SUMÁRIO

Matemática - 4º ano

UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DO CONHECIMENTO CONTEÚDOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO (Habilidades) OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS
NÚMEROS E ÁLGEBRA Sistema de numeração: números naturais. Números naturais: comparação, representação, leitura e escrita por extenso. (PR.EF03MA01.s.3.01) Ler, escrever e comparar números naturais de até a ordem de unidade de milhar, estabelecendo relações entre os registros numéricos e em língua materna. (PR.EF04MA01.s.4.01) Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem de dezenas de milhar.  
NÚMEROS E ÁLGEBRA Sistema de numeração: números naturais. Composição e decomposição por meio de adições. (PR.EF03MA02.s.3.07) Identificar características do sistema de numeração decimal, utilizando a composição e a decomposição de número natural de até quatro ordens. (PR.EF04MA01.s.4.01) Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem de dezenas de milhar.  
Expectativa de fluência: Até o final do 4º ano espera-se que os estudantes estejam fluentes quanto à leitura, representação, comparação e ordenação de números maiores que 100 000.
Comentário: Antes de pensar na proposição de tarefas que envolvem números compostos por dezenas de milhar verifique quais conhecimentos os estudantes se apropriaram em relação às características do sistema de numeração decimal:
  • Utilizamos 10 algarismos para escrever qualquer número.
  • O sistema é decimal, funciona com agrupamentos de 10 em 10.
  • O sistema é posicional, isto é, o valor de cada algarismo é determinado pela posição que ele ocupa no quadro de ordens.
  • O zero é utilizado para indicar a posição vazia dentre os agrupamentos de 10.
  • O sistema é multiplicativo, isto é, o valor de cada algarismo na posição que ocupa no quadro de ordens representa um número que é múltiplo de uma potência da base dez.
  • O sistema é aditivo, isto é, o valor do numeral é dado pela soma dos valores de cada algarismo na ordem que ocupam no quadro de ordens.
As regras que compõe o sistema de numeração decimal são complexas e por isso a fluência nesse objetivo focal vai muito além do domínio da sequência numérica, da contagem de memória e da grafia de algarismos, deve ser trabalhado de forma progressiva e contínua. Desta forma orienta-se a realização de uma avaliação diagnóstica para verificar o conhecimento que os estudantes têm em relação à organização do sistema de numeração decimal para que possam, progressivamente, avançar no domínio de representações até a ordem da unidade de milhar no 4º ano. Um ditado de números pode revelar se os estudantes compreenderam as referidas características e contribuir para o planejamento de tarefas que poderão aproximar os estudantes do objetivo de aprendizagem focal. O trabalho com a leitura de tabelas e gráficos podem servir como contexto possibilitando aos estudantes produzirem significados em relação a números de qualquer ordem. O uso de recurso manipulável contribui muito para observação de tais características: as cédulas do Sistema Monetário, o quadro de ordens, o ábaco e o material dourado são indicados para essa finalidade.

 

 

UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DO CONHECIMENTO CONTEÚDOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO (Habilidades) OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS
NÚMEROS E ÁLGEBRA Sistema de numeração: números naturais. Números naturais: composição e decomposição por meio de adições e multiplicações por potências de dez. (PR.EF03MA02.s.3.07) Identificar características do sistema de numeração decimal, utilizando a composição e a decomposição de número natural de até quatro ordens. (PR.EF04MA02.a.4.52) Mostrar, por decomposição e composição, que todo número natural pode ser escrito por meio de adições e multiplicações por potências de dez (Exemplo: 12 345= (1 x 10 000) + (2 x 1 000) + (3 x 100) + (4 x 10) + 5 x 1), para compreender o sistema de numeração decimal e desenvolver estratégias de cálculo.  
Expectativa de fluência: Espera-se que até o final do 4º ano os estudantes sejam capazes de compor e decompor números com base em adições (3235 = 3000 + 200 +30 + 5), pois esse conhecimento é considerado alicerce para compreensão de algoritmos relacionados às operações matemáticas.
Comentário: Representar a decomposição de um número natural por meio de adições e multiplicações por potências de base dez pressupõe que o aluno compreendeu adequadamente os princípios que estruturam o Sistema de Numeração Decimal. Por exemplo, situações em que haja possibilidade de escrever o número 3235 como sendo 3000 + 200 + 30 + 5 que, por sua vez, pode ser entendido como 3 x 1000 + 2 x 100 + 3 x 10 + 5 x 1 indica explicitamente que o algarismo 3 (usado no número duas vezes) representa diferentes valores dependendo da ordem ocupada por ele: na ordem da unidade do milhar seu valor é 3000 (3 x 1000), enquanto na ordem das dezenas seu valor é 30 (3 x 10). Esta compreensão implica no desenvolvimento de estratégias pessoais de cálculo e subsidiam, também, a compreensão de propriedades das operações matemáticas. No caso de multiplicar 2 x 128 é possível, por exemplo, efetuar 2 x 100 + 2 x 20 + 2 x 8, fato que advém de 2 x (100 + 20 + 8), ou seja, da propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição.

 

 

UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DO CONHECIMENTO CONTEÚDOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO (Habilidades) OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS
NÚMEROS E ÁLGEBRA Sistema de numeração: números naturais. Problemas de adição e de subtração no conjunto dos
números naturais.
(PR.EF03MA05.s.3.11) Utilizar diferentes procedimentos de cálculo mental e escrito para resolver problemas significativos envolvendo
adição e subtração com
números naturais.
(PR.EF04MA03.s.4.06) Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo, cálculo mental e algoritmos, além de fazer estimativas do resultado. (PR.EF04MA03.d.4.08) Resolver operações de adição (com e sem agrupamento e reagrupamento) e subtração (com e sem desagrupamento) envolvendo números naturais e expressos na forma decimal.
NÚMEROS E ÁLGEBRA Sistema de numeração: números naturais. Algoritmos para adição e subtração no conjunto dos
números naturais.
(PR.EF04MA01.s.4.01) Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem de dezenas de milhar. (PR.EF04MA03.s.4.06) Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo, cálculo mental e algoritmos, além de fazer estimativas do resultado. (PR.EF04MA04.s.4.09) Utilizar as relações entre adição e subtração, bem como entre multiplicação e divisão, para ampliar as estratégias e a verificação de cálculos que realiza.
NÚMEROS E ÁLGEBRA Sistema de numeração: números naturais. Estratégias para verificação de cálculos: operações
inversas sem e com o uso de calculadoras.
(PR.EF04MA01.s.4.01) Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem de dezenas de milhar. (PR.EF04MA03.s.4.06) Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo, cálculo mental e algoritmos, além de fazer estimativas do resultado. (PR.EF04MA05.s.4.55) Utilizar as propriedades das operações para desenvolver estratégias de cálculo.
NÚMEROS E ÁLGEBRA Sistema de numeração: números naturais. Estratégias para
verificação de
cálculos: operações
inversas sem e
com o uso de
calculadoras.
(PR.EF04MA01.s.4.01) Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem de dezenas de milhar. (PR.EF04MA03.s.4.06) Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo, cálculo mental e algoritmos, além de fazer estimativas do resultado. (PR.EF04MA13.s.4.16) Reconhecer, por meio de investigações, utilizando a calculadora quando necessário, as relações inversas entre as operações de adição e de subtração e de multiplicação e de divisão, para aplicá-las na resolução de problemas.
NÚMEROS E ÁLGEBRA Sistema de numeração: números naturais. Estratégias para
verificação de
cálculos: operações
inversas sem e
com o uso de
calculadoras.
(PR.EF04MA01.s.4.01) Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem de dezenas de milhar. (PR.EF04MA03.s.4.06) Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo, cálculo mental e algoritmos, além de fazer estimativas do resultado. (PR.EF04MA25.a.4.75) Resolver e elaborar problemas que envolvam situações de compra e venda e formas de pagamento (cédulas e moedas, cartão de crédito e cheque), utilizando termos como troco, desconto, acréscimo, pagamento a prazo e à vista, lucro e prejuízo, enfatizando o consumo
ético, consciente e responsável.
Expectativa de fluência: Ao final do 4º ano espera-se que os estudantes estejam fluentes na realização de adições e subtrações com números naturais e que consigam resolver e elaborar problemas que envolvem ideias relacionadas a essas operações.
Comentário: Compreender as ideias associadas à adição e subtração, entender a estrutura dos algoritmos convencionais para efetuar tais cálculos, usando, sempre que necessário, estratégias pessoais de cálculo, é tão importante quanto resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo tais operações. A resolução de problemas entendida como uma abordagem metodológica possibilita aos estudantes momentos ativos de elaboração de conceitos e não apenas reprodutores de procedimentos algoritmos. Ao abordar as operações por meio de problemas, os estudantes aprendem, de forma simultânea, a resolver problemas e operações, seja cálculo mental ou escrito. Orienta-se a elaboração de problemas a partir de elementos presentes nas práticas sociais, pois isso contribui para gerar no estudante a necessidade em realizar a tarefa. Os jogos e as brincadeiras, o contexto do Sistema Monetário Brasileiro e outros poderão contribuir muito no processo de aprendizagem.

 

 

UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DO CONHECIMENTO CONTEÚDOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO (Habilidades) OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS
NÚMEROS E ÁLGEBRA Sistema de numeração: números naturais. Problemas de multiplicação: significados de adição de parcelas iguais, organização
retangular e proporcionalidade.
(PR.EF03MA07.a.3.25) Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10) com os significados de adição de parcelas iguais e elementos apresentados em disposição retangular, utilizando diferentes estratégias de cálculo e registros e representações por meio de recursos manipuláveis ou digitais. (PR.EF04MA06.s.4.10) Resolver e elaborar problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação (adição de parcelas iguais, organização retangular e proporcionalidade), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos. (PR.EF04MA04.s.4.09) Utilizar as relações entre adição e subtração, bem como entre multiplicação e divisão, para ampliar as estratégias e a verificação de cálculos que realiza.
NÚMEROS E ÁLGEBRA Sistema de numeração: números naturais. Operação de multiplicação por
um e por dois fatores no conjunto dos números
naturais.
PR.EF04MA01.s.4.01) Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem de dezenas de milhar. (PR.EF04MA06.s.4.10) Resolver e elaborar problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação (adição de parcelas iguais, organização retangular e proporcionalidade), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos. (PR.EF04MA05.s.4.55) Utilizar as propriedades das operações para desenvolver estratégias de cálculo.
NÚMEROS E ÁLGEBRA Sistema de numeração: números naturais. Operação de multiplicação por
um e por dois fatores no conjunto dos números
naturais.
PR.EF04MA01.s.4.01) Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem de dezenas de milhar. (PR.EF04MA06.s.4.10) Resolver e elaborar problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação (adição de parcelas iguais, organização retangular e proporcionalidade), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos. (PR.EF04MA08.s.4.31) Resolver, com o suporte de imagem e/ou material manipulável, problemas simples de contagem, como a determinação do número de agrupamentos possíveis ao se combinar cada elemento de uma coleção com todos os elementos de outra, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.
NÚMEROS E ÁLGEBRA Sistema de numeração: números naturais. Operação de multiplicação por
um e por dois fatores no conjunto dos números
naturais.
PR.EF04MA01.s.4.01) Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem de dezenas de milhar. (PR.EF04MA06.s.4.10) Resolver e elaborar problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação (adição de parcelas iguais, organização retangular e proporcionalidade), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos. (PR.EF04MA11.s.4.12) Identificar regularidades em sequências numéricas compostas por múltiplos de um número natural.
NÚMEROS E ÁLGEBRA Sistema de numeração: números naturais. Operação de multiplicação por
um e por dois fatores no conjunto dos números
naturais.
PR.EF04MA01.s.4.01) Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem de dezenas de milhar. (PR.EF04MA06.s.4.10) Resolver e elaborar problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação (adição de parcelas iguais, organização retangular e proporcionalidade), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos. (PR.EF04MA13.s.4.16) Reconhecer, por meio de investigações, utilizando a calculadora quando necessário, as relações inversas entre as operações de adição e de subtração e de multiplicação e de divisão, para aplicá-las na resolução de problemas.
Expectativa de fluência: Espera-se que os estudantes estejam fluentes na resolução de problemas que envolvem a multiplicação, a partir da ideia de adição de parcelas iguais, utilizando desenhos e esquemas como formas de registro e que tenham se apropriado dos fatos fundamentais da multiplicação até o final do 4º ano.
Comentário: Esse objetivo retoma e amplia o trabalho iniciado com o objetivo (PR.EF03MA07.a.3.16), inserindo a ideia de proporcionalidade, além da ideia de adição de parcelas iguais e a de disposição retangular. Nesta ampliação, o estudante deve ter a oportunidade de verificar como uma grandeza (discreta) se comporta ao modificarmos outra associada a ela. Por exemplo, se com 2 garrafas de suco concentrado é possível fazer 6 jarras de suco, cada uma de 1 L, quantas garrafas de suco concentrado são necessárias para fazermos 18 jarras idênticas? Contextos envolvendo dobro, triplo, quádruplo, etc. são favoráveis ao desenvolvimento desta habilidade. Além disso, já é possível explorar o algoritmo convencional para efetuar a multiplicação. Alguns exemplos de problemas que envolvem as ideias mencionadas:
  • Ideia de proporcionalidade: Maria utiliza 1 dúzia de ovos para fazer 3 pudins. Quantos ovos são necessários para fazer 4 pudins?
  • Ideia de adição de parcelas iguais: Raquel comprou 3 pacotes de pirulitos. Cada pacote tem 50 pirulitos. Quantos pirulitos ela comprou ao todo?
  • Ideia de configuração retangular: Em um cinema as poltronas estão organizadas em 5 fileiras. Cada fileira tem 15 poltronas. Quantas poltronas têm no salão do cinema?

 

 

UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DO CONHECIMENTO CONTEÚDOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO (Habilidades) OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS
NÚMEROS E ÁLGEBRA Sistema de numeração: números naturais. Operações de divisão (máximo dois números no divisor): estratégias pessoais e algoritmos. (PR.EF03MA07.a.3.16) Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10) com os significados de adição de parcelas iguais e elementos apresentados em disposição retangular, utilizando diferentes estratégias de cálculo e registros e representações por meio de recursos manipuláveis ou digitais. (PR.EF04MA07.s.4.92) Resolver e elaborar problemas de divisão cujo divisor tenha no máximo dois algarismos, envolvendo os significados de repartição equitativa e de medida, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos. (PR.EF04MA07.d.4.93) Resolver operações de divisão (máximo de dois números no divisor) por meio de estratégias diversas, tais como a decomposição das escritas numéricas para a realização do cálculo mental exato e aproximado e de técnicas convencionais utilizando recursos manipuláveis e registros pictóricos como apoio, caso necessário.
NÚMEROS E ÁLGEBRA Sistema de numeração: números naturais. Problemas de divisão: significados de repartição equitativa (distribuir igualmente) e de medida (PR.EF04MA01.s.4.01) Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem de dezenas de milhar. (PR.EF04MA07.s.4.92) Resolver e elaborar problemas de divisão cujo divisor tenha no máximo dois algarismos, envolvendo os significados de repartição equitativa e de medida, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos. (PR.EF04MA12.s.4.15) Reconhecer, por meio de investigações, que há grupos de números naturais para os quais as divisões por um determinado número resultam em restos iguais, identificando regularidades.
NÚMEROS E ÁLGEBRA Sistema de numeração: números naturais. Problemas de divisão: significados de repartição equitativa (distribuir igualmente) e de medida (PR.EF04MA01.s.4.01) Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem de dezenas de milhar. (PR.EF04MA07.s.4.92) Resolver e elaborar problemas de divisão cujo divisor tenha no máximo dois algarismos, envolvendo os significados de repartição equitativa e de medida, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos. (PR.EF04MA13.s.4.16) Reconhecer, por meio de investigações, utilizando a calculadora quando necessário, as relações inversas entre as operações de adição e de subtração e de multiplicação e de divisão, para aplicá-las na resolução de problemas.
Expectativa de fluência: EXPECTATIVA DE FLUÊNCIA: Os estudantes deverão ser capazes de resolver problemas que envolvem a divisão, considerando um algarismo como divisor, utilizando desenhos e esquemas como formas de registro.
Comentário: O objetivo de aprendizagem focal referente à operação divisão pressupõe duas ideias centrais, conforme mostram os exemplos.
  • A ideia de repartição equitativa: João tem 10 balas e vai repartir igualmente com seu amigo Pedro. Quantas balas cada um receberá?
  • Ideia de medida: Amanda está preparando lembrancinhas para seus alunos. Ela tem 100 pirulitos e vai colocar dois em cada pacote. Quantos pacotes ela vai conseguir fazer com 100 pirulitos?
Para o desenvolvimento dessas ideias indica-se a utilização de recursos didáticos manipuláveis e/ou digitais. Ao introduzir o conceito de divisão orienta-se o apoio nos registros realizados por meio de desenhos ou imagens para que no percurso da aprendizagem os estudantes se apropriem de formas convencionais de registro. No 4º ano orienta-se também a introdução das terminologias: divisor, dividendo, quociente e resto.

 

 

UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DO CONHECIMENTO CONTEÚDOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO (Habilidades) OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS
NÚMEROS E ÁLGEBRA Números naturais e racionais. Números racionais na forma fracionária: 1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10, 1/100 e 1/100. (PR.EF04MA07.s.4.92) Resolver e elaborar problemas de divisão cujo divisor tenha no máximo dois algarismos, envolvendo os significados de repartição equitativa e de medida, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos. (PR.EF04MA09.s.4.32) Reconhecer as frações unitárias mais usuais (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10, 1/100 e 1/100) como unidades de medida menores do que uma unidade, utilizando a reta numérica como recurso. (PR.EF04MA10.s.4.65) Reconhecer que as regras do sistema de numeração decimal podem ser estendidas para a representação decimal de um número racional e relacionar décimos e centésimos com a representação do Sistema Monetário Brasileiro.
Expectativa de fluência: Espera-se que até o final do 4º ano os estudantes reconheçam as frações mais usuais nos contextos de uso cotidiano conseguindo resolver problemas simples como fracionar quantidades de ingredientes em receitas.
Comentário: Frações unitárias são frações cujo numerador é igual a 1. O ensino de frações pode ser abordado por meio de problemas onde os estudantes poderão resolver, utilizando, a priori, recursos didáticos manipuláveis e/ou digitais, registros pessoais (desenhos, esquemas e palavras). No decorrer do percurso do ensino de frações incluem-se as representações numéricas e escritas e a compreensão dos termos da fração e seus significados. O denominador indica em quantas partes o inteiro foi dividido e o numerador determina o número de partes que serão “consideradas” do todo. A essência do conceito de fração está nas relações que se pode estabelecer entre as partes e o todo. Por exemplo: ao afirmar que 1/4 é o resultado de uma divisão de um inteiro em 4 partes iguais, implica em saber que se unirmos as 4 partes equivalentes a 1/4 compomos o inteiro que foi dividido. A ideia é levá-los à conclusão de que 1/4 cabe 4 vezes em um inteiro. Para contribuir com a aprendizagem do conceito de fração indica-se o uso da reta numérica para compreender as relações parte/todo.

 

 

UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DO CONHECIMENTO CONTEÚDOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO (Habilidades) OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS
NÚMEROS E ÁLGEBRA Propriedades da igualdade Propriedades da igualdade: expressões numéricas envolvendo uma incógnita. (PR.EF03MA05.s.3.11) Utilizar diferentes procedimentos de cálculo mental e escrito para resolver problemas significativos envolvendo adição e subtração com números naturais. (PR.EF04MA15.s.4.96) Determinar o número desconhecido que torna verdadeira uma igualdade que envolve as operações fundamentais com números naturais. (PR.EF04MA05.s.4.55) Utilizar as propriedades das operações para desenvolver estratégias de cálculo.
Comentário: Para que o estudante consiga determinar qual número desconhecido torna uma igualdade verdadeira, é necessário que ele, previamente, consiga estabelecer relações entre as operações envolvidas, sobretudo com o sinal que expressa a equivalência entre as sentenças. Por exemplo, para que ele consiga descobrir o número que torna a sentença ? + 7 = 15 - 2, é importante que ele saiba identificar que a expressão à esquerda do sinal de igual é uma adição, que a expressão à direita do sinal de igual representa uma subtração e que os resultados de ambas são iguais. Outro conceito importante previsto por esta habilidade refere-se ao princípio aditivo das igualdades, o qual afirma que adicionando o mesmo valor em ambos os membros de uma igualdade, a relação de igualdade se mantém inalterada. No exemplo dado, temos que se 6 + 7 = 15 - 2, adicionando 10 unidades em ambos os membros, a expressão obtida continua representando uma igualdade 6 + 7 + 10 = 15 - 2 + 10.

 

 

UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DO CONHECIMENTO CONTEÚDOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO (Habilidades) OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS
GEOMETRIAS Geometria Espacial. Figuras geométricas espaciais: prismas e pirâmides - classificação e planificações. (PR.EF03MA14.s.3.54) Descrever características de algumas figuras geométricas espaciais (prismas retos, pirâmides, cilindros, cones), relacionando-as com suas planificações. (PR.EF04MA17.n.4.40) Associar prismas e pirâmides a suas planificações e analisar, nomear e comparar seus atributos, estabelecendo relações entre as representações planas e espaciais. (PR.EF04MA16.s.4.17) Descrever deslocamentos e localização de pessoas e de objetos no espaço, por meio de malhas quadriculadas e representações como desenhos, mapas, planta baixa e croquis, empregando termos como direita e esquerda, mudanças de direção e sentido, intersecção, transversais, paralelas e perpendiculares.
Expectativa de fluência: Espera-se que até o final do 4º ano os estudantes consigam reconhecer a planificação das seguintes figuras geométricas espaciais: cubo, prisma de base retangular, pirâmide, cilindro e cone.
Comentário: O trabalho com este objetivo pode envolver gravuras, pinturas e esculturas, usando sólidos geométricos ou polígonos, os quais contêm muitos estímulos visuais. Quando problematizadas, elas podem auxiliar tanto o desenvolvimento de um senso estético quanto propiciar que os estudantes vejam a criação que envolve a matemática, identificando uma das muitas relações que essa área apresenta em situações da vida. Aplicativos de computador e softwares de geometria dinâmica permitem resolver problemas de representação e construção de polígonos, ajudando na compreensão de suas propriedades. Uma das noções mais importantes, a de ângulos, deve ser mantida com esta habilidade.

 

 

 

UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DO CONHECIMENTO CONTEÚDOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO (Habilidades) OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS
GEOMETRIAS Geometria plana e espacial. Geometria plana: ângulos retos e não retos. (PR.EF03MA15.s.3.57) Classificar e comparar figuras planas (triângulo, quadrado, retângulo, trapézio e paralelogramo) em relação a seus lados (quantidade, posições relativas e comprimento) e vértices. (PR.EF04MA18.s.4.72) Reconhecer ângulos retos e não retos em figuras poligonais com o uso de dobraduras, esquadros ou softwares de geometria. (PR.EF04MA16.s.4.17) Descrever deslocamentos e localização de pessoas e de objetos no espaço, por meio de malhas quadriculadas e representações como desenhos, mapas, planta baixa e croquis, empregando termos como direita e esquerda, mudanças de direção e sentido, intersecção, transversais, paralelas e perpendiculares./td>
GEOMETRIAS Localização no espaço. Conceitos de intersecção, transversal, paralelas e perpendiculares. (PR.EF03MA15.s.3.57) Classificar e comparar figuras planas (triângulo, quadrado, retângulo, trapézio e paralelogramo) em relação a seus lados (quantidade, posições relativas e comprimento) e vértices. (PR.EF04MA18.s.4.72) Reconhecer ângulos retos e não retos em figuras poligonais com o uso de dobraduras, esquadros ou softwares de geometria. (PR.EF04MA19.s.4.98) Reconhecer simetria de reflexão em figuras e em pares de figuras geométricas planas e utilizá-la na construção de figuras congruentes, com o uso de malhas quadriculadas e de softwares de geometria.
Comentário: Para que o estudante consiga reconhecer ângulos (retos ou não retos) em figuras poligonais, é necessário que ele compreenda, inicialmente, que os lados que incidem sobre um determinado vértice de um polígono delimitam uma região no plano cuja abertura pode ser medida por meio de um ângulo. Usar instrumentos de medidas como o esquadro para sobrepor aos ângulos do polígono ou realizar dobraduras para comparar tais ângulos, favorece o desenvolvimento desse objetivo. Outro fator importante, previsto neste objetivo, implica na percepção de ângulo como mudanças de direção decorrentes de giros. Dessa maneira, o estudante pode compreender que, efetuando quatro giros correspondentes ao ângulo reto, ele efetua uma volta completa, retornando à posição de origem. A utilização de softwares para exploração de movimentações de personagens pode auxiliar no desenvolvimento deste conceito. O conceito de ângulo pode ser desenvolvido a partir do conteúdo localização espacial, onde os estudantes podem utilizar a ideia de ângulo para descrever a movimentação de objetos ou pessoas no espaço. Exemplo: a professora andou 6 passos, fez 1/2 giro para a direita e chegou à porta da sala.

 

 

 

UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DO CONHECIMENTO CONTEÚDOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO (Habilidades) OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS
GRANDEZAS E MEDIDAS Medidas de comprimento, massa e capacidade. Medidas de comprimento, medições e registro do resultado das medições. (PR.EF03MA19.s.3.40) Estimar, medir e comparar comprimentos, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas mais usuais (metro, centímetro e milímetro) e diversos instrumentos de medida. (PR.EF04MA20.n.4.43) Medir e estimar comprimentos (incluindo perímetros), massas e capacidades, utilizando unidades de medida padronizadas mais usuais, valorizando e respeitando a cultura local. (PR.EF04MA19.s.4.98) Reconhecer simetria de reflexão em figuras e em pares de figuras geométricas planas e utilizá-la na construção de figuras congruentes, com o uso de malhas quadriculadas e de softwares de geometria.
GRANDEZAS E MEDIDAS Medidas de comprimento, massa e capacidade. Relações entre medidas de comprimento com os números racionais na forma fracionária e decimal. (PR.EF03MA20.s.3.88) Estimar e medir capacidade e massa, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas mais usuais (litro, mililitro, quilograma, grama e miligrama), reconhecendo-as em leitura de rótulos e embalagens, entre outros. (PR.EF04MA20.n.4.43) Medir e estimar comprimentos (incluindo perímetros), massas e capacidades, utilizando unidades de medida padronizadas mais usuais, valorizando e respeitando a cultura local. (PR.EF04MA21.s.4.100) Medir, comparar e estimar área de figuras planas desenhadas em malha quadriculada, pela contagem dos quadradinhos ou de metades de quadradinho, reconhecendo que duas figuras com formatos diferentes podem ter a mesma medida de área.
Expectativa de fluência: Espera-se que os estudantes consigam realizar medições de comprimento, massa e capacidade, utilizando régua e fita métrica, balança e recipientes de 1 litro, e que consigam relacionar as unidades de medida mais usuais (metro e centímetro, quilograma e grama, litro e mililitro) no contexto de problemas.
Comentário: Este objetivo retoma o trabalho desenvolvido nos anos anteriores (ver PR.EF03MA19.s.3.40) que envolve medições de comprimentos, trazendo consigo a possibilidade de o estudante calcular perímetros de figuras e espaços. Explorar diferentes tipos de figuras, que não sejam apenas polígonos, é uma boa alternativa para que o estudante compreenda que o perímetro é a medida do contorno de uma figura ou espaço. Utilizar material de apoio como linhas, barbantes ou cordas com o intuito de retificar a circunferência e, assim, medir seu perímetro, é uma sugestão interessante neste caso. O importante é levar o estudante a compreender que o entorno no qual vive pode ser mensurado a partir desta e outros tipos de estratégias.

 

 

UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DO CONHECIMENTO CONTEÚDOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO (Habilidades) OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS
GRANDEZAS E MEDIDAS Medidas de tempo. Medidas de tempo: relações entre horas, minutos e segundos. (PR.EF03MA23.s.3.58) Ler horas em relógios digitais e em relógios analógicos e reconhecer a relação entre hora e minutos e entre minuto e segundos. (PR.EF04MA22.s.4.22) Ler e registrar medidas e intervalos de tempo em horas, minutos e segundos em situações relacionadas ao seu cotidiano, como informar os horários de início e término de realização de uma tarefa e sua duração.  
GRANDEZAS E MEDIDAS Medidas de tempo. Leitura e registro de horas em relógios digitais e analógicos. (PR.EF03MA23.s.3.58) Ler horas em relógios digitais e em relógios analógicos e reconhecer a relação entre hora e minutos e entre minuto e segundos. (PR.EF04MA22.s.4.22) Ler e registrar medidas e intervalos de tempo em horas, minutos e segundos em situações relacionadas ao seu cotidiano, como informar os horários de início e término de realização de uma tarefa e sua duração.  
Expectativa de fluência: Até o final do 4º ano espera-se que os estudantes estejam fluentes na leitura de horas em relógios analógicos, relacionando hora e minuto.
Comentário: Esse objetivo amplia o trabalho previsto no objetivo (PR.EF03MA23.s.3.58), pois enquanto no 3º ano o foco se restringia à leitura e interpretação de horas em relógios (analógicos e digitais), agora o objetivo principal é levar o estudante a determinar o tempo decorrido entre dois instantes de tempo (inicial e final). Este tipo de tarefa envolve uma base de contagem diferente daquela com a qual o estudante está habituado, pois as unidades de medida de tempo se agrupam de acordo com a base 60. Situações que delimitam a execução de uma tarefa podem ser bons subsídios para o desenvolvimento deste objetivo.

 

 

UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DO CONHECIMENTO CONTEÚDOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO (Habilidades) OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS
TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO Noções básicas de eventos aleatórios. Noções de acaso.   (PR.EF04MA26.s.4.51) Identificar, entre eventos aleatórios cotidianos, aqueles que têm maior chance de ocorrência, reconhecendo características de resultados mais prováveis, sem utilizar frações.  
TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO Noções básicas de eventos aleatórios. Espaço amostral.   (PR.EF04MA26.s.4.51) Identificar, entre eventos aleatórios cotidianos, aqueles que têm maior chance de ocorrência, reconhecendo características de resultados mais prováveis, sem utilizar frações.  
TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO Noções básicas de eventos aleatórios. Eventos aleatórios.   (PR.EF04MA26.s.4.51) Identificar, entre eventos aleatórios cotidianos, aqueles que têm maior chance de ocorrência, reconhecendo características de resultados mais prováveis, sem utilizar frações.  
Comentário: Para que o estudante seja capaz de identificar, em eventos aleatórios cotidianos aquele que tem a maior chance de ocorrer, é necessário que ele conheça características dos resultados mais prováveis. Em outras palavras, ele deve reconhecer que dentre todas as possibilidades de ocorrência de um evento, aquele que apresenta uma maior frequência é o que tem maior chance de ocorrer. Um exemplo de expectativa de aprendizagem relativa a esta habilidade consiste em analisar a soma obtida no lançamento de dois dados. Por meio da investigação, o estudante deve verificar que dentre as 36 possíveis somas (6 x 6 = 36), existem algumas cujo resultado é mais frequente. Dos resultados possíveis (2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11 e 12), ele pode verificar que a soma 7 é mais frequente do que a soma 2, pois enquanto a primeira apresenta 6 possibilidades de ocorrência (1+6, 2+5, 3+4, 4+3, 5+2, 6+1), a segunda possui apenas 1 possibilidade (1+1). Isto quer dizer que obter a soma 7 no lançamento de dois dados é “mais provável” que obter a soma 2. Note que durante o processo de investigação não houve necessidade da utilização de frações, condição solicitada no objetivo.

 

 

UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DO CONHECIMENTO CONTEÚDOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO (Habilidades) OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS
TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO Dados Tabelas Gráficos Leitura, interpretação e comparação de dados apresentados em tabelas simples e de dupla entrada e gráficos de colunas e pictóricos. (PR.EF03MA27.s.3.44) Ler, interpretar e comparar dados apresentados em tabelas de dupla entrada, gráficos de barras ou de colunas, envolvendo resultados de pesquisas significativas, utilizando termos como maior e menor frequência, apropriandose desse tipo de linguagem para compreender aspectos da realidade sociocultural significativos. (PR.EF04MA27.s.4.26) Analisar dados apresentados em tabelas simples ou de dupla entrada e em gráficos de colunas ou pictóricos, com base em informações das diferentes áreas do conhecimento, e produzir texto com a síntese de sua análise. (PR.EF04MA23.s.4.104) Reconhecer temperatura como grandeza e o grau Celsius como unidade de medida a ela associada e utilizá-lo em comparações de temperaturas em diferentes regiões do Brasil ou no exterior ou, ainda, em discussões que envolvam problemas relacionados ao aquecimento global.
TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO Dados Tabelas Gráficos Produção de textos síntese após análise de gráficos e tabelas. (PR.EF03MA27.s.3.44) Ler, interpretar e comparar dados apresentados em tabelas de dupla entrada, gráficos de barras ou de colunas, envolvendo resultados de pesquisas significativas, utilizando termos como maior e menor frequência, apropriandose desse tipo de linguagem para compreender aspectos da realidade sociocultural significativos. (PR.EF04MA27.s.4.26) Analisar dados apresentados em tabelas simples ou de dupla entrada e em gráficos de colunas ou pictóricos, com base em informações das diferentes áreas do conhecimento, e produzir texto com a síntese de sua análise. (PR.EF04MA24.n.4.107) Registrar as temperaturas máxima e mínima diárias, em locais do seu cotidiano, e elaborar gráficos de colunas com as variações diárias da temperatura, utilizando, inclusive, planilhas eletrônicas.
Expectativa de fluência: Ao final do 4º ano espera-se que os estudantes consigam resolver problemas que envolvem informações apresentadas em tabelas simples, dupla entrada e gráficos de colunas.
Comentário: Esse objetivo retoma e amplia o trabalho proposto no objetivo (PR.EF03MA27.s.3.44), incluindo representações por meio de pictogramas (gráficos elaborados com apoio de figuras). Pressupõe-se que ao desenvolver esse objetivo o estudante já tenha tido algum tipo de contato com a análise e interpretação de gráficos e que seja possibilitado a escrita das conclusões por ele elaboradas a partir da análise do gráfico.

 

 

UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DO CONHECIMENTO CONTEÚDOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO (Habilidades) OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS
TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO Pesquisa estatística.

Dados Tabelas Gráficos
Pesquisa, organização, tratamento de dados e informações. (PR.EF03MA28.n.3.45) Produzir textos para expressar as ideias que elaborou a partir da leitura de tabelas de dupla entrada, gráficos de barras ou de colunas. (PR.EF04MA28.n.4.86) Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas e organizar dados coletados por meio de tabelas e gráficos de colunas simples ou agrupadas, com e sem uso de tecnologias digitais. (PR.EF04MA23.s.4.104) Reconhecer temperatura como grandeza e o grau Celsius como unidade de medida a ela associada e utilizá-lo em comparações de temperaturas em diferentes regiões do Brasil ou no exterior ou, ainda, em discussões que envolvam problemas relacionados ao aquecimento global.
TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO Pesquisa estatística.

Dados Tabelas Gráficos
Pesquisa, organização, tratamento de dados e informações. (PR.EF04MA27.s.4.26) Analisar dados apresentados em tabelas simples ou de dupla entrada e em gráficos de colunas ou pictóricos, com base em informações das diferentes áreas do conhecimento, e produzir texto com a síntese de sua análise. (PR.EF04MA28.n.4.86) Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas e organizar dados coletados por meio de tabelas e gráficos de colunas simples ou agrupadas, com e sem uso de tecnologias digitais. (PR.EF04MA24.n.4.107) Registrar as temperaturas máxima e mínima diárias, em locais do seu cotidiano, e elaborar gráficos de colunas com as variações diárias da temperatura, utilizando, inclusive, planilhas eletrônicas.
Comentário: Esse objetivo retoma o trabalho previsto no objetivo (PR.EF03MA28.s.3.63) com a inclusão das variáveis quantitativas (além das variáveis categóricas/ qualitativas). Como o próprio nome pressupõe, as variáveis quantitativas são aquelas nas quais há a possibilidade de serem representadas por meio de números, sejam estes referentes a quantidades ou a medidas. O trabalho envolvendo as etapas do método estatístico (elaboração de hipótese, coleta, tratamento de dados, apresentação e conclusão) continua evidenciado no objetivo, desde que os temas sejam relevantes ao interesse dos estudantes.

 

 

Recomendar esta página via e-mail: