Matemática - 1º ano
UNIDADE TEMÁTICA | OBJETOS DO CONHECIMENTO | CONTEÚDOS | CONHECIMENTOS PRÉVIOS | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO (Habilidades) | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS |
NÚMEROS E ÁLGEBRA | Sistema de numeração de decimal. | O conceito de número e a sua função social. | Processos Mentais Básicos: correspondência, classificação, inclusão, seriação, sequenciação, comparação, conservação. | (PR.EF01MA04.s.1.53) Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos, em situações de seu interesse, como jogos, brincadeiras, materiais da sala de aula, entre outros. | (PR.EFO1MA01.s.1.01) Reconhecer e utilizar da função social dos números naturais como indicadores de quantidade, de ordem, de medida e de código de identificação em diferentes situações cotidianas. |
NÚMEROS E ÁLGEBRA | Sistema de numeração de decimal. | Números ordinais (1º ao 10º). | Processos Mentais Básicos: correspondência, classificação, inclusão, seriação, sequenciação, comparação, conservação. | (PR.EF01MA04.s.1.53) Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos, em situações de seu interesse, como jogos, brincadeiras, materiais da sala de aula, entre outros. | (PR.EF01MA02.n.1.52) Reconhecer, registrar e utilizar os números ordinais no contexto das práticas sociais (1.º ao 10.º). |
NÚMEROS E ÁLGEBRA | Sistema de numeração de decimal. | Contagem exata de objetos com registros verbais e simbólicos até 100 unidades. | Processos Mentais Básicos: correspondência, classificação, inclusão, seriação, sequenciação, comparação, conservação. | (PR.EF01MA04.s.1.53) Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos, em situações de seu interesse, como jogos, brincadeiras, materiais da sala de aula, entre outros. | (PR.EFO1MA02.s.1.06) Contar de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos, por meio de recursos (manipuláveis e digitais) e apoio em imagens como suporte para resolver problemas. |
NÚMEROS E ÁLGEBRA | Sistema de numeração de decimal. | Medida de valor: Sistema Monetário Brasileiro. | Processos Mentais Básicos: correspondência, classificação, inclusão, seriação, sequenciação, comparação, conservação. | (PR.EF01MA04.s.1.53) Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos, em situações de seu interesse, como jogos, brincadeiras, materiais da sala de aula, entre outros. | (PR.EF01MA19.s.1.70) Reconhecer e relacionar valores de moedas e cédulas do Sistema Monetário Brasileiro e outros, de acordo com a cultura local, para resolver situações simples do cotidiano do estudante. |
Expectativa de fluência: Espera-se que ao final do 1º ano os estudantes consigam contar os elementos de um conjunto de objetos sem indicar o mesmo mais de uma vez e sem esquecer de nenhum deles, bem como utilizar marcas gráficas e algarismos para registrar as quantidades contadas de forma correta.
Descritores relacionados a este bloco de objetivos:
D01 Executar a contagem de um grupo de objetos/pessoas/animais.
D02 Reconhecer números ordinais.
D03 Corresponder números naturais à sua escrita por extenso.
D04 Identificar números naturais segundo critério de ordem.
D06 Completar sequências de números naturais.
D07 Comparar ou ordenar quantidades pela contagem.
D13 Identificar e corresponder cédulas e/ou moedas do Sistema Monetário Brasileiro.
Descritores extraídos da Matriz de Referência do Programa Mais Alfabetização.
Descritores relacionados a este bloco de objetivos:
D01 Executar a contagem de um grupo de objetos/pessoas/animais.
D02 Reconhecer números ordinais.
D03 Corresponder números naturais à sua escrita por extenso.
D04 Identificar números naturais segundo critério de ordem.
D06 Completar sequências de números naturais.
D07 Comparar ou ordenar quantidades pela contagem.
D13 Identificar e corresponder cédulas e/ou moedas do Sistema Monetário Brasileiro.
Descritores extraídos da Matriz de Referência do Programa Mais Alfabetização.
Comentário: O sistema de numeração decimal é organizado de acordo com um conjunto de regras.
Indicação de Leitura:
LORENZATTO, Sérgio. Que Matemática ensinar no primeiro dos nove anos do Ensino Fundamental? FE/Unicamp.
Disponível em:<https://alb.org.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais17/txtcompletos/sem07/COLE_2698.pdf>. Acesso em: 18 jun. 2015.
- Utilizamos 10 algarismos para escrever qualquer número.
- O sistema é decimal, funciona com agrupamentos de 10 em 10.
- O sistema é posicional, isto é, o valor de cada algarismo é determinado pela posição que ele ocupa no quadro de ordens.
- O zero é utilizado para indicar a posição vazia dentre os agrupamentos de 10.
- O sistema é multiplicativo, isto é, o valor de cada algarismo na posição que ocupa no quadro de ordens representa um número que é múltiplo de uma po tência da base dez.
- O sistema é aditivo, isto é, o valor do numeral é dado pela soma dos valores de cada algarismo na ordem que ocupam no quadro de ordens.
Indicação de Leitura:
LORENZATTO, Sérgio. Que Matemática ensinar no primeiro dos nove anos do Ensino Fundamental? FE/Unicamp.
Disponível em:
UNIDADE TEMÁTICA | OBJETOS DO CONHECIMENTO | CONTEÚDOS | CONHECIMENTOS PRÉVIOS | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO (Habilidades) | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS |
NÚMEROS E ÁLGEBRA | Sistema de numeração de decimal. | Comparação de números naturais. | (PR.EF01MA04.s.1.53) Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos, em situações de seu interesse, como jogos, brincadeiras, materiais da sala de aula, entre outros. | (PR.EF01MA05.s.1.59) Comparar números naturais de até duas ordens em situações cotidianas, com e sem suporte da reta numérica. | (PR.EFO1MA03.s.1.11) Estimar e comparar quantidades de objetos de dois conjuntos (em torno de 30 elementos), por estimativa e/ou por correspondência (um a um, dois a dois) para indicar “tem mais”, “tem menos” ou “tem a mesma quantidade”. |
Comentário: A contagem é considerada uma aprendizagem essencial para os estudantes do 1º ano dos anos iniciais. Contudo, saber a sequência numérica de memória ou grafá-la corretamente não indica a apropriação do conceito de número. Para que os estudantes possam comparar números naturais, de uma ou mais ordens, precisam aprender com fluência, a contar. O processo cognitivo “contar” tem relação com a ação de comparar dois conjuntos de objetos e indicar, seja por meio de estimativa ou correspondência, onde tem mais, onde tem menos ou se tem a mesma quantidade. Constitui um avanço no percurso dessa aprendizagem quando o estudante consegue ter o controle das quantidades de objetos contando os elementos e indicando uma palavra para cada um sem cometer equívocos de correspondência biunívoca. Indo um pouco mais adiante nesse percurso de aprendizagem, podemos dizer que os estudantes terão de ser capazes de avançar, indicando não apenas onde tem mais, mas quanto há a mais no conjunto de objetos. Do mesmo modo, demonstrará evolução na aprendizagem quando conseguir indicar não apenas onde tem menos, mas dizer quanto a menos.
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NÚMEROS E ÁLGEBRA | Sistema de numeração de decimal. | Números naturais: composição e decomposição na base 10. | (PR.EF01MA04.s.1.53) Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos, em situações de seu interesse, como jogos, brincadeiras, materiais da sala de aula, entre outros. | (PR.EF01MA07.s.1.38) Compor e decompor número de até duas ordens, por meio de diferentes adições, com o suporte de material manipulável, contribuindo para a compreensão de características do sistema de numeração decimal e o desenvolvimento de estratégias de cálculo. | (PR.EF01MA19.s.1.70) Reconhecer e relacionar valores de moedas e cédulas do Sistema Monetário Brasileiro e outros, de acordo com a cultura local, para resolver situações simples docotidiano do estudante. |
NÚMEROS E ÁLGEBRA | Sistema de numeração de decimal. | Medida de valor: Sistema Monetário Brasileiro. | (PR.EF01MA05.s.1.59) Comparar números naturais de até duas ordens em situações cotidianas, com e sem suporte da reta numérica. | (PR.EF01MA07.s.1.38) Compor e decompor número de até duas ordens, por meio de diferentes adições, com o suporte de material manipulável, contribuindo para a compreensão de características do sistema de numeração decimal e o desenvolvimento de estratégias de cálculo. | (PR.EF01MA19.s.1.70) Reconhecer e relacionar valores de moedas e cédulas do Sistema Monetário Brasileiro e outros, de acordo com a cultura local, para resolver situações simples docotidiano do estudante. |
Expectativa de fluência: Ao final do 1º ano espera-se que os estudantes sejam capazes de compor e decompor números formados por duas ordens, utilizando a ideia aditiva como estratégia e recursos manipuláveis e/ou digitais como apoio.
Descritor relacionado a este bloco de objetivos:
D05 Identificar composição ou decomposição de números naturais.
Descritor relacionado a este bloco de objetivos:
D05 Identificar composição ou decomposição de números naturais.
Comentário: Para que seja possível a composição e decomposição de números até dois algarismos, é necessário que o estudante já conheça a sequência numérica e a representação escrita e falada dos números. Também é necessário que ele compreenda que um número pode ser obtido pela soma de outros números. A própria representação falada/escrita dos numerais pode auxiliar o estudante neste processo ao perceber que, por exemplo, dezesseis pode ser formado por dez e seis ou vinte e um pode ser obtido por vinte mais um. Como o próprio objetivo prevê o uso de materiais manipulativos, como, por exemplo, as cédulas do Sistema Monetário Brasileiro (sem valor), pode auxiliar o estudante no desenvolvimento de estratégias próprias para compor/decompor um determinado número. Por exemplo, é possível que alguns estudantes obtenham 20 a partir de duas notas de 10 (10 + 10); outros percebam que também é possível obter este mesmo número com uma nota de dez e outras duas de cinco (10 + 5 + 5); ou até mesmo aqueles que formem com quatro notas de cinco (5 + 5 + 5 + 5). Espera-se que ao trabalhar composição e decomposição, o Sistema Monetário seja utilizado como um dos recursos que possibilitará aos estudantes maior compreensão sobre o sistema decimal e estratégias de cálculo.
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NÚMEROS E ÁLGEBRA | Sistema de numeração de decimal. | Problemas de adição e de subtração: significados de juntar, acrescentar, separar e retirar. | (PR.EF01MA05.s.1.59) Comparar números naturais de até duas ordens em situações cotidianas, com e sem suporte da reta numérica. | (PR.EF01MA08.s.1.39) Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais. | (PR.EF01MA08.a.1.63) Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, com números de até dois algarismos, envolvendo as ideias de comparação (quanto a mais, quanto a menos, qual a diferença, quanto falta para...) com o suporte de imagens, material manipulável e/ou digital, utilizando estratégias e formas de registro pessoais. |
NÚMEROS E ÁLGEBRA | Sistema de numeração de decimal. | Problemas de adição e de subtração: ideias de comparação. | (PR.EF01MA05.s.1.59) Comparar números naturais de até duas ordens em situações cotidianas, com e sem suporte da reta numérica. | (PR.EF01MA08.s.1.39) Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais. | (PR.EF01MA08.a.1.63) Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, com números de até dois algarismos, envolvendo as ideias de comparação (quanto a mais, quanto a menos, qual a diferença, quanto falta para...) com o suporte de imagens, material manipulável e/ou digital, utilizando estratégias e formas de registro pessoais. |
Expectativa de fluência: Ao final do 1º ano espera-se que os estudantes sejam capazes de resolver problemas que envolvem as ideias de juntar, acrescentar, separar e retirar, utilizando registros pessoais, tais como desenhos e marcas gráficas como registro.
Descritor relacionado a este bloco de objetivos:
D09 Utilizar números naturais, envolvendo diferentes significados da adição ou da subtração na resolução de problemas.
Descritor relacionado a este bloco de objetivos:
D09 Utilizar números naturais, envolvendo diferentes significados da adição ou da subtração na resolução de problemas.
Comentário: Não é necessário esperar os estudantes se apropriarem do registro de fatos básicos para resolver problemas. Eles poderão utilizar registros pessoais (palavras, desenhos, símbolos) e fazer uso de recursos manipuláveis e digitais como estratégias de resolução. Contudo, é necessário que tenham conhecimento do conceito de número para estabelecer as comparações necessárias. Incentivar o uso de diferentes representações e analisá-las com o grupo é uma excelente oportunidade para que os estudantes desenvolvam a argumentação e avancem na apropriação da linguagem matemática. A resolução de problemas envolvendo adição e subtração apresenta-se em cinco ideias centrais:
- Ideia de juntar: André coleciona carrinhos. Ele tem 6 azuis e 9 verdes. Quantos carrinhos tem a coleção de André?
- Ideia de acrescentar: Ana tem 8 balas e ganhou 5 da avó. Quantas balas ela tem agora?
- Ideia de separar: Léo comprou uma pizza para comer com seu amigo Arthur. Ele dividiu a pizza em 8 pedaços e guardou 2 para seu primo. Quantos pedaços ele tem para comer com Arthur?
- Ideia de retirar: Kelly tinha 12 ovos. Ela usou 4 para fazer um pudim. Quantos ovos restaram?
- Ideia de comparar:
- Quanto a mais - Alice tem 6 bexigas e Pedro tem 9. Quantas bexigas Pedro tem a mais que Alice?
- Quanto a menos - Alice tem 6 bexigas e Pedro tem 9. Quantas bexigas Alice tem a menos que Pedro?
- Qual a diferença - Alice tem 6 bexigas e Pedro tem 9. Qual é a diferença entre as quantidades de bexiga de Alice e de Pedro?
- Quanto falta para - Alice tem 6 bexigas e Pedro tem 9. Quantas bexigas faltam para que Alice tenha a mesma quantidade de bexigas que Pedro?
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NÚMEROS E ÁLGEBRA | Sistema de numeração de decimal. | Números Naturais: (adição e subtração). | (PR.EF01MA04.s.1.53) Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos, em situações de seu interesse, como jogos, brincadeiras, materiais da sala de aula, entre outros. | (PR.EFO1MA06.a.1.14) Construir fatos básicos da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo para resolver problemas no contexto de jogos e brincadeiras, com apoio de recursos (manipuláveis e digitais) e registros pictóricos. | (PR.EFO1MA06.d.1.15) Construir estratégias pessoais de cálculo, com registro (algarismos ou desenhos) para resolver problemas envolvendo adição e subtração. |
NÚMEROS E ÁLGEBRA | Sistema de numeração de decimal. | Números Naturais: (adição e subtração). | (PR.EF01MA05.s.1.59) subtração. Comparar números naturais de até duas ordens em situações cotidianas, com e sem suporte da reta numérica. | (PR.EFO1MA06.a.1.14) Construir fatos básicos da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo para resolver problemas no contexto de jogos e brincadeiras, com apoio de recursos (manipuláveis e digitais) e registros pictóricos. | (PR.EFO1MA06.d.1.15) Construir estratégias pessoais de cálculo, com registro (algarismos ou desenhos) para resolver problemas envolvendo adição e subtração. |
Expectativa de fluência: Ao final do 1º ano espera-se que os estudantes resolvam fatos básicos de adição, utilizando recursos manipuláveis como apoio no contexto de jogos e brincadeiras.
Descritor relacionado a este bloco de objetivos:
D08 Executar a adição com números naturais.
Descritor relacionado a este bloco de objetivos:
D08 Executar a adição com números naturais.
Comentário: O trabalho com os fatos básicos no 1º ano demanda propostas lúdicas para que os estudantes se apropriem das ideias relacionadas à adição e subtração com a devida compreensão. A resolução de operações descontextualizadas propostas na forma impressa não é a ação pedagógica recomendada. A tarefa de juntar ou retirar elementos precisa estar vinculada a práticas contextuais que fazem sentido para os estudantes. Os jogos e as brincadeiras cumprem essa função. O registro e a adição dos pontos após o lançamento de dois dados, por exemplo, constitui um contexto repleto de possibilidades para alcançar o objetivo de construir fatos básicos para adição.
UNIDADE TEMÁTICA | OBJETOS DO CONHECIMENTO | CONTEÚDOS | CONHECIMENTOS PRÉVIOS | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO (Habilidades) | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS |
NÚMEROS E ÁLGEBRA | Sistema de numeração de decimal. | Problemas envolvendo noções de multiplicação e divisão. | (PR.EF01MA04.s.1.53) Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos, em situações de seu interesse, como jogos, brincadeiras, materiais da sala de aula, entre outros. | (PR.EF01MA08.n.1.64) Resolver e elaborar problemas que envolvem as ideias de divisão (distribuição e medida) e multiplicação (ideia de adição de parcelas iguais) utilizando recursos manipuláveis, digitais e registros pictóricos como apoio. | (PR.EF01MA08.n.1.6) Utilizar noções de metade e dobro para resolver e elaborar problemas com suporte de imagens e material manipulável. |
NÚMEROS E ÁLGEBRA | Sistema de numeração de decimal. | Divisão no conjunto dos números naturais: ideia de distribuir e de medir. |
(PR.EF01MA04.s.1.53) Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos, em situações de seu interesse, como jogos, brincadeiras, materiais da sala de aula, entre outros. | (PR.EF01MA08.n.1.64) Resolver e elaborar problemas que envolvem as ideias de divisão (distribuição e medida) e multiplicação (ideia de adição de parcelas iguais) utilizando recursos manipuláveis, digitais e registros pictóricos como apoio. | (PR.EF01MA08.n.1.6) Utilizar noções de metade e dobro para resolver e elaborar problemas com suporte de imagens e material manipulável. |
NÚMEROS E ÁLGEBRA | Sistema de numeração de decimal. | Multiplicação no conjunto dos números naturais: ideia de adição de parcelas iguais. |
(PR.EF01MA04.s.1.53) Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos, em situações de seu interesse, como jogos, brincadeiras, materiais da sala de aula, entre outros. | (PR.EF01MA08.n.1.64) Resolver e elaborar problemas que envolvem as ideias de divisão (distribuição e medida) e multiplicação (ideia de adição de parcelas iguais) utilizando recursos manipuláveis, digitais e registros pictóricos como apoio. | (PR.EF01MA08.n.1.6) Utilizar noções de metade e dobro para resolver e elaborar problemas com suporte de imagens e material manipulável. |
Comentário: Se o estudante já é capaz de contar com fluência, espera-se que ele consiga resolver problemas que envolvem a distribuição igualitária de poucos elementos. Os conceitos relacionados à adição também subsidiam o estudante a resolver problemas que envolvem a multiplicação a partir da ideia de adição de parcelas iguais. Contudo, precisarão, possivelmente, do apoio de imagens e recursos manipuláveis ou digitais para resolver os problemas e farão registros, utilizando desenhos ou marcas gráficas. Exemplos de problemas que envolvem as ideias de multiplicação e divisão indicadas neste bloco de objetivos:
- Ideia de adição de parcelas iguais: Patrícia tem duas caixas de lápis de cor com 12 lápis em cada caixa. Quantos lápis de cor ela tem ao todo?
- Ideia de distribuir: Patrícia tem 12 lápis de cor e distribuiu igualmente em dois estojos. Quantos lápis ela colocou em cada estojo?
- Ideia de medida: Patrícia tem 24 lápis. Quantos estojos ela precisa para guardar 6 lápis em cada estojo?
UNIDADE TEMÁTICA | OBJETOS DO CONHECIMENTO | CONTEÚDOS | CONHECIMENTOS PRÉVIOS | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO (Habilidades) | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS |
GEOMETRIAS | Localização no Espaço. |
Localização espacial: direita, esquerda, em frente e atrás. | (PR.EF01MA12.s.21) Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço, segundo um dado ponto de referência, compreendendo que, para a utilização de termos que se referem à posição (como direita, esquerda, em cima, embaixo), é necessário explicitar o referencial. | (PR.EFO1MA11.s.1.20) Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço em relação à sua própria posição, utilizando termos como à direita, à esquerda, em frente, atrás. |
Expectativa de fluência: Espera-se que ao final do 1º ano os estudantes utilizem os termos: direita e esquerda, em cima e embaixo, em frente e atrás, ao localizar pessoas e objetos no espaço.
Descritor relacionado a este bloco de objetivos:
D12 Identificar a localização ou a movimentação de pessoas ou objetos em uma representação plana do espaço.
Descritor relacionado a este bloco de objetivos:
D12 Identificar a localização ou a movimentação de pessoas ou objetos em uma representação plana do espaço.
Comentário: Para que seja possível localizarmos objetos ou pessoas é necessário identificar um referencial e saber explicar como ele foi usado para efetuar a localização de outros objetos. Usar elementos da sala de aula (porta, janela, quadro, lixeira) ou o próprio corpo como referencial é muito comum entre estudantes desta faixa etária. Além disso, é necessário que os estudantes se apropriem de um vocabulário que expresse a localização dos objetos em relação ao referencial adotado. Termos como acima, abaixo, à esquerda, à direita, perto, longe, antes, depois, primeiro e último são algumas sugestões para auxiliar na composição desse vocabulário. Também é muito comum, no momento da descrição da localização, os alunos utilizarem diferentes tipos de representações, como palavras, figuras ou ambos. O conceito de direita e esquerda precisa ser abordado diversas vezes em diferentes contextos.
UNIDADE TEMÁTICA | OBJETOS DO CONHECIMENTO | CONTEÚDOS | CONHECIMENTOS PRÉVIOS | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO (Habilidades) | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS |
GEOMETRIAS | Geometria Espacial | Geometria Espacial: cones, cilindros, esferas, pirâmides e blocos retangulares. | (PR.EF01MA13.s.1.40) Reconhecer e relacionar figuras geométricas espaciais (cones, cilindros, esferas, pirâmides e blocos retangulares) a objetos familiares do mundo físico. |
(R.EF01MA13.n.1.42) Identificar características das figuras geométricas espaciais, observando semelhanças e diferenças (cones, cilindros, esferas, pirâmides e blocos retangulares) e classificálas em dois grupos: formas arredondadas e formas não arredondadas. |
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GEOMETRIAS | Geometria Espacial. | Características e classificação das figuras geométricas espaciais. Noções de vértice, aresta e face. |
(PR.EF01MA13.s.1.40) Reconhecer e relacionar figuras geométricas espaciais (cones, cilindros, esferas, pirâmides e blocos retangulares) a objetos familiares do mundo físico. | (R.EF01MA13.n.1.42) Identificar características das figuras geométricas espaciais, observando semelhanças e diferenças (cones, cilindros, esferas, pirâmides e blocos retangulares) e classificálas em dois grupos: formas arredondadas e formas não arredondadas. |
Expectativa de fluência:Espera-se que ao final do 1º ano os estudantes relacionem as figuras geométricas espaciais aos objetos do mundo físico a partir da observação de suas características.
Descritor relacionado a este bloco de objetivos:
D10 Identificar representações de figuras tridimensionais.
Descritor relacionado a este bloco de objetivos:
D10 Identificar representações de figuras tridimensionais.
Comentário: Para desenvolver esse objetivo é preciso que os estudantes explorem as formas geométricas espaciais a partir dos objetos do mundo físico, observando e descrevendo suas características. Em um segundo momento, orienta-se que façam comparações entre tais objetos e as figuras geométricas espaciais, buscando relações de semelhanças e diferenças quanto à forma das faces, quantidades de vértices e arestas. Possivelmente os estudantes digam que alguns objetos têm ponta e outros não, ou que alguns rolam e outros não. Tais observações são relevantes no percurso de apropriação de conceitos científicos com as devidas nomenclaturas.
UNIDADE TEMÁTICA | OBJETOS DO CONHECIMENTO | CONTEÚDOS | CONHECIMENTOS PRÉVIOS | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO (Habilidades) | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS |
GEOMETRIAS | Geometria Plana e Espacial. | Características e classificação das figuras geométricas planas. |
(PR.EF01MA13.s.1.40) Reconhecer e relacionar figuras geométricas espaciais (cones, cilindros, esferas, pirâmides e blocos retangulares) a objetos familiares do mundo físico. | (PR.EF01MA14.n.1.66) Identificar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos. |
Expectativa de fluência: Espera-se que ao final do 1º ano os estudantes identifiquem o círculo, o quadrado, o retângulo e o triângulo a partir da observação das faces dos sólidos geométricos e a partir de representações das figuras planas em material impresso.
Descritor relacionado a este bloco de objetivos:
D11 Identificar representações de figuras bidimensionais.
Descritor relacionado a este bloco de objetivos:
D11 Identificar representações de figuras bidimensionais.
Comentário: Os estudantes reconhecem as figuras geométricas planas a partir da observação dos objetos presentes no mundo físico. Para o desenvolvimento deste objetivo, sugere-se que os estudantes explorem os objetos do seu cotidiano a fim de observar suas características. Perguntas do tipo “Qual objeto rola com mais facilidade? A caixa de sapato ou a garrafa pet?” são indicadas para mediar o conhecimento e contribuir para que eles compreendam as diferenças entre faces curvas e planas. Outras ações pedagógicas importantes são as propostas de tarefas em que os estudantes tenham que relacionar e associar as formas geométricas espaciais aos objetos familiares do mundo físico. Todo esse percurso de aprendizagens relacionadas ao objetivo de aprendizagem - foco é necessário para que o estudante entenda que, por exemplo, o cubo não é quadrado, mas que suas faces são. Deste modo, é preciso propor tarefas em que os estudantes possam observar, por exemplo, que as faces laterais de uma pirâmide são triângulos; que as bases de um cilindro são círculos e que o bloco retangular apresenta faces retangulares. É essencial que as formas planas sejam exploradas conjuntamente com as espaciais. Espera-se que os estudantes façam descrições verbais sobre as formas geométricas exploradas, usando propriedades simples, como a quantidade de lados, vértices ou suas medidas.
UNIDADE TEMÁTICA | OBJETOS DO CONHECIMENTO | CONTEÚDOS | CONHECIMENTOS PRÉVIOS | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO (Habilidades) | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS |
GRANDEZAS E MEDIDAS | Medidas de comprimento, capacidade, massa e tempo. | Medida de tempo: escrita e localização de datas em calendário. | (PR.EF01MA17.s.1.47) Reconhecer e relacionar períodos do dia, dias da semana e meses do ano, utilizando o calendário, quando necessário. | (PR.EFO1MA16.a.1.22) Relatar em linguagem verbal ou não verbal sequência de acontecimentos relativos a um dia, utilizando, quando possível, os horários dos eventos e termos que marcam o tempo: antes, durante e depois; ontem, hoje e amanhã. |
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GRANDEZAS E MEDIDAS | Medidas de comprimento, capacidade, massa e tempo. | Sequência de acontecimentos. | (PR.EF01MA17.s.1.47) Reconhecer e relacionar períodos do dia, dias da semana e meses do ano, utilizando o calendário, quando necessário. | (PR.EF01MA18.s.1.47) Produzir a escrita de uma data, apresentando o dia, o mês e o ano, e indicar o dia da semana de uma data, consultando calendários. |
Expectativa de fluência: Espera-se, ao final do 1º ano, que os estudantes façam o uso dos termos: manhã, tarde e noite, ao relatar sequência de acontecimentos relativos ao dia. Considera-se também que estejam fluentes ao consultar o calendário, reconhecendo e localizando os dias da semana e os meses do ano.
Descritor relacionado a este bloco de objetivos:
D15 Utilizar medidas de tempo na resolução de problema.
Descritor relacionado a este bloco de objetivos:
D15 Utilizar medidas de tempo na resolução de problema.
Comentário: O desenvolvimento deste objetivo está relacionado ao reconhecimento de períodos de tempo, como os nomes dos dias da semana e dos meses do ano. Para que o estudante estabeleça relações entre estes intervalos de tempo, também é necessário que ele conheça que uma semana é composta por sete dias, que os meses, em sua maioria, são formados por trinta dias e que o ano é dividido em doze meses. O trabalho explorando o calendário é uma boa sugestão para que isto ocorra. No entanto, vale lembrar que a apropriação da grandeza tempo é processual e exige ir além do trabalho com o calendário. Vivenciar propostas que trabalhem a duração de intervalos de tempo é essencial. Pular corda, explorar músicas e a rotina são também bons recursos para desenvolver a noção temporal.
UNIDADE TEMÁTICA | OBJETOS DO CONHECIMENTO | CONTEÚDOS | CONHECIMENTOS PRÉVIOS | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO (Habilidades) | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS |
GRANDEZAS E MEDIDAS | Medidas de comprimento, capacidade, massa e tempo. | Medidas de comprimento não padronizadas: mais alto, mais baixo, mais comprido, mais curto, mais grosso, mais fino, mais largo. | (PR.EFO1MA15.s.1.21) Comparar comprimentos, capacidades ou massas, utilizando termos como: mais alto, mais baixo, mais comprido, mais curto, mais grosso, mais fino, mais largo, mais pesado, mais leve, cabe mais, cabe menos, entre outros, para ordenar objetos de uso cotidiano. |
Expectativa de fluência: Espera-se, até o final do 1º ano, o aprendizado do uso dos termos: mais alto, mais baixo, mais comprido, mais curto, mais grosso, mais
fino, mais largo, mais pesado, mais leve, cabe mais e cabe menos, bem como do conceito de que medir é comparar.
Descritor relacionado a este bloco de objetivos:
D14 Comparar ou ordenar objeto/pessoa/animal por meio dos atributos de tamanho, comprimento, espessura, altura e capacidade.
fino, mais largo, mais pesado, mais leve, cabe mais e cabe menos, bem como do conceito de que medir é comparar.
Descritor relacionado a este bloco de objetivos:
D14 Comparar ou ordenar objeto/pessoa/animal por meio dos atributos de tamanho, comprimento, espessura, altura e capacidade.
Comentário: Para que o estudante realize medições é necessário que se depare com diferentes situações em que possa comparar quantas vezes uma grandeza cabe em outra. Logo, é importante que compreenda aquilo que será medido (comprimento, capacidade, massa) e desenvolva um vocabulário para que possa indicar a comparação realizada. Elaborando uma seriação envolvendo objetos, é possível que ele desenvolva um vocabulário em que tenha que utilizar termos como: mais leve, mais pesado, mais curto, mais comprido, mais largo, mais estreito, mais cheio, mais vazio, etc.
UNIDADE TEMÁTICA | OBJETOS DO CONHECIMENTO | CONTEÚDOS | CONHECIMENTOS PRÉVIOS | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM - FOCO (Habilidades) | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS |
TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO | Tabelas e Gráficos. | Listas, tabelas, gráficos de colunas e imagens: leitura e elaboração. | (PR.EF01MA05.s.1.59) Comparar números naturais de até duas ordens em situações cotidianas, com e sem suporte da reta numérica. | (PR.EFO1MA21.a.1.24) Ler e compreender dados expressos em listas, tabelas e em gráficos de colunas simples e outros tipos de imagens. | (PR.EFO1MA22.s.1.51) Realizar pesquisa envolvendo até duas variáveis categóricas de seu interesse em universo de até 30 elementos e organizar dados por meio de representações pessoais. |
Expectativa de fluência: Ao final do 1º ano espera-se que os estudantes consigam identificar informações em tabelas simples, dupla entrada e gráficos de colunas.
Descritores relacionados a este bloco de objetivos:
D16 Identificar informações a partir de dados dispostos em tabelas.
D17 Identificar dados apresentados por meio de gráficos
Descritores relacionados a este bloco de objetivos:
D16 Identificar informações a partir de dados dispostos em tabelas.
D17 Identificar dados apresentados por meio de gráficos
Comentário: O trabalho de leitura e interpretação de dados em tabelas e gráficos simples pode ser realizado de maneira coletiva a partir de uma pesquisa envolvendo um tema da preferência dos estudantes. Dessa maneira, dá-se um maior significado à representação e o auxilia na identificação dos elementos utilizados. Além disso, é necessário que ele tenha conhecimento dos números envolvidos e que possa elaborar conclusões simples a respeito dos dados apresentados como, por exemplo, quantos estudantes preferem cães a gatos, ou se a maioria da sala tem preferência por determinado sabor de sorvete. Além dos gráficos envolvendo preferências, é importante trabalhar com dados reais dos estudantes: número de irmãos, meio de transporte que usa para ir à escola etc.