico.
O ensino da Geografia deve comprometer-se com o desenvolvimento do raciocínio geográfico (BRASIL, 2017), que envolve a capacidade de compreender e interpretar o mundo, e, assim, possibilitar ao estudante se apropriar de conhecimentos que fornecem apoio para enfrentar, atuar e fazer escolhas mais conscientes em diferentes situações do cotidiano.
Os diferentes encaminhamentos metodológicos auxiliam no processo de construção dos conhecimentos e no desenvolvimento do raciocínio geográfico que é uma forma de pensar e ler a realidade socioespacial nas suas mais variadas escalas geográficas, compreendendo a relação sociedade-natureza e a espaçotemporal. Assim, entre as possibilidades de encaminhamentos metodológicos, podemos citar:
- As metodologias ativas, que dão ênfase ao papel protagonista do estudante, ao seu envolvimento direto, participativo e reflexivo em todas as etapas do processo, como apregoa Bacich & Moran (2018). No entanto, o professor é peça fundamental para orientar todo esse processo.
- A linguagem cartográfica, imprescindível para a compreensão dos arranjos espaciais, bem como para a construção do raciocínio geográfico, tendo em vista que mapas, blocos, diagramas, imagens de satélite, desenhos, croquis, perfis topográficos são fundamentais para o entendimento do espaço geográfico e a construção de habilidades críticas por parte dos estudantes.
- A aula de campo que, por sua vez, auxilia na diferenciação de conceitos, como paisagem e espaço geográfico, levando o estudante a compreender na prática os processos e fenômenos espaciais.
- O lúdico que, de acordo com Chalita (2015), pode ser trabalhado através dos jogos de tabuleiro (xadrez e dama), possibilitando, por exemplo, tornar os conceitos geográficos mais perceptíveis para o estudante. Assim, a partir do momento em que professores e estudantes consigam desenvolver no jogo a noção de estratégia, poderão compreender as estratégias políticas de domínio territoriais.
- A dramatização, que auxilia no desenvolvimento da construção de textos e argumentos imprescindíveis para a formação dos estudantes no que se refere a expressar conhecimentos com o desenvolvimento da argumentação e construção de textos com temáticas geográficas, e que auxiliem na construção de cidadãos investigativos e críticos para com as mais variadas realidades socioespaciais.
Convém destacar que as mídias digitais vêm ao encontro com o uso de tecnologias e metodologias ativas no processo de ensino aprendizagem e na construção do conhecimento de Geografia, podendo ser ferramentas para que os objetivos de aprendizagem sejam alcançados e/ou ferramentas mediadoras da construção e compreensão de novos objetivos de aprendizagem geográficos.
O papel do professor é fundamental para que, além da diversidade de metodologias e uso de recursos, o estudante e o processo de aprendizagem possam ser avaliados de forma coerente e condizente com cada realidade. Ele tem como papel monitorar, mediar, acompanhar, intervir e avaliar os estudantes entendendo que os erros cometidos podem ser uma oportunidade de aprendizagem e sistematização do conteúdo.
O quadro organizador do componente curricular Geografia, anos iniciais e finais, apresenta as categorias: Unidades Temáticas, Objetos de Conhecimento, Conteúdos, Conhecimento Prévio, Objetivos de Aprendizagem - Foco e Objetivos de Aprendizagem Relacionados que foram organizados em cores, com o objetivo de correlacionar essas colunas, sendo assim:
- as colunas denominadas “Unidade Temática”, “Objetos de Conhecimento” e “Conteúdos” se relacionam às metodologias para atingir os objetivos de aprendizagem;
- a coluna “Conhecimento Prévio” se relaciona com a coluna “Objetivos de Aprendizagem – Foco” como conhecimento necessário para alcançar a essência conceitual;
- a coluna “Objetivo de Aprendizagem Relacionadas” se associa à coluna de “Objetivos de Aprendizagem – Foco” para avanços de conhecimentos durante o ano letivo, ou seja, superado os objetivos de aprendizagem (foco), sugere-se que sejam feitos encaminhamentos que propiciem a aprendizagem dos objetivos de aprendizagem relacionados.
LEGENDA DO QUADRO ORGANIZADOR
UNIDADE TEMÁTICA | Definem uma organização dos objetos de conhecimento ao longo do Ensino fundamental. São elementos articuladores que estruturam o estudo sistematizado e permitem amplas formas de ver o mundo, de maneira crítica, a partir do entendimento das relações existentes na realidade, com base nos princípios da ciência geográfica. (PARANÁ, 2018, p. 55). |
OBJETOS DE CONHECIMENTO | Conduzem a reflexão da construção do planejamento curricular, apresentando de forma ampla os assuntos que devem ser abordados em sala de aula. Estes deverão ser problematizados , tendo como objetivo desenvolver o raciocínio geográfico do estudante, considerando o espaço geográfico como objeto de estudo (PARANÁ, 2018, p. 57). |
CONTEÚDOS | São sugestões de conteúdos específicos que devem, aliados às metodologias, contribuir para o desenvolvimento dos objetivos de aprendizagens focais e relacionados. |
CONHECIMENTOS PRÉVIOS | São objetivos de aprendizagem previamente desenvolvidos com o estudante e que permitem a progressão didática ao longo do Ensino Fundamental. O conhecimento prévio é de suma relevância, pois abre possibilidades para se atingir o objetivo de aprendizagem focal. |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO | São os objetivos de aprendizagem/ habilidades que expressam os conhecimentos essências do componente curricular Geografia, que o estudante tem direito em aprender ao longo do ano letivo. Esses objetivos/habilidades influenciam fortemente o desenvolvimento das Competências Gerais da BNCC e dos Direitos de Aprendizagem de Geografia. |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS | São objetivos de aprendizagem que complementam ou podem ser desenvolvidos junto aos objetivos de aprendizagem foco. |
PROGRESSÃO DOS OBJETIVOS
REFERÊNCIAS
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2017.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular em planilha. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: <http://download.basenacionalcomum.mec.gov.br/>. Acesso em: out. 2020.
BRASIL. MEC. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular - BNCC: Comentada (Geografia - Anos Iniciais). Brasília, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base>.
Instituto Reúna. Mapas de Foco da BNCC - Ensino Fundamental. Geografia. Realização: Fundação Itaú Social. Disponível em: <
PARANÁ. Secretaria Estadual de Educação. Referencial Curricular do Paraná: Princípios Direitos e Objetivos. GEOGRAFIA. Curitiba 2018. Disponível em: <http://www.referencialcurriculardoparana.pr.gov.br>. Acesso em: out. 2020.
PARANÁ. Secretaria de Educação. Currículo da Rede Estadual Paranaense (CREP): Geografia - Anos Iniciais. Curitiba, 2020. Disponível em: