SUMÁRIO

2.1. Ciências

COMPONENTE CURRICULAR

 

Esse documento foi concebido com a intenção de subsidiar o trabalho do professor no retorno às atividades presenciais e nas aulas de ensino remoto, e de garantir a progressão das aprendizagens do componente curricular de Ciências ao longo do Ensino Fundamental. Para isso, foram selecionados objetivos de aprendizagem considerados essenciais para cada ano/série, tendo como base o Referencial Curricular do Paraná: princípios, direitos e orientações.

O ensino de Ciências deve se comprometer com o desenvolvimento do letramento científico (BRASIL, 2017), que envolve a capacidade de compreender e interpretar o mundo, e, assim, possibilitar ao estudante se apropriar de conhecimentos que fornecem apoio para enfrentar, atuar e fazer escolhas mais conscientes em diferentes situações do cotidiano.

Além disso, as práticas e os processos de investigação científica devem ser a estrutura metodológica para o desenvolvimento das aprendizagens do componente de Ciências. Sendo assim, é importante desenvolver a investigação e o pensamento científico em atividades que promovam a observação de fenômenos e do ambiente, o levantamento de hipóteses, a busca por estratégias para validá-las ou refutá-las, o tratamento de dados, a leitura, a interpretação e a produção de textos científicos, a argumentação e a proposição de intervenções que melhorem a qualidade de vida da comunidade e do ambiente. Experimentos continuam sendo uma excelente oportunidade para isso, desde que sejam planejados adequadamente, evitando atividades nas quais os estudantes devam apenas seguir um passo a passo.

Convém destacar que as mídias digitais vêm ao encontro das tecnologias e metodologias ativas no processo de ensino aprendizagem e na construção do conhecimento das Ciências, atuando como ferramentas para que os objetivos de aprendizagem sejam alcançados e/ou ferramentas mediadoras da construção e compreensão de novos objetivos da área do conhecimento de Ciências da Natureza.

O papel do professor é fundamental para que, além da diversidade de metodologias e uso de recursos, o estudante e o processo de aprendizagem possam ser avaliados de forma coerente e condizente com a realidade. Ele tem como papel monitorar, mediar, acompanhar, intervir e avaliar os estudantes entendendo que os erros cometidos podem ser uma oportunidade de aprendizagem e sistematização do conteúdo.

Em relação ao processo de avaliação, devemos considera-lo um processo contínuo e de investigação permanente, articulando os objetivos de aprendizagem por meio do desenvolvimento das competências gerais da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e os Direitos de Aprendizagem do componente curricular de Ciências. E, ainda, considerar as necessidades educacionais especiais, flexibilizando e adaptando o currículo e, consequentemente, os diferentes instrumentos avaliativos de modo a atender às peculiaridades dos diferentes sujeitos com deficiência.

O quadro organizador do componente curricular de Ciências, anos iniciais e finais, apresenta as seguintes categorias: Unidades Temáticas; Objetos de Conhecimento; Conteúdos; Conhecimento Prévio; Objetivos de Aprendizagem – Foco; e Objetivos de Aprendizagem Relacionados, que foram organizados em cores, com o objetivo de correlacionar essas colunas. Lembrando que:

  • as colunas denominadas “Unidade Temática”, “Objetos de Conhecimento” e “Conteúdos” se relacionam às metodologias para atingir os objetivos de aprendizagem focais e relacionados;
  • a coluna “Conhecimento Prévio” se relaciona com a coluna “Objetivos de Aprendizagem - Foco” como conhecimento necessário para atingir a essência conceitual, e
  • a coluna “Objetivos de Aprendizagem – Foco” se relaciona com a coluna “Objetivos de Aprendizagem Relacionados” pois se complementam ou podem ser desenvolvidos juntos.

Ao final de cada quadro organizador é possível encontrar, nos anos iniciais, o campo “comentário” onde são abordados esclarecimentos a fim de elucidar o objetivo de aprendizagem focal e algumas possibilidades de encaminhamentos metodológicos. Nesse campo são indicadas sugestões de integrações com outros componentes curriculares, além do bloco de objetivos de aprendizagem estar conectado com “Temas Contemporâneos Transversais” que são relevantes para o desenvolvimento da cidadania.

Na sequência você encontrará uma legenda que caracteriza e conceitua cada categoria presente no quadro organizador do componente curricular de Ciências. Logo após, estará disponível o quadro das progressões dos anos iniciais, que organiza as aprendizagens focais de todos os anos em uma única página, em caráter contínuo e progressivo.

 

LEGENDA DO QUADRO ORGANIZADOR

UNIDADE TEMÁTICA São categorias mais abrangentes que organizam os objetos de conhecimento do componente curricular de Ciências ao longo do Ensino Fundamental.
OBJETOS DE CONHECIMENTO São conteúdos e conceitos que fazem parte de uma unidade temática e que contribuem para o desenvolvimento dos objetivos de aprendizagens focais e relacionados.
CONTEÚDOS São sugestões de conteúdos específicos que devem, aliados as metodologias, contribuir para o desenvolvimento dos objetivos de aprendizagens focais e relacionados.
CONHECIMENTOS PRÉVIOS São objetivos de aprendizagem previamente desenvolvidos com o estudante e que permitem a progressão didática ao longo do Ensino Fundamental. O conhecimento prévio é de suma relevância, pois abre possibilidades para se atingir o objetivo de aprendizagem focal.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO São os objetivos de aprendizagem que expressam os conhecimento de Ciências da Natureza que o estudante tem direito em aprender durante o ano letivo. Esses objetivos influenciam fortemente o desenvolvimento das Competências Gerais da BNCC e dos Direitos de Aprendizagem do componente curricular de Ciências.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS São objetivos de aprendizagem que complementam ou podem ser desenvolvidos junto aos objetivos de aprendizagem foco.

 

PROGRESSÃO DOS OBJETIVOS

Imagem da Progressão dos Objetos de Ciências

 

 

REFERÊNCIAS

 

Instituto Reúna. Mapas de Foco da BNCC - Ensino Fundamental. Ciências da Natureza. Realização: Fundação Itaú Social. Disponível em: <https://instituto-reuna.org.br/uploads/2020/10/MapaDeFocoBncc_CN_28102020.pdf>. Acesso em: out. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2017.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular em planilha. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: <http://download.basenacionalcomum.mec.gov.br/>. Acesso em: out. 2020.

PARANÁ. Secretaria Estadual de Educação. Currículo da Rede Estadual Paranaense (CREP). SEED/2019. Disponível em: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/crep_2020/ciencias_curriculo_rede_estadual_paranaense_diagramado.pdf>. Acesso em: out. 2020

 

Recomendar esta página via e-mail: