Mapas de Relações entre Componentes
O modo como o professor organiza o ensino tem muito a contribuir com o processo de aprendizagem, pois é no momento de planejar a aula que este seleciona objetivos, conteúdos, elabora e organiza a proposta de acordo comumametodologia adequada, seleciona os recursos didáticos e por fim indica critérios de avaliação para monitorar a aprendizagem durante todo o percurso do ensino. No documento Referencial Curricular do Paraná em foco existem muitos objetivos de aprendizagem que possibilitam a realização de uma abordagem integrada do conhecimento, evitando assim, o ensino fragmentado de conteúdos.
Nesse sentido, as representações intituladas “Mapa de Relações entre Componentes” têm como finalidade mostrar que alguns conhecimentos podem ser abordados numa sequência didática abrangendo objetivos de aprendizagens focais de dois ou mais componentes que dialogam entre si. No 1º ano do Ensino Fundamental, por exemplo, as noções de localização espacial podem ser trabalhadas sob o ponto de vista da Geografia e da Matemática. As noções que envolvem padrões e regularidades podem ser abordadas por Matemática e Ciências em uma sequência didática que organiza o estudo do fenômeno sob o ponto de vista desses dois componentes. As noções de temporalidade podem ser abordadas por Língua Portuguesa, História, Ciências e Matemática, enfim, são muitas as possibilidades de integração entre os componentes.
Dessa forma, sugerimos que ao planejar as suas aulas, o professor observe se há possibilidades de “pontos de encontro” entre os objetivos selecionados, proporcionando a relação entre os seus conteúdos. É claro que essa integração não pode ser algo forçado, além disso, deve-se considerar a especificidade de cada um dos componentes. Para tanto, orientamos a exploração dos mapas de relações entre os componentes, do 1º ao 5º ano, apresentados a seguir.